domingo, 16 de abril de 2017

honda, explique isso para seus clientes

Dona honda, explique para seus clientes aqui no Brasil por que razão eles nunca foram alertados disto:

Atualização: Tem novidades sobre este assunto, estarão nas postagens de terça e quarta-feira.

Este é o manual de proprietário que a honda adotou lá fora quando passou a usar o óleo 10W-30 no mundo todo...
Imagem: Manual CB 500 2013 achado na internet.

Lá está escrito logo no início — porque é importante:

Óleo do Motor


O consumo de óleo do motor varia e a qualidade do óleo se deteriora de acordo com as condições de pilotagem e tempo decorrido.


Verifique o nível de óleo regularmente, e adicione óleo de motor recomendado se necessário. 
Óleo sujo ou óleo velho deveriam ser trocados assim que possível.

Pois é...


Por que a senhora não diz as coisas que eu destaquei para os seus clientes brasileiros, dona honda?

Olha só o manual da nova CB 250 Twister:
Manual CB 250 Twister 2016 achado no site da honda https://www.honda.com.br/pos-venda/motocicletas/manuais

Viu só?

A dona honda não alerta que precisa trocar o óleo sujo, nem que o óleo vai perdendo as qualidades milagrosas com o tempo...

E também não alerta que o consumo de óleo do motor "varia" com o tempo decorrido — por que não diz logo "aumenta", dona honda?

Eu até conferi a página 6-5 para ver se isso estava nos Cuidados na manutenção, mas só perdi meu tempo — lá não tem uma palavrinha sobre o óleo do motor...
Manual CB 250 Twister 2016 achado no site da honda https://www.honda.com.br/pos-venda/motocicletas/manuais

Nem no resto do capítulo, o pessoal pode conferir nos seus manuais ou no site da própria honda.

Poxa, dona honda...

Os coitados dos proprietários aqui no Brasil acreditam nas propagandas que a senhora faz e na conversa dos vendedores das concessionárias...

Os donos acabam não se preocupando em rodar com óleo sujo e velho porque todo mundo diz pra eles que o "óleo genuíno honda" é bom pra dedéu...

Por que motivo, dona honda, a senhora faz esse alerta lá fora e não faz o mesmo alerta — até com mais ênfase — aqui para os brasileiros, dona honda?

Porque não sei se a senhora sabe, dona honda, o Brasil é um país tropical e lá fora o óleo trabalha em condições muito mais suaves que aqui... 

Se a senhora tivesse avisado que precisava trocar o óleo sujo antes dos 4 mil km e agora 6 mil km, muita gente não ia ter ficado reclamando porque o motor deu pau, o motor fundiu, o cabeçote trincou com 30 mil km, dona honda...

Se a senhora tivesse avisado que o óleo bom pra dedéu perdia as propriedades lubrificantes com o tempo e as condições de pilotagem, muito dono tinha se precavido, né?

Por que o povo brasileiro não é alertado dos mesmos riscos que o povo do resto do mundo, dona honda?

O consumidor brasileiro não merece o mesmo respeito que todos os outros?

Explica essa para a gente, dona honda...

Mas não só aqui no blog não.

A coisa é tão grave que a senhora deveria era fazer um alerta no rádio, TV e mídia impressa explicando que houve uma "falha de tradução" e essas informações não foram passadas...

Deixando bem claro para todo mundo que óleo sujo pede troca, portanto ele pode não atingir aqueles 4 ou 6 mil km...

Ainda mais se a moto já tiver uma certa quilometragem — que geralmente ela atinge após o fim da garantia e as 7 trocas de óleo grátis, né dona honda?

E aproveita pra explicar que essa "falha de tradução" ocorreu aí dentro porque alguém mudou o texto que os tradutores entregaram.

Os tradutores não inventam nem somem com texto, eles entregam o material traduzido tal qual ele chega para eles...

Quem decidiu que essas informações não eram importantes para os clientes brasileiros é prata aí da sua casa, dona honda.

E capricha no pedido de desculpas para seus clientes, porque tem muita gente muito brava com a senhora, dona honda.

Desconfio que vai ter muito mais gente ainda mais brava depois de ficar sabendo que não mereceu a mesma consideração que os clientes no resto do mundo e ficou no maior prejuízo por sua culpa, dona honda.

