Muita gente se assusta quando vai conferir o filtro de ar e encontra uma lagoa negra de óleo lá dentro.
Imagem: http://internetdebris.blogspot.com.br/2011/07/creature-from-black-lagoon.html
Calma, isso não quer dizer que seu motor esteja com problema.
Existe uma mangueira de respiro que leva o vapor de óleo que se forma no interior da carcaça do motor para a caixa do filtro de ar.
Ali o vapor se condensa, umedecendo a caixa com óleo. Nada para arrancar os cabelos.
Aquele óleo dentro da caixa até ajuda o filtro na tarefa de aprisionar a poeira e evitar que ela entre no motor, é uma condição normal de funcionamento.
Uma quantidade muito grande de óleo pode indicar que o elemento filtrante está bastante sujo.
O motor é uma máquina que aspira ar. Se o filtro de ar estiver obstruído, ele vai buscar o ar de onde puder. No caso, vais aspirar o ar e vapores do cárter, e aí muito mais óleo virá para a caixa do filtro.
Nada que uma simples troca do filtro não resolva.
No yahoo tem uma resposta a essa dúvida falando que a causa seriam os anéis do pistão gastos deixando passar pressão para o cárter. Não é bem assim.
Minha moto apresenta óleo no filtro de ar há anos e a compressão ainda está boa, apesar do fiasco do filtro de ar defeituoso narrado aqui.
Um abraço,
Jeff
Nossa Jeff me tirou de um susto
ResponderExcluirMais valeu
Minha moto falha com álcool após 125 km/hno asfalto é normal?
E com gasolina já coloquei ater 136 já coloquei Jeff e não falha a quinta macha.
Aguardo resposta!
Qual a cilindrada da sua moto? Ela não consegue andar mais do que é possível. É normal o desempenho ser diferente por causa do tipo de combustível.
ExcluirUm abraço,
Jeff
Em cara meu nome é Carlos e tenho uma fan 150 /2104/2015 minha dúvida é que quando em ando bastante com ela ela começa a fazer um barulho feio tipo que parece que tá fronha chega até assusta mano o qu pode ser
ResponderExcluirPouco óleo. Dá uma conferida nas postagens que falam disso.
ExcluirUm abraço,
Jeff
Cara minha Falcon jogou o óleo todinho fora hoje e nem andei nela mais d 24horas parada está sem óleo nenhum no motor a garagem ta cheia
ResponderExcluirSe o bujão de drenagem não caiu, então o retentor de óleo do pinhão se rasgou ou saiu do lugar. Dá uma conferida. Os dois casos não são complicados de resolver, nem precisa abrir o motor, dá para trocar / repor essas peças numa boa, são baratas.
ExcluirBoa sorte,
Jeff
Amigo a Falcon jogou óleo pelo filtro de ar no suspiro tem haver com o retentor do pião estou preocupado com isso mesmo sem funcionar ela jogou óleo fora dois dias saiu todo pelo suspiro do filtro d ar
ResponderExcluirAmigo a Falcon jogou óleo pelo filtro de ar no suspiro tem haver com o retentor do pião estou preocupado com isso mesmo sem funcionar ela jogou óleo fora dois dias saiu todo pelo suspiro do filtro d ar
ResponderExcluirVerifica se essa moto está com o nível correto de óleo... já vi acontecer de o pessoal colocar óleo a mais por engano, tipo esquecer de drenar o óleo e colocar óleo novo.
ExcluirNo procedimento de medição da Falcon é fundamental ligar o motor antes de medir o nível. Se quem abasteceu pensou que tinha que ir colocando óleo até ele aparecer na vareta medidora, essa moto está entupida de óleo e isso é prejudicial ao motor.
Boa sorte,
Jeff
Se não for excesso de óleo, a causa pode ser um desgaste acentuado dos anéis do pistão / cilindro. Os gases da combustão passam para o cárter em taxas mais elevadas, o que acaba jogando óleo para o filtro.
ExcluirUm abraço,
Jeff
amigão tenho uma xt 660 tenho ela a 2 anos e sempre jogou um pouco de óleo no filtro, só que ultimamente tenho percebido que essa quantidade aumentou, ainda mais quando ando na br em alta rotação, joga tanto óleo que meleca toda balança e ainda fica uma poça dentro do filtro de ar, ja coloquei quant. de óleo a menos na propria yamaha mas não resolveu, na concessionaria me falam que é normal, me de uma luz pra solucionar o problema
ResponderExcluirOlá, Souza!
