segunda-feira, 2 de março de 2020

Péssima campanha, dona royal enfield

Ao longo da semana passada, e até a data de hoje, pipocaram vários anúncios na mídia sobre o lançamento de umas tais Twins 650cc, sem qualquer informação de fabricante e modelo.

Só a foto, uma frasezinha de marketing para aguçar a curiosidade e o link para você clicar.

Como eu já sabia que a royal estava lançando dois modelos 650 aqui no Brasil, saquei de cara que os anúncios eram sobre as novas motos deles, passei a semana sem prestar atenção.


Mas depois de alguns dias sendo martelado com tanta propaganda eu notei uma coisa, a imagem do anúncio mostrava uma moto esportiva — e as motos lançadas pela royal não são esportivas...

A imagem do anúncio no g1 não é de nenhum modelo da royal enfield.

Eu tinha certeza que os anúncios eram sobre a Interceptor e a Continental, mas não queria acreditar que a royal enfield recorreria a um expediente tão ruim péssimo para a imagem deles.

Cliquei já me preparando para a decepção e não deu outra, olha só a página que abriu: 
Imagem: Link aberto ao clicar no anúncio do g1

Notou que o endereço do link não menciona a royal? Por que será, né? Curioso. 

Seria uma maneira de se desvincularem, atribuindo a iniciativa somente à agência de publicidade? Bizarro... propagandas precisam ser aprovadas pelos clientes antes do lançamento.

Em outro anúncio das twins 650 no g1, mais uma esportiva, de novo a foto não é das motos da royal enfield:
A imagem do anúncio no g1 não é de nenhum modelo da royal enfield. A royal não fabrica nenhuma moto esportiva.

"Suspensão finamente ajustada e com amortecedores duplos a gás."

Moto esportiva com amortecedores duplos? Que papagaiada é essa?

Nem a Roadwin 250, a "esportiva" da dafra lançada no final de 2011, usava amortecedores duplos... 

A única "esportiva" com amortecedores duplos que eu lembre foi a green Sport 150 — "esportiva" carenada chinesa com o mesmo motor da Kansas...

Amortecedor duplo em moto esportiva é coisa anterior aos anos 70 do milênio passado.

Ou seja, usaram uma foto que não é das 650 falando de amortecedores que não são da moto da foto.

E de novo outro anúncio, agora tentando apelar para quem gosta de custom:
A imagem do anúncio no g1 não é de nenhum modelo da royal enfield. Eu chutaria uma harley. Eu chutaria uma Softail. Eu chutaria o balde.

As únicas bicilíndricas da royal têm dois escapamentos, mas um de cada lado — e não do mesmo lado, como na foto do anúncio:
Imagem: Interceptor laranja e Continental GT, as 650 twins da royal.

Notou que não aparece nenhum amortecedor na moto custom da foto do anúncio ali de cima?

Será que é porque ela tem um único amortecedor tipo monoshock como todas as harley Softail?

Pois é, a mentira tem pernas curtas, amortecedores duplos e escapamento de V2.

Pensa que acabou? Acabou não... o melhor vem agora:
Sim, a imagem é essa mesma — mas a royal enfield não fabrica sofás. Nem almofadas sorridentes, é outro anúncio de outra empresa, mas a coincidência era boa demais...

Que sofazão almofadado é esse, dona royal?

"Silhueta clássica e despojada que remete à cultura das Café Racers." 

Nada é mais oposto à ideia de uma moto café racer que um sofazão almofadado...
Concordo com o cara do anúncio ao lado do da royal: WTF???

"Guidões clip-on de estilo retrô, assento bump-stop garantindo um maior estilo."

Realmente, sair por aí pilotando um sofazão seria muito estiloso — ainda mais com semiguidões e assento corcunda. Clip-on e bump-stop minha тапиока!

Nos dois casos, a moto que deveria estar ali no lugar do sofá seria a Continental GT, que não é nenhum divã.

As frases foram retiradas do site oficial da royal:
Frases e imagem: https://www.royalenfield.com/br/pt/motorcycles/continental-gt/ E café racer tem acento, mesmo em Inglês, porque é uma palavra importada do Francês. A França introduziu na Europa o conceito de barzinhos de café nos anos 1700.

Colocar um sofá no lugar da moto seria por acaso uma desculpa preconcebida para a royal poder dizer que a empresa contratada para fazer os anúncios era incompetente e eles não têm nada a ver com isso? Aham Claudia, senta lá.

Seria uma estratégia de clickbait, postar algo estranho para induzir os curiosos a clicarem para ver do que se trata? Tipo pendurar uma jaca no pescoço para aparecer no instagram?

Seria uma artimanha para algum blogueiro cair como um pato... oops...

Bom, só se for para fazer propaganda negativa.

Seria uma estratégia "falem mal, mas falem de mim"?

A royal fez uma campanha de mão pesada mesmo, com mais de um anúncio na primeira página do g1, além de repeti-los em quase todas as páginas de cada região e estado:
Imagem: Primeira página do g1 na manhã de 2 de março de 2020

Mas também na primeira página de outros portais como o terra, com anúncios pra tudo que é lado:
Imagem: Primeira página do site terra.com.br na madrugada de 1º de março de 2020

Como a campanha está no ar há vários dias e em vários sites, não dá para alegar que a responsabilidade seja só da empresa de publicidade — a royal teve todo o tempo do mundo para tomar conhecimento disso e reagir; como não reagiu, é porque a publicidade está do agrado deles.

