Preferência em rotatórias, ultrapassagem pela direita e proximidades de postos de combustível (olha a coincidência, um dos causos de ontem foi na saída de um posto de gasolina...)
1) Preferencial em rotatórias
Se não houver sinalização, a preferencial é sempre de quem está na rotatória.
Ninguém respeita — seja por desconhecimento da lei, seja por não perceber a motocicleta no meio do trânsito.
Imagem e reportagem: http://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2014/09/acidente-em-rotatoria-da-br-163-deixa-tres-feridos-em-santarem.html
Por um motivo ou outro, o motorista do vídeo entrou na rotatória sem a menor ideia da capacidade de aceleração de uma moto.
Se o motociclista tivesse confiado em seu direito preferencial, teria de ter freado ou manobrado para evitar a colisão.
Não ocorreu uma situação tensa nesse momento porque o motociclista estava pilotando em uma velocidade segura e dentro dos limites.
2) Ultrapassagem pela direita
O motorista nunca espera ser ultrapassado pelo lado direito.
É o lado de pior visualização dos espelhos do carro e por isso a lei proíbe ultrapassagem pela direita.
Motociclistas não têm essa limitação, visualizam bem ambos os lados, e por isso não percebem a importância e não respeitam essa lei — estão errados.
O risco é esse que você viu no vídeo — mesmo que o motorista olhasse, não veria a moto pelo espelho.
Motos também não...
Imagem e reportagem: http://www.pimentavirtual.net/materias/policial/2016/07/22/colisao-entre-motocicletas-deixa-uma-vitima-em-pimenta-bueno.html
Só lembrando, motociclistas com formação de motoristas — como o tecladeiro que vos fala — também não esperam ser ultrapassados pela direita...
A quantidade de motoristas migrando para as motos é enorme.
Motociclistas mal formados nas motoescolas ultrapassando motos pela direita estão correndo muito mais riscos — e colocando os outros em perigo.
3) Proximidade de postos de combustível
O motorista passou pelo posto e lembrou de abastecer... quem nunca?
E quando tomou a decisão de entrar, não contava com uma motocicleta no lugar errado na hora errada.
Nem mesmo é necessário tentar ultrapassar — motoristas entrando ou saindo de postos podem cortar sua frente simplesmente por não ver sua moto.
Imagem e reportagem: http://www.portallider.com/2016/02/colisao-carro-atinge-motocicleta-na-br-343-proximo-ao-posto-sao-luis-em-campo-maior/
Ficar atento a esses três fatores ajuda a evitar acidentes com sua moto.
E se você tinha alguma dúvida sobre quem foi culpado pelo acidente do vídeo...
Na descrição no youtube o piloto admite que estava errado e que pagou pelo conserto do carro.
Um abraço,
Jeff
coincidentemente hoje meu sogro estava voltando do serviço com minha amada esposa e em uma rotatória um carinha em uma moto grande(segundo a patroa) acho que era uma custom porque o caminho que eles fazem envolve um residencial de alto padrão, ele pa na rotatória o custom dando seta foi se aproximando e meu sogro com as manias dele fingiu que nem viu. Resultado houve a colisão meu sogro com seu carro novinho tem uns 3 meses que pegou desceu do carro e foi ver o que aconteceu:
ResponderExcluir-Iae não viu a seta?
-eu não quem ta dando a seta que tem que ver oras
-mas eu to certo porque a seta ta ligada
-então vou ligar o alerta pra tacar um de velozes e furiosos e ta na razão.
kkkk meu sogro é foda, não sei o que o custom fez que houve a colisão mas não aconteceu nada com o carro, parece que ele colocou a mão e deu um encontrão no carro kkk sei la. Essa caso com rotatória é antigo ninguém quer dar o braço a torcer, ta todo mundo sempre certo
O grande perigo dessas discussões de trânsito é que você nunca sabe como elas podem acabar...
ExcluirTem muito maluco por aí que saca revólver por qualquer coisa à toa, até fechada normal, e aí não importa quem tinha razão, a desgraça está feita.
http://www.opovo.com.br/noticias/ceara/ubajara/2016/09/motorista-e-agredido-e-tem-quatro-pneus-de-carro-atingidos-por-tiro.html
Depois que um imbecil me apontou um revólver porque ele estava na contramão e quase bateu no meu carro, passei a valorizar bem mais minha vida, melhor perder uma briga inglória como essa e gastar energia com coisas que valem realmente a pena.
Disputar quem está certo no trânsito é que nem discutir nos comentários do g1, não leva a lugar nenhum e só mostra o pior do que o cerumano é capaz.
Faço um apelo a toda a humanidade:
Seres humanos de toda a Terra, inclusive aqueles em voos de baixa altitude e em órbita, no mar e em submarinos, nadando livres, com snorkels, scubas, escafandros e eventualmente batiscafos — uni-vos, tolerai-vos, não brigai-vos e não abobai-vos.
Um abraço,
Jeff
Meu sogro é foda só esta mais calmo por causa do carro novo(nem tem 30 mil km) mas ele é daqueles que dá agonia ficar no passageiro. Eu nunca fui de perder a paciência com besteira principalmente em transito, me fechou eu apenas desvio e sigo adiante sem crise, o ruim de você querer ser bonzinho com moto é a má fama dos motoqueiros eu sempre ando tranquilo dou passagem e tal mas com moto o motorista sempre deixa você passar, já passei por varias situações em que chego a parar a moto para dar preferencia a alguém e mesmo assim o motorista/motociclista/pedestre/cachorro(kkk) me da preferencia(??) rs. Esse apelo ficou tao bonito que ate pra virar oração.
ResponderExcluirFicou, né?
ExcluirPrincipalmente o apelo ao pessoal nos batiscafos.
Ninguém pode ficar de fora.
Um abraço,
Jeff
"Só lembrando, motociclistas com formação de motoristas — como o tecladeiro que vos fala — também não esperam ser ultrapassados pela direita... A quantidade de motoristas migrando para as motos é enorme. Motociclistas mal formados nas motoescolas ultrapassando motos pela direita estão correndo muito mais riscos — e colocando os outros em perigo."
ResponderExcluirFaço parte deste grupo, e já pude constatar que motociclistas que são motoristas geralmente são mais prudentes do que os que apenas são motociclistas. Os pontos cegos dos automóveis nos fazem ter mais atenção e cuidado nas ultrapassagens e mudanças de faixa, e quando pilotamos nossas motos levamos isso em consideração.
Um grande abraço, sucesso e felicidades.
Olá, Luiz!
ExcluirÉ por isso que defendo que um bom curso de formação de motoescola deveria mostrar aos alunos as limitações de todos os outros veículos. Íamos parar de ver o pessoal de 18-19 anos se enfiando em baixo de ônibus e caminhões em tentativas de ultrapassagem pela direita e mesmo normais.
A molecada compra uma pop e pensa que consegue ultrapassar caminhão na estrada. Acredita no velocímetro mentiroso. Nunca ouviu falar da turbulência dos veículos grandes em alta velocidade.
O triste resultado dessa acomodação confortável dos instrutores de motoescola é essa barbaridade que vemos todos os dias.
Falta o espírito de mestre orientando educandos, preparando-os para a vida.
Um abraço,
Jeff