ExcluirJogar um pouco de óleo para o filtro é normal, e conforme o motor envelhece, aumenta o desgaste de pistão, anéis e cilindro. Isso aumenta a folga nesses componentes, o que permite que a força da explosão vaze com maior intensidade para o cárter, contribuindo para arrastar mais óleo para o filtro. Uma poça de óleo no filtro de ar não é anormal. mas não consigo imaginar um motor jogar tanto óleo para o filtro a ponto de vazar da carcaça do filtro, que é fechada exceto pela entrada de ar e pela mangueira de respiro do cárter...
Você tem certeza que esse óleo que aparece na balança não está vazando pelo retentor de óleo do eixo do pinhão de transmissão?
É muito comum e se encaixa melhor nesse sintoma. Nunca use menos óleo do que o nível correto, isso acaba com a vida de seu motor. E não deixe de repor o óleo consumido/perdido, não espere completar o intervalo de troca para a reposição.
Boa sorte,
Jeff
Oi Jeff estou lendo vossas conversas, e tenho precisamente o mesmo problema com minha aprilia scarabeo 500cc Ie últimamente tem me aparecido muito óleo no filtro de ar, e sempre que vou ao limite que 180,5 kh ela deita mais óleo ainda. Mais uma coisa eu ainda não notei! Ela está com bastante força ainda será o filtro de ar? Ou tem problemas no motor?
ExcluirOi Jeff eu tenho precisamente o mesmo problema com à minha aprilia scarabeo 500cc ie. Sempre que vou ao limite da moto 185kh, noto que à quantidade de óleo no filtro de ar aumenta?? Será o filtro? Eu lavo o filtro uma vez por semana, e acrescento sempre 100ml de óleo, ou às vezes mais.
ExcluirOLá, Edilson!
Excluir185 km/h em uma scooter 500?
Está bom de motor, hein?
Continue tentando descobrir a velocidade máxima de sua scooter e seu motor apresentará a conta.
Um abraço,
Jeff
É amigo o problema era um retentor do suspiro no meio do motor, foi montado invertido (lado da molinha) de fabrica e com o passar dos anos foi se desgastando cada vez mais e passava oleo para caixa de ar, tive que abrir o motor inteiro pra trocar uma peça de 60 reais, problema resolvido.
ExcluirOlá, Souza!
ExcluirObrigado pelo retorno da informação!
Erro de montagem é algo que a gente nem imagina... não deveria acontecer nunca.
Erro de montagem é vício oculto, você não teria de pagar a obrigação seria da empresa fabricante, mesmo fora da garantia, sabia?
Um abraço,
Jeff
Tenho uma intruder 125, na mangueira que deve passar ar, está jogando óleo. Levei no mecânico e ele falou que o pistão está jogando óleo pra cima e que isso acontece devido ao desgaste normal. É verdade? Ele falou que talvez tenha que fazer a parte de cima do motor e que ficará por volta dos 450,00.
ResponderExcluirOlá, Paulo!
ExcluirNo seu lugar, antes de gastar esse dinheiro todo, primeiro eu trocava o filtro de ar para ver se resolve o problema.
Um motor bastante desgastado deixa vazar compressão para o cárter, o que facilita jogar óleo para a caixa do filtro, mas isso você percebe porque a moto não anda mais com o mesmo entusiasmo de antes e o motor fica muito barulhento e fumacento.
Filtro muito sujo também faz a moto perder desempenho, mas não tanto quanto um motor cansado.
Já vi isso acontecer com a minha moto e ela era bem mais nova do que hoje, troquei o filtro e nunca mais aconteceu.
Se for mesmo desgaste, cuide bem do nível de óleo da sua moto, ela usa 1,1 litro na troca sem filtro e não os 850 ml que a suzuki grava na carcaça...
Boa sorte com a sua moto,
Jeff
Ela é do ano de 2007, está com 33.000km rodados. Troquei o filtro de ar há mais ou menos um mês atrás e estava podre. O antigo dono, nunca deve ter trocado. Primeiro a mangueira rasgou devido a pressão de ar, depois eu coloquei uma nova mangueira presa com enforca gato, devido a pressão ela soltou o enforca gato, a partir daí deixei sem enforca gato, aí ela fica vazando (escorrendo). Ontem à moto perdeu a potência do nada e hoje pra eu sair com ela foi um sacrifício, estava muito fraca.
