domingo, 3 de setembro de 2017

bmw G310R ameaça ferver em 9 minutos... e a desculpa que deram é uma piada de mau gosto.

Eu disse naquela postagem que os problemas da bmw G310R começariam a aparecer no máximo até janeiro de 2018, mas eu estava errado — a bmw está batendo todos os recordes! 

Durante um test ride da recém-lançada G310R, o motor ameaçou ferver com pouco mais de 9 minutos de funcionamento... 
Imagem: Vídeo no youtube no link: https://www.youtube.com/watch?v=NxQpOkT7FiI

E o motor começou o teste completamente frio, era o primeiro test ride do dia — abriram a loja antes do horário normal para ele pegar a moto, como foi dito aos 01:00.

Pior do que o motor ter dado alerta de superaquecimento foi a "explicação" que foi dada pelo vendedor da concessionária:
Imagem: Vídeo no youtube no link: https://www.youtube.com/watch?v=NxQpOkT7FiI

A concessionária disse que a moto estava em "modo Transporte" para "bloquear várias funções da moto incluindo o sistema de arrefecimento".

Sei, sei... tá, bom... conta outra, dona bmw, porque essa de bloquear o sistema de arrefecimento não dá pra engolir não.

O tal "modo Transporte" é uma função eletrônica que realmente existe e é usada apenas durante o transporte de motos e carros entre a fábrica e as concessionárias...

Ele serve para não drenar a bateria enquanto os funcionários movimentam as motos e carros nos pátios de estocagem.

Você não precisa acender farol para pequenos percursos nos pátios da fábrica e das concessionárias, já que a moto não vai circular no trânsito.

E nesses locais ninguém trabalha à noite, concorda?

Então funções que descarreguem a bateria sem necessidade são capadas (ui!!) temporariamente, inclusive para evitar que alguém esqueça alguma coisa ligada. Ou um vidro aberto, no caso dos carros.

Depois a concessionária reativa essas funções antes que os veículos possam ir para a rua — é a chamada revisão de entrega, onde também completam os níveis de óleo e líquido de arrefecimento.

Mas o fato é:

Aquela moto não estava em "modo Transporte", isso foi apenas a melhor desculpa encontrada pelo pessoal de vendas para tentar justificar o aquecimento injustificável.

(E quase conseguiram, mas eu sou um cara chato pra dedéu...)

Se aquela moto estivesse mesmo em "modo Transporte", várias funções do sistema elétrico estariam bloqueadas — inclusive a ventoinha do radiador poderia sim estar desativada...

Mas isso não é verdade porque uma função muito mais gastona de energia da bateria e que visivelmente (e bota visível nisso) não estava bloqueada era esta aqui:
Imagem: Vídeo no youtube no link: https://www.youtube.com/watch?v=NxQpOkT7FiI

O farolzão aceso é a prova definitiva de que a moto não estava em "modo Transporte".

Quando o "modo Transporte" é desativado, o veículo entra no "modo Normal", não existe meio termo.

Veja neste vídeo curto como a coisa funciona em um carro:

Ou está em "modo Transporte", ou não está, simples assim — não existe bloqueio individual de um sistema ou outro, é uma função geral pré-programada.

E principalmente, não tem como existir bloqueio eletrônico do sistema de arrefecimento.

Como em todas as motos, exceto um único caso que fiquei sabendo, a bomba de água do sistema de arrefecimento da G310R gira mecanicamente acionada por engrenagens ligadas ao virabrequim. 
Imagem: http://parts.bmwmotorcycles.com/a/BMW_2017_G/_51507_6971251/Engine-housing-cover--right/11_6628.html

Não tem nada eletrônico na bomba de água.

Enquanto o motor funciona, a bomba fica girando e circulando o líquido de arrefecimento o tempo todo — não tem essa de precisar ser tirada do "modo Transporte".

