Pois bem, me enganei, isso não é exatamente verdade.
O leitor Pedra Veloz, a quem agradeço imensamente, me alertou que o manual das CG 160 continha exatamente aquela observação que eu disse que a honda nunca fez aos proprietários no Brasil.
Investiguei o assunto e descobri que a verdade é muito pior — para a honda.
De fato, a honda incluiu esses alertas em alguns dos seus manuais, mas não todos.
Agora a honda vai ter de explicar para os clientes dela qual o motivo de ter incluído o alerta em alguns modelos e em outros não.
Dona honda, tira essa curiosidade de todo mundo:
Por que os manuais de suas motos mais populares — Lead, Biz, Titan / Fan / Bros 150, CB 300, XRE 300 — por coincidência, aquelas que mais se deram mal com o "maravilhoso" óleo semissintético 10W-30 — nunca apresentaram os alertas comentados na postagem de ontem?
Manual honda CB 300 2015 https://www.honda.com.br/pos-venda/motocicletas/manuais — Não vou postar imagens de todos esses manuais, você pode conferir no link.
Por que as motos mais caras — da CB 500 para cima — já tinham o alerta no manual mais de um ano antes das populares que nunca receberam o alerta?
Manual honda CB 500 2014 https://www.honda.com.br/pos-venda/motocicletas/manuais — Não vou postar imagens de todos os outros manuais, você pode conferir no link.
Por que esse alerta velho de anos lá no exterior começou a ser publicado para os modelos com motor 160 — aqueles que vieram substituir os problemáticos 150 abrindo o bico com óleo 10W-30 — somente a partir dos modelos 2016 lançados em meados de 2015?
Manual honda CG 160 2016 https://www.honda.com.br/pos-venda/motocicletas/manuais — Não vou postar imagens de todos os outros manuais, você pode conferir no link.
Por que o manual da Twister 250, que é posterior, não fala nada sobre esse alerta que já constava na CG 160, dona honda?
A CB 250 Twister foi lançada em outubro de 2015, depois da CG 160 lançada em agosto, ambas como modelo 2016...
Por que os proprietários da nova Twister não precisam ser informados de algo que os proprietários de CG 160 precisam?
Por que os proprietários da nova Twister não precisam ser informados de que o óleo precisará ser trocado antes da quilometragem recomendada se estiver sujo?
Saber que rodar com óleo sujo e velho danificará o motor não é algo que todos os proprietários de suas motos deveriam ficar sabendo, dona honda?
Por que essa informação importante é dada para alguns proprietários e não para outros?
Site da imagem |
Até onde vejo, parece que a dona honda omite essa informação para os proprietários das motos mais populares e fabricadas em maior quantidade... Lead, Biz, Titan / Fan / Bros 150, CB 300, XRE 300 — e agora a CB 250 Twister...
Seria esse o critério, dona honda?
Mas por que essa discriminação contra os proprietários de motos populares, dona honda?
Porque a senhora sabe, esses proprietários sem essa informação não farão a troca antecipada do óleo e continuarão a rodar com óleo sujo até atingir a quilometragem que a senhora falou, estragando seus motores mais rapidamente...
E geralmente quem compra as motos mais populares, as motos "mais baratas" do mercado, é o pessoal trabalhador que leva em muita consideração a "economia" proporcionada pelos grandes intervalos de troca de óleo sugeridos pela senhora, né?
Mas a dona honda sabe que o pessoal que acreditou nas suas propagandas e não teve acesso a essa informação e saiu rodando com óleo velho e sujo pela quilometragem recomendada tomou na cabeça...
O tal óleo maravilhoso não fez o trabalho fantástico que a senhora prometeu, dona honda...
Imagem: propagandas óleo genuíno honda
Também, né?
Óleo semissintético não passa de uma mistura de 70% óleo mineral com no máximo 30% de óleo sintético e aditivos... óleo semissintético não consegue fazer mágica.
Mesmo assim, a senhora prometeu com todas as letras, até GARANTIU que o novo óleo "genuíno honda" iria "proteger o motor, transmissão e embreagem por muito mais tempo", dona honda...
E deixou de avisar os proprietários que o óleo sujo precisa ser trocado antes daquele "muito mais tempo" que a senhora garantiu, dona honda.