ExcluirAí preferi encostar para aguardar a análise do mecânico amanhã cedo.
Se tiver whatsapp me add que eu mando a foto do lugar que está escorrendo...
11 9 9862-0208
Vlw!
Infelizmente não tenho whatsapp... e infelizmente, os sintomas são todos de motor cansado.
ExcluirVeja o absurdo de precisar retificar o motor de uma moto com apenas 33 mil km...
O antigo dono provavelmente colocava menos de 1 litro de óleo e nunca repunha o óleo consumido no período entre trocas. Talvez fizesse o que o fabricante manda, rodar 3 mil km com o mesmo óleo...
Tudo isso acaba com o motor e quem paga o pato são os proprietários.
É triste.
Um abraço,
Jeff
Tranquilo! Mas pelo que o mecânico falou tem lógica? O pistão estar jogando óleo pra cima e realmente ter que fazer a parte de cima do motor? E o valor de 450,00 está dentro da média? Como não manjo nada ele pode me passar a perna, rs. Mais uma vez obrigado.
ExcluirNão é exatamente o pistão, é força de expressão.
ExcluirÉ o gás da explosão que o pistão está deixando passar entre os anéis e o cilindro, todo o conjunto desgastado. Não tem jeito, tem que tirar o motor da moto, desmontar o conjunto cilindro/cabeçote e retificar o cilindro, trocar o pistão e anéis e eventualmente já aproveitar e trocar os retentores de óleo e guias das válvulas no cabeçote, eventualmente até as válvulas.
Esse preço que ele deu está coerente com o mercado fora das concessionárias, lá dentro sai mais caro ainda. Só que não deve estar incluindo esses serviços adicionais no cabeçote que só dá para descobrir depois que desmonta o motor.
Sobre passar a perna, a gente sempre corre o risco. Mas vendo as peças desgastadas é possível avaliar a olho nu se o que ele está falando é coerente. Geralmente é. Depois de montar, ele vai precisar colocar 1,2 litro de óleo (se não for um pouquinho mais) e você precisará amaciar o motor rodando na manha por uns 5 mil km até as peças se assentarem.
E repondo o óleo com frequência, porque o motor estará justo e tenderá a esquentar um pouco mais do que o normal, o que aumenta o consumo de óleo. Depois isso se normaliza.
Um abraço,
Jeff
Valeu mesmo!
ExcluirMinha mot titan ex 150 2015 esta vazando muito óleo pelo fitro de ar e nomal isso
ResponderExcluirLeia a postagem que você descobre.
ExcluirMinha Titan 125 2001 tá baixando mt óleo mais n tá fumanciando e na boca da descarga n tem tanto óleo
ResponderExcluirTenho uma Falcon 2008 Estar com um problema semelhante á esse... o filtro de ar fica saindo oleo com Um liquido tipo Agua... fica todo encharcado.. e minha moto ta sem foŕça sem torque, estar uma falcon sem arrancada... jar limpei o caburador 2 veses.. e nada ta do mesmo geito... vc saber min dizer o que poderia ser amigo esse problema????
ResponderExcluirOlá, Carlos Augusto!
ExcluirNegativo, nunca vi nada parecido no filtro. Melhor verificar com um mecânico vendo o problema de perto.
