Este proprietário do vídeo foi esperto, teve a sorte de desconfiar e fez o que todo dono de uma moto zero km de qualquer marca deveria fazer:
Mediu o nível de óleo de sua bmw F 800 GS no mesmo dia que comprou a moto — e descobriu que entregaram a moto faltando mais de meio litro de óleo...
Será que o barulho da outra moto ligada na concessionária era igual justamente porque estava com a mesma pouca quantidade de óleo?
Então... quem diria, hein, dona bmw? Até tu? Que coisa feia...
Sua concessionária teve a capacidade de entregar a moto 0 km faltando 580 ml de óleo... 20% a menos do que deveria...
Faltou toda a faixa de medição da vareta... o óleo já estava no mínimo do mínimo quando a moto saiu da loja... Onde foi parar a tão famosa eficiência alemã?
Explica pra gente por que precisou colocar mais óleo, dona bmw...
Seu manual diz que a moto usa 2,9 litros de óleo com troca do filtro...
Imagem: Manual do proprietário bmw F 800 GS editado em Portugal.
Lá recomendam Castrol, aqui no Brasil o acordo comercial é com a Motul. Você que é dono de uma bmw, pergunte na sua concessionária se por acaso você pode usar óleo Castrol na sua moto. Depois conta a resposta para a gente aqui no blog...
O manual diz 2,9 litros e a ficha técnica divulgada na imprensa diz que a capacidade é de 3,1 litros...
Ficha técnica divulgada na imprensa |
Ou a moto saiu da concessionária com apenas 2,5 litros e esses 580 ml foram necessários para chegar aos 3,1 litros...
Ou então saiu só com 2,3 litros e precisou 580 ml para chegar aos 2,9 litros...
Ué, por que nenhum desses números bate com o seu manual, dona bmw?
A concessionária não tinha motivo para colocar só 2,3 litros e nem apenas 2,5 litros, não é mesmo?
Tinha que ter colocado no mínimo 2,9 litros...
Porque não dá para entender de onde veio esse erro, dona bmw...
Ainda se fosse manual da honda, que fala 1 litro e é 1,2 litro, que fala 1,5 litro e é 1,8 litro...
Manual da yamaha que diz que é 1,9 litro e são 2,2 litros...
Manual da kawasaki que diz que é 1,9 litro e são 2,2 litros...
Manual da suzuki que diz que é 0,85 litro e é 1,1 litro...
Manual da dafra que diz que é 1 litro e é 1,4 litro...
Manual da kasinski que diz que é 1 litro e é 1,4 litro...
Manual da mvk que diz que é 1,9 litro e são 2,6 litros...
Manual da triumph que diz que é 2,6 litros e são 3,8 litros...
Pelo menos esse pessoal todo aí de cima coloca a quantidade falada no manual... insuficiente, mas conforme o manual... e a bmw, qual a desculpa?
Será que eles colocaram óleo a olho, dona bmw?
Incrível como tem profissional qualificado e treinado pela fábrica pisando na bola por aí... de todas as marcas...
Sempre errando com óleo a menos, nunca errando com óleo a mais... lamentável.
Tome muito cuidado com isso, dona bmw, porque rodar com pouco óleo faz o motor estourar e isso é um perigo, dona bmw...
Se faltar óleo, pode acontecer que nem aquela sua moto S 1000 RR que explodiu o motor no dinamômetro lá no encontro de motos... quase estragou a festa.
Colocar a quantidade certa de óleo em motos tão rápidas é uma responsabilidade muito grande.
Já pensou, dona bmw, se o dono da moto estivesse realmente correndo a essa velocidade?
Cair com a bmw a 344 km/h?
Ele não ia nem poder voltar na concessionária para reclamar...
Em vez de ficar fazendo só recall por falha no aperto dos parafusos das bielas, que tal conferir também o serviço de primeiro enchimento de óleo para entrega e posteriores trocas de óleo nas revisões das suas concessionárias?
Recall: http://www.bmw-motorrad.com.br/br/pt/index.html?content=http://www.bmw-motorrad.com.br/br/pt/recall.html
Colocar a quantidade correta de óleo também ia ajudar a garantir a segurança dos clientes, dona bmw...
Se pesquisar bem pesquisado, é capaz de os seus engenheiros descobrirem que a falta de óleo causa aquecimento excessivo das bielas...
Aí as bielas se dilatam mais do que o previsto no projeto e os parafusos se soltam por causa disso... por falta de óleo, olha que coisa besta...
Digo isso porque tem gente estourando o motor na primeira revisão DEPOIS de fazer o recall, substituir e reapertar os parafusos das bielas e trocar o óleo, rodando 42 km da porta da concessionária bmw...
Tem gente que está fazendo todas as revisões na concessionária bmw e só não está morrendo por sorte...
Reclamação: http://www.reclameaqui.com.br/13312351/bmw/motor-da-moto-explodiu/
Tem dono de bmw que está estourando o motor da moto com menos de 10 mil km...
8 mil km ainda está na garantia, né dona bmw?
