Quem não quer se arriscar em duas rodas opta pelas três rodas dos triciclos, achando que terá mais segurança.
E quem quer ficar absolutamente seguro, opta pelas quatro rodas dos quadriciclos.
É aí que está o grande engano.
Reportagem: http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2014/03/em-test-drive-idoso-atropela-homem-com-triciclo-e-invade-loja.html
Veículos de três ou quatro rodas apresentam diferenças de direção/pilotagem enormes em relação a carros ou motos; não pense que é só sentar e sair acelerando, não é não.
Triciclos de tração dianteira e quadriciclos exigem muito mais deslocamento do corpo para poder fazer curvas. Você tem que fazer muito mais força para deslocar pesos maiores.
O que é instintivo numa moto para quem já andou de bicicleta é totalmente diferente com motos de três ou quatro rodas.
E os motores dessas máquinas são muito mais potentes em relação ao peso do que os carros: as acelerações são intensas como a maior parte dos motoristas nunca experimentou na vida, daí acidentes como o acima.
Reportagem: http://sobremotos.solupress.com/sobremotos/news/article.asp?articleid=5604
Apesar da ínfima quantidade de triciclos de tração dianteira ou traseira rodando por aí, há uma quantidade significativa de acidentes.
Uma terceira roda dá uma falsa sensação de segurança; a pista molhada é traiçoeira com qualquer número de rodas, os motoristas de carretas que o digam.
Quadriciclos são veículos de grande distância do solo, usam pneus de baixa pressão muito aderentes e capotam com mais facilidade do que carros. E não têm proteção no teto, ele capota em cima de você e quebra seu pescoço.
Quadriciclos para uso fora de estrada podem capotar somente por passar em ângulo por cima de um trecho pavimentado. Está no manual do proprietário, aquele que ninguém lê.
E têm um risco muito maior do que as motos:
Na hora da arrancada, eles podem empinar e te jogar de cabeça no chão.
OK, motos também fazem isso, mas você tem as pedaleiras para se firmar. Os quadriciclos só têm plataformas para o apoio dos pés, igual nos scooters.
Levantou, soltou do guidão, já era, cabeção foi pro chão. Sem capacete, é fatal. Com capacete, grave risco de lesão no pescoço, com sorte paraplegia.
A pilotagem de quadriciclos também é proibida para menores de 16 anos lá fora e 18 anos aqui. E não podem transportar garupa. Mesmo assim...
Imagem: http://weknowmemes.com/2012/09/perfectly-timed-atv-accident/
Por dever de ofício, sou obrigado a ler manuais de proprietário de todos os tipos, e o capítulo de segurança de pilotagem para quadriciclos é uma das coisas mais longas que já li em todos esses anos trabalhando nessa indústria vital.
Infelizmente, poucos se dão a esse trabalho antes de sair pilotando.
Outro veículo que transmite uma falsa sensação de segurança é o triciclo clássico, aquele dos anos 70.
À venda no mercado livre, pouco rodado e bom preço: http://moto.mercadolivre.com.br/MLB-545175312-triciclo-by-cristo-2002-motor-1600-ar-dupla-som-cd-_JM
Na hora que você precisa fazer uma curva fechada e gira o guidão, a rodinha de moto lá na frente não consegue mudar a trajetória do meio carro atrás dela.
A rodinha de moto lá na frente começa a deslizar e quicar no asfalto e o triciclo segue em linha reta, você vai para a contramão sem nenhum controle do veículo.
E não pense que triciclos não capotam, isso é ilusão.
Capotam sim, e não oferecem a proteção de um teto para proteger sua cabeça e pescoço.
Motos não são os veículos mais seguros do mundo, mas pelo menos não passam a falsa imagem de bonzinhos como os triciclos e quadriciclos.
Motocicletas são meninas más, e o bom é que a gente nunca se esquece disso.
Já os iludidos que acham que triciclos e quadriciclos são seguros... se descuidem, pra ver o que acontece.