Um abraço,
Jeff
Amigos experiencia propia vou compartilhar com vcs,ate 1969 nos carros esse respiro nao precisava ir p filtro p depois os gases do oleo serem queimados,nas motos foi ate 1999,antes era uma mangueira que jogava os gases do cater direto no chao consequentemente na atmosfera,as fabricas aqui no brasil todas sem excessão fizeram oq com a exigencia do governo em diminuir emissoes colocaram essa mangueira na caixa do filtro e o consimidor que se lasque com a manutencao que consequentemente vai ter que ser feita em intervalos maiores e muitas vezes como no caso dos carros o filtro de papel sujo de poeira permite a limpeza com ar comprimido e a sua reutilização agora com poeira e óleo só trocando fora tbi ou burra melado de oleo mesmo com constantes limpezas costas das valvulas com carbonizacao execiva principalmente p quem roda pouco e em baixa rpm , cabeca do pistão com crosta de carvão,velas sujas,marcha lenta irregular consumo alto e rendimento baixo, resumo o governo poe o encargo as fabricas bilionárias e essa por sua vez repassa aos consumidores e ainda cobram a mais por isso disfarcando de beneficio,por isso que como moro em São Paulo quando acabaram com a insp veicular (outra maneira de roubar o povo)nas minhas motos e carros a primeira coisa que faço e por uma mamgueira direto do respiro p o chão e adeus oleo na caixa do filtro e motor td vez qie troco o oleo indpeciono a tbi a caixa do filtro as velas e a cabeca do pistso tudo limpinho zero carbonização,ai vcs vao falar e enquanto ao meio ambiente assim estou poluindo mais o ar e eu te falo e com o sistema que vem de fabrica onde vc tem que fazer constantes manutenções pra onde vao os residuos os filtros sujos as velas carbonizadas os produtos que usam p fazer a limpeza,tudo p meio ambiente,resumo modifiquem esse sistema nas suas motocas q vcs vão ver e sentir no bolso os benefícios,quanto a quem usa alcool procure usar o da shell vpower q é o unico alcool aditivado no Brasil,é 10 centavos mais caro que o comum mas vcs vao estar economizando muito a longo prazo pq vcs nao sabem o bem que ele faz p o motor,pesquisem q vcs vão ver,desculpem pela biblia mas p mim conhecimento tem q ser compartilhado,abracos!
ResponderExcluirOlá, Fabiano!
ExcluirHummmm... precisarei fazer uma postagem sobre isso... não concordo não.
Em engenharia, tudo que é feito traz vantagens e desvantagens. Será que os ganhos com a manutenção de uma peça barata como o filtro, ou as velas, a carbonização, justificam abrir mão de uma coisa importante como não contaminar o ar que a gente respira?
No início de dezembro fui até o Ibirapuera em SP, fui de trem / metrô / ônibus, o que me obrigou a atravessar uma passarela por cima de uma das avenidas mais movimentadas de SP, a 23 de Maio, naquele trecho são umas 6 faixas para cada lado.
E o que me chamou a atenção foi justamente a boa qualidade do ar apesar do trânsito pesado e lento. Nem sombra daquela sopa gasosa que a gente respirava nos anos 80, até o céu está mais azul nesta terra famosa pela cinzentice de tudo.
Sua única moto poluindo o ar não fará grande diferença no quadro geral, mas imagine se milhões de pessoas acharem que é uma boa opção despejar fumaça de óleo queimado direto na atmosfera?
Hoje sua moto pode até não estar poluindo muito, mas ela ficará mais velha e isso piorará. Além de tudo, a pessoa mais próxima de sua moto poluente é você mesmo, sua família. Hoje sabemos que os gases do cárter contribuem para causar câncer, tanto quanto a fumaça do cigarro. Minha moto está velhinha, mas não penso em liberar o cárter diretamente para a atmosfera, nem que isso me desse algum ganho de desempenho ou economia de combustível. Não considero que a economia obtida justifique o incômodo causado.
Um abraço, e feliz Ano Novo,
Jeff
Ola amigo meu nome e Lukas !
ResponderExcluirTenho uma crypton 115c
Ela sobe óleo pro filtro de ar e fica pingando no suspiro e normal ? Ou toda vez que eu for troca o óleo tenho que trocar o filtro de óleo? Me falaram que e uma troca sim e outra não ! Me ajuda ai !
Olá,Lukas!
ExcluirA postagem aí de cima explica exatamente sobre isso. Subir óleo para o filtro de ar não tem relação com trocar ou não o filtro de óleo. Uma coisa que colabora para a subida de óleo para o filtro de ar é justamente a demora na substituição do filtro de ar. Se o filtro de ar está entupido, o motor vai aspirar mais gases e óleo do cárter.
O fabricante recomenda a troca do filtro de óleo a cada duas trocas de óleo, mas o custo é pequeno. Quando sua moto é nova, esse filtro quase não acumula sujeira. Mas conforme o motor fica mais velho, a taxa de acúmulo de partículas de desgaste se acelera. O custo desse filtro é muito pequeno, avalie a melhor solução para você.
Um abraço,
Jeff
Opa sou o Lukas!
