A haojue já entrou no mercado metendo o pé na jaca dos compradores da
1/3 da imagem: site https://haojuemotos.com.br/models/chopper-road-150/ mais alguma arte por parte do autor da postagem usando foto e figura aleatória encontradas na internet. Para quem não conhece e está pensando bobagem, não é fotochopp. Aquela fruta é uma jaca de verdade. E das boas.
O manual manda colocar apenas 2/3 da quantidade de óleo real — ficam faltando 400 ml...
A mesma diferença da Kansas, mas num motor menor.
Praticamente todas as montadoras fazem a mesma coisa, menos 2 ou 3 que não são japonesas, nem chinesas, nem inglesas nem alemãs*, mas a haojue atingiu novos níveis de caradepaudurismo**.
* A única exceção chinesa é a Chituma, que foi importada para o Brasil pela Rodobens com o nome de Green Sport 150 e especificava no manual do proprietário a quantidade correta de óleo. Ainda falta pesquisar as indianas, coreanas, italianas, argentinas e mexicanas. As americanas por enquanto passaram no teste lá nos EUA, resta saber se as concessionárias no Brasil adotam o padrão americano ou o lucrativo jeitinho brasileiro. Não ponho a mão no fogo por ninguém neste mercado.
** Não confunda durismo com duríssimo. Eu li sem prestar atenção e ficou muito esquisito.
Por enquanto a haojue leva o título provisório de campeã de 2017, porque nesse mercado a gente sempre sabe o que esperar, e o ano ainda não terminou...
Imagem: Site da hoajue Chopper Road 150 https://haojuemotos.com.br/models/chopper-road-150/
"Custom mais vendida", blablablá, "faça um test ride"...
O que eles não falam nas propagandas é a estratégia usada contra você para fazer uma boa moto durar muito menos do que poderia.
A haojue afirma em seu manual de proprietário que a Chopper Road usa menos óleo que a meia-irmã Intruder 125. (Que "usa" 850 ml, é o que está gravado na carcaça, mas é 1.200 ml na troca com filtro de óleo e 1.100 ml na troca sem filtro. Já a Chopper Road não usa filtro descartável, não tem essa diferença de quantidades.)
Esta é uma grossa mentira desmascarada aqui nesta postagem:
Imagem: 2/3 do site e manual do proprietário da hoajue Chopper Road 150 com link no site https://haojuemotos.com.br/models/chopper-road-150/ mais alguma arte por parte do autor da postagem usando figura aleatória encontrada na internet.
Veja a maior, mais soberba e suprema enfiada de pé na jaca dos proprietários que vi até agora:
Manual Chopper Road 150 |
A haojue fez isso de maneira ineditamente idiota, porque a mentira pode ser descoberta com facilidade apenas lendo o manual da moto.
Não seja enganado!
Não seja enganado!
Leia ao lado:
No processo descrito na seção Troca de Óleo, a fabricante manda claramente colocar APENAS 800 mililitros de óleo no motor a cada troca...
... sem falar em completar o nível, apenas especificando o nível entre as marcas de máximo e mínimo.
Mas qual é a quantidade real de óleo do motor da haojue Chopper Road 150 — dita discretamente por eles mesmos?
Está lá em letras miúdas quase na última página do manual, aquela cheia de detalhes e informações que ninguém lê:
"1.000 ml na revisão" e "1.200 ml na reposição"
No processo descrito na seção Troca de Óleo, a fabricante manda claramente colocar APENAS 800 mililitros de óleo no motor a cada troca...
... sem falar em completar o nível, apenas especificando o nível entre as marcas de máximo e mínimo.
Mas qual é a quantidade real de óleo do motor da haojue Chopper Road 150 — dita discretamente por eles mesmos?
Está lá em letras miúdas quase na última página do manual, aquela cheia de detalhes e informações que ninguém lê:
"1.000 ml na revisão" e "1.200 ml na reposição"
Imagem: Manual da hoajue Chopper Road 150 com link encontrado no site https://haojuemotos.com.br/models/chopper-road-150/ mais alguma arte por obra do autor da postagem.
Ora, essa moto não tem filtro descartável, é igual à CG com filtro centrífugo — então não há uma quantidade maior de óleo a ser colocada na troca do filtro.
Então por que o procedimento fala para colocar apenas 800 ml?
Porque o procedimento é intencionalmente enganoso e os proprietários só irão perceber que 800 ml é insuficiente depois que o motor estourar ou pedir retífica com baixa quilometragem.
Ora, essa moto não tem filtro descartável, é igual à CG com filtro centrífugo — então não há uma quantidade maior de óleo a ser colocada na troca do filtro.
Então por que o procedimento fala para colocar apenas 800 ml?
