A pressão do medidor não se altera quando você coloca o calibrador no pneu?
Seu pneu está muito vazio e o calibrador ignora? (Se for isso, vá direto para o fim da página.)
Em todos os calibradores de todos os postos acontece a mesma coisa?
Imagem: http://oglobo.globo.com/rio/bairros/aparelho-para-calibrar-pneus-esta-solto-em-posto-da-av-atlantica-4802842
E mesmo todos os calibradores dizendo que está tudo bem, o pneu da sua moto parece murcho e sua moto dança em linha reta?
1) Sua moto não gosta de você e quer te dar o maior prejuízo gastando muita gasolina ao impedir que você calibre o pneu; se bobear, ela quer até te dar um tombo.
2) Todos os calibradores de todos os postos estão com defeito.
3) A válvula do pneu da sua moto está com defeito.
Hummm... Mais provável que seja o primeiro ou o terceiro caso.
Se ela não gosta de você, aprenda a tratá-la melhor. Motos retribuem a atenção que damos a elas, e se vingam quando somos negligentes.
Se for a válvula do pneu, isso pode ocorrer porque ela tem um pistãozinho com mola que não deixa o ar sair, a menos que seja empurrado.
Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/Schrader_valve
O calibrador do posto de gasolina também tem uma peça igual que não deixa o ar sair da mangueira quando o calibrador não está em uso.
Quando você instala o calibrador no pneu, os pistõezinhos se empurram, liberando a passagem de ar da mangueira para o pneu.
Pode acontecer de o pistãozinho da válvula do seu pneu se entortar durante essa operação. Quando isso acontece, a válvula fica vazando um pouco de ar.
A tampinha da válvula minimiza esse vazamento permitindo rodar por alguns dias, mas aí você passa a ter esse problema de não conseguir calibrar o pneu em posto nenhum.
Imagem: http://www.tire-information-world.com/valve-covers.html
Se você for até uma concessionária, provavelmente vai ter de deixar a moto para pegar no dia seguinte e é muito provável que te troquem a câmara, o pneu, a roda e, se bobear, até a suspensão da sua moto.
Tô brincando, todo mundo sabe que a maioria das concessionárias não faz isso.
Para solucionar o problema, basta trocar o pistãozinho com mola.
Mas onde você vai achar essa peça?
Em qualquer borracharia ou loja de pneus, até de mesmo de pneus para carros, esse pistãozinho é um componente universal.
Sabe quanto custa essa peça nessas lojas?
Um aperto de mão.
Na concessionária é capaz de te cobrarem pela mão de obra e pela peça.
Tô brincando, todo mundo sabe que as concessionárias não fazem isso.
Esse pistãozinho normalmente fica um pouco recuado para dentro do bico da válvula; caso ele esteja saliente, isso pode indicar que ele está se soltando e precisa ser reapertado antes que pule fora da válvula usando uma chave especial que todo borracheiro possui.
Nas rodas com pneu com câmara, também é importante reapertar periodicamente as contraporcas que fixam as válvulas nos aros usando uma das chaves fixas do seu jogo de ferramentas, normalmente de 14 mm.
Seu pneu está muito murcho / vazio e o calibrador ignora?
Isso acontece porque o procedimento de encher um pneu vazio é diferente do procedimento de calibrar.
O aparelho precisa ter uma contrapressão vindo do seu pneu para "saber" que deve executar sua função.
Então em vez de usar o botão normal, você precisará manter pressionado aquele outro botão com a figura de um pneu vazio. Ele enviará ar enquanto você apertar o botão.
Mantenha esse botão pressionado até o pneu ficar com aparência normal, e aí use o outro botão para calibrar com a pressão correta.
Mas se você exagerar, seu pneu poderá até explodir porque a máquina não "sabe" se está enchendo um pneu de moto ou de caminhão; enquanto o botão for pressionado, todo o ar do compressor do posto irá para dentro do seu pneu.
Para finalizar, nunca pilote sua moto sem instalar as tampinhas das válvulas.
A humilde tampinha é um dos componentes de segurança mais importantes de sua moto por impedir que o pneu se esvazie de repente.
Um pneu murchando instantaneamente é tombo certo; impedindo essa situação, aquela tampinha à qual você não dá o menor valor é o seu anjo da guarda.
Um abraço,
Jeff
Adorei o post. Me ajudou muito!
ResponderExcluirVlw,tirei todas minhas dúvidas!!
ResponderExcluirObrigado por esse post, eu estava com o pneu vazio longe tudo e sem dinheiro, e a dica do botão com símbolo do pneu vazio salvou o dia.
ResponderExcluirBom saber, Leonardo!
ExcluirEsta semana peguei a moto encostada há duas semanas (ando escrevendo mais do que rodando) e o pneu estava bastante murcho, 16 libras, menos da metade da pressão recomendada para meu peso e condições de uso.
Sintoma de câmara velha no fim da vida útil, o que é uma condição perigosa. Hora de trocar antes de ter uma surpresa desagradável.
Um abraço,
Jeff
Muito bom, divertido e esclarecedor...
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