Quando escrevi a postagem originalmente, cometi um erro: o fórum não desapareceu do google — eu que não vi o link. Aconteceu também uma coincidência estranha: a página inicial do fórum naquele dia em que pesquisei estava inacessível, e hoje não está. Então estou modificando a postagem eliminando as referências incorretas, porque o que é certo é certo. Peço desculpas a quem leu a versão inicial.
Existem empresas que dão tiros nos pés, ficam mancando durante um tempo e depois dão a volta por cima — estão aí a ford, gm, vw, fiat, toyota, honda, yamaha, suzuki, kawasaki e mais uma pá.
E existe uma empresa em particular que sobrevive com tiros nos pés, mãos, cabeça, todos dados por ela mesma, graças ao que eu só posso chamar de excesso de esperteza. Esperteza não é crime, mas em alguns casos devia ser.
O resultado é que os esqueletos que essa empresa pensava ter escondido espertamente dentro do armário continuam voltando para assombrar a todos:
Reportagem: http://diariodesantamaria.clicrbs.com.br/rs/geral-policia/noticia/2015/10/moto-quebra-no-meio-em-plena-rua-e-motociclista-fica-ferido-em-santa-maria-4861179.html
Aconteceu de novo no dia 02 de outubro de 2015, mais uma dafra Kansas se partiu ao meio sozinha por conta de um chassi mal projetado / mal construído.
Essas quebras de quadro vêm acontecendo desde o lançamento da Kansas, foram amplamente discutidas no fórum de proprietários de dafra no qual eu participava, e esse escândalo também foi denunciado aqui no blog.
Um dos armários cheio de esqueletos que eu falei é este aqui:
E há (ou havia) muitos outros ossos duros de roer lá dentro.
A imagem acima foi tirada do fórum de proprietários da dafra, onde o assunto foi tratado por muito e muito tempo, perdi a conta de quantas postagens fiz sobre o assunto, inicialmente defendendo a empresa e depois denunciando o problema. E também denunciando o escândalo da falta de óleo e das informações incorretas do manual do proprietário, esperteza que na época eu pensava que somente a dafra cometia.
Apesar da infinidade de casos ocorridos, a dafra nunca convocou o recall e o resultado está aí, mais um esqueleto dando as caras (felizmente da moto e não do proprietário, que se esfolou todo, mas não morreu):
Agora que aconteceu mais um caso, olhe bem para esta foto, senhor Creso Franco proprietário da dafra, e pergunte a si mesmo:
Por que raios, apesar de ter sido avisada, ter amplo conhecimento do problema, ter sido interpelada pelo ministério público, minha empresa não convocou um recall para impedir que casos como esses voltassem a acontecer?
Por que não resolveram o problema da maneira correta e deixaram que isso voltasse a lembrar a todos que a dafra foi omissa em sua responsabilidade primordial com a segurança do produto para seus clientes?
Por que minha empresa não cumpriu com sua obrigação legal e moral, e preferiu ficar elaborando defesas com advogados eloquentes em vez de eliminar o problema na raiz com engenheiros capacitados?
Reportagem: http://www.autohoje.com/index.php/noticias/noticias/item/50128-ford-quer-esquecer-escandalo-dos-pneus-firestone
Ops, errei a figura...
Era para ser esta aqui:
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Pois é, seu Creso, dono da dafra...
Mais fácil fazer acordo com grandes empresas para recuperar a imagem da dafra do que convocar o recall das "baratas motos chinesas", né?
O problema não é a incompetência e negligência de sua empresa em resolver os problemas das motos, é a "sofisticação do mercado brasileiro"...Tá bom... conta outra...
Fala sério, no seu entender o problema somos nós, os clientes, seu Creso? Sério problema de percepção dos fatos detectado.
A dafra teve um início brilhante quando começou a vender motos chinesas com qualidade razoável por um preço menos ganancioso do que o praticado pelas grandes japonesas.
Chegou a ultrapassar as vendas da j. toledo suzuki e tinha um céu de brigadeiro pela frente, vendendo motos populares a preços menos impopulares.
Conquistou uma galera de simpatizantes que participaram ativamente do fórum de proprietários — eu mesmo cheguei a torcer por eles.
Cheguei a defender a empresa inicialmente, acreditando que casos como esses acima fossem manobra da concorrência para impedir seu crescimento no mercado.
No entanto, conhecer pessoalmente proprietários que tiveram suas motos partidas ao meio me fez mudar de opinião — contra fatos não há argumentos, realmente havia um problema sério de fabricação.
Mas os proprietários da empresa preferiram fazer de conta que não, que não havia problema algum, e que não precisariam fazer nada para evitar que pessoas eventualmente viessem a morrer.