Um abraço,
Jeff
PS:
Aviso aos donos de triciclos que reclamam desta postagem:
Não sei em que contexto vocês estão lendo esta postagem, se dentro do meu blog ou se alguém destacou a postagem no facebook ou outra rede social.
Meu blog se chama Minha Primeira Moto. Nele há mais de 400 postagens, a grande maioria delas alertando sobre os riscos de se pilotar uma moto.
Curiosamente, ninguém reclama do fato de eu falar que motos são inseguras.
Alertar sobre os riscos do veículo não vai impedir quem realmente deseja ter uma moto.
O mesmo vale para quem realmente deseja ter um triciclo ou quadriciclo.
Quando quiserem fazer uma crítica, usem argumentos inteligentes defendendo seu ponto de vista, e não ataques pessoais infantis do tipo:
"quanto aos textos acima, provavelmente a pessoa que escreveu tem uma harley de garagem com uma flanelinha, anda fds e se considera o biker".
Minha resposta a esse tipo de comentário é: leiam a postagem Julho não poderia ter começado melhor. É uma das postagens que me deu o maior prazer de escrever.
Sobre minha experiência com triciclos, realmente não pilotei nenhum. Mas convivi com meu primo quase da mesma idade que era proprietário e rodava muito nos anos 70 e 80; ele me contou muitas histórias de suas aventuras. Não sou um desconhecedor total do assunto como os críticos acham em suas cabeças.
Não retiro uma vírgula do texto publicado. Alertar sobre os possíveis riscos apenas fará com que os compradores de triciclos e quadriciclos fiquem alertas e evitem uma pilotagem insegura. Esse é o propósito de meu blog.
Fazer o que vocês proprietários de triciclos estão fazendo, afirmar que eles são absolutamente seguros, somente terá o efeito de fazer com que os usuários se descuidem dos riscos. Isso vai contra a proposta do meu blog, que é alertar os novatos para que não se envolvam em acidentes possivelmente fatais.
O fato de vocês nunca terem tido problema com os seus triciclos, seja por praticarem uma pilotagem segura ou por terem adquirido triciclos melhor construídos do que a média que roda por aí, não muda os fatos relatados e ilustrados na postagem.
Minha consciência fica tranquila quando alerto as pessoas, e minha alma fica feliz quando volta e meia alguém agradece no blog por uma dica que os livrou de um acidente ou pane mecânica.
Meus comentários sobre triciclos e quadriciclos não contribuirão para que alguém se descuide na pilotagem. Os seus... deixa pra lá.
Realmente não entendo as críticas pessoais contra mim, falar o que não sabem a respeito do autor; se fossem argumentos inteligentes a respeito da ideia e não da pessoa, seriam discutidos e todos sairiam ganhando conhecimento.
Mas criticar uma pessoa sem saber nada a seu respeito, falando bobagens como essas... "proprietário de HD de fim de semana, flanelinha, mentira"... fica feio para vocês, não para mim.
PS2:
Aliás, vocês não precisam acreditar em mim; se não recearem serem processados por ele, chamem de mentiroso e flanelinha o autor dessa frase aqui:
"A tração da roda dianteira [de triciclos] é comprometida em curvas."
"Você
deve conduzir mais devagar em uma curva do que faria com uma moto normal,
porque ao contrário de um veículo de duas rodas que se inclina e, portanto,
quase sempre tem a roda dianteira alinhada com o corpo da moto, um veículo de
três rodas deve ser dirigido realmente esterçando-se a roda."
"Assim, a inércia da
moto está constantemente tentando endireitar a roda, ou sobrepujá-la.
Em velocidades semelhantes, o veículo de três rodas vai perder a tração da roda
dianteira mais cedo do que um veículo de duas rodas.”
