Até parece que eles não pensam para lançar um produto novo no mercado, né?
Você corre o risco de comprar na maior inocência um carro (ou motocicleta) novo em folha equipado com uma falha grave de projeto ou erro idiota de fabricação, como vimos nas postagens anteriores.
Ou então — acredite se puder — equipado com uma inovação tecnológica de segurança que é uma armadilha mortal.
Imagem: http://g1.globo.com/carros/noticia/2016/04/chinesa-geely-interrompe-operacoes-no-brasil.html
A geely ficou pouco tempo no mercado brasileiro, vendeu apenas 1.000 carros dos modelos EC7 e GC2.
Não sei se o modelo sedã EC7 vendido aqui já contava com esse "recurso de segurança" jéniau bolado lá na China:
Alguém achou que seria uma boa ideia adicionar um recurso de segurança "inteligente" chamado BMBS.
BMBS quer dizer Blow-out Monitoring and Brake System, sistema de monitoramento de estouro (de pneus) e freio. Hummm... deveria ser braking, frenagem.
Caso um borrachudo estoure (algo que deve ser comum lá na terra dele), o BMBS aciona os freios automaticamente sem ação do motorista!
Você compra um carro sem saber que era dotado de um recurso "inteligente" — que você nem teve chance de dizer que não queria, porque o modelo é completo e o BMBS era "item de série".
Imaginou a стая попугаев lá na Dutra, BR-116, BR-101?
Você a 100 km/h, o pneu se esvazia e seu carro tem a péssima ideia de estancar na frente de um volvão bitrem carregado...
Imagem e reportagem (não foi um geely): http://ong-alerta.blogspot.com.br/2010_07_01_archive.html — A propósito, acabei de descobrir que a geely comprou a divisão de automóveis da volvo que já pertencia à ford... bizarro.
Frear quando um pneu estoura é a PIOR coisa — seguir em linha reta diminuindo lentamente a velocidade, ir para o acostamento com suavidade e parar em segurança seria muito mais adequado...
E no Brasil tem mais uma particularidade:
Reportagem: http://tomribeiro.blog.br/bandidos-colocam-pregos-em-laranjas-para-furar-pneus-de-veiculos-nas-rodovias/
A bandidagem fura teus pneus para te obrigar a parar e o teu carro entrega o jogo...
Inovações impensadas perigosas e falhas graves de projeto e execução ocorrem tanto nas pequenas quanto nas grandes montadoras.
Nem a mercedes benz — NEM A MERCEDES-BENZ — escapa dessa lista.
Conhece os carros da estrela de três pontas com chicotes de fiação elétrica biodegradáveis?
Imagem e reportagem: http://jalopnik.com/5570865/11-terrible-automotive-engineering-decisions/
Aprovaram uma lei lá na Alemanha no final do milênio passado de que os carros teriam de usar uma porcentagem de materiais biodegradáveis para salvar
Os engenheiros da m-b tomaram uma decisão muito conveniente:
Fios elétricos |
Eles especificaram fios com capas de plástico que apodrecem naturalmente com o tempo, olha que tecnologia maravilhosa!
Passa o tempo, tipo uns dez anos e aquilo que impedia os fios de encostarem um no outro ou onde não devem já virou cocô e pum de bactéria. Gás metano (pum) não é um poluente e não gera efeito estufa, magina, quiéisso....
Você todo pimpão no seu mercedão seminovo e começa a pipocar curto-circuito de fio com fio e de fio com a lataria em tudo que é lugar, pifando uma hora uma coisa, outra hora outra. Haja fusível, fita isolante e extintor de incêndio.
Aí perde o T de ter um carro com menos de 10 anos mais bichado que o fuca bala do vizinho...
E acaba morrendo (de novo) numa mala preta da pleura porque "mercedes é status, mercedes é qualidade", custa muita grana mesmo. Mas as coisas são assim mesmo, fazer o quê?
Fizeram isso por burrice? Negativo!
Obsolescência planejada com a desculpa de ser uma empresa ecológica posando de amiguxa do meio ambiente.
Mas burrice e incompetência são fatores que nunca podem ser totalmente descartados.
Está aí a honda para dar seu testemunho de que grandes montadoras conseguem aprontar uma корова admirável pelos motivos mais idiotas.