Feliz Páscoa,

Jefferson Wagner Dessordi, 
O Jeff, autor de outras postagens sobre isso aqui no blog.

8 comentários:

  1. É por isso que a Honda perdeu tanta credibilidade. Não sei se é política interna da empresa ou o que, mas isso é um absurdo. Tratam a gente como se fôssemos cães vira-latas que não merecem o menor respeito.
    É o caso do óleo na marca max...

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    1. Pois é, Takashi...
      Quero ver que justificativa existe para eles omitirem informações de interesse direto dos consumidores... informações que resultam em lucros para eles e prejuízo para os proprietários, a melhor prova que obtive até agora de que a honda manipula nosso mercado a fim de maximizar seus ganhos. Bom, ela e as outras que não passam essas informações, né?
      Qual critério define um "óleo sujo"?
      Mesmo no manual original em inglês, ela deixa a responsabilidade de avaliar se o óleo está em condições ou não de continuar rodando nas mãos do povo sem formação técnica.
      Resultado, o pessoal se baseia nas quilometragens recomendadas pelos fabricantes e fica no prejuízo, sempre. No Brasil, mais ainda.
      Um abraço,
      Jeff

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  2. O que dá de nego falando que roda 5 mil km e blablabla. Tanta particular em suspensão é foda.

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    1. Pois é, Leandro!
      E o mais legal desta postagem é que lembra aquela cena daquele filme, "é a palavra da honda contra a palavra da honda".
      Eles não têm como se defender.
      Um abraço,
      Jeff

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  3. Jeff,é muito engraçado... No manual da 160 Start,na página 39,na parte do óleo do motor,tem sta recomendação sobre óleo sujo!!
    "Óleo sujo ou deteriorado deve ser trocado o mais rápido possível."
    E na página 50,no item 1 eles colocam a medida do óleo junto com a remoção da vareta e isso dificulta a atenção!Veja como está "camuflado"!
    "1- Remova a tampa/vareta medidora.Adicione o óleo recomendado até atingir a marca superior." Logo depois é que eles citam o procedimento de troca de óleo! São 4 itens consecutivos e a gente acaba passando direto sem perceber a informação do primeiro item.E esta informação só achei aqui,disfarçada como um camaleão.
    Aquele abraço!!

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    1. Obrigado pelo alerta, Pedra!
      Isso levou a novas pesquisas e a novas descobertas muito interessantes!
      A honda vai ter de explicar muitas outras coisas com a postagem de amanhã/hoje!
      Valeu!
      Forte abraço,
      Jeff

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  4. Bom dia Jeff!
    Meu nome é Max, estou na minha segunda moto, segunda moto honda, já tive uma CG 150 fan 2013, ótima moto por sinal, estou agora com uma CB 300 14/15, já me deu muitas dores de cabeça. Sempre troquei o óleo das duas aos 1.000 km
    Dificilmente deixo passar disso
    Sempre usei oleo genuíno honda. Hoje estou no motul mineral 20w50. O óleo honda não aguenta em motos refrigeradas a ar muito mais que 1.500 km. Os vendedores e mecânicos daqui de Timon/MA e Teresina/PI recomendam a troca com 1.000 km(pelo menos eles fazem isso). Com a Fan nunca tive problemas de motor, tive vários com a CB 300(todos esses que citados em foruns e mais algum), alguns a honda depois de muita pressão corrigiu em garantia pra mim. Não sou exigente demais com motos não. Revisões no prazo, na concessionaria(apesar de as vezes não achar que trabalhem bem) mais é isso aí. Abraço

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    1. Olá, Max!
      Obrigado pelo depoimento!
      Você mora em uma região quente onde nunca deveria ser usado óleo 10W-30, você lerá isso na postagem de hoje à noite, e dito pela própria honda — mas não para os clientes brasileiros...
      A honda fez no Brasil o que não fez em outros países, e os clientes pagaram o pato.
      Se hoje há tanta gente insatisfeita com a honda, não é culpa das motos, mas de quem tomou essas decisões em desacordo com critérios técnicos básicos.
      Obrigado por acompanhar o blog, e um abraço,
      Jeff

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