Vídeo encontrado na internet mostrando o estrago em um motor de Kansas que, surpreendentemente, rodou sem óleo...
A oficina autorizada dafra foi questionada se o motivo de o motor rodar sem óleo não teria sido a dafra dizer que ele usa só 1 litro de óleo, e as concessionárias colocarem só 1 litro de óleo, quando há muitos anos os proprietários sabem que na verdade ele usa 1,4 litro. Jezebel manda lembranças.
Olha só a resposta:
Agradeço ao leitor Wesley Souza que citou nosso blog!
E não posso deixar de dizer, a resposta da oficina foi brilhante!
"Geralmente o correto é seguir o que está no manual".
De fato, taí uma grande verdade.
E quando você segue exatamente o que está no manual, vê que no caso da Kansas a quantidade de 1 litro é insuficiente e você é obrigado a colocar quase meio litro de óleo a mais (400 mililitros) para atingir o nível correto... determinado pelo manual...
Essencialmente é o que faz a imensa maioria dos fabricantes e é isso que está na denúncia A esperteza dos fabricantes e a ingenuidade do povo, além de outras postagens aqui no blog.
O "geralmente" dito por eles também resolve a contradição de a dafra ter publicado dois manuais para a Kansas, um deles informando a quantidade que nem sequer molha a ponta da vareta medidora, e outro com o procedimento de medição do nível de óleo modificado que impede a descoberta desse fato.
A resposta da oficina autorizada deles é perfeita porque não compromete ninguém, nem assume uma coisa, nem assume outra — bons entendedores entenderão, e quem não entender, sempre poderá contar com os bons serviços da oficina autorizada.
Essa maneira de afirmar uma coisa sem se comprometer, dizendo apenas a verdade, me fez lembrar aquela campanha publicitária premiada da Folha de São Paulo e W/Brasil de 1987.
Estes vídeos dessa oficina autorizada dafra mostram que o pessoal entende bastante do trabalho deles.
Moto rodar sem óleo, estragar o motor com apenas 10 mil km e a dafra cobrir a garantia com um cilindro e peças zero km — o pessoal está fazendo de tudo para assegurar a satisfação do consumidor durante a validade da garantia.
A dafra é muito eficiente com casos de falta de óleo.
Há muitos anos os proprietários sabem disso.
Um abraço aos leitores,
Jeff
Quem sabe um dia após tantos casos alguém resolva isso de uma forma geral, pior que eu acho a Next tao linda ate queria adquirir uma... Queria...
ResponderExcluirA dafra traz boas motos para o mercado, o que mata são essas práticas que prejudicam os consumidores. Mas praticamente todas as empresas fazem isso, algumas com maior ou menor cara de pau. Sigo a política de ter a moto que eu gosto e depender o mínimo do mínimo possível de concessionárias. Levei a Jezebel unicamente para a revisão de 6 mil km, e quando o pessoal da oficina ficou surpreso ao ajustar as válvulas e ver que o cabeçote não estava carbonizado decidi não voltar nunca mais.
ExcluirUm abraço,
Jeff
desde que descobri o blog venho pensando sobre isso, no começo ate desanimei mas quando eu descobri que era tudo farinha do mesmo saco me acalmei, to na chuva é pra se molhar. Só tenho medo de precisar de alguma peça e não encontrar ou encontrar por um preço absurdo, já tomei a decisão de não depender de nenhum lugar só em peças e eu mesmo cuidar da minha moto porque só nos mesmo para valorizarmos o que é nosso. Eu levei a minha moto até a revisão de 8 mil que era quando eu teria que arcar com o custo total, ai quando o cara veio com o orçamento de mais de R$500 reais nunca mais apareci la!kkkk foi ai que começou a minha peregrinação pela aprendizagem, no começo eu fazia vista grossa mas agora vejo que não posso ter preguiça tem que meter a mão na massa mesmo.
ExcluirEncarar a manutenção da moto faz parte da experiência, faz parte do espírito motociclista. É lavando a moto que você encontra parafusos soltos, é trocando a vela que você descobre que o motor está mal regulado... esse conhecimento adquirido para o resto da vida faz parte da brincadeira.
ExcluirUm abraço,
Jeff