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Impedir o vazamento de gasolina no caso de encantamento da boia (quando ela trava e não fecha a entrada de combustível no carburador, aí começa a vazar gasolina pela mangueirinha do ladrão).
Uma poça de combustível debaixo da moto pode dar origem a um incêndio, e isso não é bom. Não mesmo.
Na minha primeira moto, eu não descuidava de fechar a torneirinha todas as vezes. E vivia tendo problema de encantamento da boia e entupimento dos giclês do carburador.
Na minha segunda moto, quase três décadas depois, vivia esquecendo de fechar o registro, até que relaxei e não fechei mais, afinal nesta moto nunca tive um problema de vazamento de gasolina pelo ladrão por esse motivo.
O que mudou de uma moto para outra?
Sempre usei filtrinho adicional entre o tanque e o carburador nas duas motos, esse não foi um fator.
Sempre procurei manter as motos no cavalete central durante a noite, então isso também não influiu.
Sempre usei gasolina aditivada, que impede a formação de borra no carburador. Isso é muito importante, mas não é fundamental.
Restou o óbvio:
A principal causa de problemas no carburador é fechar o registro de gasolina durante a noite.
Motivo:
Com a torneirinha fechada, o combustível da cuba do carburador se evapora e não é reposto. A parte volátil vai embora e o que sobra forma uma borra.
Com a torneirinha fechada, o combustível da cuba do carburador se evapora e não é reposto. A parte volátil vai embora e o que sobra forma uma borra.
Essa borra atua como uma cola, imobilizando a válvula da boia e entupindo os giclês.
Manter o registro de combustível sempre aberto elimina a formação de borra, contribuindo para manter o carburador limpo e funcionando bem por muito mais tempo.
Quando estaciono a moto por períodos prolongados, sempre a deixo no cavalete central e verifico se não está vazando gasolina pelo ladrão.
São mais de três anos e até agora não tenho do que reclamar, nunca precisei mandar limpar o carburador, nunca precisei sequer mandar regular.
O motivo?
Sempre uso gasolina aditivada.
Tem muito "entendido" na internet dizendo que moto comum não pode usar gasolina aditivada porque é o que está escrito no manual do proprietário.
Sempre uso gasolina aditivada.
Tem muito "entendido" na internet dizendo que moto comum não pode usar gasolina aditivada porque é o que está escrito no manual do proprietário.
Não seja trouxa!
O fabricante diz isso porque se ele fizer a besteira de dizer que a moto roda muito melhor com gasolina aditivada, o povão vai dizer que "essa moto dá muita despesa" e "essa moto não presta porque não pode rodar com gasolina comum".
Além disso, as concessionárias precisam que você retorne periodicamente para serviços, é o ganha-pão deles. E a limpeza do carburador é um dos serviços que leva clientes à oficina regularmente.
E os fabricantes não querem ser processados se amanhã sua moto vazar gasolina e o pessoal começar a dançar quadrilha e assar batata-doce em volta dela.
Nem eu.
Então faça de conta que você nunca leu esta postagem e decida o que você prefere fazer por sua conta e risco.
E não me convide para festa de São João.
Um abraço,
Jeff
É verdade, Xará Sato.
ResponderExcluirNunca usei esse método por falta de paciência. E um pouco de sovinice... :)
Um abraço, e obrigado por acompanhar o blog,
Jeff