Essa falha gravíssima de motos se partindo ao meio sem um recall do fabricante seria motivo de ESCÂNDALO PÚBLICO em qualquer país sério — por muito menos diretores da vw alemã, talvez até o ex-presidente, irão para a cadeia.
O resultado dessa inação está aí para todo mundo ver.
Reforçar o chassi das motos Kansas 2010 em diante não impediu que as fabricadas em 2008 e 2009 continuassem se partindo ao meio.
Resta aos proprietários tomar cuidado e tomar as providências necessárias para não morrer por conta da conduta omissa e negligente da empresa dafra.
Quanto ao proprietário da moto quebrada acima, ele teve a resposta padrão quanto ao "eventual problema":
Agradeço especialmente ao leitor Eduardo Bernardon de Porto Alegre que fez a gentileza de enviar o link da reportagem do Diário de Santa Maria.
Um forte abraço,
Jeff
Jeff, como não achei um botão para enviar a minha pergunta de outra maneira, faço-a aqui nos comentários deste post mesmo, direcionada a você, demais colaboradores do blog e leitores (ou seja, quem puder responder rsrs):
ResponderExcluirVocê sabe informar se existe algum motivo em específico - além de economia na fabricação - para os fabricantes de motos dispensarem itens de segurança como o pisca-alerta?
Há situações em que eu quero deixar um pedestre atravessar a rua ou permitir que um motorista cruze minha preferencial, mas fico com receio de fazer isso porque não há como os motoristas atrás de mim saberem da minha intenção sem que eu pare completamente a moto e coloque os pés no chão e fazer isso se tornaria muito menos prático que simplesmente passar direto e não fazer aquela boa e velha cortesia.
Além disso, existem aquelas situações em que é imprescindível parar a moto, aí o "pisca-alerta" existente é a ausência do piloto em cima da moto, ou os pés do mesmo apoiados no chão, que dificilmente alguém conseguiria enxergar em locais deficientes de iluminação pública. Para amenizar, deixo a seta ligada, mas seta e pisca-alerta sinalizam ações diferentes, se eu não estiver enganado.
Abraços.
Verdade! realmente tem algumas motos que tem isso e outras não..
ExcluirMas não creio que seja por conta de economia, mas talvez as sujas e imundas fabricas pensam que uma moto não "necessite" de pisca-alerta porque de acordo com as nossas gloriosas leis, não podemos parar nem ter algum direito no transito, afinal estamos em "motos"!!!
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirPois é, Spirit. Uma pena. :/
ExcluirSe bem que acabei de dar uma lida no CTB e lá consta que o pisca-alerta só deve ser usado em situações excepcionais. Ou seja, a imensa maioria dos motoristas o usa de maneira incorreta e as pessoas interpretam o uso de maneira incorreta também (inclusive eu). Então a primeira parte da minha pergunta não faz sentido. Eu particularmente acho isso uma pena, pois quanto mais maneiras de comunicação entre os envolvidos no trânsito houver, melhor, na minha opinião de leigo.
Mesmo assim, isso não justifica a ausência do dispositivo em motos. Em caso de pane mecânica, por exemplo, podem argumentar que uma moto pode ser facilmente empurrada, entretanto nem sempre há um lugar seguro ao qual a moto possa ser empurrada. Se acostamento for delimitado por alguma barreira física, vou empurrar a moto para onde? Ficar parado no acostamento de uma rodovia, mesmo com sinalização adequada, já é preocupante, imagina sem...
Olá, pessoal
ExcluirObrigado por acompanharem o blog!
Programei uma postagem sobre esse assunto do pisca-alerta para dia 8/10.
Até lá e um abraço,
Jeff
Jeff talvez o motivo para terem sumido com o forum dafra (parte dos quadro quebrados) seja o lançamento da Horizon 150.
ResponderExcluirNa minha opnião ficaram sem justificativas para aumentar o preço de 6.900,00 para 7.900,00 e então mudaram o nome, e reforçaram o quadro (eu acho afinal são 30kg a mais) e agora cobram um pequena quantia de 7.900,00. já ia me esquecendo melhoraram o motor para ela sair da imobilidade. segue o link: http://g1.globo.com/carros/salao-duas-rodas/2015/ao-vivo.html
Olá, Ygor
ExcluirVocê foi um dos poucos que leram a versão inicial da postagem, que retifiquei. Na verdade o fórum não sumiu, eu é que não vi. Esperava encontrar uma infinidade de links para ele, mas o google agrupou todos em um único atalho, que eu não vi. Mas pretendo fazer uma postagem sobre essa Horizon 150.
Um abraço,
Jeff