Imagem e reportagem: http://blog.caranddriver.com/2016-honda-civic-recalled-for-engine-failure-fires/
A honda dos EUA chamou recall em 2016 porque esqueceram de colocar ou montaram errado a travinha do pino do pistão...
Pistão e biela soltos podem travar e rachar o bloco do motor, causando vazamento de óleo sobre o escapamento e iniciando um incêndio no cofre do motor... Onde foi que eu já vi isso? Ah, na postagem de ontem...
No início a conversa era de que o problema afetou somente um pequeno número de motores...
Reportagem: http://blog.caranddriver.com/honda-orders-stop-sale-on-2016-civic-official-recall-pending/ — 2 de fevereiro de 2016
Depois revelaram que "os anéis de trava dos pinos dos pistões podem não estar completamente assentados" na verdade queria dizer "podem estar instalados na posição errada ou faltando inteiramente":
Como a concessionária descobre se esqueceram de instalar ou montaram errado os anéis de trava dos pistões?
Se alguém souber de outra maneira que não seja desmontando e abrindo completamente o motor para olhar os pistões me diga, porque eu não conheço outro jeito...
Mas foi um recall pequeno, só 42.000 unidades do modelo recém lançado.
Ano passado a ford dos EUA fez um recallzinho para 90 mil carros porque instalou uma bomba de combustível que parava de funcionar de repente... Será que testaram essa joça?
Imagem e reportagem: http://www.technobuffalo.com/2016/08/24/ford-recalls-more-than-90000-cars-says-engines-prone-to-stalling/
... e em 2015 fez o recall de 800 mil carros porque as portas se abriam sozinhas com o carro em movimento...
Imagem e reportagem: http://www.ibtimes.com/ford-motor-recalls-520000-ford-fusion-sedans-lincoln-mkz-luxury-cars-ford-edge-1901476
... e também chamou de volta mais 520 mil carros porque a direção elétrica pifava por causa da corrosão dos parafusos de fixação que não resistiam ao sal aplicado para impedir a formação de gelo na pista.
Detalhe:
Detroit Free Press |
A sede mundial da ford na terra onde nasceu, viveu, fundou, deu o sobrenome à empresa e hoje está rolando de raiva a sete palmos o seu Henry fica na região de Detroit, Michigan — esse lugar aqui, ó:
Bem que eu estava sentindo falta da ford nestas postagens....
Eu poderia continuar citando outros erros bobos, mas são tantos e de tantas montadoras... garanto que não escapa ninguém.
Não é essa a imagem que fazemos das grandes fabricantes, não é?
Todos conhecemos as nobres intenções das empresas, oferecer seus produtos com a maior qualidade pelos melhores preços... Melhores pra quem?
Quem pensaria mal delas?
Somente alguém com muita maldade no coração suspeitaria que essas etapas de projeto, controle de qualidade e produção de motores e veículos foram negligentes, apressadas... e em alguns casos com segundas, terceiras e quartas intenções inconfessáveis.
Somente um euspírito de porco acusaria as empresas de responsáveis por criar condições de trabalho e metas que causam os 'erros' de seus funcionários.
Mas o fato é que recalls por motivos bizarros como esses surgem de 'erros' em consequência de decisões de diretoria e gerenciais tomadas nas empresas.
As montadoras enxugam o tempo todo cada centavo possível das peças, prazos e processos de produção a fim de atingir metas inatingíveis.
A pressão por esses resultados leva a uma economia vergonhosa.
E quando as coisas dão errado, os fatos são encobertos o máximo possível.
Sempre douram a pílula falando em "pequenos problemas", "poucos veículos", "pura precaução"...
Depois quando o vexame e o prejuízo são grandes demais, aí vira "culpa dos proprietários"... nunca vi eles assumirem que foi desleixo puro deles mesmos.
Você pensa que a gm aprendeu a lição de que amoitar os fatos não compensa?
Pensa que eles aprenderam alguma coisa com o escândalo do Fiero visto ontem?
Negativo, eles continuaram amocambando informações sobre a gravidade de problemas fatais, tudo em nome de uma economia porca.
Reportagem: https://carros.uol.com.br/noticias/redacao/2014/04/01/recall-do-malibu-deve-complicar-situacao-da-gm-em-cpi-nos-eua.htm — É o recall do Malibu, mas por causas dos cintos de segurança... aqueles da postagem anterior das bielas fugitivas nunca foram chamados pela fábrica, foram amoitados.