Por acreditarem no que a honda disse, e por não ficarem sabendo o que a honda não disse, um monte de gente viu o motor indo embora rapidinho e teve um prejuízo danado. Sem falar na viscosidade inadequada, mas isso é assunto para amanhã... com provas vindas do outro lado do mundo.
Sabe como é que ficou essa GARANTIA DE MOTOR PROTEGIDO POR MUITO MAIS TEMPO, dona honda?
Sua "garantia" nas concessionárias não valeu nada, porque a garantia da moto não cobre "mau uso" dos proprietários...
Mesmo que o "mau uso" tenha ocorrido com base nas informações recebidas (ou não) no manual do proprietário e nas concessionárias... bizarro, né?
"Engraçado" é que todo mundo resolveu fazer "mau uso" depois que surgiu esse novo óleo.
Esse novo óleo que a honda não avisou que precisava ser trocado antes do longo tempo prometido se estivesse sujo — e todo óleo fica sujo com o uso.
Quem tomou prejuízo foram justamente os proprietários que não costumam ser advogados nem costumam recorrer a advogados, dona honda...
(Porque as motos mais caras, essas que a senhora se preocupou em alertar, por coincidência costumam ser compradas pelo pessoal bem relacionado, data venia...)
Já o povão que depende da moto para trabalhar todo dia, batalhando duro para ganhar o salário e pagar a moto com sacrifício, o máximo que faz é jogar a moto na calçada da concessionária e bater boca com os vendedores, né?
Imagem e reportagem: http://www.rondoniagora.com/policia/homem-destroi-a-propria-motocicleta-a-marteladas — Será que foi briga de casal?
O povo não tem quem fale por eles, nem sabe onde buscar informações — quando a moto dá problema, o pessoal acha que foi azar e parte pra outra.
Quando muito, dão a moto problemática a preço de banana como entrada e mergulham em outro carnê de prestações a perder de vista...
Muito bom para a senhora que vende peças e outras motos, dona honda, mas muito triste para o trabalhador que vê a moto dos sonhos virar um pesadelo que destrói o orçamento familiar...
Pois é, dona honda, ao omitir informações que poderiam perfeitamente estar em seus manuais, a senhora pode ser responsabilizada pelo prejuízo que causou.
É uma coisa chamada Lei nº: 8.078/1990 – Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Eu começaria por aqui:
Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8078.htm
Será que "consumo" também se referiria ao consumo de óleo? Penso que dependerá da interpretação do juiz.
Mas acredito que o caso também poderia se encaixar nestes itens aqui:
Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8078.htm
Mas a postagem começou a ficar longa e eu guardei o melhor para a postagem de amanhã...
Nessa pesquisa acabei descobrindo uma coisa que vai ser ainda mais difícil a honda explicar...
Até lá e um abraço,
Jeff
O mesmo da postagem anterior.
😌
ResponderExcluirOLá, Felipe!
ExcluirO blogspot não consegue interpretar emojis... só ASCII.
Ma eu consigo ver no aviso por email.
:)
Um abraço,
Jeff
Que bom que consegue ver, na verdade é o computador que nao suporta mas estamos em tempos modernos 😎 quem acessa o site pelo celular(moderno) consegue ver rs
ExcluirQue coisa... no pc consigo ver no email, mas não no blogspot. Mas é possível ver no celular... então qual a causa?
ExcluirNão é o pc, não é o sistema operacional e não é o blogspot... bizarro isso.
Deve ser a modernidade. 8)
Abração,
Jeff
É possivel ver no cel por causa do sistema operacional(se eu nao me engano do 4.0 pra cima), no caso o meu é o android que pertence ao google. Gmail é do google, a minha teoria para somente no blogspot nao funcionar é que eles nao colocaram mesmo rs
ExcluirGmail é bem mais usado, mais "famoso"
Nhééé... pode falar... o blogspot é tosco mesmo...
ExcluirÉ só ver como as palavras mudam de tamanho de fonte no mesmo parágrafo. É só colocar alguma palavra em negrito, itálico, riscada ou em cor diferente que as fontes começam a mudar de tamanho sem motivo toda vez que eu salvo o texto. Aí eu conserto uma linha e a linha vizinha muda de tamanho. Pombas, você define um tamanho de fonte único para um bloco inteiro de texto, qual o motivo de algumas linhas pirarem?
Fantasma na máquina? Ghost in the shell?
