Te poupei todo o tempo que ele ficou preso sem poder sair da garagem porque os manés não deram vez...
Se quiser e tiver 7 minutos para perder, veja a tensão que ele passa já no começo do dia de trabalho só para sair da garagem.
E agora vendo a cabine, note como os veículos, principalmente moto e bicicleta, aparecem pequeninos nos espelhos.
Elas desaparecem totalmente quando entram no ponto cego da cabine:
A moto já sumiu do espelho, mas ainda não está visível na janela da porta.
Imagem: Vídeo https://youtu.be/MZPLsoPDmII aos 07:33
Esta imagem foi feita aos 7:33, note que a moto ainda não apareceu e o ciclista de camisa preta permaneceu oculto à frente da coluna e do visorzinho da câmara de ré em cima do painel (coisa ainda rara por aqui).
Se o motociclista ou o ciclista tentassem aproveitar o trânsito lento para costurar na frente do caminhão, dificilmente seriam percebidos a tempo de evitar um esbarrão suficiente para derrubar a moto ou bicicleta debaixo da roda dianteira.
Imagem: Vídeo https://youtu.be/eHoRMhq_uaI aos 7:15. Esse vídeo foi incluído na postagem Nunca ultrapasse um veículo lento pela direita com outros bons exemplos de situações complicadas com caminhões e caminhoneiros.
Fica ainda mais fácil não perceber motos e bicicletas porque os caminhoneiros aproveitam esses momentos de trânsito quase parado para checar os compromissos do dia...
E veja o espelho do lado direito:
É praticamente impossível enxergar uma moto nos espelhos do lado direito — esse é o motivo de ultrapassagens pela direita serem proibidas.
O segundo vídeo é bem legal, mostra a rotina diária de um caminhoneiro de carga líquida, a moto aparece aos 4:55. Recomendo fortemente não assistir os primeiros 30 segundos do vídeo, se você assistir não conseguirá desassistir, depois não reclame, quem avisa amigo é.
Eu avisei, não avisei? Teimoso!
O que vale destacar aqui é que cargas líquidas são as mais perigosas.
Mudanças bruscas no volante desequilibram a carga, esses caminhões tombam com mais facilidade, então não conte com a possibilidade que um deles venha a desviar de você em uma emergência.
Entre botar fogo (ou despejar leite) num quarteirão inteiro, perder o patrimônio de meio milhão e arriscar parar no hospital ou além, mais alguns meses sem faturar o frete de cada dia — ou atropelar um motociclista imprudente — adivinha qual a
Neste terceiro vídeo, é apenas um furgão, mas a dificuldade de visualização nos espelhos é a mesma.
Note como o espelho direito raramente é monitorado.
O espelho direito somente é olhado no momento em que o motorista quer voltar para a pista de veículos lentos depois de ultrapassagens.
A imensa maioria dos motoristas não procura por motos no espelho, motos só são lembradas na hora de falar "cara, desculpa, não te vi!"...
E motos têm o péssimo mau hábito de rodar bem acima da velocidade dos outros veículos, causando surpresas.
Se um motociclista apressado resolve se enfiar pelo lado direito de um caminhão ou ônibus, e até mesmo um carro ou uma moto pilotada por mim, ele não será visto.
Dificilmente haverá tempo de evitar um susto — ou um acidente bem feio.
Note que tanto no furgão quanto nos caminhões as colunas da cabine encobrem tranquilamente uma motocicleta e até um carro inteiro.
Agora você entende porque tem tantos vídeos no youtube de caminhões arrastando carros por aí.
Ao compreender a dificuldade que é dirigir um veículo com mais de quatro rodas, ainda mais os grandalhões, você aprende a respeitá-los.
Assim você não cria situações difíceis para eles e extremamente perigosas para você.
Um abraço,
Jeff
Olá Jeff, tudo na paz?
ResponderExcluirDa uma olhada nesse acidente, que bizarro...
Um pneu se solta, bate no carro e ricocheteia no motociclista. Ainda bem que ele estava todo equipado.
https://9gag.com/gag/aoOYXjn
Abraços
Olá, Daniel!
ExcluirPois é, contra azar não tenho nenhuma dica não... talvez rezar antes de sair de casa?
Um abraço,
Jeff
Boa Jeff, excelente dica, é preciso muita cautela e calma, o que parece que muitos motociclistas não tem.
ResponderExcluirAbração.
Valeu, José Carlos!
ExcluirA cada dia o pessoal parece ter mais pressa... Não é a toa que o Brasil é o país com a maior taxa mundial de acidentes em proporção à população.
Um abraço,
Jeff
Boa postagem, por isso que eu sempre dou a preferência para os coletivos e caminhões pois sei que esses motoristas tem um nível de estresses maior do que nós motoristas e pilotos de motocicletas. Muitas vezes os motoristas não acreditam que estou dando passagem de tão pouco comum que é essa atitude no trânsito. Acho que devemos tentar dar o exemplo e quem sabe fazer com que outros também abrace a ideia. Forte abraço!
ResponderExcluirOlá, Takashi!
ExcluirÉ bem por aí, também acontece muito comigo, a gente facilita para o caminhão e o motorista não acredita porque "sabe que o motoqueiro vai aprontar".
Sempre digo que todos os aprendizes do trânsito deveriam conhecer um pouco das dificuldades que os outros enfrentam, teríamos um trânsito muito mais humano.
Retribuo o forte abraço,
Jeff