Como em todas as motos, a válvula termostática da G310R libera a circulação de água para o radiador quando atinge uma determinada temperatura.

A termostática é de acionamento puramente mecânico, funciona por dilatação térmica da válvula — não tem essa de ser tirada do "modo Transporte". 

Não tem nada eletrônico na válvula termostática.

A ventoinha elétrica entra em funcionamento automaticamente depois que o motor atinge uma determinada temperatura.

Quem determina isso é um simples termostato elétrico que também funciona por dilatação térmica e ativa um relé, que poderia estar desativado por causa do "modo Transporte"...

Ou então o sensor de temperatura do líquido de arrefecimento envia um sinal para a ECU interpretar e ativar o relé.

Mas como vimos, a moto não estava mesmo nesse modo, senão o farol não se acenderia, ponto final.

O grave é que o motor não pode se superaquecer em tão pouco tempo e com tão pouco uso — foi a primeira saída da moto naquele dia.

Nada justifica aquele aquecimento tão rápido — mesmo que a válvula termostática não estivesse funcionando normalmente, o motor não deveria atingir uma temperatura tão elevada tão facilmente.

E o funcionamento perfeito é o que se espera de uma moto zero km — afinal, ela foi testada e aprovada na fábrica e na concessionária antes de chegar ao cliente...

Algo está muito errado com aquela moto.

O motor superaquecer em tão pouco tempo é sintoma de algo muito mais grave do que a ventoinha estar desligada por uma simples falha de conexão elétrica. Moto zero km com qualidade alemã e falha de conexão elétrica? Difícil, hein?

Então qual é a causa fundamental do aquecimento?

Eu sei de duas coisas que causam aquecimento excessivo do motor em motocicletas zero km mesmo em pouco tempo e com pouco uso:

1) Nível de óleo insuficiente 

2) Nível de líquido de arrefecimento insuficiente

Não seria a primeira vez que uma bmw superaquece em um pequeno trajeto por falta de água e óleo ao sair da concessionária:

Denúncia: Postagem http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2016/09/como-nao-perder-seu-motor-zero-km-e.html

O dono da moto acima tirou a moto zero km da concessionária e ela ferveu ao chegar em casa porque estava com níveis baixos de óleo e água. A denúncia completa da falta de 650 ml 580 ml de óleo você lê nesta postagem aqui.

E certamente não terá sido a última...

Poderia ter acontecido com esse proprietário o mesmo que quase matou este outro:
Reclamação completa: https://www.reclameaqui.com.br/bmw-motorrad-brasil/comprei-uma-motocicleta-bmw-f800-gs-adventure-e-ela-nao-presta_m-g1GmYJW4hYc6xA/

Pois é, falta de óleo suficiente no motor pode estourar um motor com apenas 1.000 km, e as concessionárias da bmw — e não só da bmw — permitem que isso aconteça.

No que você vai acreditar?

No tal "ajuste de modo Transporte" que bloqueia funções da moto inclusive — magicamente, pateticamente e inutilmente — o sistema de arrefecimento, mas não o farol e a lanterna?

Ou acreditará na muito mais provável falta de líquido de arrefecimento e óleo suficientes no motor porque o pessoal da concessionária não fez o serviço direito durante a revisão inicial?

Não fez por descuido ao efetuar o único trabalho que é a razão da concessionária existir?

Ou por costume de não fazer corretamente esse serviço como venho denunciando há anos aqui no blog?

A bmw que se explique, porque esses casos estão ficando muito feios para ela.

Usar a troca de óleo a cada 10 mil quilômetros "sem se preocupar com manutenção" como argumento de vendas de uma moto que se diz "premium" (no Brasil, porque no resto do mundo é apenas uma moto de pequena cilindrada como outras) é uma apelação irresponsável e inconsequente.

Entregar as motos com óleo e líquido de arrefecimento insuficientes, uma prática comum na indústria de motocicletas, somada a essa quilometragem para troca do óleo absurda, são a receita para um desastre — vidas estão em cima dessas motos, dona bmw.