Um abraço,
Jeff
Deu pra sentir as lagrimas de lamentação daqui kkk
ExcluirAcho que o segredo esta no suporte da plataforma em que esta trabalhando, antes de ter esse emoji integrado eu vivia tentando com outros, instalava testava e desinstalava porque em alguns lugares nao funcionava. Acredito que com o blogspot a situação seja mais seria mas nesse mesmo sentido.
O jeito é continuar com a tosqueira mesmo...
ExcluirAté mais,
Jeff
Bom dia Jeff.
ResponderExcluirOntem por um acaso estava filmando meu passeio de volta pra casa e a moto de uma falhada logo no começo. Não da pra perceber pelo vídeo, então fiz uma edição somente com o barulho e coloquei pra repetir várias vezes pra quem tiver assistindo não precisar ficar clicando no replay hahahaha.
O que pode ser isso?
https://www.youtube.com/watch?v=BR2z5iqPYTc&feature=youtu.be
As velas estão com 15 mil km e as folgas estão dentro do limite estabelecido pelo manual e a gasolina é sempre aditivada do mesmo posto.
Abraços.
Olá, Daniel!
ExcluirSe essa falha momentânea não se repetiu, pode ter sido apenas uma gotinha de água dentro do tanque que causou a falha de ignição do(s) cilindros. Cada ciclo de injeção é menor do que uma única gota de água.
O álcool / etanol é altamente higroscópico, absorve umidade até mesmo do ar atmosférico, e ela se acumula no fundo do tanque. Normalmente isso não causa falhas quando o tanque é agitado, mas depois de uma parada prolongada ela pode ocorrer, ainda mais de manhã cedo em dias frios. Ou pode ter sido sugada do tanque do posto de combustível.
Depois disso, vêm as velas. Já vi vela pifar com menos de 5 mil km, e eu mesmo que instalei. Um defeito de material microscópico e indetectável no processo de produção pode gerar um ponto quente no interior do eletrodo, causando uma fissura. Aí passam a ocorrer microfaíscas dentro da própria vela até que a fissura aumente a ponto de causar falhas de ignição.
Se não for nada disso e essa falha continuar ocorrendo, pode ser um acúmulo de sujeira no(s) injetor(es) ou uma falha de algum sensor da injeção eletrônica, testaria essas hipóteses por último.
A última possibilidade (ou deveria ser uma das primeiras?) é o próprio combustível, mas aí ocorreriam mais falhas. Postos podem mudar de proprietário, proprietários podem cair em tentação, algum funcionário pode ficar inspirado pelos noticiários, sabe como é Brasil.
O posto de bandeira shell aqui perto de casa em que eu sempre abastecia e confiava foi interditado enquanto eu estava em Santa Catarina...
Um abraço e boa sorte com sua máquina,
Jeff
Obrigado pelos esclarecimentos!
ExcluirEssa falha ocorre com certa frequência quando estou em rotações bem baixas.
Vou começar trocando o posto de combustível e ver se melhora. Depois as velas que estou adiando trocar apesar de já ter comprado o jogo novo. E se nada resolver vou rezar e mandar pra oficina hahahha.
Abraços!
É bem por aí... dependendo de onde você tem rodado, o filtro de ar também pode estar muito sujo, isso afeta bastante as baixas rotações.
ExcluirCom certeza não é nada grave, fique tranquilo!
Um abraço,
Jeff
Sinceramente, ainda fico abismado com coisas assim. Empresas bilionárias como a Honda não precisam disso. Esse tipo de política só atrapalha a fama da empresa. A Yamaha está ganhando terreno justamente pela sucessão de erros graves que a Honda vem cometendo. Sei que a Yamaha também tem falahado, mas até onde eu sei, ao menos óleo eles são ''honestos''. Mas isso certamente é questão de tempo...Daqui a pouco, a situação vai ficar cada vez mais nítida, e uma hora explode. Tomara que o Ministério Público abra os olhos em algum momento...Ai a situação vai ficar bem curiosa.
ResponderExcluirAbraços Jeff!
Olá, Danilo!
ExcluirSe você já está abismado, espere só a postagem de hoje à noite...
