Não consigo ligar o motor depois de cair com a moto...
Palma, palma, não priemos cânico!
Vamos aproveitar este vídeo para relembrar como mesmo pequenas pedrinhas podem te levar para o chão, e também a técnica de erguer uma moto caída, provando definitivamente que uma garota não precisa de ajuda nessa situação — se estiver sozinha.
Mas o interessante para esta postagem é analisar o motivo da dificuldade em ligar o motor depois de levantar a moto.
Acredite se puder: isso é normal.
Se for uma moto carburada, a cuba do carburador (ou carburadores) pode se esvaziar com a moto deitada.
E para onde vai essa gasolina?
Para dentro da(s) câmara(s) de combustão do motor, encharcando a(s) vela(s) de ignição. É só um pouco, não tem perigo de calço hidráulico.
Mas velas molhadas não produzem faísca, e cubas vazias não enviam mistura ar/gasolina para o motor.
Após alguns minutos de repouso, tudo volta ao normal, se você não ficar insistindo em dar partida, o que só piora a situação de encharcamento da(s) vela(s), e pode acabar com a carga da bateria.
Mas a moto do vídeo é de injeção eletrônica, não está sujeita a esse problema.
Então, por que a moto não quis pegar?
Trata-se de um recurso de segurança.
Ao obrigar você a verificar a causa do não funcionamento do motor, ele impede que você ligue o motor em uma condição que poderia danificar o motor.
E também ajuda você a diminuir a adrenalina.
A primeira coisa a fazer depois de um tombo não é ligar o motor: é verificar se a moto não sofreu nenhum dano que comprometa sua utilização com segurança.
Ligar o motor e ver sua moto pegar fogo por causa de um pequeno vazamento de gasolina não é algo que você queira ver.
É importante saber se alguma mangueira de freio não foi cortada, se o aro da roda não amassou (o que pode esvaziar o pneu repentinamente), se algum pedal não se danificou e poderá vir a se quebrar na hora da necessidade.
Em seguida, é necessário recolher o cavalete lateral.
Você vai dizer que isso é óbvio, mas após um tombo e com a adrenalina a mil, é comum esquecer desses procedimentos básicos.
A terceira ação, adivinhou, é retornar o corta-corrente para a posição normal de funcionamento.
Você provavelmente o usou para desligar o motor no susto e nem teve consciência disso.
A quarta ação é verificar se alguma luz de advertência permanece acesa ou piscando no painel de instrumentos.
Motos de grande cilindrada possuem um sensor de
Para desativá-lo, você é obrigado a desligar e ligar a chave de ignição por uma ou duas vezes. É tempo suficiente para que todos os fluidos voltem para seus lugares em condições de deixar o motor operacional novamente. E você perceba o eventual cheiro de gasolina encharcando o motor.
Essa ação de ligar e desligar a chave apagará a luz de advertência no painel e reiniciará o sistema, permitindo novamente a partida do motor.
Essas informações estão disponíveis no manual do proprietário, aquele que ninguém lê e que ninguém lembra de pedir para ler quando compra uma moto de segunda mão.
Devia dar mais atenção a isso.
Um abraço,
Jeff
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