quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

O outro recall por risco de incêndio e o recall por falha do freio que você também não ficou sabendo

Continuando o assunto de ontem:

Por acaso você já tinha ouvido falar ou lido alguma coisa a respeito daquele recall das indian Chief Classic, Chief Dark Horse, Vintage, Chieftain, Chieftain Dark Horse, Springfield e Roadmaster na imprensa brasileira?

Nem uma palavrinha, né? Palavrinha nenhuma. É, eu costumava dormir nas aulas do professor Pasquale. Culpa dele.


Até a data da publicação desta postagem, não encontrei nem na imprensa, nem no próprio site da indian no Brasil e nem no site do clube de proprietários de motos Indian qualquer informação a respeito desse recall tão importante...

Ué, mas pela lei não é obrigatório convocar recall de segurança da maneira mais ampla e abrangente possível?

É o que diz claramente o Artigo 10º do Código de Defesa do Consumidor:

Código de Defesa do Consumidor, http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8078.htm Clique na figura com o botão direito para abrir ampliado em outra aba.

Resumindo, o responsável pelo produto E TAMBÉM os governantes são obrigados a fazer anúncios publicitários na imprensa, rádio e televisão alertando sobre o problema. Quaquaquá... alguém preocupado em alertar os consumidores... fabricantes e importadores de motos fazendo anúncio no rádio e na televisão para evitar que alguém morra comprando o produto deles... é raro, hein?


Quando uma empresa não faz publicidade de um recall e se limita a contatar apenas os proprietários originais, ela não atinge os proprietários de motos de segunda mão.

Sem informações, eles continuarão a usar um veículo potencialmente mortal na maior inocência.

É por isso que a lei determina o recall público e ostensivo — agir na moita é um desrespeito à lei.

Eles precisariam pagar para anunciar no rádio, tv, jornais e grande mídia na internet, mas nos próprios sites deles mesmos essa divulgação seria gratuita.

Não custaria nada, nada, nada simplesmente cumprir a lei.

E qual é mesmo o nome que se dá para o desrespeito à lei?

Que nome se dá a uma transgressão imputável da lei penal por dolo ou culpa, ação ou omissão?

Não vou dizer, porque se eu falar que o nome disso é crime, vão pensar em me processar.

Mas vão deixar de pensar rapidinho, porque eu digo isso há uns sete anos.

Já apelei ao Ministério Público Federal e até agora o pessoal da empresa responsável pela indian no Brasil não me processou.

Não me processaram porque não estou inventando nada e tudo está definido na Lei nº: 8.078/1990 no Artigo 10º e também no Artigo 64º: 
Imagem: Código de Defesa do Consumidor — Abra em outra aba que aumenta.

Acho que o Código de Defesa do Consumidor define bem o assunto:

Art. 64. Deixar de comunicar à autoridade competente e aos consumidores a nocividade ou periculosidade de produtos cujo conhecimento seja posterior à sua colocação no mercado:

Pena - Detenção de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos e multa.

Só para ficar bem claro, a cadeia prevista na lei não é para mim não, viu? 

É para os responsáveis por não divulgar o recall.

Aliãs...

Você ficou sabendo, ouviu falar, teve qualquer notícia dos outros dois recalls recentes da indian? 
Imagem e reportagem: http://www.moto.com.br/acontece/conteudo/indian-anuncia-recall-envolvendo-18-mil-motos-nos-eua-99033.html

Olha só, outro risco de incêndio, mas por outro motivo.


Engraçado que a reportagem brasileira diz que esse recall só afeta as motos nos EUA, né?


Vai ver que as motos que saem da mesma linha de montagem com o mesmo projeto e as mesmas peças são diferentes das que são enviadas para o Brasil e o mundo... 


Porque conforme a reportagem, o problema não está em um lote de produção, mas na programação da ECU, o módulo de controle do motor — a programação deu problema apenas lá? Difícil, hein?

Ou então vai ver que a nossa gasolina é tão ruinzinha que por aqui não tem perigo de a moto pegar fogo... Vai nessa.