Do lado de cá, a conclusão é uma só: 

A royal lançou as motos recorrendo a uma estratégia digna de um Odorico Paraguaçu.

Que papelão, royal enfield... usar motos da concorrência para anunciar o seu produto.


É como se a volkswagen usasse imagens de máquinas da ferrari para anunciar o lançamento de um Voyage... um carro meia-b satisfatório, mas com motor de sem cavalos. Nem cavalinho no emblema.

Poxa, dona royal, precisava mesmo disso? 

Suas motos já não são boas o suficiente, precisavam apelar para esse recurso que não ficou barato?

Pessoalmente eu gosto dessas motos, disse isso em duas postagens em novembro de 2017, uma já no lançamento na Índia e outra nanúncio da vinda para o Brasil.

Mas francamente, o desempenho dessas bicilíndricas 650 é apenas suficiente. Não ruim, apenas suficiente:

Apostaram no lado da economia de combustível e suposta durabilidade do motor (ainda por ser verificada), e não em fornecer aquele máximo desnecessário que só serve para aumentar a contagem de pontos e pinos dos Valentino Rossi da Fernão Dias.

Mas os anúncios com fotos de esportivas foram feitos visando esse público:

"Moto dinâmica e de resposta rápida, veloz na cidade, estável no asfalto e ágil nas curvas."

Essa frase também foi retirada do site oficial da royal:
Frase e imagem: https://www.royalenfield.com/br/pt/motorcycles/interceptor/

Ela pode ser veloz na cidade, mas na estrada a velocidade máxima medida por proprietários ficou na casa dos 147 km/h — uma bicilíndrica esportiva da concorrência na mesma configuração passa dos 200 km/h.

A velocidade de cruzeiro das royal é de 110-120 km/h, dentro do limite das rodovias, e ainda tem uma pequena reserva de potência para ultrapassagens — velocidades pouco superiores às de uma moto 250cc e 
consumo não muito diferente.

Então o desempenho é apenas suficiente, dá para encarar estradas numa boa, afinal rodar acima disso em nossas estradas e com o nosso trânsito, nem pensar. 

A única vantagem dessas 650 em relação a uma 250 qualquer é a maior estabilidade por ser uma moto mais pesada.

E talvez a sensação de tiozão pilotando um sofazão estiloso com menor chance de ser roubada. Hummm... hummm... laranja...

Mas usar a imagem de uma esportiva para atrair possíveis consumidores é uma estratégia que poderá decepcionar possíveis interessados — "se estão tentando me enganar já na propaganda, o que mais virá pela frente?"

Isso pode resultar em menor interesse do que o esperado, azar deles.


Interessados que forem até uma das ainda poucas concessionárias não descobrirão essa limitação de desempenho 
ao fazer o test drive em volta do quarteirão. Ops, preciso lembrar de fazer a postagem do meu test drive no ano passado com a Himalayan e a Classic...

Quem comprar pela internet, que é o objetivo principal da campanha, só descobrirá a realidade com a moto emplacada, lacrada e registrada no seu nome.


Na hora em que o proprietário pegar a estrada pra valer, poderá ficar muito decepcionado — poderá ficar com a sensação de ter sido ludibriado. Alguém ainda fala ludibriado?

Não tenho bola de cristal, mas prevejo um monte de gente desiludida rasgando o verbo nas redes sociais — da pior maneira.


Estratégia muito ruim para uma marca que está tentando se consolidar e ganhar a confiança dos clientes, inclusive começando a montar motos aqui no Brasil. 

Pelo menos eu fiquei muito decepcionado com essa atitude da royal enfield.


E você, o que achou?


Diga nos comentários, agora eu tenho acesso (menos no facebook).


Um abraço,


Jeff

4 comentários:

  1. Os posts com o Jeff indignado são muito bons kkkkk

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    1. Obrigado, Robson!
      Também me divirto escrevendo esses posts...
      Um abraço,
      Jeff

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  2. será que essas twin vão sair quebradeiras como as outras royal?

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    1. OLá, Patrick!
      Não tenho acompanhado fóruns de discussão sobre isso no Brasil, não uso facebook nem whatsapp. Só fiquei sabendo de casos de afrouxamento dos raios, caixa de direção e barulho estranho no motor. Tem algum outro signficativo além desses?
      Esses problemas se parecem muito com os que discutíamos no fórum da dafra 10 anos atrás.
      Reclamar que as motos vibram demais é comprar a moto sem pesquisar. No dia em que fiz o test drive da Himalayan e da Classic, um dono de harley se surpreeendeu com a suavidade do motor... eu achei a vibração da Classic até agradável, a esperada para um motor monocilíndrico dessa capacidade. Mas não compraria uma para viajar de verdade, no máximo para dar um pulo São Paulo a Santos.
      Esses motores ingleses deram origem às café racers, e vendo entrevistas do pessoal das antigas, para eles passeio longo era um bate-volta de Londres até Brighton, a 80 km de distância. Não há distâncias longas na Inglaterra, então o nível de vibração nunca foi um problema para eles.
      Um abraço,
      Jeff

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