Ou tem outro nome a economia de uns poucos centavos nas molinhas de cada miolo de ignição que a general motors fez e que resultou em uma centena, talvez centenas de famílias destruídas?
Reportagem: http://www.estadao.com.br/jornal-do-carro/noticias/servicos,gm-reconhece-mais-sete-mortes-por-falha,24269,0.htm
Os centavos poupados resultaram em 97 mortes nos EUA até maio de 2015, fora as lesões — felizmente o Brasil ficou fora disso. Tema para postagem futura.
Até a data dessa notícia a gm havia recebido 474 pedidos de indenização por mortes, 289 por lesões e 3.579 por ferimentos em que os motoristas e passageiros foram parar no hospital.
Ferimentos graves que resultaram em tetraplegia, paraplegia, amputações, danos cerebrais permanentes ou queimaduras generalizadas.
Parabéns, engenheiros, gerentes e diretores da gm!
Já em 2005 pensavam em soluções para o problema e a empresa se recusou a consertar por causa do "aumento de custo inaceitável"!
Reportagem: http://www.foxnews.com/politics/2014/04/01/victims-relatives-demand-answers-from-gm-over-death-trap-cars.html
Economizaram 57 centavos de dólar em cada miolo de ignição, cerca de 2 reais atuais em cada carro!
O conserto da peça em si era barato, o que iria custar caro era o dano para a imagem da marca se convocasse o recall preventivo que evitaria mortes...
Acabaram sendo obrigados a convocar o recall de 2,6 milhões de automóveis, indenizar centenas de famílias e milhares de feridos, dando um prejuízo aos acionistas da empresa de mais de 4 bilhões de dólares.
Isso fora os recalls de outros 28 milhões de carros e caminhões por outros motivos naquele ano.
Foram 13 recalls em 2014.
Um deles de 1,4 milhão de carros no mundo todo porque o sistema de direção de nova tecnologia elétrica em vez de hidráulica falhava de repente e "algumas colisões com pessoas feridas podem ser relacionadas à perda da assistência elétrica".
PA-RA-BÉ-NS, GM. Não se separa o NS, mas eles merecem.
Não há dinheiro de indenização que pague uma única vida.
Se os fatos tivessem sido divulgados, centenas de pessoas não teriam morrido.
Não tenho nada pessoal contra a gm, minha família já teve chevrolet. Assim como ford, vw, fiat, renault, honda, piaggio e dafra — e nunca tivemos problemas assim tão graves.
Mas o que me incomoda é ver que nenhuma montadora, seja de carros ou motos, escapa de colecionar esqueletos — figurados ou não — cada vez mais rápido e por motivos mesquinhos.
A negligência na inspeção de bielas e limpeza dos cavacos dos motores da gm, hyundai, kia e talvez harley ocorreu porque as montadoras economizaram alguns segundos na linha de montagem — ou não fizeram seu trabalho direito.
O esquecimento e montagem incorreta dos anéis de trava dos pistões da honda resultou de falta de treinamento e falta de controle de qualidade do processo.
A mercedes usar fiação que objetiva se decompor vai contra todos os princípios de qualidade. Se isso não foi intencional, revela um desconhecimento da realidade do mundo aterrorizante por parte da nova geração de engenheiros...
A ford soltar carros no mercado que não conseguem manter as portas fechadas, bombas de gasolina que falham no primeiro ano de uso, componentes fixados com parafusos que não aguentam uma condição normal e bem conhecida por seus engenheiros...
Isso mostra a pressa com que são desenvolvidos os novos projetos sem os devidos testes de resistência e durabilidade — recall virou algo absolutamente normal, quando deveria ser a coisa mais rara do mundo.
O uso de óleos inadequados e em quantidade insuficiente surgiu devido à intenção de fabricar motores verdinhos e ecológicos consumindo menos combustível e lubrificantes com menor custo de manutenção para os proprietários e o bem de nosso meio ambiente... Ah, conta outra, vá!
A redução do cárter e da quantidade de óleo do Fiero ocorreu porque era uma solução mais barata do que construir um motor específico para as necessidades do modelo.
