terça-feira, 27 de outubro de 2015

Quando a honda ainda era Honda

Saca só esse carro-conceito criado pela engenharia da honda e apresentado no Salão de Frankfurt:
Ibagem e reportagem: http://edition.cnn.com/2015/09/10/autos/honda-half-motorcycle-half-race-car/index.html

Bas que berda é essa?

Não está faltando um pedaço, a obra é essa mesma que você está vendo.


Parece que construíram o carro e só lembraram depois que precisava de um lugar para o piloto, aí fizeram um puxadinho ali do lado. 
Imagem e reportagem: http://edition.cnn.com/2015/09/10/autos/honda-half-motorcycle-half-race-car/index.html

Veja a reportagem da CNN neste linkE tente encontrar uma palavrinhazinha só de crítica...

Sabe o que é isso aí?

Os criadores dizem que é um carro de corrida híbrido que dá ao condutor "a sensação de pilotar uma motocicleta".


E pelo visto, também dá a mesma segurança. Nenhuma.

Ainda bem que coisas como estas não acontecem em corridas:

Ops...

Fala sério, a honda já fez coisa muito melhor que isso.

Tá certo que carro-conceito é criado apenas para chamar atenção e atrair a imprensa, não tem obrigação de ser fabricado.

Mas faz favor, né?


Busquem atenção por alguma coisa que surpreenda e encante, e não que seja motivo de chacota por conta da idiotice do projeto.


Voltem a fazer coisas como a Honda era capaz de fazer antigamente...

Breve história da Honda antes de ser honda


No tempo do seu Soichiro Honda, que conduzia as coisas ele mesmo com a mão na massa, a Honda (naquela época, com H) escreveu uma história verdadeiramente admirável.

A empresa nasceu em 1937 fabricando autopeças de má qualidade (seu Soichiro mesmo que contou), atravessou a guerra, reconstruiu tudo depois de um bombardeio e dois terremotos, faliu e renasceu das cinzas fabricando bicicletas motorizadas — e só construiu a primeira motocicleta de verdade em 1947.

De verdade, mas por precaução e por causa da escassez do pós-guerra, ainda com pedais... Às vezes fazem uma falta... 
Imagem: http://world.honda.com/history/limitlessdreams/atype/

O seu Soichiro sonhava alto e não perdeu tempo — sempre aprimorando seus produtos, inscreveu suas motos em competições internacionais, a primeira delas aqui no Brasil, em Interlagos, apenas 6 anos depois. 
Imagem: http://www.honda-museum.com/racing-bikes/

E não se passaram 16 anos da primeira moto, ele já estava construindo carros — e naquela época Honda ainda não era Honda.

O primeiro automóvel da Honda foi este aqui, o T-360 com motor 4 cilindros de 30 hp, lançado em 1963:
Imagem e histórico: https://en.wikipedia.org/wiki/Honda_T360

E apenas dois anos depois dessa coisiquinha a Honda já estava disputando e ganhando corridas na Fórmula 1 (tá certo que naquela época a Fórmula 1 estava mais para Corrida Maluca do que hoje).

Esse aí debaixo é o carro que deu "inspiração" para aquela monstruosidade híbrida lá de cima — a empresa que começou motorizando bicicletas ainda não era maior de idade e já em 1965 tinha um Fórmula 1 com motorzão V12 de 230 cavalos, tudo de projeto próprio:
Imagem: https://en.wikipedia.org/wiki/Honda_RA272

Foi o primeiro carro da Honda a ganhar uma corrida de Fórmula 1 já faz meio século. Putz, tô clássico. E lembrei agora, a primeira vez que vi um F1 foi quando meus pais me levaram para assistir Grand Prix no cinema... estória inspirada em parte na Honda (Yamura). Será que é por isso que eu... Uh, preciso falar urgente com os meus psiquiatras.