O óleo da yamaha é honesto, mas os intervalos de troca... a yamaha mudou o intervalo de troca do Yamalube mineral de 1 mil para 5 mil km na maior cara dura só para encarar os 4 mil km da honda, que respondeu ampliando para incríveis 6 mil — mas agora com o alerta de que óleo sujo perde as qualidades e precisa ser trocado antes da quilometragem, então 6 mil km é só um número bonitinho no papel.
A bmw estica esse limite para 10 mil km, e a kawasaki chuta o pau e o camping inteiro mandando usar o óleo por 12 mil km... Aí para não ficar atrás a suzuki força a barra para o pessoal pensar que são 3 mil km com óleo mineral.
O ministério público somente agirá se alguém apresentar uma denúncia formal. Se a saúde ajudar ainda faço isso, e com tanta documentação que ninguém conseguirá sair pela tangente como fez a dafra.
Se alguém mais quiser levar esses casos adiante, terei muito prazer em testemunhar nos processos.
Um abraço,
Jeff
Realmente Jeff, o MP deveria saber dessas coisas, de todas elas! Mas alguem que entenda dessa área jurídica deve saber como proceder da melhor forma. Referente a yamaha, o oleo é decente, mas outras dicas do manual da Crosser 150 por exemplo falham descaradamente. Está expresso que a corrente deve ser apertada sem que ninguem esteja em cima da moto. Ou seja...Que bom que o mecanico que fui também sabe da maracutaia e pediu para que eu subisse na moto antes de regular a corrente. Infelizmente, é um mal que todas padecem.
ExcluirGrande abraço!
O ideal seria encontrar alguém do MPF que também seja proprietário de uma moto. Ele teria a real percepção do problema.
ExcluirUm abraço,
Jeff
Não faz sentido que seja proposital porque se fosse a Honda omitiria aquela informação em todos os manuais. Uma motocicleta de 30 mil destruída vale por 6 motocicletas 125 cc, então deveria ser neste ramo de mais valor agregado que a Honda supostamente teria que dar o perdido no cliente. Me parece que seja pura incompetência da empresa ao fazer os manuais.
ResponderExcluirOlá, Fabio!
ExcluirEm termos de escala faz sentido sim. As motos populares vendem em uma proporção muito maior do que 6:1.
Conforme o autoesporte:
http://g1.globo.com/carros/noticia/2017/01/veja-10-carros-e-10-motos-mais-vendidos-no-brasil-em-2016.html
Das 10 motos mais vendidas, 8 são as populares da honda. A décima colocada foi a yamaha YBR 150 com quase 22 mil unidades.
E o total dessas 8 motos populares da honda, a maior delas a CB 250 Twister, foi de mais de 667 mil unidades.
Segundo o blog do Roberto Agresti
https://carros.uol.com.br/colunas/coluna-o-motociclista/2016/07/04/honda-cb-500-teve-e-tem-problema-de-expectativa-vs-realidade.htm
Em 2015 (dois anos depois do lançamento), a CB 500 vendeu menos de 8 mil unidades.
E pode apostar que quem comprou uma CB 500 tem tempo, grana e disposição para entrar na Justiça com bons advogados.
Independente de analisarmos a competência, é mais interessante questionar qual o motivo de informações serem suprimidas nas motos populares. Não dá para justificar nem como tentativa de economizar papel, porque sobra espaço em branco nas páginas.
Supressão de informações revela intencionalidade, não pode ser atribuída ao acaso ou à incompetência. E o pessoal das montadoras está entre a elite de tecnologia e capacitação neste país, certo?
Um abraço,
Jeff
Olá Jeff depois dá uma lida no manual da CRF 150 (msm motor da cg 150) q será um post cheio de ideias para o assunto rsrs vlw
ResponderExcluirOlá, David!
ExcluirTroca de óleo a cada 1 mil km, como era antigamente, né? Tem mais alguma coisa que eu não percebi?
As CRF são motos trilheiras para uso pesado em todo terreno. Motos trilheiras são bastante reduzidas (o motor gira mais vezes para percorrer a mesma distância que uma moto normal a fim de ter mais torque) e trabalham com baixo arrefecimento devido às menores velocidades fora de estrada. Além disso, geralmente são usadas apenas aos finais de semana, o que resulta em baixa quilometragem média ao longo do ano. E por trabalharem sempre em alta rotação, o motor se desgasta e gera partículas mais rapidamente e em maior volume.
Daí os motivos para a troca com tão pouca quilometragem.
