terça-feira, 11 de março de 2014

Não consigo calibrar / encher o pneu

Você vai até o posto para calibrar os pneus e o calibrador sempre diz que a pressão está boa, o medidor nem dá sinal de vida?

A pressão do medidor não se altera quando você coloca o calibrador no pneu?


Seu pneu está muito vazio e o calibrador ignora? (Se for isso, vá direto para o fim da página.)

Em todos os calibradores de todos os postos acontece a mesma coisa?



Imagem: http://oglobo.globo.com/rio/bairros/aparelho-para-calibrar-pneus-esta-solto-em-posto-da-av-atlantica-4802842

E mesmo todos os calibradores dizendo que está tudo bem, o pneu da sua moto parece murcho e sua moto dança em linha reta?


Então aconteceu uma de três coisas:

1) Sua moto não gosta de você e quer te dar o maior prejuízo gastando muita gasolina ao impedir que você calibre o pneu; se bobear, ela quer até te dar um tombo.


2) Todos os calibradores de todos os postos estão com defeito.


3) A válvula do pneu da sua moto está com defeito.


Hummm... Mais provável que seja o primeiro ou o terceiro caso.

Se ela não gosta de você, aprenda a tratá-la melhor. Motos retribuem a atenção que damos a elas, e se vingam quando somos negligentes.

Se for a válvula do pneu, isso pode ocorrer porque ela tem um pistãozinho com mola que não deixa o ar sair, a menos que seja empurrado.



Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/Schrader_valve

O calibrador do posto de gasolina também tem uma peça igual que não deixa o ar sair da mangueira quando o calibrador não está em uso.

Quando você instala o calibrador no pneu, os pistõezinhos se empurram, liberando a passagem de ar da mangueira para o pneu.


Pode acontecer de o pistãozinho da válvula do seu pneu se entortar durante essa operação. Quando isso acontece, a válvula fica vazando um pouco de ar.


A tampinha da válvula minimiza esse vazamento permitindo rodar por alguns dias, mas aí você passa a ter esse problema de não conseguir calibrar o pneu em posto nenhum. 

Imagem: http://www.tire-information-world.com/valve-covers.html

A solução para isso é simples:

Se você for até uma concessionária, provavelmente vai ter de deixar a moto para pegar no dia seguinte e é muito provável que te troquem a câmara, o pneu, a roda e, se bobear, até a suspensão da sua moto.


Tô brincando, todo mundo sabe que a maioria das concessionárias não faz isso.  


Para solucionar o problema, basta trocar o pistãozinho com mola.


Mas onde você vai achar essa peça?


Em qualquer borracharia ou loja de pneus, até de mesmo de pneus para carros, esse pistãozinho é um componente universal.


Sabe quanto custa essa peça nessas lojas?


Um aperto de mão.


Na concessionária é capaz de te cobrarem pela mão de obra e pela peça. 


Tô brincando, todo mundo sabe que as concessionárias não fazem isso. 


Esse pistãozinho normalmente fica um pouco recuado para dentro do bico da válvula; caso ele esteja saliente, isso pode indicar que ele está se soltando e precisa ser reapertado antes que pule fora da válvula usando uma chave especial que todo borracheiro possui.


Nas rodas com pneu com câmara, também é importante reapertar periodicamente as contraporcas que fixam as válvulas nos aros usando uma das chaves fixas do seu jogo de ferramentas, normalmente de 14 mm.


Seu pneu está muito murcho / vazio e o calibrador ignora?


Isso acontece porque o procedimento de encher um pneu vazio é diferente do procedimento de calibrar.


O aparelho precisa ter uma contrapressão vindo do seu pneu para "saber" que deve executar sua função.

Então em vez de usar o botão normal, você precisará manter pressionado aquele outro botão com a figura de um pneu vazio. Ele enviará ar enquanto você apertar o botão.

Mantenha esse botão pressionado até o pneu ficar com aparência normal, e aí use o outro botão para calibrar com a pressão correta.

Mas se você exagerar, seu pneu poderá até explodir porque a máquina não "sabe" se está enchendo um pneu de moto ou de caminhão; enquanto o botão for pressionado, todo o ar do compressor do posto irá para dentro do seu pneu.

Para finalizar, nunca pilote sua moto sem instalar as tampinhas das válvulas.


A tampinha parece inútil, mas é ela que impede que o pistãozinho se solte e saia voando de lá de dentro. 

A humilde tampinha é um dos componentes de segurança mais importantes de sua moto por impedir que o pneu se esvazie de repente.


Um pneu murchando instantaneamente é tombo certo; impedindo essa situação, aquela tampinha à qual você não dá o menor valor é o seu anjo da guarda. 


Um abraço,

Jeff

5 comentários:

  1. Obrigado por esse post, eu estava com o pneu vazio longe tudo e sem dinheiro, e a dica do botão com símbolo do pneu vazio salvou o dia.

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    1. Bom saber, Leonardo!
      Esta semana peguei a moto encostada há duas semanas (ando escrevendo mais do que rodando) e o pneu estava bastante murcho, 16 libras, menos da metade da pressão recomendada para meu peso e condições de uso.
      Sintoma de câmara velha no fim da vida útil, o que é uma condição perigosa. Hora de trocar antes de ter uma surpresa desagradável.
      Um abraço,
      Jeff

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  2. Muito bom, divertido e esclarecedor...

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