Por James
R. Davis
Consultor e Palestrante sobre Segurança para Motocicletas de Houston, Texas, EUA
44 anos de experiência em pilotagem, mais de 800 mil km rodados
44 anos de experiência em pilotagem, mais de 800 mil km rodados
Motorcycle
Tips & Techniques
Motorcycle
Safety/Dynamics
Motorcycle
Safety Group
Referências:
http://www.msgroup.org/Expert.aspx
http://www.msgroup.org/Tip.aspx?Num=051
PS 3:
Caro Valmir Navarro,
Se ter um triciclo é o que você deseja, não desista de seu sonho. Apenas faça o que sempre recomendo para quem compra uma moto:
Conheça o comportamento de seu veículo, escolha um local sem trânsito, amplo e seguro para praticar técnicas de frenagem e curvas, como se fosse um treinamento, até aprender como seu triciclo se comportará nas situações de emergência.
Sabendo de antemão como ele agirá, você terá plena condição de evitar situações potencialmente perigosas no trânsito real.
Motos são muito mais inseguras do que carros, tenho um blog inteiro sobre isso, e nem me passa pela cabeça a ideia de abrir mão dela.
Realize seu sonho, seja prudente (com um triciclo, um carro ou uma moto) e seja feliz.
Um abraço,
PS 3:
Caro Valmir Navarro,
Se ter um triciclo é o que você deseja, não desista de seu sonho. Apenas faça o que sempre recomendo para quem compra uma moto:
Conheça o comportamento de seu veículo, escolha um local sem trânsito, amplo e seguro para praticar técnicas de frenagem e curvas, como se fosse um treinamento, até aprender como seu triciclo se comportará nas situações de emergência.
Sabendo de antemão como ele agirá, você terá plena condição de evitar situações potencialmente perigosas no trânsito real.
Motos são muito mais inseguras do que carros, tenho um blog inteiro sobre isso, e nem me passa pela cabeça a ideia de abrir mão dela.
Realize seu sonho, seja prudente (com um triciclo, um carro ou uma moto) e seja feliz.
Um abraço,
Jeff
Totalmente contrario ao texto da materia,tenho triciclo, e posso afirmar, se a construçao for calculada nao tem porque escapar ou ficar capotando como citado. Provavelmente quem escreveu deve ter andado nesses feito em fundo de quintal sem nenhum calculo, e acima e tudo sem nenhum conhecimento de fisica,, portanto , triciclo e um veiculo como outro qualquer , respeitando os limites. , e acima de tudo o triciclo vc sente as reaçoes na mao e nao como alguns carros que a hora que vc percebe ja era. Mesmo um formula 1 se vc nao reduzir na curva certamente ele nao faz. Portanto Triciclo e um veiculo totalmente seguro.
ResponderExcluirO autor tem razão. Não existe veículo totalmente seguro. A segurança depende do conhecimento do veículo e da capacidade e habilidade de pilotá-lo. Até mesmo os aviões, considerados os mais seguros, também sofrem acidentes por erros de pilotagem.
ResponderExcluirO autor tem razão. Não existe veículo totalmente seguro. A segurança depende do conhecimento do veículo e da capacidade e habilidade de pilotá-lo. Até mesmo os aviões, considerados os mais seguros, também sofrem acidentes por erros de pilotagem.
ResponderExcluirBom a postagem realmente deixa medo, quem não conhece triciclo, mais por outro lado acredito que foi de ótima intenção do autor, o triciclo como já relataram ai, é um veiculo como outro qualquer que tem suas limitações, precisando sim de prudência na pilotagem, como se tem em motos, carros etc, sabendo o condutor que é sim um veiculo diferenciado, pois nem é uma moto, nem muito menos um carro, sou proprietario dos tres; carro, moto e triciclo (minha paixão), todos com suas limitações. abraço
ResponderExcluirBom a postagem realmente deixa medo, quem não conhece triciclo, mais por outro lado acredito que foi de ótima intenção do autor, o triciclo como já relataram ai, é um veiculo como outro qualquer que tem suas limitações, precisando sim de prudência na pilotagem, como se tem em motos, carros etc, sabendo o condutor que é sim um veiculo diferenciado, pois nem é uma moto, nem muito menos um carro, sou proprietario dos tres; carro, moto e triciclo (minha paixão), todos com suas limitações. abraço
ResponderExcluirVou comprar um triciclo eu precisava ler sete comentário valeu mano
ResponderExcluirVou comprar um triciclo eu precisava ler sete comentário valeu mano
ResponderExcluirjeff Brother faça UM SEGUINTE PILOTE A PORRA DE UM TRICICLO E AI VC DIZ NEGATIVO OU POSITIVO , e como vc mesmo disse nunca pilotou UM
ResponderExcluirAbraços ao bons homens de boa vontade
Marcelo
Engraçado como os donos de triciclos se irritam com esta postagem.