Agora precisa ver se o dono da moto que não perdeu a vida e ficou a pé lá no meio do mato perto de lugar nenhum vai querer comprar outra moto da senhora, com garantia e tudo...
Hummm... será que tem gente que não está podendo voltar para cobrar a garantia?
Dona bmw, será que tudo isso não está acontecendo por causa desses enganozinhos das SUAS concessionárias entregando as motos aos clientes sem a devida quantidade de óleo?
Reclamação: http://www.reclameaqui.com.br/11082844/bmw/moto-bmw-g650-gs-problemas-cronico---/
Fundir motor da bmw com 1700 km...
Olha, dona bmw, fundir motor de moto nova assim saindo da concessionária era coisa que acontecia muito com as dafra Kansas e Speed, viu? E o motivo era a falta de óleo...
Dona bmw, será que esses motores não estão estourando jovens também por causa dessa recomendação de trocar o pouco óleo a cada 10 mil km, dona bmw?
Fórum: http://www.bmwgsbrasil.com.br/showthread.php/34-Troca-de-óleo-da-BMW-F-800GS-como-fazem
10 mil km... não é um tiquinho demais não? Olha que até mesmo 5 mil km... é ruim, viu?
Porque quando a moto está novinha, o óleo aguenta bem... mas depois que ela fica meio rodada, geralmente depois do fim da garantia, o óleo é contaminado e se deteriora muito mais rápido.
Já não é mais o mesmo lubrificante bom de antes, dona bmw...
Deixar o óleo rodando tanto tempo em um motor que não é mais zero km, que está deixando passar mais gás de combustão e contaminantes para o cárter...
Coitadinho do motor obrigado a trabalhar com esse óleo... o dono só fica sabendo o tamanho do estrago na hora de fazer o conserto... depois do fim da garantia...
Mas isso não é só a senhora não, todo mundo manda usar o óleo por muito, muito tempo, até ele ficar bem feioso.
Outra coisa, dona bmw:
Imagem: Manual do proprietário bmw F 800 GS editado em Portugal.
Olha, se eu fosse dono de uma bmw, eu não esperava o óleo ficar assim tão baixo não... eu reabastecia antes, porque depois que o motor estragou, está estragado. Meio óbvio, né? Triste ter de explicar isso para esses engenheiros que escrevem manuais...
Esse negócio de entregar moto sem óleo e não colocar a quantidade correta não acontece só com bmw, acontece com qualquer moto de qualquer marca...
Outra coisa, dona bmw:
Entregar a moto faltando óleo e dizer que câmbio duro e motor barulhento é normal? É sério isso?
Fórum bmw G650 S: http://www.bmwg650gs.net/viewtopic.php?f=30&t=2751
Comentário: http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/bmw-motorrad-primeiras-impressoes-da-r-1200-gs-premium/263507
Curioso como entregar a moto faltando óleo e dizer que o motor é barulhento e o câmbio é duro assim mesmo tem sido prática muito comum nas concessionárias de todas as marcas...
Diziam isso na dafra e foi só colocar o óleo no nível correto e acabou o câmbio duro e o motor barulhento... e também não estourou mais motor de quem fez isso...
Seus capacitados engenheiros e pilotos de teste não percebem isso, dona bmw?
Tem de ser muito ingênuo para achar que moto sair sem óleo da concessionária é simples engano.
Teria de ser um emburrecimento contagioso que ataca quase todos os vendedores e mecânicos de quase todas concessionárias de quase todas as montadoras.
Por coincidência, quanto menos um motor durar, mais cedo o proprietário estará gastando dinheiro com peças e serviços, mais cedo estará pensando em comprar outra moto — isso aumenta as vendas, faz o dinheiro mudar de mãos mais rápido.
É bom para a Economia, é bom para o governo, é péssimo e potencialmente mortal para o dono da moto.
Depois que o motor roda com óleo insuficiente, ou com o óleo deteriorado / severamente contaminado, o estrago está feito — a vida útil do motor na melhor das hipóteses será reduzida à metade, e a conta das peças e serviços vai sobrar para o dono.
Se o motor travar ou estourar com a moto em alta velocidade, os ocupantes provavelmente irão morrer.
Não adianta ter uma marca famosa por trás para garantir uma moto, há outros fatores que pesam nas decisões tomadas pelas empresas e todos são muito lucrativos.
Não seja feito de trouxa para não colocar sua vida em risco e não dar dinheiro para quem não merece.
Verifique você mesmo o óleo de sua moto no dia em que retirá-la da concessionária, na entrega e nas revisões, e verifique sempre para não deixar faltar.
Não espere prazos para conferir o nível pensando que ele não abaixará.
O óleo é consumido normalmente e a própria bmw recomenda no seu manual conferir a cada 50 km...
Imagem: Manual do proprietário bmw F 800 GS editado em Portugal.
Sabe o que quer dizer "reduzir o impacto no ambiente"?
