segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Os três recalls seguidos da honda Gold Wing 1800 pelo mesmo problema: pegar fogo por falha no projeto do freio

Continuando a conversa sobre o mistério daquela moto pegando fogo na estrada:

Será que aquela Gold Wing que pegou fogo mostrada na postagem da outra terça-feira e na foto abaixo se incendiou por causa daquele problema no relé de partida / chicote elétrico da postagem de ontem?

Como vimos, ela não estava na lista de 33 modelos da honda com suspeita de falha no relé de partida capaz de incendiar o chicote elétrico e a moto.

Seria culpa de algum acessório instalado pós-venda?

Não acredito ser o caso... 

Quem instalaria um acessório em uma moto que já vem de fábrica com todos os acessórios possíveis e imagináveis?

Dê uma boa olhada na foto:
Imagem: delawareonline.com
Com um pouco de análise podemos chegar a algumas conclusões bem interessantes.

Primeira coisa, essa moto está em pé no cavalete, portanto ela não bateu nem caiu. 

Não consigo imaginar alguém conseguir levantar uma moto pesada como essa pegando fogo devido a um tombo.

Nem um tombo sem colisão conseguir botar fogo em uma moto sem causar um grande dano ao chassi e deixar o piloto sem condição de erguer a moto.

Como se entende da notícia de onde foi obtida a foto, o fogo começou espontaneamente.

CLRD é abreviatura para CLEARED, que pode ser interpretada de duas maneiras: DESIMPEDIDA ou SEM CULPA. 

Pode ser uma atualização da notícia para informar que a via já havia sido liberada desde o horário da publicação inicial, ou simplesmente está dizendo que o fogo foi espontâneo e não houve causa aparente para o incêndio, como uma colisão ou ato intencional — pelo menos até haver uma investigação.

Desconheço a intenção dos autores, acredito mais na primeira possibilidade, então fica a ressalva. Vamos ao corpo da notícia: 

Tradução:

Incêndio em motocicleta bloqueia faixas na [rodovia] I-95 sentido norte

As duas faixas da esquerda da [rodovia] I-95 sentido norte na altura da [rodovia estadual?] Del. 141 foram bloqueadas devido a um incêndio em uma motocicleta. Relatório do departamento de trânsito do Estado de Delaware [EUA].

Independente do sentido adotado para CLEARED, a moto aparentemente foi o único veículo envolvido pois não há relatos de colisão, queda ou atendimento a feridos.

Além da foto, essa é toda a informação disponível — mas com base no que sabemos, podemos traçar algumas hipóteses.

Existe esse recall de uma pá de motos da honda devido ao risco de incêndio por problemas no relé de partida que pode incendiar o chicote elétrico. 

Mas esse incêndio dessa Gold Wing ter começado no chicote é uma possibilidade remota porque o fogo está muito alastrado na roda dianteira.

Como todo mundo com um mínimo de vivência e infância sabe, a tendência do fogo é subir, e não descer...

Então fica muito difícil explicar tanto fogo na roda e mangueira do freio dianteiro se a origem do incêndio não estiver justamente ali.

Mas rodas e mangueiras de freio podem pegar fogo?

Podem sim — e não é um caso inédito para as honda Gold Wing!

Desde o começo da década choveram reclamações de que as Gold Wing prendiam as pastilhas contra o disco de freio, causando aquecimento excessivo e, em alguns casos, incêndio.

O fluido de freio pega fogo com relativa facilidade porque é um composto à base de etilenoglicol, um tipo de álcool — ele não pode ser oleoso para evitar que um pequeno vazamento roube totalmente a eficácia do freio.

Já no início de 2012 houve um PRIMEIRO recall por problemas no freio traseiro chamando TODOS os modelos da Gold Wing 1800 fabricados desde 2001. Até o modelo 2000 ela era "apenas" uma 1500.
Recall: https://www-odi.nhtsa.dot.gov/acms/cs/jaxrs/download/doc/UCM367567/RCONL-11V567-0123.pdf

No final de 2014 houve o SEGUNDO recall pelo mesmo problema do freio traseiro preso — agora de 126.000 motos somente nos EUA chamando todas as Gold Wing fabricadas a partir de maio de 2001 (linha vermelha).
Divulgação: http://www.motorcycle-usa.com/2014/09/article/honda-issues-recall-on-126000-gold-wings/

Em 2015 o problema ainda não havia sido resolvido e a honda convocou o TERCEIRO recall para tentar consertar a mesma coisa...

Dessa vez foram 145.219 motos Gold Wing por risco de incêndio devido ao problema recorrente do bloqueio do freio traseiro.
Imagem e reportagem: http://blog.motorcycle.com/2015/11/04/manufacturers/honda/honda-rear-brake-recall-affects-145219-gold-wings/

E no início de 2016 ainda chamaram mais de 2.000 motos também nos EUA — e que não estavam na lista acima. Alguém lá achou que outras versões dos modelos usando os mesmos componentes poderiam estar livres do problema...