ExcluirSimplesmente alerto aos novatos para que tomem cuidado para não abusar da confiança a fim de que não se acidentem. Tenho mais 920 postagens falando a mesma coisa sobre motos, nenhuma gera esse tipo de reação. Só os donos de triciclos ficam tão nervosos com isso.
Engraçado, isso.
Um abraço,
Jeff
Interessante, alem daquele da foto postada, quantos outros acidentes envolvendo triciclos alguem pode relatar? Acontecem, mas são poucos, enquanto acidentes com motos, carros e caminhões, são uma constante. Qualquer veiculo que tenha uma péssima construção, é um risco para o condutor e demais usuários de nossas vias. Tenho motos de 1000 e 1600 cilindradas, e um triciclo com motor 1600, para viagens longas prefiro o triciclo e nas curtas até uso as motos. Embora meu trike tenha uma construção artesanal, garanto que foi bem construído e faço qualquer curva com segurança e afirmo categoricamente que a roda dianteira não derrapa. Agora aqueles triciclos empinadores, que empinam facilmente, estes sim, mal construídos e com pouco peso dianteiro derrapam mesmo. Mas isto, como disse, é por motivo de construção mal feita. Qualquer veiculo mal construído pode vir a ter problemas e causar acidentes. Assim afirmo que qualquer veiculo mal construído ou conduzido por pessoas que não tem a minima noção ou responsabilidade de condução veicular, pode vir a ter problemas ao conduzi-los. www.westrupmotoaventura.blogspot.com.br
ResponderExcluirOlá, Westrup!
ExcluirFico feliz que a ideia por trás desta postagem tenha sido compreendida.
O objetivo do blog nunca foi falar mal de triciclos, foi apenas alertar os novatos de que as aparências podem enganar e toda maquina precisa ser respeitada.
Para ter uma ideia da frequência de acidentes com triciclos e quadriciclos, é só fazer uma pesquisa no google por "acidente triciclo quadriciclo 2016".
São poucos, mas acontecem. Talvez até mais com quadriciclos do que triciclos.
Um abraço,
Jeff
O autor demonstrou desconhecimento das técnicas de dirigibilidade do triciclo. Sobre a roda dianteira, ela não sai quicando, uma vez que a pressão no pneu é baixa de propósito. Assim, com o pneu quase murcho, a roda adere melhor, considerando que a dianteira é leve. No entanto, concordo que conselhos para que todos tenham precauções no trânsito, seja de triciclo, moto ou quaisquer outros tipos de veículos, nunca é demais, pois a quantidade de acidentes de trânsito no Brasil é absurda, boa parte, por negligência ou imprudência dos condutores. Abraços!
ResponderExcluirObrigado pela crítica ponderada, Genésio!
ExcluirRealmente nunca pilotei um triciclo, me baseei em relatos de alguém que teve um nos anos 70 e ele certamente teve um aprendizado empírico, pode ter cometido esse erro de usar uma pressão alta demais na roda da frente.
Infelizmente, não poderei confirmar com ele, já não está mais por aqui.
Um abraço, e obrigado por entender que a intenção do blog é justamente buscar com que as pessoas tomem cuidado,
Jeff