Você aciona a embreagem com a moto parada em primeira marcha na sinaleira e o motor fica dando trancos.
Isso é sintoma de embreagem desregulada, e é fácil de regular tanto no ajustador superior do cabo perto do manete, quanto no inferior perto do motor.
Mas se acontece de você regular e pouco tempo depois (um dia ou dois) o problema voltar, aí já não é mais sintoma de falta de regulagem, é sintoma de cabo desfiando prestes a se romper.
Outro sintoma é o manete de embreagem pesado e as marchas dando tranco durante a passagem — você pensa que o problema é a embreagem (e alguns mexânicos poderão se aproveitar do seu desconhecimento para cobrar pela troca da embreagem, quando na verdade trocarão apenas o cabo, um item muito barato).
Afaste a proteção de borracha do manete e confira se algum ou alguns filamentos do cabo estão desencaixados neste ponto aqui:
Encontrando filamentos rompidos, providencie a troca antes que o cabo arrebente de vez e te crie uma situação complicada no trânsito.
O mesmo critério de avaliação serve também para os cabos do freio dianteiro e do acelerador.
Fazer a lubrificação e também a troca preventiva dos cabos te livra de parar no meio do trânsito e precisar sair empurrando a danada. Não que ela não goste de ser levada para passear.
Se a troca do cabo de embreagem não resolver, isso indicará que os componentes da embreagem estão gastos e precisam de substituição.
Os componentes que mais se desgastam são os discos de cortiça da embreagem, depois os separadores de aço.
Eles atuam dentro da carcaça da embreagem, aquela peça com recortes em forma de torre de castelo, que também se desgasta pelo atrito.
Na minha experiência com Jezebel, apenas a troca dos discos de cortiça aos 35 mil km permitiram que ela chegasse aos 80 mil km, e agora está pedindo a troca de todo o pacote de discos, inclusive os separadores de aço.
Somente ao abrir a tampa direita do motor e desmontar o conjunto da embreagem é que saberemos se a carcaça da embreagem também está pedindo substituição, o que considero muito provável.
Peças se desgastam pelo uso, não tem como evitar.
Esse desgaste é o responsável pela trepidação: quando o pacote de discos está acoplado (embreagem não acionada), as peças estão travadas umas com as outras.
Com a embreagem acionada, as peças soltas encontram grandes folgas, girando e causando o desbalanceamento do conjunto da embreagem, o que provoca aquela trepidação característica somente enquanto o manete é pressionado.
Um abraço,
Jeff
Na minha Twister acontece de manhã, ao engatar a primeira e soltar a embreagem devagar, a moto não inicia a marcha de forma contínua, dá umas arrancadinhas, nos demais câmbios, tudo normal.
ResponderExcluirOlá, Leitor!
ExcluirAlém dos discos de cortiça desgastados, os discos de aço da embreagem podem estar empenados, ou a carcaça da embreagem pode estar desgastada.
Um abraço,
Jeff