Porque o procedimento é intencionalmente enganoso e os proprietários só irão perceber que 800 ml é insuficiente depois que o motor estourar ou pedir retífica com baixa quilometragem.
Na hora em que você inspecionar o nível para ver se o óleo fica entre as marcas da vareta, ele estará sim entre as marcas — mas bem perto do nível MÍNIMO.
Aí, como a trolladora montadora DIZ que o nível deve estar entre as duas marcas, qualquer nível entre as duas marcas é aceitável...
... e ela NÃO DIZ que você precisa completar com mais óleo até chegar na marca de nível máximo para permanecer dentro da faixa de segurança enquanto o óleo é consumido pelo motor...
... você irá achar que rodar com o óleo perto do mínimo é normal, porque o vendedor te falou na concessionária que "não pode colocar uma gota a mais de óleo do que a quantidade recomendada porque estraga o motor".
E você acreditará, porque essa é a sua primeira moto e "o vendedor sabe o que faz e não ia passar uma informação errada".
E ele sabe mesmo o que faz — logo estará te vendendo outra moto zero km. Quem não sabe de nada é você, inocente.
... e ela NÃO DIZ que você precisa completar com mais óleo até chegar na marca de nível máximo para permanecer dentro da faixa de segurança enquanto o óleo é consumido pelo motor...
... você irá achar que rodar com o óleo perto do mínimo é normal, porque o vendedor te falou na concessionária que "não pode colocar uma gota a mais de óleo do que a quantidade recomendada porque estraga o motor".
E você acreditará, porque essa é a sua primeira moto e "o vendedor sabe o que faz e não ia passar uma informação errada".
E ele sabe mesmo o que faz — logo estará te vendendo outra moto zero km. Quem não sabe de nada é você, inocente.
Tudo isso a gente já viu antes, a suzuki e as outras montadoras sempre fizeram isso.
Aí você me pergunta indignado:
Aí você me pergunta indignado:
— Pitombas e macacos me mordam, se é 1.000 ml ou 1.200 ml, então por que a
Simples, meu caro, minha cara:
Porque assim se ganha mais dinheiro mais rápido, vendendo peças de reposição caras e motos novas muito mais cedo...
É a arte de arrancar dinheiro do seu bolso mentindo e omitindo informações para que você mesmo sabote sua moto.
A dafra fez a mesma coisa com as Kansas, que tem o cárter um pouco maior.
Eles diziam que ela usava só 1 litro de óleo na troca mas, na verdade, ainda faltavam 400 ml de óleo (40% a mais) para chegar ao nível correto.
No caso da Chopper Road, essa diferença de 400 ml para chegar a 1,2 litro representa 50% a mais do que a quantidade falsamente recomendada...
Se os donos não medirem conforme o manual e colocarem por conta própria esse adicional necessário, prevejo motores do pessoal estradeiro estourando de quebrar biela no máximo com 20 mil km.
Motos de uso puramente urbano talvez aguentem até o final da garantia.
Colocar 25% a mais que a quantidade falsamente recomendada (totalizando 1 litro) apenas adiará o sofrimento do motor, capaz de ele durar só 100 mil km.
Mesmo usando esse adicional insuficiente, motos submetidas a uso pesado em estrada irão estourar o motor ainda com baixa quilometragem, como acontecia com as Kansas usando apenas 1,2 litro de óleo logo depois do lançamento.
Moto nova fundir o motor no final da garantia não é azar, é falta de óleo.
E não ponha a mão no fogo achando que a concessionária colocará a quantidade certa de óleo nas revisões... quase ninguém faz isso porque prejudica as vendas de peças.
Aposto sua Chopper Road como eles confiam que você não lerá o manual para encontrar a informação da quantidade correta, nem aprender o jeito certo de medir o nível.
E mesmo que perceba que algo está errado, confiam que conseguirão te enrolar o tempo suficiente para a vida do seu motor ser reduzida a menos da metade e você ser obrigado a assumir o prejuízo porque o abacaxi está no seu nome...
Afinal, essa estratégia vem dando certo há 40 anos.
Todo mundo pensa que uma moto chegar aos 80 ou 100 mil km sem retífica é uma grande coisa, quando de fato ela poderia durar até os 250 ou 300 mil km antes da primeira retífica...
Aposto sua Chopper Road como 1.000 ml é a quantidade para chegar ao nível mínimo da vareta, e 1.200 ml é a quantidade necessária para chegar ao nível correto... Me passe seu contato nos comentários para eu ir buscar a moto.
Isso, é claro, medindo do jeito certo — que é logo depois de desligar o motor — e não depois de esperar vários minutos, como eles querem que você acredite.
Depois de muitos vários minutos o óleo acaba retornando para o cárter, então qual o sentido de esperar que isso aconteça para medir o nível do óleo?