ResponderExcluirAndei com minha crypton uns dias sem o filtro de ar.... Corre risco de estragar o motor ? Tirei o filtro para lavar porque tava sujo de óleo . Eu percebi tmb que quando eu tava andando nela sem o filtro ela tava com mais força e porem gastava mais combustível ! Normal ?
Rodando sem o filtro o motor trabalha mais livre, normal melhorar o desempenho e aumentar o consumo. Com mais ar entrando, mais gasolina é adicionada na mistura. Em compensação, toda a poeira aspirada pelo motor fica agindo como uma lixa nas paredes do cilindro, presa nos anéis do pistão. Alguns poucos dias sem o filtro não deve afetar significativamente a vida do motor.
ExcluirUm abraço,
Jeff
Jeff minha moto ta com 11400km e não ta parando na macha lenta, ela agora e abri a caixa de filtro e tava sujo de óleo e a caixa tbm e parece q não tá rendendo bem na pista, oq ta acontecendo? Obg
ResponderExcluirCarlos,
ExcluirSe você tivesse lido a postagem, veria que não é motivo para se preocupar.
Fora a questão do óleo no filtro de ar explicada no texto, os outros sintomas podem ser apenas falta de regulagem de válvulas, sujeira na injeção / carburação, má qualidade da gasolina (tem muito posto na mão de quadrilhas fraudando combustíveis), pode ser um monte de coisas.
Só alguém olhando a moto para identificar o problema.
Abraço,
Jeff
Olá boa tarde
ResponderExcluirTenho uma xj6 ela está vazando óleo pela uma mangueira q fica perto do ponto de saída da troca de óleo mais lá tem uma brasadeira miito apertada e não entendo como ainda vaza o óleo
Olá, Kaka!
ExcluirEssa mangueira está lá justamente para jogar fora o óleo que se condensa dentro da caixa de ar. Algumas motos têm um reservatório na ponta dessa mangueira, não me lembro se é o caso da XJ6.
Abraçadeiras ou braçadeiras servem para fixar mangueiras em conexões. Não se colocam abraçadeiras em pontas de mangueiras abertas.
Dê uma conferida se algum mecânico não esqueceu essa mangueira desconectada, ou se o reservatoriozinho da ponta da mangueira não caiu ou foi retirado.
A existência de óleo nessa mangueira é algo normal. Se o volume foi elevado, significa que o óleo do seu motor está evaporando em altas taxas e se condensando na caixa do filtro de ar.
Isso é sintoma de um óleo de viscosidade inadequada para a temperatura da sua região.
Apesar de a kawasaki falar do óleo 10W-30 e os vendedores adorarem empurrar esse óleo para os clientes, no Brasil o óleo precisa ser no mínimo 10W-40 ou idealmente 10W-50, 15W-50 ou 20W-50.
Estou preparando uma postagem para quinta-feira especificamente sobre as incoerências do manual das kawasaki quanto à viscosidade do óleo.
A base para essa postagem é a resposta para uma dúvida apresentada nos comentários da postagem:
http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2013/11/alerta-aos-proprietarios-de-kawasaki.html
Na postagem eu estarei ilustrando o assunto com imagens do manual.
Um abraço,
Jeff
Comprei uma fazer 2005 e o moto dela ta jogando óleo na vela oque eu devo fazer
ResponderExcluirOlá, André.
ResponderExcluirInfelizmente, óleo na vela é caso de recondicionamento do motor.
Verifique primeiro se o óleo está chegando à vela através do desgaste dos anéis e cilindro, ou se ele chega lá através do desgaste dos retentores de óleo das válvulas.
Se for o segundo caso, o reparo será mais fácil e barato apenas trocar os retentores sem desmontar o motor inteiro.
Boa sorte,
Jeff
Tenho uma 150 2014 2015 coloquei 1 litro de álcool nela hj e ela começou a falha logo dps ja tirei o filtro de gasolina e o filtro de ar e ainda continua demorando pra responder quase não sai do lugar
ResponderExcluirProvavelmente entrou mais água do que álcool no seu tanque. Drene e abasteça com gasolina de boa qualidade que resolve.
ExcluirO etanol (álcool) é altamente hidrófilo, absorve até a umidade do ar. Como a água é mais pesada que o álcool, ela se acumula no fundo do tanque do posto de gasolina.
Quando um carro enche o tanque, os 40 litros remisturam aquele 0,5 litro de água que subiu junto para a bomba.
Mas ao colocar somente 1 litro, provavelmente toda a água foi parar no tanque da sua moto.