E também mais barata do que reprojetar o compartimento do motor — coisa que acabaram tendo que fazer porque lá as instituições governamentais são sérias.
A incompetência na tomada de decisões de quem olhou para 57 centavos e não olhou para as consequências de deixar os ocupantes dos carros morrerem... isso me deixa muito revoltado.
Mas as leis da Física e da Mecânica são implacáveis e, já dizia aquele cara do filme, дерьмо случается. Ainda mais nesse ramo.
Somente um euspírito de porco acusaria as empresas de responsáveis por criar condições de trabalho e metas que causam os 'erros' de seus funcionários.
Mas o fato é que recalls por motivos bizarros como esses surgem de 'erros' em consequência de decisões de diretoria e gerenciais tomadas nas empresas.
As montadoras enxugam o tempo todo cada centavo possível das peças, prazos e processos de produção a fim de atingir metas inatingíveis.
A pressão por esses resultados leva a uma economia vergonhosa.
E quando as coisas dão errado, os fatos são encobertos o máximo possível.
Sempre douram a pílula falando em "pequenos problemas", "poucos veículos", "pura precaução"...
Depois quando o vexame e o prejuízo são grandes demais, aí vira "culpa dos proprietários"... nunca vi eles assumirem que foi desleixo puro deles mesmos.
Você pensa que a gm aprendeu a lição de que amoitar os fatos não compensa?
Pensa que eles aprenderam alguma coisa com o escândalo do Fiero visto ontem?
Negativo, eles continuaram amocambando informações sobre a gravidade de problemas fatais, tudo em nome de uma economia porca.
Reportagem: https://carros.uol.com.br/noticias/redacao/2014/04/01/recall-do-malibu-deve-complicar-situacao-da-gm-em-cpi-nos-eua.htm — É o recall do Malibu, mas por causas dos cintos de segurança... aqueles da postagem anterior das bielas fugitivas nunca foram chamados pela fábrica, foram amoitados.
Reportagem: http://www.estadao.com.br/jornal-do-carro/noticias/servicos,gm-reconhece-mais-sete-mortes-por-falha,24269,0.htm
Os centavos poupados resultaram em 97 mortes nos EUA até maio de 2015, fora as lesões — felizmente o Brasil ficou fora disso. Tema para postagem futura.
Até a data dessa notícia a gm havia recebido 474 pedidos de indenização por mortes, 289 por lesões e 3.579 por ferimentos em que os motoristas e passageiros foram parar no hospital.
Ferimentos graves que resultaram em tetraplegia, paraplegia, amputações, danos cerebrais permanentes ou queimaduras generalizadas.
Parabéns, engenheiros, gerentes e diretores da gm!
Já em 2005 pensavam em soluções para o problema e a empresa se recusou a consertar por causa do "aumento de custo inaceitável"!
Reportagem: http://www.foxnews.com/politics/2014/04/01/victims-relatives-demand-answers-from-gm-over-death-trap-cars.html
Economizaram 57 centavos de dólar em cada miolo de ignição, cerca de 2 reais atuais em cada carro!
O conserto da peça em si era barato, o que iria custar caro era o dano para a imagem da marca se convocasse o recall preventivo que evitaria mortes...
Acabaram sendo obrigados a convocar o recall de 2,6 milhões de automóveis, indenizar centenas de famílias e milhares de feridos, dando um prejuízo aos acionistas da empresa de mais de 4 bilhões de dólares.
Isso fora os recalls de outros 28 milhões de carros e caminhões por outros motivos naquele ano.
Foram 13 recalls em 2014.
Um deles de 1,4 milhão de carros no mundo todo porque o sistema de direção de nova tecnologia elétrica em vez de hidráulica falhava de repente e "algumas colisões com pessoas feridas podem ser relacionadas à perda da assistência elétrica".
PA-RA-BÉ-NS, GM. Não se separa o NS, mas eles merecem.
Não há dinheiro de indenização que pague uma única vida.
Se os fatos tivessem sido divulgados, centenas de pessoas não teriam morrido.
Não tenho nada pessoal contra a gm, minha família já teve chevrolet. Assim como ford, vw, fiat, renault, honda, piaggio e dafra — e nunca tivemos problemas assim tão graves.
Mas o que me incomoda é ver que nenhuma montadora, seja de carros ou motos, escapa de colecionar esqueletos — figurados ou não — cada vez mais rápido e por motivos mesquinhos.
