Jeff, como não achei um botão para enviar a minha pergunta de outra maneira, faço-a aqui nos comentários deste post mesmo, direcionada a você, demais colaboradores do blog e leitores (ou seja, quem puder responder rsrs):
Você sabe informar se existe algum motivo em específico — além de economia na fabricação — para os fabricantes de motos dispensarem itens de segurança como o pisca-alerta?
Há situações em que eu quero deixar um pedestre atravessar a rua ou permitir que um motorista cruze minha preferencial, mas fico com receio de fazer isso porque não há como os motoristas atrás de mim saberem da minha intenção sem que eu pare completamente a moto e coloque os pés no chão e fazer isso se tornaria muito menos prático que simplesmente passar direto e não fazer aquela boa e velha cortesia.
Além disso, existem aquelas situações em que é imprescindível parar a moto, aí o "pisca-alerta" existente é a ausência do piloto em cima da moto, ou os pés do mesmo apoiados no chão, que dificilmente alguém conseguiria enxergar em locais deficientes de iluminação pública.
Para amenizar, deixo a seta ligada, mas seta e pisca-alerta sinalizam ações diferentes, se eu não estiver enganado.
Abraços.
Olá, Robson! Obrigado por acompanhar o blog!
Para começar, deixa eu aproveitar para tirar uma dúvida bastante comum:
Muita gente não encontra o formulário de contato, e isso acontece porque a maior parte do pessoal acessa o Minha Primeira Moto via smartphone — a telinha é pequena.
Quem usa o PC encontra uma barra vertical na lateral direita com várias informações que ajudam a fazer pesquisas no blog:
Além de uma relação de Principais postagens escolhidas pelos autores para figurar em destaque, existe a relação As mais lidas, atualizada automaticamente conforme o volume total de visitação.
Quer saber como pesquisar um assunto no blog?
Logo abaixo você encontra o campo Procurando algo? para fazer pesquisas via google em todas as postagens — muito útil.
Existe também uma classificação por Temas, onde você poderá pesquisar uma relação agrupando todas as postagens sobre um determinado assunto.
Dica: O tema Denúncia tem muita coisa bem interessante...
Continuando a descer a página existe o Arquivo do Blog com todas as postagens por ordem de data — é só clicar na setinha para abrir o índice de postagens mês a mês e, clicando na setinha de cada mês, você encontra uma relação dia a dia.
Mais abaixo você encontra um campo para quem quiser Receber atualizações no seu e-mail, basta digitar seu endereço e você receberá um informe assim que uma postagem nova for publicada.
O blog não usa esse endereço para nada, mas não sei o uso que o FeedBurner poderá fazer. Não costumo me cadastrar nesse tipo de coisa.
Logo abaixo vem o endereço do blog no facebook, que eu não consigo acessar para responder os comentários feitos por lá, um link para Curtir a página.
Por fim há a seção Colaboradores — onde você encontra os endereços de e-mail para se comunicar diretamente com os autores do blog. Alguns endereços estão em duplicidade, mas eu não acho mais a aba para corrigir isso...
Last but not least, ao final da coluna estão os links para Blogs que gostamos.
*****
Agora que todo mundo já sabe que esses recursos existem, vamos à resposta da pergunta do Robson:
Os fabricantes não instalam pisca-alerta apenas por economia de fabricação mesmo.
Como a motocicleta é um veículo pequeno que quase não ocupa espaço no acostamento, a lei não obriga a instalação de pisca-alerta, assim o fabricante não instala.
Ignoram que as condições de trânsito de hoje não são como as de 50 anos atrás, e o pisca-alerta se tornou uma necessidade diante das situações que você mencionou.
Quanto às limitações de utilização do pisca-alerta definidas no código de trânsito, penso que o código está cheio de boas intenções, mas quem sente na pele o perigo que corremos, só nós mesmos.
Jezebel, a Kansas, tem pisca-alerta, enquanto Edith, a Fenix Gold, não tem.
Então sinto falta do pisca-alerta na estrada em dias de chuva extrema, quando parar no acostamento pode ser mais perigoso do que continuar em baixa velocidade.
Nessa situação o código diz para não usar o pisca-alerta, mas é o meu couro e a minha moto que estão na linha de tiro, então quero mais é que o código se exploda, quero garantir minha visibilidade e não ser atropelado.
Em compensação, acho pouco prático usar o pisca-alerta quando há pedestres atravessando a faixa de segurança.
Acho mais rápido usar o sinal universal de braço levantado acenando para indicar a existência de um problema à frente; no caso o braço direito, enquanto a mão esquerda segura a embreagem e o pé direito controla a frenagem.
Talvez eu faça isso influenciado pelo fato de usar duas motos — o lampejador do farol de uma fica no lugar do pisca-alerta da outra, então acabo usando sempre o aceno de mão por segurança, vale para qualquer moto que eu esteja usando sem precisar pensar e perder um tempo que pode ser suficiente para evitar uma situação de risco.
Quanto à boa e velha cortesia, tenho uma postagem sobre isso recomendando exatamente o que você faz, chamada Não seja gentil no trânsito.
