terça-feira, 20 de setembro de 2016

A vida (e o poste) passando diante dos olhos...

Sabe aquele momento estranho em que tudo está a maior maravilha com a sua moto, não tem ninguém na estrada e você está felizão, e aí tudo dá errado?

Com moto é assim mesmo...


Note que ele comentou que o dia estava muito frio, e se preocupou em aquecer os pneus durante o trajeto.


O passeio seguia razoavelmente tranquilo, mas o piloto entrou acima da velocidade em uma curva que fechou mais do que ele esperava.

Os pneus ainda não teriam atingido a temperatura ideal? Talvez...

Mas tenho a impressão de que ele foi derrubado mais pelo medo de bater contra o poste (a fixação do olhar) do que por outro motivo...

Acredito que fosse possível fazer essa curva sem problemas (apesar da velocidade superior à permitida) se ele dominasse as técnicas de pilotagem exigidas por uma moto esportiva.

Esse é um erro muito comum de quem migra para uma moto de maior cilindrada.

Com qualquer moto e muito treino, é possível fazer misérias sem cair com uma moto...



Mas basta um pequeno erro de avaliação para a pedaleira raspar no chão, basta o receio de perder o controle da moto no momento decisivo, basta cravar o olhar naquilo que poderá acabar com a sua vida...

Basta a velocidade estar pouquinha coisa acima do possível para uma curva e você verá sua vida (e o poste) passando diante dos seus olhos...

Como você viu no vídeo, sua habilidade de sentir e controlar a moto é quem definirá se você vai sair inteiro ou não de uma curva.

Motos potentes não costumam dar uma segunda chance, por isso aprenda a dominá-la muito bem antes de sair por aí colocando sua vida e a dos outros em perigo.

Invista em você mesmo.

Antes de pensar em colocar um escapamento esportivo, treine e pratique manobrar sua moto como se sua vida fosse depender disso, porque uma hora ela irá.

Tente chegar perto da habilidade em baixa velocidade desse cara aí , isso irá te ajudar muito em situações como a do primeiro vídeo.

E nunca se esqueça que abusar da velocidade em rodovias é uma roleta russa.

Eu gelei todas as vezes em que ele passou por aquelas saídas de vicinais cobertas de terra... perder a tração sobre poeira é a coisa mais fácil para uma moto potente.

Rodovia não é autódromo — no circuito, o pessoal interrompe a corrida por causa de sujeira na pista.

Mas na estrada você nunca sabe o que poderá encontrar na próxima curva.

Um abraço,

Jeff

9 comentários:

  1. Pô... A placa aponta 60km e o rapaz a 140km... Ainda bem que ele não colidiu com o poste, onde o final seria muuuiiito diferente do que foi visto.

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    1. Essa é a maldição das motos potentes...
      Quem consegue rodar a 60 km/h com uma moto que chega a 200?
      Aí o piloto erra na avaliação e vai para o chão ou coisa pior que faz uam rima.
      A postagem de amanhã é justamente sobre respeito ou no mínimo atenção à sinalização viária.
      Um abraço,
      Jeff

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    2. acho que o problema esta na velocidade em que a moto chega a 200, todo mundo gosta de velocidade mas assim em vias publicas sempre me perguntei qual é o real motivo pros caras lançarem moto/carro tao potente. Se a velocidade mais alta no Brasil é de 120 deveria ser proibido vender qualquer coisa que passe disso, e assim por diante em outros pais, acho que também deveria ter uma lei que estabelecesse um tempo para os veículos alcançarem essa velocidade máxima.

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    3. Aí você já cai em outro problema.
      Uma reserva de potência é fundamental para fazer uma ultrapassagem rápida.
      Começar a ultrapassar uma carreta e descobrir que na verdade é um bitrem, nessas horas eu preferia ter uma boa cavalaria a mais para me livrar da encrenca. Mas ao colocar essa cavalaria extra disponível, o único filtro para evitar o entusiasmo excessivo é o juízo do motorista/piloto... e aí estamos mal servidos, como vemos todos os dias nos jornais as notícias sobre ultrapassagens desastrosas.
      Um abraço,
      Jefff

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    4. foi só um esboço da ideia questão, eu não quis entrar em muito detalhes mas a ideia é: realmente precisamos de uma moto que chegue e 300km/h em 1 minuto? ou a 100 em 2?

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    5. 2 segundos kkk hoje eu to fogo com a digitação

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    6. Concordo 100% contigo.
      As CB 400 chegavam a 160 km/h e ainda hoje os proprietários e as motos estão por aí pra contar histórias. As Hornet chegam a 270 km/h e já ceifaram muitas vidas e uma boa parte delas está no pátio de ferro velho da PRF.
      Um abraço,
      Jeff

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    7. Gostaria de complementar o meu comentário, onde um pouco antes da curva do acidente, há uma placa indicando a velocidade de 60km, sendo que o motociclista se encontra a exatamente 132km/h (congelei a imagem na cena da placa, ficando visível ambas as informações). Acredito que aquela placa tinha o objetivo de indicar uma velocidade segura para a curva, sendo que eu tenho a convicção de que até 80km/h é possível realizar a curva com segurança e tranquilidade. Creio também que colocaram aquela placa de velocidade, devido a acidentes anteriores nesta curva.
      Abração.

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    8. Certamente. Curiosamente, a postagem de hoje iria se chamar Placa de trânsito não é enfeite, mas ontem à noite mudei o nome para O primeiro acidente que podia ter sido o último.
      Justamente para mostrar isso que você falou, eu congelei algumas imagens enfatizando a existência de sinalização viária desconsiderada pelos pilotos acidentados
      Um abraço,
      Jeff

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