A Honda mal tinha começado a fabricar automóveis e o RA272 já estava alinhado com o que de melhor havia há 50 anos, ainda na época dos F1 charutinhos... olha lá na frente o Honda 22 na primeira fila enquanto o Dick Vigarista queima a largada.
Imagem: http://www.f1fanatic.co.uk/2009/06/29/when-did-f1-cars-look-their-best-poll/hill_clar_gint_zand_1965/

No tempo em que o seu Soichiro esteve vivo, a Honda continuou fazendo coisas incríveis que davam muito orgulho a todos, só quem viveu é que viu.
Imagem: http://www.f1fanatic.co.uk/2015/05/20/rosberg-could-score-first-monaco-hat-trick-since-senna/mp4-5b-mcla-senna-06-1990/

Com o aval do seu Soichiro, a Honda foi pioneira no desenvolvimento da tecnologia de robôs humanoides com o Asimo...
Imagem e reportagem: http://akihabaranews.com/2013/10/16/article-en/japanese-robots-asimos-nemesis-grows-stronger-will-honda-respond-video

E sob sua liderança se lançou no desenvolvimento de um avião a jato, o HA-420, que começa a ser comercializado agora.
Imagem e ficha técnica: https://en.wikipedia.org/wiki/Honda_HA-420_HondaJet

Naquele tempo, Honda era Honda.

Será que o seu Soichiro ia compactuar com esta outra... ahn... criação da honda exposta no Salão de Tóquio?

Imagem e reportagem: http://g1.globo.com/carros/noticia/2015/10/salao-de-toquio-tenta-antecipar-o-futuro-dos-carros.html

Será que se o seu Soichiro ainda estivesse vivo, ia deixar essa nova geração de engenheiros ficar jogando dinheiro fora com essas coisas ridículas que não são nem carro, nem moto e que não servem nem para demonstrar tecnologia porque são máquinas inúteis ou temerárias? Hummm... falaram a mesma coisa das carruagens sem cavalos... mas divago.

O irmão do seu Soichiro morreu em uma corrida de carros ainda antes de a Honda nascer, e por isso ele sempre cobrava de seus engenheiros a preocupação com a segurança...


Esses carros-conceito monstruosos são prova de que os novos engenheiros esqueceram os fundamentos que nortearam a empresa.

O piloto de provas correria risco de vida do lado de fora daquela banheira lá de cima — não precisa ser nenhum géneo para ver que em uma colisão lateral com qualquer coisa, até a barreira de pneus, o coitado do piloto não teria proteção adequada... 

O Senna morreu apesar de estar muito mais protegido. O nível de exposição do piloto oferecido por aquela coisa está quase no nível dos carros de corrida dos anos 30 que mataram o irmão do seu Soichiro.

Com os engenheiros da nova geração fazendo coisas como essas aberrações, não é à toa que a McLaren-Honda está disputando as últimas posições no campeonato deste ano.
Reportagem: http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2015/09/com-paciencia-no-fim-mclaren-pede-cabeca-de-diretor-da-honda-na-f-1.html


Outra coisa:

Será que o seu Soichiro ia permitir que a filial brasileira colecionasse tantos casos de motores de motocicletas abrindo o bico fundindo ainda em garantia por causa desse escândalo do óleo, tendo que jogar fora projetos recém lançados e mesmo assim não conseguindo resolver o problema


A honda perdeu o rumo, e já tem um tempinho.


Uma empresa que antes se destacava pela inovação, agora se destaca por carros-conceito duvidosos e motores sem confiabilidade, seja na Fórmula 1, seja aqui nas ruas brasileiras. 

Pergunte aos donos de motos honda pequenas de 2011 para cá... Já até virou motivo de piada na internet.

É engraçado, mas é triste, porque no final a conta pesa no bolso dos proprietários.

E todo mundo perde com isso, inclusive a honda a longo prazo.

Um abraço,


Jeff

PS: Resfriado de pribavera é uba berda.

6 comentários:

  1. Boa Jeff. O carrinho lá de cima me lembrou meus tempos de moleque, descendo as ladeiras em carrinho de rolimã.
    Melhoras e que Deus te abençõe.

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  2. Respostas
    1. Obrigado pelos votos de melhoras, José Carlos. Repouso e cházinho, aamnhã já estou pronto pra outra...
      E bacana o vídeo, Victor!
      Foi interessante ver a invasão japonesa pela ótica europeia, eu só tinha visto pelo ponto de vista dos americanos.
      Um abraço,
      Jeff

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  3. Tempos em que a honda produzia inovações como o nsx. Puts

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  4. Tempos em que a honda produzia inovações como o nsx. Puts

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