Imagem: disney.wikia.com |
O esquecimento e montagem incorreta dos anéis de trava dos pistões da honda resultou de falta de treinamento e falta de controle de qualidade do processo.
A mercedes usar fiação que objetiva se decompor vai contra todos os princípios de qualidade. Se isso não foi intencional, revela um desconhecimento da realidade do mundo aterrorizante por parte da nova geração de engenheiros...
A ford soltar carros no mercado que não conseguem manter as portas fechadas, bombas de gasolina que falham no primeiro ano de uso, componentes fixados com parafusos que não aguentam uma condição normal e bem conhecida por seus engenheiros...
Isso mostra a pressa com que são desenvolvidos os novos projetos sem os devidos testes de resistência e durabilidade — recall virou algo absolutamente normal, quando deveria ser a coisa mais rara do mundo.
O uso de óleos inadequados e em quantidade insuficiente surgiu devido à intenção de fabricar motores verdinhos e ecológicos consumindo menos combustível e lubrificantes com menor custo de manutenção para os proprietários e o bem de nosso meio ambiente... Ah, conta outra, vá!
A redução do cárter e da quantidade de óleo do Fiero ocorreu porque era uma solução mais barata do que construir um motor específico para as necessidades do modelo.
E também mais barata do que reprojetar o compartimento do motor — coisa que acabaram tendo que fazer porque lá as instituições governamentais são sérias.
A incompetência na tomada de decisões de quem olhou para 57 centavos e não olhou para as consequências de deixar os ocupantes dos carros morrerem... isso me deixa muito revoltado.
Mas as leis da Física e da Mecânica são implacáveis e, já dizia aquele cara do filme, дерьмо случается. Ainda mais nesse ramo.
O fato é que, acredite você ou não, é desse jeito que a banda toca no mundo todo — e há muito, muito tempo.
Mas hoje vamos parar por aqui.
Se quiser continuar se divertindo com as mancadas sobre 4 rodas, leia esta reportagem do site Flatout sobre os recalls mais estranhos e bizarros da indústria automotiva. Lá não tem nenhum repetido...
Na próxima postagem vou falar de coisas mais próximas da gente — recalls por falhas de projeto e fabricação assustadoras que estão acontecendo com carros aqui mesmo no Brasil.
Um abraço,
Jeff
Saúde & Paz.
ResponderExcluirLendo e gostando de todos os post´s sobre recall. hihihihi..
Como seu BLOG é muito abrangente, quero pedir um help.
Li um livro e quero ler novamente, é sobre uma rede de concessionarias de carros nos USA...(se não me engano é o JAGUAR) no livro até contam que o carro só vai para as ruas (vendido) depois de X anos de testes exaustivos. Justamente para não terem problemas futuros.
Gostaria de ler este livro novamente e recomendo. Porem esqueci o nome. Caso alguém possa ajudar...fico grato.
Ninja
Olá, Ninja!
ExcluirNão conheço esse livro e não encontrei nada na internet... antigamente, essa era a prática comum no mercado. Agora fazem que nem software, os clientes são os beta testers. Só não consideram que há diferença entre um crash no computador e um crash na rodovia...
Se era a Jaguar, isso deve ter sido antes da compra pela ford em 1998, houve muita reclamação de proprietários pela adoção de peças de outros modelos da linha de carros comuns do mercado. Queda de qualidade também.
Boa sorte na busca, se encontrar me fale, será interessante comparar o que se fazia por lá e o que se faz agora.
Um abraço,
Jeff
As montadoras já conseguem esconder e enganar os proprietários em países onde são bem rigorosos imagina aqui no brasil kkkkkkkkkk coitado dos proprietários, pais totalmente sem lei onde quem não tem dinheiro só se ferra. é pq em outros países os preços são muito mais baratos aqui pagamos 1 carro/moto para o governo federal e outro p estadual. Triste realidade do brasil mais triste ainda pq o povo brasileiro merece o pais q tem. Proprietários de motos e carros no brasil que dão problema por erro das montadoras estão simplesmente de mãos atadas tem que se matar p compra outro novo ou pagar os prejuízos da bomba(c4) que já vem com tempo para da problema ou explodir kkkkkkkkkk abraço jeff
ResponderExcluirPois é, se a gente não se defender, todo mundo atropela.