Significa "não destruir seu motor antes da hora por falta de óleo e ser obrigado a substituir peças ou o motor inteiro ou transformar sua moto em sucata consumindo um volume maior de matérias primas e energia para a reposição" — mesmo que sua moto tenha saído da concessionária com menos óleo do que deveria.
Na hora de reclamar a garantia, dirão que foi você que não seguiu a orientação do manual e não conferiu o óleo a cada ridículos 50 km...
Quem deixou faltar óleo foi você, o problema é seu — fique esperto, porque entrar na Justiça sempre dará ganho de causa para fabricantes e concessionárias!
Não se pode confiar em empresa nenhuma, por mais famosa e reputada que seja — se por acaso as montadoras fiscalizam a qualidade de trabalho de suas concessionárias, estão fazendo isso muito mal.
Enquanto isso, as vendas de peças de reposição, serviços e motos novas vão muito bem, vielen Dank für den Kauf unserer Produkte und kommen Sie bald wieder!
Um abraço,
Jeff
Salve, jeff!
ResponderExcluirFico pensando, se isso, não acontece com os carros também.
Olá, Louis!
ExcluirEu acho muito possível. A fiat já mudou o procedimento de medição para ficar igual ao das motos... isso irá facilitar a ocorrência desse "erro" de verificação por parte dos clientes, dificultando a descoberta do expediente.
A denúncia está em
https://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2015/09/fabricantes-de-carros-mudam-as-regras.html
Um abraço,
Jeff
Algo parecido já aconteceu com o Marea a um bom tempo atrás, copiaram o mesmo manual europeu que manda trocar o óleo a cada 20 mil km (KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK) e aí já viu o resultado, biela voando pra todo lado
ExcluirOlá, Wesley!
ExcluirO manual do Marea era bem traiçoeiro... ele falava claramente que condições de trabalho severas implicavam em redução da quilometragem para troca, só que o que todo mundo considera uso normal eles consideram uso severo...
Mencionei isso na postagem:
http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2015/09/voce-pensa-que-sabe-hora-de-trocar-o.html
Um abraço,
Jeff
Olá Jeff. Ví a postagem "Você pensa que sabe a hora de trocar o óleo do motor? Parte 1" mas não encontrei a parte"2". Creio que não há a segunda parte, mas não custa perguntar.
ResponderExcluirAbração.
Olá, José Carlos!
ExcluirA parte 2 foi publicada no dia seguinte, você a encontra clicando no link "Postagem mais recente" ao final da parte 1, ou então indo diretamente para o link abaixo:
http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2015/10/a-hora-certa-de-trocar-o-oleo-do-motor.html
Um abraço,
Jeff
Como utilizo o smartfone, fui pelo link que você postou.
ExcluirMatéria muito interessante e útil.
Recomendo a todos os leitores a lerem com atenção e calma.
Abração.
Obrigado também por me tirar essa dúvida!
ExcluirMais de 50% dos leitores acessa o blog por smartphone, e sempre desconfiei que esse fosse um fator para postagens com uma enormidade de visitas não induzirem tamanha visitação em suas postagens vizinhas... está explicado.
Um abraço,
Jeff
Olá Jeff. Sobre a pergunta do Louis, acredito que os fabricantes (não todos, espero) façam a mesma economia burra com os automóveis. Adquiri em 2014 um Onix zero km e para minha surpresa o óleo estava no mínimo do mínimo... sujando a vareta apenas. Precisamos ficar atentos sempre!
ResponderExcluirOlá, Paulo!
ExcluirObrigado por confirmar aquilo que suspeitávamos... mas essa economia não é nada burra. Quanto antes o motor precisar de manutenção, mais cedo começam as vendas de peças e serviços, mais cedo o proprietário é convencido a trocar de carro, maiores os lucros.
Sobre não serem todos os fabricantes, resta a dúvida... se eles não fiscalizam o trabalho de suas afiliadas, são coniventes com as concessionárias que cedem à tentação do lucro fácil.
Isso só depende da Ética de seus proprietários, e essa coisa anda em falta há muito tempo.
Ou seja, não se pode confiar em ninguém. Melhor ser surpreendido pela honestidade de uma concessionária do que pelo prejuízo causado por essa fraude.
Grato pela informação, e um abraço,
Jeff
Verdade Jeff. Economia 'burra' qual nada... É muito esperta e eficiente. 'Burros' somos nós os compradores que confiam cegamente no fabricante. Abraço!
ExcluirObrigado pelo apoio, Paulo!
ExcluirEsperta e eficiente demais... passou da medida do tolerável.
Um abraço,
Jeff
Só lembrando, conversei com meu pai ontem, perguntei se ele verificava o nível de óleo dos carros zero km que comprou.
ExcluirEle confirmou que sempre fez isso (eu aprendi muita coisa com ele) e nunca encontrou qualquer problema de nível de óleo ou outros fluidos.
Mas isso foi há 20 anos... a concessionária nem existe mais.
Naquela época, era um detalhismo. Hoje em dia, comprar um veículo zero km e não verificar todos os itens seria ingenuidade.
Um abraço,
Jeff