quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Pneu dechapando

Você está na estrada e escuta um som de flap flap flap... (flap flap, não fap fap)

Procura a origem e descobre que o som vem do pneu de um caminhão ao seu lado. 

Se manda daí, que pneu fazendo barulho, boa coisa não vai dar.

Já viu um pneu de caminhão dechapando?
Imagem: google

A banda de rodagem de um pneu de caminhão, não muito rodada, pesa mais de 30 kg.


Quando a banda de rodagem se rompe e se solta do pneu, ela é jogada para o alto e para longe por uns 3 ou 4 metros, e depois que cai fica quicando e rodopiando no asfalto, sendo atraída borracheticamente para a moto mais próxima.



Imagem do vídeo (aos 6:18 minutos)https://www.youtube.com/watch?v=ysMXoV-4TFg 

Uma coisa dessas batendo contra um motociclista o arranca de cima da moto, no todo ou em partes.

Olha só o pneu de uma peruona um SUV dechapando:




Quando um pneu apenas estoura, os pedaços tendem a ser menores, mas a pancada de um pedaço pequeno da banda de rodagem dói mais que uma chicotada, e se o pedaço for maiorzinho será capaz de quebrar sua perna.

Não bastasse o risco de dar de cara com esse borrachão voador, ainda existe o risco de o caminhão ou carro perder o controle e capotar para cima de você.

Achei um vídeo que mostra direitinho como isso acontece:




Atropelar um desses pedaços de banda de rodagem ("jacarés") perdidos no meio da estrada também pode causar um belo de um tombo. 

Imagem e blog: http://lourivalpereiraamorim.blogspot.com.br/2016/12/o-famosos-jacares.html

Geralmente os pneus dechapam e às vezes estouram nas grandes retas planas ou em descidas, onde os caminhões atingem a velocidade máxima.
Imagem e reportagem: http://www.radiomuriae.com.br/noticias/pneu-estoura-e-caminho-tomba-na-br-116-prximo-ao-bairro-bela-vista

Mas o problema não é só com caminhão não: 

Uma vez vi uma Parati estourando o pneu traseiro recapado e perdendo o controle bem na minha frente, em uma curva da rodovia Bandeirantes.

O carro estava na terceira faixa quando chegamos a uma curva para a direita. 

Com o estouro do pneu ele abriu a curva indo para a quarta faixa, o motorista corrigiu para não cair no canteiro central, mas o carro atravessou toda a pista e foi morder o barranco na parte de dentro da curva.

Outro risco existente é que não só o pneu, mas toda a roda se solte do caminhão. 
Imagem e reportagem: http://g1.globo.com/planeta-bizarro/noticia/2013/06/motorista-escapa-por-pouco-apos-roda-se-soltar-de-caminhao-na-russia.html

Já vi isso acontecer umas três vezes, fora as notícias que saem nos jornais.
Reportagem: http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2014/02/roda-se-desprende-de-carreta-atinge-carro-e-deixa-motorista-ferido-em-sc.html

Por essas e por outras, fique bem longe de veículos com rodeiros barulhentos, soltando fumaça ou oscilando, porque a coisa pode ficar muito feia de uma hora para outra.

E nunca, jamais, em tempo algum, nem sonhe em pensar em usar pneus recauchutados, recapados, remoldados ou riscados na sua motocicleta.


A borracha dos pneus tem um limite de vida útil de no máximo 5 ou 6 anos. Vá saber a idade de um pneu que foi recapado...

É uma economia que não vale a pena mesmo


Atualização: Para ver o vídeo de um acidente de moto causado por pneu dechapando, visite esta postagem.

Um abraço,

Jeff

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