Imagem: https://plus.google.com/113880915668170153615/posts
A única coisa que você consegue ver é aquele traseirão lerdo na sua frente, você fica no cantinho só esperando a chance e, assim que abre um espaço livre na pista oposta, você se lança na ultrapassagem acelerando tudo que dá...
Não devia.
Você não viu o quadro completo e se lançou na boca do lobo.
Imagem: https://plus.google.com/113880915668170153615/posts
Conheço a história de um jogador de futebol que se aposentou jogando na Itália, voltou para sua cidade natal, a primeira coisa que fez foi comprar uma moto poderosa e juntar família e amigos para um churrasco.
A caminho de lá, ele ultrapassou à toda um ônibus articulado que ele não percebeu que estava entrando no terminal rodoviário. Fim.
Ver a traseira de um ônibus ou caminhão não permite saber seu comprimento, o que é uma armadilha mortal em uma ultrapassagem.
Parece uma carreta, mas é um bitrem igual àquele lá embaixo. |
Por lei, caminhões com comprimento maior que o tradicional seriam obrigados a colocar uma enorme placa com os dizeres VEÍCULO LONGO - COMPRIMENTO 30 METROS.
Mas isto aqui é Brasil, então se você não cuidar de si mesmo, ninguém mais o fará. O caminhão acima estava sem placas posando para fotos da carroceria, mas parece que a moda da placa informativa não pegou.
A placa informativa do comprimento pode cair, e aí você dança. |
Na hora da ultrapassagem, a turbulência e o deslocamento do ar perto da cabine do caminhão são uma barreira extra para as motos pequenas, as coisas ficam agitadas por lá.
Reportagem: http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2014/03/enfermeiro-morre-apos-acidente-de-moto-na-mgc-146-em-passos-mg.html
Minha experiência na estrada é de que não vale a pena ultrapassar caminhões com uma moto pequena, a menos que sejam muito lerdos. Normalmente eles mantêm uma velocidade de cruzeiro compatível com motos de baixa cilindrada no plano.
E tem aquela do "na subida cê me aperta, na descida nóis acerta".
Adendo de última hora:
Hoje na hora do almoço, vi um cara quase se complicar numa conversão porque o fiat Uno(!!) que cruzou à frente dele rebocava uma carretinha.
Se apressar na hora de aproveitar um espaço e entrar logo atrás de um carro, sem ver o quadro todo, também pode ser muito perigoso.
Antes de decidir ultrapassar um ônibus ou caminhão, ou cruzar atrás de um carro, veja o quadro completo (do veículo, do reboque, dos arredores e da estrada à frente) e não faça as coisas cegamente.
Isso é o mesmo que brincar de roleta-russa.
E motocicleta não é coisa para se brincar.
Um abraço,
Jeff
Nenhum comentário:
Postar um comentário