Imagem e divulgação: http://shifting-gears.com/2016/01/14/honda-goldwing-recalled-over-potentially-faulty-brakes/

No Brasil foram "apenas" 667 unidades da moto menos vendida da honda no país:
Divulgação: http://www.estadao.com.br/jornal-do-carro/noticias/servicos,honda-faz-recall-do-freio-da-gold-wing,26310,0.htm
Imagem: http://g1.globo.com/carros/motos/noticia/2015/10/honda-faz-recall-de-667-unidades-da-moto-gl-gold-wing-no-brasil.html

Curioso não encontrar dados sobre o restante do mundo... quantas Gold Wing existem só na Europa? Austrália? Japão?

Mas afinal, qual era o problema tão difícil de resolver?

Sem motivo aparente, o fluido da pinça do freio não retornava para o cilindro mestre traseiro, impedindo a reabertura suficiente da pinça depois que o pedal de freio era liberado.

Rodando com as pastilhas em atrito constante com o disco de freio sem o pedal estar pressionado, o motorzão potente (1,8 litro) não deixava o piloto perceber o problema.

Isso até a hora em que o disco e a pinça se superaqueciam e a mangueira do freio explodia em chamas — e aí era um Deus nos sacuda.

No início a honda quis jogar a responsabilidade pelo problema sobre os proprietários alegando negligência na manutenção. Tá vendo? Não é só no Brasil que a honda bota a culpa no mau uso feito pelos clientes...
Reportagem: http://www.motorcycle-usa.com/2014/09/article/honda-issues-recall-on-126000-gold-wings/

A honda passou anos e anos culpando uma suposta contaminação pela qual a empresa não teria culpa.

Mas em julho de 2014, depois que as motos de proprietários que nunca afastaram as motos das concessionárias tiveram o problema mesmo depois de cumprir o recall, a honda ficou sem argumentos.

E finalmente uma análise mostrou que não havia contaminantes no fluido de freio por culpa dos proprietários — e a honda teve que admitir que o problema era dela sim.

O motivo da epidemia de entupimentos constantes e recorrentes da linha do freio traseiro era uma falha absurda de projeto.

Somente no final de 2015, mais de cinco anos depois do início dos problemas, a honda deu o braço a torcer e fez esse novo recall porque descobriu que o problema ocorria devido ao ataque químico do próprio fluido de freio aprovado e utilizado por ela.
Imagem e reportagem: http://blog.motorcycle.com/2015/10/21/manufacturers/honda/honda-finally-has-a-fix-for-gold-wing-rear-brake-drag-issue/

Conforme a reportagem do Motorcycle.com, a reação química do fluido com os componentes do sistema de freio corroía o metal e soltava pó de zinco — as partículas bloqueavam o retorno do fluido no cilindro mestre do freio traseiro.

Ou seja, o fluido de freio era corrosivo e inadequado para o sistema.

O sistema de freio projetado por ela não aguentava o fluido destinado a ele — o sistema de freio não aguentava as condições normais de trabalho previstas no projeto.

Algum euspírito de porco poderia se atrever a suspeitar que os componentes e / ou o fluido de freio utilizados na produção e revisões nas concessionárias eram vagabundos de qualidade incompatível com os rigorosos padrões de qualidade da fabricante. Mas magina, honda é honda, não ia fazer uma coisa dessas.

O mais correto é concluir que a honda simplesmente não testou os produtos o suficiente antes de colocar as motos no mercado... o que também é muito feio para um fabricante do gabarito da honda.

Para justificar o recall, a honda alegou que somente o cilindro mestre do freio traseiro apresentava o problema, mas fico seriamente em dúvida ao ver essa Gold Wing flambada.
Imagem: Rio. Rio muito. Afinal, a asinha dourada flambada não é minha. Mas tenho dó dos proprietários.

Agora raciocine comigo:

Se o problema era a reação do fluido de freio com os demais componentes, não há motivo para o problema não acontecer também no sistema de freio dianteiro, concorda?

Os componentes tanto do cilindro mestre quanto do cilindro da pinça do freio são os mesmos, basicamente cilindros de liga leve contendo zinco.

Todos com pistões, guarnições de borracha e orifícios pequenos para a passagem de fluido idênticos aos usados no freio traseiro.

E as especificações dos cilindros mestres, pinças e mangueiras tanto do freio dianteiro quanto do traseiro nasceram da mesma equipe de projetistas lá na honda.

Muito provavelmente, todas as mangueiras e componentes foram fornecidos pelos mesmos fabricantes.
Imagem: http://wm1.com.br/motos/honda-gold-wing-seda-de-luxo-sobre-duas-rodas

Em princípio não haveria motivo para a mangueira, o cilindro mestre ou as pinças do freio lá na frente se deteriorarem menos que no freio lá atrás.

O problema pode não ser tão recorrente quanto no caso do freio traseiro devido às diferenças construtivas — já que não haveria acúmulo no cilindro mestre dianteiro que fica em posição elevada enquanto o traseiro fica quase na mesma altura que a pinça.

