quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

O maior impacto de todos os tempos

Outro dia comentei aqui no blog sobre minha descoberta da causa real da Extinção Permiana, a mãe de todas as extinções — muito, muito pior do que aquela que acabou com os dinossauros. Que não eram aves...

A extinção do Cretáceo matou 70% da vida nos mares e outros tantos da vida na terra — já a extinção do Permiano matou 96% da vida marinha e 70% da vida terrestre, uma mortalidade sem igual.

A Ciência admite que a causa foi uma atividade vulcânica sem precedentes na Sibéria, acontecida por mero acaso.

Mas o que eu descobri foi a causa dessa atividade vulcânica anormal que gerou um mar de lava quase do tamanho do Brasil: 

Encontrei evidências de crateras de impacto tão grandes, mas tão grandes, que todo mundo vê as frações delas no Google Earth e não percebe que se tratam das marcas da explosão de asteroides que caíram na Terra há cerca de 252 milhões de anos.

Imagem: Comparativo de diâmetro entre as crateras da extinção cretácea Chicxulub e Shiva (esta última proposta pelo geólogo Sankar Chatterjee e ainda não oficialmente reconhecida) acima e as crateras propostas nesta teoria, Tarim e Wegener abaixo na imagem

Meu pensamento inicial era de que a causa seria unicamente a cratera Tarim, também apresentada neste estudo, e vizinha do derrame de lava na Sibéria. 

Mas aí encontrei evidências que permitem datar em 251,0 ± 2,6 milhões de anos a cratera Wegener (nome proposto em homenagem ao descobridor das placas tectônicas que formam o planeta — o movimento dessas placas é fundamental para entender os processos de deformação e fragmentação das crateras).

Imagens: Google Earth, Antártida sem gelo, Placa de Nazca (em Wikipedia): Cratera fragmentada em 4 locais com círculos de 4.600 km sobrepostos

Se esta teoria for confirmada, será a maior descoberta científica deste século — pelo menos até agora.

E você pode ler a íntegra da minha pesquisa em dois blogs que criei, condensando quase 100 páginas de um livro que ninguém ousou publicar.

Os leitores do Minha Primeira Moto serão os primeiros a tomar conhecimento desse conteúdo, mas se quiserem comentar, comentem naquele blog — eu não tenho acesso aos comentários feitos aqui neste blog porque as mensagens caem na caixa de entrada da conta de email que foi hackeada.

O endereço do blog em Português é extincaopermianaporasteroide.blogspot.com

Para ler em Inglês, o endereço do blog é permianextinctionbyasteroid.blogspot.com

Prometo tentar esclarecer todas as dúvidas, afinal, o assunto é bastante técnico e menciona alguns processos geológicos que não pude explicar em detalhes.

Um abraço, e espero que alguém mais se divirta tanto quanto eu ao montar as peças desse quebra-cabeças planetário,

Jeff

Nenhum comentário:

Postar um comentário