Agora é interessante notar que as CRF mantiveram a mesma quilometragem recomendada para troca que as motos normais vendidas no mercado... quando ambas usavam óleo mineral.
Agora ambas usam semissintético, mas a honda fala em 1 mil km para uma e 6 mil km para outra...
Ou a honda está sendo rigorosa demais com as CRF, ou escancarou o critério para as motos normais.
Dica: Não ouço falar de ninguém reclamando da durabilidade das CRF...
Obrigado pela dica e um abraço,
Jeff
Ola Jeff, uma duvida que esta me matando aqui, tenho uma falcon 400i 2014, 19mil rodados, ja faz uns 7mil km que troquei o oleo original por um 20w50 mineral, pois estava baixando muito oleo, bom continua baixando menos um pouco, mas todos os proprietarios disseram ser normal essa queima de oleo da falcon, mas o que me intriga é que assim que troco o oleo, apos andar um pouco nada mais de 10 km, o oleo do motor ja esta com uns pozinhos pretos misturados ao oleo isso e normal? O que pode ser?
ResponderExcluirOlá, Leo!
ResponderExcluirTudo perfeitamente normal.
O óleo abaixar é algo normal, 200 a 300 ml a cada 1000 km é uma taxa aceitável para um motor com algum tempo de uso.
Quanto à contaminação do óleo, dentro do motor você sempre pó preto. Uma pequena parte do gás de combustão passa através do cilindro, ele é rico em carbono (carvão) na forma de fuligem da queima. O óleo vai acumulando um pouco de fuligem a cada explosão do pistão, e são milhares por minuto.
Outra origem para o pó preto é a embreagem, toda vez que é usada uma camada superficial muito pequena dos discos de cortiça se queima por patinagem. A embreagem em banho de óleo é feita para patinar um pouco e suavizar a saída da moto e a mudança de cada marcha. Em uma embreagem mal regulada, a queima da cortiça dos discos e a produção de pó preto é maior que a esperada porque os discos permanecem em atrito por muito mais tempo que o planejado.
E em toda troca de óleo no fundo do cárter e nas paredes internas sempre fica um resto desse pó que não saiu junto com o óleo velho. Então é normal ver o óleo novo começar a pretejar assim que é colocado no motor e ele entra em funcionamento.
Um abraço,
Jeff
Quando a gente pensa que nao pode piorar né Jeff?
ResponderExcluirDona Honda e suas manias
Pois é, Vyvern...
ExcluirEspere para ler a postagem que escrevi depois desta...
Um abraço,
Jeff
Até no manual da minha Honda NX200 tem os avisos de consumo de óleo, reposição e pra verificar E COMPLETAR o nível de óleo, como deve ser.
ResponderExcluirÉ uma NX 200 1998, ou seja, em algum tempo, em motos mais novas, eles simplesmente retiraram o aviso. Como você diz, a física não mudou, por que será que eles mudaram os avisos? No mínimo duvidoso.
Ah, e descobri seu blog faz pouco tempo, e queria te dar os parabéns! Gostei muito dos seus textos, e fiz questão de ler tudo desde o primeiro post. Ganhou mais um fã!
Grande abraço!
Olá, Rodrigo! Muito obrigado!
ExcluirEssa má fase da honda durou um bom tempo, os manuais mais novos agora estão sendo publicados como sempre deviam ter sido, com procedimentos completos tanto para a medição (que continua desnecessariamente complicada) como para a troca do óleo (que agora descreve passo a passo o procedimento de medição na própria sequência de troca).
Só fizeram isso depois do desastre que foi a adoção do 10W-30 que permitiu descobrir o macete usado por concessionárias (o 10W-30 desaparece do cárter muito rápido, as motos começaram a dar muito mais problemas que não davam antes — pelo menos, não com tanta frequência.)
Esse caso de indicarem um óleo de viscosidade superior na Austrália eles não têm como justificar, é pura vergonha para a honda do Brasil.
Um abraço!
Até mais,
Jeff
Ops, o caso da Austrália eu contei na postagem posterior a esta, talvez você ainda não tenha lido ainda:
Excluirhttp://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2017/04/e-dona-honda-complicou-para-o-seu-lado.html
Um abraço,
Jeff
Ainda não tenha lido ainda foi cruel :/
Excluir