E essa personalidade lembra muito um gato: ela faz o que quer na hora que quer, e muitas vezes ela faz o contrário do que você gostaria.
Tipo você virar o guidão para um lado e a moto ir para o lado oposto.
No acidente de ontem, além de travar o olhar no veículo, o piloto provavelmente tentou consertar a curva aberta girando o guidão para a direita, o que o jogou contra o carro na contramão.
Mas por que as motos fazem isso?
O problema é que as leis da Física pregam algumas peças brincando com o ângulo das rodas e da direção dos veículos de duas rodas.
Se você manobrar sua moto em baixa velocidade para tirá-la de uma vaga, ela fará exatamente o que você quer. Virou o guidão para a direita, a moto foi para a direita.
E quando você faz curvas, você inclina a moto com seu jogo de cintura e ela obedece.
Mas motos têm alma, vontade própria e senso de humor; pode acreditar, ela está só fingindo para te sacanear se você não aprender seus segredos.
Se você tentar virar o guidão depois que a moto ganhou um pouco de velocidade, vai descobrir que ela reage ao movimento do guidão virando para o lado oposto ao que você queria.
Se você puxar o guidão para a esquerda, a moto fará uma curva para a direita.
Se virar o guidão para a direita, ela fará uma curva para a esquerda.
É contra-intuitivo, mas é assim que é. Essa reação é chamada de contra-esterço.
Imagem: Gentilmente escaneada de www.hdforums.com |
Tome muito cuidado quando tentar fazer isso, a reação da moto será intensa e poderá te surpreender. Comece aos poucos.
Você já faz o contra-esterço intuitivamente quando inclina a moto para fazer uma curva.
Ao se inclinar, seus braços movem o guidão muito discretamente, realizando um contra-esterço quase imperceptível, mas suficiente.
Você aprendeu isso instintivamente, mas agora que sabe que isso acontece, poderá usar esse truque em seu favor.
Contra-esterçar intencionalmente permite fazer curvas muito mais fechadas do que simplesmente inclinando a moto.
Foi por isso que eu disse que a pior coisa a fazer é tentar intensificar a curva girando o guidão na direção dela, a moto fará o contra-esterço e você ficará vendido.
Numa situação em que a curva está se fechando na sua frente, como a da postagem de ontem, ou que um obstáculo aparece e você precisa desviar rapidamente sem sair muito da trajetória, o contra-esterço pode ser sua melhor saída.
Mas essa técnica somente funcionará se você tiver perfeito domínio dela.
Numa emergência, não dá tempo de ficar pensando "faço contra-esterço, inclino a moto ou faço um pêndulo?".
Você precisará praticar até ter o domínio completo a ponto de poder aplicar a técnica ideal para a situação sem precisar pensar.
Uma maneira fácil de lembrar qual será a reação da moto no contra-esterço é que ela fará a curva para o mesmo lado que você empurrar o guidão.
Dominar e utilizar essa técnica é algo que precisará se tornar instintivo.
Tentar utilizá-la numa situação de colisão iminente sem ter perfeita noção do que a moto fará poderá piorar sua situação, então pesquise e pratique muito para o caso de isso ser necessário.
Para saber mais, recomendo esta ótima postagem do Old Dog Cycles.
Um abraço,
Jeff
Parabéns pelo texto.
ResponderExcluirObrigado, Henrique!
ExcluirUm abraço,
Jeff