Se quiser esperar, não passe de 1 minuto, é tempo mais que suficiente para o óleo escorrer das paredes.
Mais do que isso, as peças que foram preenchidas de óleo, como o filtro e a bomba, já estarão enviando óleo de volta, e aí cada minuto adicional dará uma indicação incompatível com a situação de funcionamento normal do motor.
Ai, ai...
Não acabou não, a próxima postagem falará sobre as outras pegadinhas sobre este e outros assuntos que estão lá no manual da Chopper Road 150.
Um abraço, menos ao pessoal da haojue jtz - jta j toledo suzuki, que é tudo a mesma galera.
Não acabou não, a próxima postagem falará sobre as outras pegadinhas sobre este e outros assuntos que estão lá no manual da Chopper Road 150.
Um abraço, menos ao pessoal da haojue jtz - jta j toledo suzuki, que é tudo a mesma galera.
Jefferson
PS:
Olha só que interessante, hoje 1º de novembro, dia em que escrevo esta postagem, faz exatamente um ano que postei A mentira oficial da j. toledo suzuki sobre o óleo do motor — e as 5 perguntas que a suzuki se recusa a responder
Lembrei por causa de ser um dia depois do halloween.
Que coisa, né?
PS:
Olha só que interessante, hoje 1º de novembro, dia em que escrevo esta postagem, faz exatamente um ano que postei A mentira oficial da j. toledo suzuki sobre o óleo do motor — e as 5 perguntas que a suzuki se recusa a responder
Lembrei por causa de ser um dia depois do halloween.
Que coisa, né?
Jeff acho que fiz besteira, medi a quantidade de óleo da minha Mirage 250, ela tá com 1,5lt aí entre o F - L tava no meio, coloquei mais 150ml e quando fiz um novo teste no dia seguinte a marcação estava acima do F. O visor tava cheio. Lembrando que fiz como solicitado no manual, deixei esquentar uns 5 minutos, desliguei e esperei cronometrado 3mins e chequei o visor. E ela ficou parada por mais de 6 horas nas duas ocasiões e na posição do cavalete central.
ResponderExcluirO pior de tudo fui de SC pra PR com ela 800km, tô com medo que fiz uma merda grande. Não apresentou nenhum sinal estranho na viajem.
Olá, Elvarg!
ExcluirFique tranquilo! Sua moto deve ter gostado muito da experiência...
No dia 31 de dezembro de 2016, tive a oportunidade de acompanhar a troca de óleo de duas Mirage 250 que foi filmada para uma postagem, mas o autor do vídeo até hoje não teve tempo de editar.
Na verdade editou, mas sem cortar nada, apenas acelerando o vídeo em vários momentos, e ainda assim ficou muito longo.
Já encomendei o bolo e a velinha.
Lembro que nas duas motos houve necessidade de colocar cerca de 20% de óleo a mais, como é a regra geral nesse mercado.
Você mediu o nível na mesma condição nas duas situações?
Você estava com a moto nivelada bem vertical quando colocou mais óleo no motor e mediu?
Essa inclinação é o fator que mais afeta a medição.
Pode ter certeza de uma coisa:
Se o óleo tivesse sido realmente excessivo a ponto de danificar o motor, sua moto reclamaria no primeiro quilômetro... não faria essa viagem.
Em duas oportunidades eu completei o óleo da Edith, minha saudosa regal raptor Fenix Gold na estrada, e coloquei uns 100 ml a mais por fazer a medição apressadamente no acostamento.
Foi só ligar o motor e ele rodar duro, sintoma de pressão excessiva no cárter. Toca tirar a tampa e ligar o motor para ele cuspir fora o excesso, a maneira mais prática de fazer isso sem ferramentas.
Em compensação, uma vez tomando um daqueles remédios que faz a gente ver coalas coloridos voando entre os galhos das árvores, coloquei 700 ml a mais do que o nível recomendado e ela nunca foi tão feliz na vida.
Em compensação, no dia seguinte eu liguei o motor e o visor continuou cheio, como no seu caso.
Levei a moto no mecânico com todo cuidado para não forçar o motor, achando que a bomba de óleo tinha ido desta para o além, e escoaram 2,1 litros de óleo do cárter...
Durante a viagem o motor ronronava que nem um gatinho.
Mas se eu não tivesse conferido o nível na manhã depois de voltar e continuasse a usar a moto normalmente, o motor de partida seria muito forçado em todas as partidas e ele ou seu mecanismo de acoplamento acabaria pifando.
Um abraço,
Jeff
Nossa 700ml, então elas ficam felizes pq é como jantar uma pizza família sozinha. Acho que vai ser bom mas pode trancar tudo haha.
ExcluirSim assim q eu desci da moto ficou parada na minha pedra auxiliar que substitui o cavalete central. Como é garagem fechada N tenho medo do vento derrubar.