Curiosamente, foi noticiado um terceiro recall que segundo o fabricante não se aplica ao Brasil:

Imagem e reportagem: https://wilsonroque.blogspot.com.br/2015/11/indian-faz-recall-de-7611-motocicletas.html

Noticiado apenas no blog do Wilson Roque e no MOTO.com.br, porque não encontrei nada na grande imprensa.

E um recall também por outro probleminha bobo, o freio traseiro pode falhar totalmente na hora em que você pisa no pedal — uma bobagenzinha, nada pra se preocupar.

Afinal, o que pode dar errado na hora em que você precisa do freio e ele não faz nada?


Diz o autor nos comentários do vídeo que a mulher dele caiu com a moto por falha do freio duas semanas depois de atender ao recall... 

Recall que foi feito lá fora também para as Scout que não estão na lista de modelos publicada no Brasil — pode ser que não tenham sido vendidas aqui, já que a vinda da indian é recente.

O autor do vídeo alega que inspecionaram e disseram que a moto deles não tinha problema e liberaram — e isso lá nos EUA / Canadá, onde recall é levado a sério, hein?


Não sei não, mas me parece que os recalls da indian não tiveram a consideração e a divulgação que mereciam aqui no Brasil.


Principalmente o Artigo 64.

Fico me perguntando o porquê...

A indian faz recall lá fora e todo mundo fica sabendo, e aqui no Brasil ninguém fala nada...

Será que isso tem alguma coisa a ver com a montagem e a comercialização dos produtos da divisão de motocicletas indian no Brasil ter sido feita pela dafra? Ih, falei o nome...
Divulgação: http://www.revistaduasrodas.com.br/site/noticia/visualizar/2085/indian_montara_cinco_modelos_no_brasil_e_planeja_mais

Você não fazia ideia de que as indian são montadas e comercializadas no Brasil pela famosa dafra?

Vai ver que é porque muito pouca gente na grande mídia deu destaque a essa informação.

Na época do lançamento ela apareceu na grande mídia numa frasezinha bem discreta quase no final da notícia, quando todo mundo já não está nem lendo mais.

Ou então noticiada bizarramente de maneira que dava a entender que apenas e unicamente o modelo Scout seria montado pela dafra:
Divulgação: https://carros.uol.com.br/motos/noticias/redacao/2015/10/25/nacional-scout-abre-portas-da-indian-no-brasil-por-r-49990.htm 

A notícia enfatizava a vinda da indian para o Brasil, mas dizia que apenas o modelo Scout seria montado pela dafra.

Por que ninguém disse que todos os modelos seriam montados e comercializados pela dafra?

Engraçado, até parece que alguém não queria que o pessoal soubesse dessa parceria indian-dafra.

Será que era para não queimar a imagem do produto?

Ué, mas porque alguém teria preconceito contra a dafra? 

Afinal, é uma empresa arrojada e criativa com tradição de dez anos no mercado e um histórico bem conhecido...

O fato é que a dafra não está por trás somente da indian — ela representa vários fabricantes mundiais.

Além da indian, ela traz ou trazia para o Brasil as motos da ducati, ktm, aprilia, tvs, zongshen, daelim, lifan, loncin, haojue... esqueci alguém?

Ah, sim. 

A dafra cedia parte das instalações para a bmw montar suas motos — mas em 2016 os alemães investiram em fábrica própria.

Seria o caso de se perguntar:

Será que esses recalls das indian com tão pouco destaque e divulgação têm alguma relação com a conhecida política de recalls da dafra?
Imagem: Lembra do grande recall que a dafra fez para a Kansas? Não lembra? Nem você, nem eu, nem ninguém. Disseram que era mau uso dos proprietários. Hondeiro, yamaheiro, suzukeiro, kawasakeiro não faz mau uso da moto, só os kanseiros.

Porque como todo mundo sabe, a dafra é recordista mundial em convocar recall para problemas em suas motos.

No caso, recorde negativo.

Se você pensou zero, nada, nicles, patavina... passou muito perto.

