Por lei, nós motociclistas temos direito a um espaço equivalente ao de um carro para nosso deslocamento.
Ué, mas a moto é pequena, para quê tanto espaço?
Imagem: http://motoboymaluco.blogspot.com.br/2011/07/motoboy-vs-lei-de-transito.html
Não é exagero não!
Este espaço livre assegurado ao seu redor se destina às manobras de emergência típicas das motocicletas, como ser obrigado a desviar de uma cratera que aparece de repente na sua frente.
Se duas motos ocuparem esse espaço, um derrubará o outro.
Imagem: http://www.indomotorcycle.com/2011/02/royal-enfield-classic-chrome-and-bullet-500/royal_enfield_classic_chrome_05/
Reserve mentalmente esse espaço à sua volta, é o mínimo necessário para poder desviar de obstáculos na certeza de não esbarrar em ninguém...
Quer dizer, se não aparecer um manezão do seu lado... aí deixe ele ir embora e fique na sua vaga virtual, sempre controlando a aproximação de outros manezões.
Manezão abunda.
O mesmo critério também deveria servir de parâmetro para o motociclista fazer a ultrapassagem: imagine que sua moto tem o tamanho de um carro (um caminhão, se você é harleyro ;).
Preferencialmente, mantenha-se um pouco à direita a fim de bloquear a passagem do manezão apressado, aquele que te ultrapassa pela direita e te fecha para ir procurar o corredor à esquerda.
Imagem: Adaptação de http://www.indomotorcycle.com/2011/02/royal-enfield-classic-chrome-and-bullet-500/royal_enfield_classic_chrome_05/
Se acontecer algum enrosco com o cara de moto te ultrapassando, você terá um espaço livre para não se envolver no acidente.
Essas atitudes evitam riscos como este:
Reportagem: http://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2014/03/acidente-entre-moto-e-carro-deixa-dois-mortos-em-rodovia-de-jau.html
Para sua própria segurança, reconheça que depois dos pedestres e ciclistas, você é a parte mais vulnerável do trânsito e proteja-se de acordo.
Não abuse em andar colado nos carros, não se arrisque em ultrapassagens com pouco espaço, não dê chance para o azar.
Basta um pequeno enrosco para acabar com sua alegria de viver.
Para sempre.
Um abraço,
Jeff
Manezão abunda... e como abunda !!! É difícil vc manter seu espaço livre pq sempre aparece um Zé ruela querendo dividir espaço contigo. Uma vez quase me enrosquei com outra moto, pois joguei a kansas para desviar de um buraco e tinha um mané do meu lado. O mais engraçado é que o mané foi embora me xingando, p da vida comigo pq eu quase derrubei ele !!!
ResponderExcluirÉ fato, Rodrigo. Eu passo mais sustos com os manezões (e até manezinhas!) do que com os carros, caminhões e ônibus.
ResponderExcluirUm abraço,
Jeff