Mas a posição da mangueira do freio dianteiro é até mais favorável para a descida e acúmulo do pó de zinco lá na pinça do freio...

O problema poderia ocorrer com menor frequência na pinça dianteira e não no cilindro mestre, mas acabaria ocorrendo do mesmo jeito, é só dar tempo ao tempo.
Imagem: delawareonline.com — detalhe ampliado

Vendo essa Gold Wing pegando fogo aparentemente com início na roda e mangueira do freio dianteiro, eu me convenço de que o problema não estava apenas no freio traseiro, como alegado pela fabricante, mas também no sistema do freio dianteiro.

Mas por que a fabricante não teria feito um recall citando também o freio dianteiro?

Bom, tenho uma teoria...

Você viu como pega mal fazer o recall de um modelo com mais de um problema grave que nem ocorreu com yamaha MT-03?

Pega 50% menos mal para a honda se o motivo do recall de uma moto topo de linha como a Gold Wing for apenas por um e não por dois problemas extremamente graves simultâneos, né?

Para quê falar em público de dois problemas se um único recall vai levar as motos para um reparo na concessionária e ela poderá cuidar dos dois problemas ao mesmo tempo e sem fazer publicidade negativa?

Ninguém ficaria sabendo, a menos que aparecesse uma foto de uma moto com a roda dianteira e sua mangueira do freio pegando fogo...

E alguém achasse essa foto, percebesse que uma coisa leva a outra e publicasse em um blog na internet... 

Ops...


Faz sentido, não faz?

Mas neste mundo acontecem mesmo coisas difíceis de entender. Por exemplo, usar óleo 10W-30 no Brasil.

EXTRA! EXTRA! — Notícia de última hora:

Olha só como são as coisas — veja o que eu encontrei depois da postagem pronta, na última revisão na madrugada desta segunda...

Eu estava pesquisando sobre a quantidade de Gold Wings submetidas a recall no restante do mundo — não encontrei a informação — mas encontrei isto:
Fórum: http://goldwingdocs.com/forum/viewtopic.php?t=32952

Simplesmente o relato de um proprietário que teve TODAS as três pinças de freio — duas dianteiras e uma traseira — prendendo e superaquecendo de azular os discos logo depois de atender o recall na concessionária para resolver o problema no freio traseiro...

E o autor diz que a concessionária honda fez uma lavagem interna (flush) também do sistema de freio dianteiro, apesar de não previsto no recall... como imaginei.

E mesmo assim em 2016 a moto desse proprietário teve o problema de arrasto dos freios e os técnicos não sabiam a causa, a golduchinha precisou ficar lá na concessionária para análise... honda sendo honda montadora sendo montadora.

Sabe, até eu que sou meio burro mas não dormia nas aulas de Química saquei que nada impedia o problema de acontecer no freio dianteiro...

Desconfiar das coisas e encontrar evidências de estar certo fazem um bem danado ao coração... e ajuda a evitar grandes encrencas ao comprar uma moto...

Estes últimos dias têm sido muito instrutivos e divertidos (para mim). 

Mas tudo que é bom dura pouco — os proprietários destes carros e motos que perderam o entusiasmo com o veículo novo por conta dos recalls que o digam...

Então está na hora de finalizar esta série comemorativa de postagens — mas só direi o motivo da comemoração quando ela acabar.

Amanhã eu faço um fecho para este assunto e prometo não falar mais disso.

Pelo menos até o próximo recall por motivo escabroso. Ou seja, logo estarei de volta — e também não esqueci a promessa sobre as montadoras de automóveis lá do outro lado do mundo.

Um abraço,

Jeff

4 comentários:

  1. Essa história de freio pegando fogo me lembrou uma viagem que fiz com alguns amigos. Um deles tinha uma Intruder 250 que tinha acabado de fazer revisão, o mecânico usou uma sapata de YBR no tambor de freio traseiro achando que era da mesma medida, ocorreu que na estrada devido a velocidade a sapara pegava lateralmente no tambor com o calor foi prendendo cada vez mais, meu amigo achando a moto fraca, até que começou a sair fumaça da moto dele fizemos sinal pra ele parar, e o tambor de freio ficou chamuscado de cinza passou pra uma cor preta com dourado. kkkkkkk. Felizmente fizemos um ajuste técnico, ele ficou sem freio traseiro até chegar na cidade mais próxima, fazer um melhor ajuste e colocar as sapatas originais. Desse dia em diante apelidamos esse amigo com Ghost Rider. kkkkkkkkkkkk

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    1. Hehehehe... nada como uma dessas para ganhar um bom apelido... ainda bem que ficou só na brincadeira.
      O pneu poderia ter explodido devido ao superaquecimento. E se fosse um freio hidráulico, a moto realmente poderia ter pegado fogo.
      Viver é descobrir novos caminhos e novas histórias para contar!
      Um abraço, Deivisson!
      Jeff

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