Encontrei quatro recalls na internet:

Em 2008 para a fixação do garfo dianteiro da Laser 150, outro em 2009 para a Super 100 para o parafuso de fixação do garfo traseiro

E teve um agora em dezembro de 2016 para as recém lançadas ktm devido ao risco de um curto-circuito no sistema de freios que pode derreter o tubo de freio, disseram eles.

Também fiquei sabendo de dois recalls brancos (não divulgados na imprensa, só foi atrás quem foi avisado por eles ou ficou sabendo), um para o rolamento de direção da Next em 2012 e outro para os magnetos do sistema de partida da Maxsym 400i em 2014.

Para trocar parafuso, magneto, rolamento e tubinho de freio a dafra faz recall... 

Mas para resolver o caso das Kansas se partindo ao meio, para começar a colocar a quantidade certa de óleo nos manuais e nas revisões evitando motor estourando na estrada, para isso ela não toma atitude nenhuma... Perguntei a Deus quando eles se emendarão e Ele não soube me dizer.

Será que o caso da falta de divulgação dos recalls das indian é mais uma vez a dafra fugindo de suas responsabilidades?

Isso explicaria esses recalls das indian não terem sido noticiados na imprensa, como manda a lei.

Afinal, a dafra nunca deu bola para detalhes insignificantes como a vida dos usuários de seus produtos.
Imagem e denúncia: http://www.revistamotoclubes.com.br/2011_05/Materia_2011_05_18_Kansas.htmhttp://www.revistamotoclubes.com.br/2011_05/Materia_2011_05_20_CurtaseGrossas.htm

Fico com essa dúvida:

Será que foi feita tão pouca divulgação dos recalls das Indian apenas porque poucas delas foram vendidas e todos os proprietários foram alertados diretamente?

Sem divulgação pública, como os proprietários de motos de segunda mão ficarão sabendo que esse recall existiu?

Eles precisam saber disso para que possam monitorar até mesmo as máquinas que passaram pelo recall a fim de detectar uma eventual recorrência do problema. 

Que garantia há que o recall tenha realmente resolvido e não apenas adiado a falha? 

Terão de aguardar um novo recall que não será anunciado publicamente?

Como fica a obrigatoriedade da divulgação determinada por lei? 

A lei não vale para a dafra?

Eles são melhores que alguém, estão acima do que as outras empresas são obrigadas a fazer?

Tenho o direito de questionar porque nada justifica a dafra se amoitar quanto ao recall das Indian.

Muito menos não fazer o recall das Kansas.

Afinal, a Kansas prova que a dafra nunca fez o recall de motos com problemas tão graves quanto esses das Indian, apesar de ter vendido dezenas de milhares de motos...

A fama da dafra a precede e ela não faz nada para melhorar. 

Fique ligado na segurança de sua moto, seja da marca que for, porque neste país tem fabricante que não está nem aí contigo — para eles, lei de defesa do consumidor é só para constar.

E recorrer às nossas autoridades pode ter resultados muito decepcionantes.

Mas esse assunto dos recalls por problemas graves da indian, polaris e outras empresas não acaba aqui não.

Se você se surpreendeu de saber que tem muita moto recém lançada no mercado com chance de pegar fogo por falha do projeto, acompanhe as próximas postagens.

Vem muita coisa cabeluda por aí de honda, yamaha, suzuki, kawasaki, bmw, harley... tem para todos os gostos.

Amanhã eu volto para falar de outro recall muito sério de outro produto de outra divisão da mesma polaris, os quadriciclos Ranger.

Você pode achar que o assunto não te interessa porque você não tem nem pretende ter um quadriciclo...

Mas te aconselho a ler porque tem muita relação com a postagem de hoje e com as de quinta, sexta e sábado que irão encerrar o assunto e amarrar todas as pontas.

Um abraço,

Jeff

12 comentários:

  1. O leitor Walter Vecchi comentou no facebook:

    Jeff vc é um ignorante, não entende nada de Engenharia mecanica motociclistica aeroespacial!! Os engenheiros da dafra e indian e até HD, trabalhavam todos na Nasa. As motos tem sim que explodir por falta de óleo e o quadro se partir ao meio porque só assim os pilotos poderão ser lançados a extratosfera e entrar em órbita.... Um grande abraço. walter.