Bem vou trocar o óleo cedo, é um sintético 15w50 assim q der 1500km, ai farei um teste colocando apenas 50ml pra ver se sai um resultado diferente no visor.
(desculpe as msgs em sequencia tava brigando com o teclado do telefone kk)
Hahaha... é bem por aí. A experiência serviu para descobrir o limite, mas não pretendo repetir não.
ExcluirQuanto à mensagens,eu vi... imaginei que era mesmo problema com teclado, só publiquei esta.
Um abraço,
Jeff
Sinceramente, nem sei sobre o que comentar sobre isso...nem me impressiono mais...novamente, ótimo post jeff!
ResponderExcluirMudando rapido de assunto jeff, o que voce acha das mini motos? Aquelas de 50cc feitas para crianças? Vi um video no youtube em que o pai comprou uma pro garoto de 6 anos e ele leva o moleque para um rally perto de casa, enquanto o moleque faz altos saltos no barro com a moto. Voce acha perigoso isso??
Olá, Danilo! Obrigado!
ExcluirSobre o garotinho: sempre digo que moto não é brinquedo.
Essa minimoto deve ser uma daquelas trilheiras, não é?
Para adultos, uma colisão com uma árvore é até mais perigosa do que com um carro, porque contra um carro você tem a chance de voar por cima do capô, enquanto com uma árvore é um impacto violento contra um objeto que praticamente não se deforma, a chance de quebrar as costelas e de sofrer lesões internas é muito maior.
E uma criança é mais frágil.
Quando esse garoto chegar aos 12, aquela idade que a gente pensa que já é adulto e sempre arranja um jeito de fazer besteira, ele já estará enjoado do brinquedo e dará um jeito de rodar com uma moto de verdade.
Não terá estrutura física para dominar a máquina e só Deus sabe o que irá acontecer.
Se eu acho perigoso isso?
Não, porque até o garotinho chegar aos 12 muito provavelmente já estarei aposentado da pilotagem... hehe
Agora, se eu morasse no mesmo bairro que ele, me prepararia para não me envolver em um acidente que será causado por ele.
Um abraço,
Jeff
Entendi sua posição Jeff! Pergunto isso a voce porque vi um video na internet de um pai treinando com o filho em uma KTM 50cc https://www.youtube.com/watch?v=Wu7sHYK-cas
ExcluirPerceba que por pouco ele atropela o garoto...ao que parece, o menino está indo muito bem, e realmente não vai demorar até que ele queira uma moto maior
Danilo, Que vídeo incrível!
ExcluirVai virar postagem, pode crer!
Claro que o garoto pode se tornar um campeão, mas o esporte tem seus riscos.
Lembro que assim que fui morar em São José, do lado de Floripa, descobri que o bairro vizinho ao meu era um polo de motocross.
Um piloto promissor tinha acabado de morrer em um acidente durante um treino, foi uma comoção na internet.
http://brmx.com.br/joao-marronzinho-paulino-sofre-acidente-fatal-durante-treino-na-pista-de-potecas-em-sao-jose-santa-catarina/
Se nesse esporte até um piloto experiente com 29 anos sofre dois acidentes graves, e um deles é fatal... isso prova que o risco é muito alto.
Não ia querer isso para o meu filho não.
Um abraço!
Jeff
E Jeff, o manual da Honda faz diferença quando ensina a medir o nivel de oleo. Eles colocam 2 a 5 minutos. Ja´ o manual da Chopper, tem o mesmo texto, tanto na troca de oleo quanto na mediçao de nivel de oleo!
ResponderExcluirIsso quer dizer que eles deixaram deliberadamente os consumidores sem medida alguma como parametro para saber cuidar da moto!
Espero ansiosamente pela proxima postagem. Aquele abraço!!
Olá, Pedra!
ExcluirQuanto mais coisas em aberto, maiores as chances de inventarem uma resposta aparentemente convincente para iludir os clientes de que a água não é molhada.
Vou esperar o pessoal voltar do feriadão, senão perderão esta parte saborosa.
Não que a segunda parte também não seja uma festa de denúncias, mas como é longa e cheia de detalhes, muita gente não tem paciência de ler, então fiz esta postagem mais curta com a denúncia principal para estimular os leitores a acompanharem a sequência.
Abração,
Jeff
Fabricantes fazendo a festa em cima da ignorância do povão. A maioria não lê manual e quando leem não conseguem discernir o que está escrito.. claro que existe uma minoria que se salva mas esses daí não fazem a diferença no lucro dos fabricantes...
ResponderExcluirOlá,Takashi!
ExcluirÉ bem por aí mesmo...
Depois o pessoal ainda fica falando que não pode botar uma gota a mais do que fala no manual...
Um abraço,
Jeff