Mas como saber que você não está na preferencial?
Bom, além das placas de sinalização, em alguns cruzamentos existem faixas brancas indicando que a preferencial não é sua.
Imagem e reportagem: https://g1.globo.com/pr/norte-noroeste/noticia/2020/02/24/cinco-pessoas-ficam-feridas-em-tres-acidentes-envolvendo-motocicletas-em-maringa.ghtml
Elas servem para indicar que a outra rua é preferencial, quem encontra essa faixa deve parar ou reduzir significativamente a velocidade antes de cruzar a faixa.
Você vê as mesmas faixas brancas no acidente comentado na postagem do dia 26, onde o carro não parou:
Vídeo e reportagem: https://g1.globo.com/pr/norte-noroeste/noticia/2020/02/22/motociclista-e-arremessada-apos-ser-atingida-por-carro-dirigido-por-adolescente-em-maringa-video.ghtmlNesta foto, o triângulo pintado no chão indica que o carro deveria ter reduzido a velocidade e parado antes da faixa branca para permitir a passagem da moto na preferencial — se tivesse visto a moto.
E na imagem da postagem de hoje não há triângulo, mas a faixa indica que o motociclista deveria ter respeitado a preferencial.
Veja o cruzamento deste acidente em uma imagem do google Maps antes de pintarem as faixas com a preferencial claramente sinalizada por placas de PARE:
Imagem: Google Maps
Pelas imagens da reportagem, não dá para saber se as placas de PARE foram eliminadas depois da pintura das faixas.
Se foram, é um erro, porque quase ninguém sabe interpretar faixas brancas pintadas nos cruzamentos como indicação de preferencial à frente, ninguém presta atenção nelas.
As faixas brancas que separam faixas também têm um significado importante — nas proximidades de semáforos, as sinalizações brancas tracejadas de separação de faixas sempre se tornam contínuas:
Imagem: Google Maps
Faixas brancas tracejadas indicam permissão para mudar de faixa, enquanto faixas brancas contínuas indicam proibição de mudança de faixa.
E claro, faixas amarelas indicam separação de faixas de sentido contrário — se forem tracejadas, as ultrapassagens são permitidas; e se forem contínuas, nem pense em ultrapassar.
Mas pra quê servem as sinalizações brancas contínuas de separação de faixas apenas nas proximidades dos semáforos?
O motivo mais importante para nós, motociclistas, é evitar que os carros mudem de faixa de repente sem olhar os espelhos e acabem derrubando o pessoal das duas rodas.
Bah, não funciona. Ninguém está nem aí para as faixas no solo, por isso que muitas delas recebem tachões que só servem para derrubar as motos.
Se o pessoal se ligasse na sinalização pintada no asfalto, as faixas evitariam muitos acidentes.
Mas como pouquíssima gente se liga, a solução é você ficar antenado de que não irão ver ou respeitar a moto — pilote sempre preparado para reagir na hora do sufoco.
Agora que você está ligado no significado das faixas, não as desrespeite — e tenha a certeza de que outros motoristas e motociclistas não irão respeitá-las.
Acredite:
De moto, você passará sufoco no trânsito todos os dias, várias vezes ao dia.
Jeff
Eu sigo a velha lógica, se vem a minha direita eu espero se vem a esquerda, fico a direita da minha faixa e reduzi até ter certeza que posso acelerar.
ResponderExcluirOlá, Washington!
ExcluirVocê resumiu de maneira perfeita tudo que tentei dizer na postagem do dia 26.
Eu queria ter essa capacicade de síntese, sempre acabo escrevendo postagens mais longas do que eu gostaria.
Um abraço,
Jeff