sexta-feira, 3 de julho de 2015

Apertei a setinha, não sei se ela funcionou

Reportagem: http://g1.globo.com/mato-grosso-do-sul/noticia/2015/06/apertei-setinha-fala-envolvida-em-acidente-em-mudanca-de-faixa-em-ms.html?noAudience=tru

Pois é, a gente sempre fica na dúvida se o pisca está funcionando. Eu pelo menos fico...

Motos são temperamentais e algumas são francamente encrenqueiras.

Jezebel, minha Kansas, passou por uma temporada em que só dava seta quando queria, cheguei a ameaçá-la de trocar os conjuntos de interruptores de ambos os lados por outros não originais e dprástico preto plástico pleto.

Isso demorou tanto tempo e rendeu tantas conversas que cheguei a ganhar de presente do amigo coautor deste blog um par novinho de conjuntos de interruptores.


Não sei se foi por medo dela de perder os interruptores originais, ou se foi por causa da aplicação de WD-40 nos contatos dos interruptores através das fendas atrás dos botões...


O fato é que nunca mais tive problemas com o interruptor das setas, nem com o interruptor da buzina, nem do farol. Conhecendo a Bél, certamente foi por medo, mas os 'punhos de luz' novos estão lá guardados para o caso de ela ter uma recaída.

Por isso não deixo de aplicar periodicamente o lubrificante em aerossol, eles removem a oxidação superficial que surge pelo contato com o ar e impede o funcionamento normal dos interruptores. 

A menina disse que apertou a setinha, mas o pisca das motos é acionado deslizando o botão para o lado desejado, e não apertando.

Além disso, ele não retorna automaticamente como nos carros, você precisa desativá-lo todas as vezes que usar.


A desativação não é só retornar o botão para o centro — o botão retorna sozinho, mas as setas continuam piscando.


Você pode deslizar o botão de um lado para outro, mas nunca conseguirá desligar o pisca colocando o botão na posição central — na maioria das motos é necessário APERTAR o botão contra o guidão para ele parar de piscar. 


Por causa disso, já vi gente reclamando na concessionária pedindo garantia porque o botão estava com defeito, quando na verdade o defeito estava sentado na moto.

Tome cuidado para não esquecer a seta ligada, porque um carro poderá entrar na sua frente pensando que você ia virar no cruzamento...


Pisca de moto pequena não é muito robusto, cria folga com facilidade, e logo no primeiro ano de uso muitas vezes você aciona o pisca e ele finge que não te conhece.


Quando você percebe que o pisca não acendeu já está em cima da conversão, por isso é sempre recomendável acionar o pisca e conferir com antecedência suficiente para uma segunda tentativa ainda em tempo de alertar os outros condutores.

Lâmpada também não tem hora para queimar — conferir se as luzes indicadoras estão piscando no painel de instrumentos ou se os piscas dianteiros estão sinalizando não é nenhuma garantia de que as luzes estejam acendendo lá atrás.


Quando uma lâmpada se queima, a corrente que passa pelo relé aumenta e isso faz ele piscar mais rápido, o que é um indicativo de lâmpada queimada. 

Mas você não pode confiar nisso, porque eu já vi acontecer de a lâmpada de trás se queimar e o ritmo das piscadas continuar normal — dependendo do projeto do relé, ele não sentirá o efeito de uma lâmpada queimada.

Além do mais, tem gente que cola na traseira e não vê piscas piscando... eu sempre conto com essa possibilidade, e pode ter sido isso que aconteceu com a menina lá em cima.

Motoqueiro não olha seta ligada, você pode estar sinalizando que ele te passa pelo lado que você vai virar e ainda te xinga. Depois se estoura lá na frente e faz mimimi que o cara não deu seta. осел

Então todas as vezes que vou fazer uma conversão ou mudar de faixa e vejo pelo espelho alguém que pode não perceber minha intenção, uso gestos de braço que antigamente no meu tempo eram ensinados nas autoescolas (motoescola nem sonhava em existir).
Imagem: Montagem sobre postagem séria do Escudeiros MC.

Os três primeiros sinais fazem parte de um conjunto maior usado pelos motociclistas viajando em comboios organizados, conheça-os neste link do Escudeiros MC. 

O quarto sinal surgiu da prática, não dá para parar a moto sem segurar o motor na embreagem — quando você para por causa de um pedestre na faixa de segurança, sempre aparece um fominha querendo te cortar pela direita.

Os sinais internacionais são um repertório útil para alertar um grupo grande sobre problemas na estrada, e funcionam lá fora com gente bem organizada, respeitadora das leis e códigos de trânsito, e com grupos de viajantes frequentes que estão sempre com os sinais memorizados... 


Mas aqui no Brasil, se você for sinalizar todos os problemas encontrados para o pessoal do comboio...

Para ver todos estes sinais zoados, visite o blog Old Dog Cycles neste link. 

Agora que você conhece os sinais básicos mais comuns (aqueles lá de cima), treine-os para poder usá-los quando tiver dúvida sobre sua segurança ao fazer uma conversão ou precisar mudar de faixa em uma emergência — e sempre espere um tempo e confira pelo espelho, não basta ligar a seta e já virar o guidão. 

Mas lembre-se que tirar uma das mãos do guidão é sempre uma situação de risco, e em baixa velocidade é mais fácil se desequilibrar, então use essa sinalização somente quando for necessário.

E tome cuidado para algum burro não levar o seu braço embora.

Faça isso com antecedência suficiente para que sua intenção seja percebida e o motorista ou motociclista atrás de você tenha tempo de reagir. 

Não adianta dar seta ou gesticular em cima do cruzamento ou no momento em que está virando o guidão para mudar de faixa.

Ao acionar o pisca, leva 1 segundo para ele começar a piscar, e você precisa fazer o pisca piscar pelo menos 3 a 5 vezes para garantir que alguém atrás de você tenha tempo de desviar — a mesma coisa vale para a sinalização com a mão, é necessário dar tempo para as pessoas.

Sinalizar com o braço com boa antecedência é especialmente útil ao parar em faixas de pedestres para alertar outros condutores sobre a presença de pessoas cruzando a rua.

E também nos dias de chuva, quando a pista molhada fica escorregadia e uma freada brusca atrás de você pode resultar em uma derrapagem e esbarrão na sua moto.

Não deixe de olhar pelo espelho e, percebendo que a situação será arriscada, cancele a manobra e faça o retorno mais à frente.

Mais vale perder um minuto na vida do que a vida num minuto, já dizia o Zé Béttio.

Um abraço,

Jeff

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