sexta-feira, 7 de março de 2014

Quem vê só a traseira não imagina o que vem pela frente

Você está atrasado para o trabalho e acaba preso atrás de um ônibus lento, não vê a hora de encontrar a primeira chance para ultrapassar, né?


Imagem: https://plus.google.com/113880915668170153615/posts

A única coisa que você consegue ver é aquele traseirão lerdo na sua frente, você fica no cantinho só esperando a chance e, assim que abre um espaço livre na pista oposta, você se lança na ultrapassagem acelerando tudo que dá...


Não devia.


Você não viu o quadro completo e se lançou na boca do lobo.

Imagem: https://plus.google.com/113880915668170153615/posts 

Conheço a história de um jogador de futebol que se aposentou jogando na Itália, voltou para sua cidade natal, a primeira coisa que fez foi comprar uma moto poderosa e juntar família e amigos para um churrasco.

A caminho de lá, ele ultrapassou à toda um ônibus articulado que ele não percebeu que estava entrando no terminal rodoviário. Fim.


Ver a traseira de um ônibus ou caminhão não permite saber seu comprimento, o que é uma armadilha mortal em uma ultrapassagem.



Parece uma carreta, mas é um bitrem igual àquele lá embaixo.
Imagem: http://elviejopepemarin.blogspot.com.br/2013_01_13_archive.html

Por lei, caminhões com comprimento maior que o tradicional seriam obrigados a colocar uma enorme placa com os dizeres VEÍCULO LONGO - COMPRIMENTO 30 METROS.


Mas isto aqui é Brasil, então se você não cuidar de si mesmo, ninguém mais o fará. O caminhão acima estava sem placas posando para fotos da carroceria, mas parece que a moda da placa informativa não pegou.



A placa informativa do comprimento pode cair, e aí você dança.
Descubra o comprimento do caminhão/ônibus que você pretende ultrapassar antes de sair ultrapassando e nunca se esqueça de que uma moto pequena não tem de onde tirar mais potência, se você precisar.

Na hora da ultrapassagem, a turbulência e o deslocamento do ar perto da cabine do caminhão são uma barreira extra para as motos pequenas, as coisas ficam agitadas por lá.



Reportagem: http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2014/03/enfermeiro-morre-apos-acidente-de-moto-na-mgc-146-em-passos-mg.html

Minha experiência na estrada é de que não vale a pena ultrapassar caminhões com uma moto pequena, a menos que sejam muito lerdos. Normalmente eles mantêm uma velocidade de cruzeiro compatível com motos de baixa cilindrada no plano.


E tem aquela do "na subida cê me aperta, na descida nóis acerta".


Adendo de última hora:

Hoje na hora do almoço, vi um cara quase se complicar numa conversão porque o fiat Uno(!!) que cruzou à frente dele rebocava uma carretinha.

Se apressar na hora de aproveitar um espaço e entrar logo atrás de um carro, sem ver o quadro todo, também pode ser muito perigoso. 

Antes de decidir ultrapassar um ônibus ou caminhão, ou cruzar atrás de um carro, veja o quadro completo (do veículo, do reboque, dos arredores e da estrada à frente) e não faça as coisas cegamente.

Isso é o mesmo que brincar de roleta-russa.

E motocicleta não é coisa para se brincar.


Um abraço,


Jeff

Nenhum comentário:

Postar um comentário