Não seja gentil no trânsito se isso puder colocar a sua segurança em perigo, afinal somos tão vulneráveis quanto pedestres no meio dos carros.
Outro motivo que adia a adoção do pisca-alerta por parte dos fabricantes é a compatibilidade com as peças existentes.
Quanto às limitações de utilização do pisca-alerta definidas no código de trânsito, penso que o código está cheio de boas intenções, mas quem sente na pele o perigo que corremos, só nós mesmos.
Jezebel, a Kansas, tem pisca-alerta, enquanto Edith, a Fenix Gold, não tem.
Então sinto falta do pisca-alerta na estrada em dias de chuva extrema, quando parar no acostamento pode ser mais perigoso do que continuar em baixa velocidade.
Nessa situação o código diz para não usar o pisca-alerta, mas é o meu couro e a minha moto que estão na linha de tiro, então quero mais é que o código se exploda, quero garantir minha visibilidade e não ser atropelado.
Em compensação, acho pouco prático usar o pisca-alerta quando há pedestres atravessando a faixa de segurança.
Acho mais rápido usar o sinal universal de braço levantado acenando para indicar a existência de um problema à frente; no caso o braço direito, enquanto a mão esquerda segura a embreagem e o pé direito controla a frenagem.
Talvez eu faça isso influenciado pelo fato de usar duas motos — o lampejador do farol de uma fica no lugar do pisca-alerta da outra, então acabo usando sempre o aceno de mão por segurança, vale para qualquer moto que eu esteja usando sem precisar pensar e perder um tempo que pode ser suficiente para evitar uma situação de risco.
Quanto à boa e velha cortesia, tenho uma postagem sobre isso recomendando exatamente o que você faz, chamada Não seja gentil no trânsito.
Não seja gentil no trânsito se isso puder colocar a sua segurança em perigo, afinal somos tão vulneráveis quanto pedestres no meio dos carros.
Outro motivo que adia a adoção do pisca-alerta por parte dos fabricantes é a compatibilidade com as peças existentes.
As motocicletas chinesas, por exemplo, usam peças universais, o conjunto de interruptores de um modelo é utilizado em várias motos de vários fabricantes, e todos são iguais aos que alguma honda, yamaha, suzuki ou kawasaki usou em algum modelo em alguma época em algum país do mundo — as peças sempre foram produzidas na China...
Para usar pisca-alerta, a carcaça do conjunto teria de ter o botão, o fio incorporado ao chicote e o relé com capacidade de acionar todos os piscas ao mesmo tempo, e aí entra o fator custo.
Comparado ao preço da moto isso seria uma merreca, mas em uma indústria que economiza até arruela porque milhões de arruelas por ano representam um valor significativo, o pisca-alerta é visto como um luxo dispensável.
Um abraço,
Jeff
Obrigado pelos esclarecimentos, Jeff.
ResponderExcluirPoxa, motocicletas são prazerosas por tantos motivos, mas as vezes desmotiva quando parece que todo o resto está jogando contra a gente. :/
Só quem entende um motociclista é outro motociclista.
hahahahah verdade mano.
ExcluirConcordo com essa questão do chicote e dos botões.
As vezes que viajo e pego os nevoeiros absurdos perantes as florestas, onde é mais fechado, eu realmente sinto uma necessidade TREMENDA de acionar o pisca alerta pros caras que vem vindo pelo menos perceber que eu estou indo bem devagar.
Afinal ja que não da pra ver nem um palmo à sua frente apenas o feixo da luz do farol (se voce ja pegou um nevoeiro nervoso na vida vai saber do que estou falando) as 6 horas da manhã kkkkk realmente faz falta os 4 piscas ressoarem ao mesmo tempo...
Mas eu deixo que pisquem o da esquerda e aciono os da direita, e vou indo assim. pelo que pareceu os motoristas que ja não viam nada, perceberam bem meus piscas alaranjados e desviaram tranquilamente.
Quando voltávamos de Foz do Iguaçu, nosso grupo de quatro motos pegou um nevoeiro tão denso na região do Parque que não víamos mais uns aos outros. Cada um tomou a iniciativa de parar bem longe da pista porque não víamos nada. Foi só quando limpou um pouco que descobrimos que estávamos parados a menos de 10 metros uns dos outros. Tenso.
ExcluirE uma coisa curiosa quanto à neblina (não o nevoeiro, que é molhado): ela é muito mais intensa sobre a estrada do que na mata em volta. A poluição concentrada do escapamento dos veículos se encarrega de favorecer a condensação. Quando você sobrevoa uma estrada logo ao nascer do dia, vê ela toda encoberta enquanto o restante da paisagem está completamente limpo em volta. É bizarro.
Um abraço,
Jeff
Detalhe: As quatro motos tinham pisca-alerta e nem assim eles eram visíveis a 10 metros de distância.
Excluirhushuhsauhsu imagino!
ExcluirInteressante essa distinção de nevoeiro e neblina! valws!
Tem uma musica especial pra esses momentos!
https://www.youtube.com/watch?v=PEQWhktlzlA