E se você, leitor, acha que o rapaz abusou da moto e essa foi a causa de ela sinalizar temperatura excessiva em 9 minutos, veja o vídeo completo e tire suas conclusões:


Aproveite para comparar o ronco triste dessa pobre moto aí de cima com o desta outra G310R idêntica aí embaixo.

Pelo ronco, esta outra aparentemente está com o nível correto de óleo e líquido de arrefecimento (e NÃO acendeu a luz de advertência de temperatura no test ride):


Pelo ronco do motor a gente percebe que aquela primeira moto está quase sem óleo e muito provavelmente com muito pouca água.

Eu pensei que já tinha visto de tudo em todos esses anos nesta indústria vital, mas essa desculpa incrível mente esfarrapada do "modo Transporte" certamente foi a mais criativa.

Abra o olho e fique esperto, porque o pessoal é ligeiro em arranjar desculpas... e jogar o abacaxi na sua mão.

Um abraço,
Jeff

35 comentários:

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    1. Olá, Leandro!

      Infelizmente, essa é a regra no mercado... enrolar os clientes com desculpas que as pessoas que não são técnicas não têm como identificar como esfarrapadas.

      E não é só a bmw não, praticamente todas as montadoras praticam esse mau hábito.

      Um abraço,
      Jeff

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  2. Produtos sendo vendidos cada vez mais caros, matéria prima cada vez de menor qualidade, e mão de obra sendo escolhida pelo "preço" que aceitarem. O resultado está aí. Cada vez mais, está valendo mais a pena pegar motos e carros antigos, e ir atrás das peças para manter em dia, do que adquirir os novos. Esses novos são só dor de cabeça. Já desisti de trocar minha 150 em uma moto nova e de maior potência. Vou procurar é uma antiga mesmo.

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    1. Olá, Marcelo!

      É uma opção... minha "antiga" não apronta coisas como essa. Mas aplicaria se eu tivesse caído no conto da quantidade de óleo recomendada "e nenhuma gota a mais".

      Um abraço,
      Jeff

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  3. Jeff,( o´i eu de novo!!)achei este video sobre filtro de carvao ativado da BMW 310. Acha que e´ mais um arranha-gato para o consumidor? Isso e´ coisa nova? veja:https://www.youtube.com/watch?v=svEem7POl04
    Aquele abraço!

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    1. Olá, Pedra!

      Sua sugestão anterior rendeu 3 postagens, uma coisa puxa outra! Muito obrigado!

      Os motores vêm sendo equipados com esse cânister de carvão há muito tempo.

      Antes era só a válvula de injeção de ar secundário, que funciona com o motor trabalhando, depois introduziram o cânister para absorver também o vapor do tanque e do cárter.

      As motocicletas estão usando isso já tem quase uma década, mas é uma coisa tão chinfrim, tão desimportante, tão banal e tão trivial que nenhuma fabricante até agora tinha pensado em usar uma bobagem dessas como marketing... até aparaercer a bmw para falar disso.

      A coisa é tão risível que o engenheiro fala que para regenerar o carvão basta usar a moto normalmente... ou então levá-la até a concessionária bmw que tem "um computador com uma função programada para fazer a regeneração do carvão ativado"...

      Pode apostar que vai ter muito trouxa por aí pagando para "regenerarem o carvão" — algo totalmente inútil e, melhor de tudo, não mensurável e não comprovável, verdadeiro óleo de cobra — e trocando o óleo a cada 10 mil km.

      Cara, a coisa chega ao nível do ridículo.

      Obrigado por me apresentar mais esse evento do festival de besteiras que assola o país com ares de alta tecnologia filtrada a carvão ativado,
      Jeff

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    2. Melhor de tudo para eles, claro.