Boa sorte,
Jeff
Opa , tudo bom , cara e possível o carburador jogar água pro filtro de ar no caso para a caixa ,fiz uma trilha com minha moto ,mais estava tudo tampado as frestas para não entrar água , daí depois da trilha abrir o filtro e tinha água dentro mais era uma água muito cristalina não acredito que possa ser da trilha e não tinha nenhum respingo de barro , só no fundo da caixa tinha água, oque pode ser isso ??? Aguardo a resposta.
ResponderExcluirOlá, Eduardo!
ExcluirEssa água provavelmente vem da condensação do vapor formado no cárter. Uma parte dos gases da combustão vaza para o cárter e sobe para o filtro. Ao encontrar as paredes frias da caixa do filtro, a umidade se condensa.
Nada com que se preocupar, ela será eliminada pelo ladrão da caixa do filtro ou irá evaporar naturalmente e irá de novo para a câmara de combustão, onde a maior parte sairá pelo escapamento.
Um abraço,
Jeff
Estou com uma pequena duvida q me ajudara muito esta mais antes preciso contar como tudo aconteceu.mandei minha moto uma fan 125 09 para oficina trocar o kit de embreagem dela a troca foi feita como no combinada ,no outro dia estava me deslocando para meu ambiente de trabalho pela rodovia estava a 110 quando percebi q a moto perdeu a forca foi parando ate morrer completamente ai fiquei na duvida se o mecânico coloco óleo no motor ou não quando abri o compartimento do óleo tinha fumaca dentro tirei a tamba do filtro e estava cheio de óleo ali dentro.levei na oficina q eu fiz a troca da embreagem e eles me disseram q estrago a parte de cima do meu motor ficando no valor de 700 reais mais pode ter sido falha deles.andei pesquisando existe fatores como o filtro centrifugo se não colocar certo pode afetar isso tambem?ou colocaram um óleo fino demais e isto estragou meu motor ?preciso de ajuda pois sou pai de família e isto não esta no meu alcanse e preciso da moto pra trabalhar obrigado
ResponderExcluirOlá, leitor!
ExcluirFica difícil saber o que aconteceu sem ver o motor aberto, mas tudo indica uma falha na montagem, falta de óleo é bem possível.
Não é necessário mexer no filtro centrífugo para trocar a embreagem, mas geralmente se aproveita a tampa aberta para fazer esse serviço.
Um erro de montagem pode causar um vazamento interno e impedir o óleo de chegar à parte alta do motor, o que o destrói em poucos quilômetros.
A oficina tem obrigação de garantir o serviço, porque se houvesse um problema grave antes da manutenção que eles fizeram, ele seria detectado.
É o que penso.
Um óleo mais fino não destruiria o motor tão rapidamente, levaria mais tempo.
Boa sorte com sua moto!
Um abraço,
Jeff
Jeff, boa tarde.
ResponderExcluirMinha moto 150 2015, perdeu desempenho na velocidade, ela já tem 40 mil km rodados. Será q já tá na ora de abrir o motor e verificar, pois já troquei o filtro de combustível, de ar, e limpei a injeção e bico dela. Mas não passa de 108 km/h. Me ajuda ai..
Mateus Lima
Olá, Mateus, boa tarde!
ExcluirSe a sua moto for uma honda, 40 mil km e a moto perder potência é quilometragem de moto que rodou somente com 1 litro de óleo 10W-30 sem reposição nos intervalos de 3 a 4 mil km, o motor vai embora rápido mesmo.
Mas antes de se desesperar, você já trocou a vela de ignição? Faísca fraca rouba muita potência do motor.
Faça um check-up da parte elétrica dela, conectores de bobina e vela, cabo, elimine maus contatos.
E exija que a vela seja ajustada para a folga correta (nos motores honda geralmente é de 0,8 mm e vela sai da fábrica com 0,5 mm, esses 0,3 mm a menos fazem uma diferença enorme. Do mesmo modo que em uma vela desgastada. Nesse caso, uma folga maior que 0,8 mm rouba potência do motor.
Se puder, mande limpar os filtros de óleo internos. Tem o centrífugo e o de tela, acessível somente quando se abre a tampa da embreagem no lado direito do motor.
Além disso, uma descarbonização (flush) pode ajudar.
Boa sorte!
Um abraço,
Jeff