    Olá, Walter!
    Essa foi das melhores críticas que recebi aqui no blog!
    Como fui esquecer que o pessoal lá vive com a cabeça no mundo da Lua?
    Falha imperdoável essa minha ;)
    Grande abraço,
    Jeff

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  2. Toda vez que venho ao blog ler todo um choque de realidade. Enquanto ainda estou com duvidas em investir em uma Horizon 150 por ser dafra, dou de cara com Indians, BMW, Yamaha, Honda...Realmente, no Brasil a sorte conta mais, não a marca. Nem adianta mais ficar escolhendo: Ou compra ou não compra, e que não sejamos ''sorteados'' pela irresponsabilidade das empresas :(

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    1. Olá, Danilo!
      Obrigado por acompanhar o blog!
      A conclusão a que cheguei é bem essa... moto a gente escolhe por paixão e toma cuidado para não ser tapeado, porque o pessoal apronta sem dó nem piedade.
      E lamento informar, mas se você ficou chocado até agora, vai ficar ainda mais porque as postagens de amanhã e depois são bem piores... vá preparando o coração... hehehe...
      Um abraço,
      Jeff

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    2. Vc vai chocar a todos nós se disser que esses Engenheiros da Dafra e Indian acabaram de ser contratados pela Honda..... rsss
      Walter de vecchi

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    3. Olá, Waletr!
      Os da indian eu não sei, mas a dafra sempre se orgulhou de ter recrutado seu pessoal entre as melhores empresas fabricantes de motos do Brasil...
      Um abraço,
      Jef

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    4. Nossa, estou enxergando cada vez pior...
      Errei totalmente o nome do Walter e só percebi agora..
      Me desculpe, Walter!
      Nem vou te contar que digitei errado novamente agora, mas consertei.
      A propósito, você viu que respondi seu comentário no facebook aqui nesta página, né?
      As postagens feitas no facebook são feitas automaticamente e eu mesmo não sou registrado lá.
      Um abraço,
      Jeff

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  3. Respostas
    1. Errado, leitor. FATOS E MAIS FATOS.
      Sua postagem sim que foi só BLA BLA BLA. Faltaram ARGUMENTOS E MAIS ARGUMENTOS.
      Pelo menos você foi prudente de não deixar seu nome, assim não fica tão feio pra você, né?
      De qualquer forma, obrigado por acompanhar o blog!
      Jeff

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  4. Ha tempos que não levo mais em consideração a marca de um item para adquiri-lo... Vi, gostei, então compro, tomo todos os cuidados, precauções, deixo a manutenção em dia e vejo no que dá. Foda é quando você aponta as mancadas de uma marca consagrada e aparece meia dúzia de fanboys dispostos a te desqualificar e jogar merda em você, já passei por isso. Em tempo, obrigado por manter este excelente blog, muito útil.

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    1. Obrigado, McGyver!
      Essa é a melhor maneira de lidar com a indústria, confiar desconfiando. Foi-se o tempo de ser fiel a uma marca, porque as marcas nunca foram fiéis a seus consumidores.
      O triste é que fanboy não consegue ter argumento para rebater nada do que está escrito, que nem esse cara do comentário aí de cima, e mesmo assim insiste em expressar a própria incapacidade.
      Ou então apela para a ofensa por impossibilidade de elaborar um raciocínio que faça sentido.
      Tipo aquelas discussões onde um adulto fala que o outro está agindo como criança e o outro responde "Ah, é? E você é chato, feio e bobo!".
      Discussão na internet muitas vezes cai num nível parecido. Com o tempo algumas pessoas crescem e evoluem, outras estacionam e muitas regridem.
      É a vida.
      Um abraço, e obrigado por acompanhar o blog,
      Jeff

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  5. To achando que is mano da Indian tao querendo ver o circo pegar FOGO kkkkkk
    (\____/)
    ( ͡ ⚫͜ ʖ͡⚫
    \ 👉 \ 👉

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    1. Já dizia Millôr Fernandes, "a alegria do circo é ver o palhaço pegar fogo".
      Era um profeta dos tempos modernos.
      Um abraço,
      Jef

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