Um exemplo perfeito de como uma moto fica totalmente encoberta pela coluna dianteira de um carro num cruzamento, enquanto os dois estão em movimento, pode ser visto no filme desta reportagem:
Reportagem: http://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2014/02/so-escutei-o-barulho-afirma-dona-de-casa-que-atropelou-motociclista.html
Assista o filme e comprove que a moto permaneceu oculta durante a maior parte do tempo pela coluna dianteira direita do carro, é só imaginar uma linha reta entre a moto e a cabeça da motorista.
Imagem: http://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2014/02/so-escutei-o-barulho-afirma-dona-de-casa-que-atropelou-motociclista.html
Este assunto foi tratado em teoria nesta postagem. Agora você pode ver um exemplo na prática.
Felizmente, apesar de o carro ter passado por cima dele, o motociclista sobreviveu.
Como a motorista poderia ter evitado o acidente?
Partindo do pressuposto de que ela tenha realmente olhado antes de cruzar a preferencial, bastava simplesmente mover a cabeça para um lado e outro a fim de se certificar de que ninguém estava oculto pela coluna — isso deveria ser ensinado nas autoescolas.
Como o motociclista poderia ter evitado o acidente?
Simplesmente nunca acreditando que sua preferencial será respeitada e já entrando no cruzamento preparado para frear ou desviar de qualquer veículo que cortasse sua frente — isso deveria ser ensinado nas motoescolas.
Outra medida prática para evitar o acidente por parte do motociclista envolveria trafegar a uma velocidade um pouco abaixo da máxima permitida.
Há uma campanha de segurança para motocicletas na Inglaterra que diz que 5 milhas por hora a menos não fazem você perder a hora, ou algo assim.
5 mph são 8 km/h. Arredondando, 10 km/h.
10 km/h a menos não fazem você perder a hora, mas contribuem imensamente para você poder se livrar de situações como essa.
A moto convida, mas você não precisa pilotar sempre na velocidade máxima permitida.
Pense nisso.
Um abraço,
Jeff
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