terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Minha primeira moto será uma alta cilindrada (500 para cima)

Boa sorte e que Deus te acompanhe! (porque você vai precisar...)




Eu discordo do autor do vídeo que chamou o piloto aprendiz de idiota — os erros que ele cometeu são os erros típicos de quem nunca pilotou.

Ele desgarrou na curva porque se preocupou com o problema, e não com a solução — o resultado é que a moto vai para onde o seu olhar estiver focado.

O piloto pensou que estava em velocidade excessiva para a curva e nem passou pela cabeça dele frear por receio de cair.


Para tentar consertar a trajetória, ele esterçou instintivamente na direção da curva, sem saber que as motos são pilotadas com contra-esterço — acima de uma velocidade mínima, acima daquela velocidade ridícula que você roda na moto-escola, uma moto vai na direção oposta daquela para a qual você vira o guidão.

Ele não teve tempo de aprender a usar o peso do corpo para corrigir a trajetória em uma curva, isso é algo que se aprende com o tempo em motos pequenas.

Por isso que digo que não é vantagem alguma começar a pilotar de cara com uma moto de grande potência.

Porque além do risco óbvio de se matar por falta de domínio da moto, o prejuízo no primeiro tombo besta ficará na casa dos 5 mil reais, se você tiver sorte de quebrar pouca coisa.


Se for uma pancada um pouco mais feia, o reparo poderá chegar ao custo de 120% do valor da moto.


Maluco, né? Mas isso aqui é Brasil.


Não dá para ter moto de alta cilindrada sem ter um senhor seguro, que não cobrirá o custo da franquia. 

Franquia que fica na casa dos 5 a 10 mil reais para mais, e que sai integral do bolso do acidentado.


Para saber mais sobre os riscos de se aprender a pilotar com uma moto de alta potência, veja as postagens seguintes.


Para quem pensa em pegar uma esportiva de alta cilindrada:


Apresentação


Virei para um lado e a moto foi para outro


Nunca trave o olhar


Curvas e tombos


Chicotadas e curvas


Posso frear durante a curva?


Ressonância, oscilação e instabilidade


É assim que se quebra o quadro da moto


Suicídios e assassinatos


Pneu liso faz a moto andar mais rápido?


O cara que pensa que sabe pilotar 

Especificamente para quem está pensando em uma custom de alta cilindrada:

Entendeu porque capacete aberto não serve para nada?


Pilotar exige o corpo todo...não é só sentar e acelerar


Um abraço,

Jeff

7 comentários:

  1. Uma 250 monocilíndrica já e considerada "alta" cilindrada estava pensando em uma lander, tenho 1,78 e já subi varias veses em uma e parada não achei pesada nem alta.

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  2. Laredo, considero alta cilindrada uma 600 para cima, Agora tem também a 500, já é uma moto mais difícil de dominar. Como eu disse na apresentação, uma 250 já é um pouco arisca, então o cuidado tem que ser redobrado na hora de usar o acelerador, até pegar as manhas dela. Uma Lander é uma moto mais reduzida, ou seja, a velocidade final não é tão alta quanto a de uma Twister ou Ninjinha, mas a aceleração é intensa. Sempre é possível começar com uma cilindrada um pouco mais elevada, apenas os riscos são maiores, portanto o cuidado precisa ser maior.
    Um abraço,
    Jeff

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  3. Boa noite Jeff ... Estou adorando os post do blog, me ajudando bastante a pensar na escolha de minha primeira moto a ser comprada mês que vem. Queria aproveitar pré pedir uma opinião... Será q a virago 535 representa risco como primeira moto? Infelizmente ou felizmente as 250 na minha cidade custam o mesmo valor das 535 então estou cogitando essa possibilidade...


    Desde já muito obrigado pelos posts e pela atenção

    Abç

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    1. Olá, Rafael!
      Obrigado, fico feliz de saber!
      Uma 535 em bom estado é uma moto para se agarrar e não deixar escapar, é rara. Justamente por ser rara, também é complicado achar peças para ela. Mas a confiabilidade das Virago é famosa.
      Mas para começar como primeira moto, é pesada e muito potente para quem nunca teve experiência com motos. Aprender a dominar a moto em curvas é a coisa mais traiçoeira em uma moto potente e pesada.
      Devido ao peso ela oferece mais resistência para inclinar e fazer uma curva, o que induz o novato a esterçar o guidão. Não sei se você já leu a postagem sobre contra-esterço, quando você vira o guidão da moto acima de uma certa velocidade (uns 40 km/h), a moto vai no sentido contrário do que você esterçou.
      E isso é a principal causa do pessoal sobrar na curva na primeira viagem em rodovia com a moto. Ela age de maneira diferente do que o pessoal está acostumado na cidade, a inexperiência em fazer curvas em alta velocidade e dominar uma moto pesada aumenta o risco de perda de controle.
      Tem algumas postagens sobre isso:

      http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2014/02/virei-para-um-lado-e-moto-foi-pro-outro.html

      http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2015/05/nao-basta-acelerar-tem-que-saber-fazer.html

      http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2015/06/o-cara-mais-sortudo-do-mundo.html

      http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2015/11/exercicio-para-praticar-o-contra-esterco.html

      Avalie bem os riscos disso tudo. Eu já considero uma 250 arisca demais para quem está começando.
      Talvez o ideal seja agarrar essa 535 (se estiver valendo a pena), guará-la na garagem e ir praticando com uma 125/150 até pegar a prática para o grande dia de ir para a estrada com a moto dos sonhos!
      Um abraço, e felicidades com sua nova moto,
      Jeff

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    2. Bendito dia de folga!!! Encontrar treinamento teu blog e dei uma lida geral em vários posts. E encontrei vários pontos pertinentes em seus comentários.
      Ando de motos desde os 15 anos, (hoje tenho 45), mas passo muito tempo sem andar, é só tive uma Factor 150 que passei pouco mais de um mês com ela. Treinei conta esterço, curvas, e vários dos conceitos que vi aqui. Alguns bem abstratos como conceitos, mas muito eficazes na prática.
      Agora vou subir de degrau e pegar uma Z300.
      Será que vou ter muita surpresa na pilotagem ou seria melhor pegar uma Shadow 600? Falo isso pela minha altura, 1.68 m.

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    3. Olá, Silas! Obrigado!

      Você terá de optar por aquela que mais mexe com o teu coração...

      Meu irmão tem uma Shadow e essa altura. A Z300 tem o assento 95 mm mais alto, é questão de sentar na loja e sentir a moto.

      Sobre a Z300, sugiro a leitura de duas postagens:

      http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2015/12/denuncia-de-oleo-baixo-na-kawasaki-z300.html

      http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2017/04/o-caso-da-kawasaki-z300-quase-sem-oleo.html

      E esta postagem aqui sobre o comportamento de motos potentes:

      http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2017/05/acidente-de-moto-por-falha-mecanica-nao.html

      Obrigado por acompanhar o blog, felicidades com a nova moto, e um abraço,
      Jeff

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