Volta e meia aparecem vídeos na internet mostrando ocorrências "sobrenaturais" de carros se materializando do nada:
Sério, o pessoal prefere acreditar que sejam "viajantes do tempo" ou "visitantes interdimensionais" de uma outra galáxia em vez de aceitar a explicação mais prosaica e pé no chão:
O movimento combinado dos carros permite a ocultação por mais tempo quando um dos carros permanece no ponto cego atrás do outro veículo...
Isso é supercomum no trânsito, é a clássica situação "o cara apareceu não sei de onde".
E o mecanismo dessa ilusão de ótica é o mesmo que faz com que motocicletas fiquem invisíveis atrás da coluna dianteira de carros, postes e árvores nos cruzamentos:
Este vídeo explica o que acontece:
Deve ter dado muito trabalho para fazer...
Mas ele passa a ideia desse perigo grande não apenas para nós motociclistas — que ainda temos a vantagem de conseguir enxergar por cima dos carros.
A aproximação em um ângulo de 90 graus faz com que o carro / motocicleta fique oculto pelo outro durante toda a aproximação.
Numa dessas, o motociclista de baixa estatura ou piloto de esportiva ou motoneta — que ficam numa posição mais abaixada — não percebe o carro oculto e tenta fazer uma ultrapassagem proibida e errada no meio do cruzamento.
O "carro fantasma" só fica visível em cima da hora e aí o apressadinho com a moto ouve um бедствие Осел!!!
O risco é maior para motoristas e pilotos de motonetas e motos esportivas que não têm um ângulo de visão mais elevado e estão mais propensos a ter a visão encoberta.
O truque para não se envolver num acidente desses é sempre pensar:
Existe a chance de um carro, moto, bicicleta, skatista ou pedestre estar oculto atrás desse carro / caminhão / ônibus / tanque de guerra?
Imagem e reportagem: http://edition.cnn.com/2015/06/02/europe/germany-tank-crash/
Você, pilotando a moto, precisa ficar atento para a possibilidade de o motorista à sua frente estar entrando em uma fria que sobrará para você.
E também para não ultrapassar um veículo durante uma conversão, ele poderá estar encobrindo a sua visão de um carro se aproximando que o outro motorista não percebeu.
Afinal, nunca se sabe quando encontraremos um carro encoberto num cruzamento.
Ou um viajante do tempo interdimensional de outra galáxia usando um carro comum se teleportando na sua frente.
Um abraço,
Jeff
Alô,Jeff tudo bem? Então, eu estava pensando sobre a temperatura do motor e lembrei do líquido de arrefecimento,porque ele auxilia junto com o óleo o esfriar da moto.
ResponderExcluirPor isso te mando um link de avaliação de algumas marcas de aditivo para radiador pelo Imetro. Se puder,mostre pra gente mais sobre isso,porque eu não consegui achar no blog.tem também vídeo da Honda 500F entregue sem líquido de arrefecimento,pela concessionária e só depois de 1000 km é que o dono ficou sabendo.
https://drive.google.com/file/d/0B5PKeRACjPwaVG5BbERmWXJIQkk/view
Olá, Pedra!
ExcluirRespondi na outra página onde você comentou o mesmo.
Um abraço,
Jeff
Ei Jeff, sei que não tem a ver com essa postagem mas eu baixei o manual de serviço da cg 150 2009/2013 e advinha só! O manual diz que o óleo recomendado é o 20w50, mas tenho uma ano 2011 e no manual do proprietário consta 10w30. As concessionárias não estavam seguindo o manual de serviço ao aplicar óleo 10w30?
ResponderExcluirOlá, Uri!
ExcluirNão deveria e não poderia ter contradição entre os dois manuais.
Você encontrou um manual de serviço recomendando o 20W-50 enquanto as concessionárias estavam colocando 10W-30?
Tem como me enviar um print ou um link desse manual de serviços para eu tentar entender o que está acontecendo?
Porque se for confirmada essa contradição, tipo o manual oficial de serviços dizer uma coisa e o manual do proprietário dizer outra, será um escândalo maior do que tudo que já foi dito até hoje aqui no blog.
Meu email é jefferson.tradutor@gmail.com ou jefferson.tradutor@hotmail.com
Obrigado pela informação, e um abraço,
Jeff
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirUri,
ExcluirNão consegui abrir os links dos capítulos.
Abraço,
Jeff
Fiquei mais curioso com o que vai dar depois do depoimento do uri
ResponderExcluir...ou esses carros fantasmas podem ser como aquele que o Charlie Sheen pilotava no filme A Aparição.
ResponderExcluirCruzes!...
Esse Charlie Sheen já se meteu em cada uma...
ExcluirUm abraço, McGyver!
Olá Jeff,
ResponderExcluirJá tem um tempo que acompanho o blog sem comentários (nas sombras), gosto do conteúdo informativo e a forma irreverente em que você apresenta. Dessa vez o tema é algo que me toca, meu último acidente foi exatamente isso, de ninja 250(uma moto baixa até pra sua categoria) me ví nessa situação, nem eu nem o motorista do carro tinha visão clara um do outro e a colisão foi inevitável, o que ficou foi o prejuízo e o aprendizado (aliás muita coisa sobre motos aprendi da pior forma possível).
Recentemente você postou sobre a nova categoria A, mas está trâmite a legislação do corredor, se possível faz uma postagem falando e sua opinião do novo regulamento.
Abraço Jeff
Olá, Vitor! Obrigado por acompanhar o blog e pelo seu depoimento confirmando as informações passadas nesta postagem!
ExcluirSobre o uso do corredor, acredito que acabarão de vez com esse negócio de rodar no meio dos carros em movimento e manterão a velha prática, corredor só existe com o trânsito parado — começou a andar, se encaixe em uma faixa e acompanhe o fluxo. E circulação no corredor parado limitada a uma velocidade baixa tipo máximo de 30 ou 40 km/h.
Se todo mundo praticasse isso, os acidentes com motos cairiam no mínimo 50%.
A liberdade que a moto proporciona é a melhor coisa do mundo, mas ela não pode interferir com a liberdade e a segurança dos outros.
Um abraço,
Jeff
Isso ainda vai dar muita treta, ainda bem que o brasil é um pais bem fiscizado 😁
Excluir