ExcluirHahahaha... C4...
A citroen é ótima para batizar e pintar carros... C4 (explosivo), Xsara Picasso azul Viagra (motivação subconsciente para cativar a faixa etária do mercado alvo)...
Um abraço,
Jeff
Sem falar a propaganda do "cientista da NASA" falando que Pallas ia impactar a Terra... justo naquele ano de 2012.
ExcluirConheço gente que caiu que nem pato nessa história.
Eu de novo,
Eu
Nossa ao final da materia da um sentimento muito louco de tristeza com revolta... ser ou nao ser kkk ou pego um veiculo fudido ou encaro as subidas aqui da minha vila a pé, olha que o bagulho é loco passagem de busao pra ir ao centro(10 min da minha casa) é o preço pra se ir pra pra pinheiros (umas 2 hrs)kkk ladeira aqui é louco ahauahau
ResponderExcluirBom, penso que o negócio é não abrir mão do bom que a tecnologia pode nos proporcionar, mas buscando conhecimento para não ser enganado nem tapeado.
ExcluirPesquisar para saber se um carro usado foi chamado a recall e ter certeza que ele foi mesmo reparado é uma preocupação que muita gente nunca teve, mas não pode mais deixar de lado na confiança nesta ou naquela marca tradicional.
Os engenheiros que construíram a boa reputação da empresa já se aposentaram, e com eles a vivência que permitia farejar problemas só de olhar para o desenho na prancheta. Bom, pranchetas também foram aposentadas. E muito da ética das empresas, digamos, se modernizou...
Um abraço,
Jeff
Olá, Ataide!
ResponderExcluirDesculpe se demorei a responder, mas não recebo avisos do facebook sobre comentários feitos nas postagens...
A resposta que eu daria é exatamente aquela do Wesley, migraria para óleos mais viscosos para lubrificar corretamente o motor tomando os cuidados que ele mencionou.
Esse argumento do motor ser projetado para usar óleo "fino" não se justifica. As folgas que o óleo precisa lubrificar são as mesmas, medidas em centésimos de milímetros. Diminuírem os canais de lubrificação não impedirá o óleo de passar. A CB 300 usava óleo 20W-50 e a honda mudou para o 10W-30 e disse que não podia mais usar 20W-50. Não mudou nada no motor. Disseram que as novas Titan e Bros foram projetadas para usar 10W-30. Mentira.
Continuam girando nas mesmas rotações, usando as mesmas folgas, não estão usando tuchos hidráulicos, não existe nada que impeça alguém de usar um óleo 40 ou 50 nos motores. A bmw usa óleo 50 na s1000... que mais alto desempenho que isso?
E o óleo se dá muito bem lá dentro.
A viscosidade do óleo deve ser adequada à temperatura da região onde a moto será usada. Sempre foi assim, é Física, é Mecânica. As Ciências não respeitam as vontades do marketing da honda.
Se você tem receio de partir direto para um 20W-50, experimente o 15W-40 de uma marca boa (tem 15W-40 no mercado que é quase tão fino quanto um 10W-30) e veja a diferença.
Não duvido que amanhã ou depois a honda lance um "novo óleo de alta tecnologia desenvolvido superespecialmente para sua honda" que, levado a um laboratório, será indistinguível de um 15W-40 ou 20W-50...
Alguém lá dentro tendo que resolver o abacaxi de tanto motor dando pau e tanto cliente falando mal da empresa pode ser capaz de aparecer com essa solução "elegante" — a empresa resolve o problema e ainda continua ganhando dinheiro dos consumidores fiéis que sairão comentando "agora sim, esse óleo novo superespecial da honda é muito bom!"...
Se fizerem isso, vou cobrar royalties pela ideia. E fazer uma postagem denunciando.... hehehe
Um abraço,
Jeff
Isso mesmo Jeff, o óleo recomendado pela "Ronda" é o que eles conseguem o menor preço por tempo previsto, foda-se se for óleo de cozinha com aditivo, se eles estão lucrando e tem trouxa pra comprar então tá tudo bem. kkkkk Abraço
ExcluirTomara que a honda leia para ver que a opinião dos leitores não é muito favorável a ela... hehehe
ExcluirUm abraço,
Jeff