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    3. Inclusive, lembrei agora... as outras fabricantes mencionam sim o cânister de carvão no sistema de controle de emissões, mas têm a honestidade de dizer que o sistema não necessita de manutenção....

      Só a bmw que se preocupa com isso e em oferecer o tal serviço de regeneração...

      É muita cara de pau desse pessoal de marketing...

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  4. Valeu,porque eu nem imaginava que as motos usavam isso.No meu tempo,isso era coisa de filtro de cigarro!Acho que era o Albany que tinha isso! rsrssr
    Alias,eu nem imagino como funciona isso!O gases retornam ao cabeçote? ou o filtro purifica os vapores e fica so´ ar limpo?Eu nem vi este tal sistema nos motores e nem sei onde fica isso.

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    1. Olá, Pefra!

      O cânister parece uma latinha de refrigerante pequena.

      Aliás, nada mais é que uma latinha com conexões para mangueiras vindas do respiro do cárter e respiro do tanque de combustível e indo para o filtro de ar.

      O carvão ativado dentro dele funciona como uma esponja que retém os vapores de óleo e combustível do motor quente desligado.

      Na hora em que o motor entra em funcionamento, a pressão interna do cânister diminui e esses vapores são aspirados e encaminhados para queima via filtro de ar.

      É difícil de ver porque ele fica o mais escondido possível. Faça uma pesquisa por imagens no google de "evap canister motorcycle" para ter uma ideia, ou sem "motorcycle" para ver onde fica nos carros.

      Aquela conversa do filtro que elimina elementos nocivos do cigarro era só marketing, porque a parcela absorvida era ínfima a cada tragada.

      E não ficava retida porque o vácuo da tragada era muito mais forte que a capacidade de absorção do carvão.

      Abração,
      Jeff

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    2. Ops... Pefra = Pedra... foi maus aê...

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  5. Foi maus ae^...( tecla do com problemas)hahaha

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  6. Puta merda.
    E eu estava empolgado achando que a BMW ia sacudir o mercado acomodado das 250cc/400cc.
    Pelo jeito é mais uma bomba.
    O negócio é comprar a moto e não seguir orientação de vendedor.

    Jeff.
    Ocorreu algo estranho na minha intruder.
    Estava indo de Passo Fundo a Victor Graeff.
    Parei para abastecer e checar os pneus em Tio Hugo.
    Quase chegando em Victor Graeff a moto desliga.
    Parei no acostamento e as luzes acendiam normalmente, mas o motor não dava partida.
    O motor de partida não girava.
    Logo após umas 4 tentativas ele dá partida e até agora a moto não apresentou nenhum problema.

    Já vi diversos sintomas em motor de partida, mas nada desse tipo. Desligar enquanto andava.
    Pior que não consigo nem ter ideia para reproduzir o problema.

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    1. Olá, Rafael!

      Verifique o conector e o cabo da vela de ignição, e também a bobina.

      Isso já aconteceu comigo uma vez e o culpado foi o cabo da vela, que o mecânico que fez a revisão não encaixou direito (tem que fazer um clique na hora em que ele se encaixa na vela).

      Com o motor relativamente frio, a faísca consegue pular entre o conector e a vela e você não nota nada de anormal.

      Mas isso aumenta a temperatura do conector e com o tempo ele se dilata até um ponto em que a faísca não consegue mais pular, daí o motor apaga, mas todo o restante permanece normal. E volta a funcionar quando o motor esfria ou você reconecta direito.

      O conector também pode estar mal instalado no cabo, com o tempo a conexão se afrouxa.

      Experimente retirar o conector da vela e torcê-lo no cabo como se estivesse parafusando.

      A conexão entre o conector e o cabo é feita por uma rosca tipo aqueles parafusos para madeira, e girar o conector faz ele se enroscar melhor nos filamentos do cabo da vela.

      Se não for nada disso, troque a vela primeiro, porque já aconteceu comigo de o condutor dentro da vela trincar e interromper a faísca.

      Se nada resolver, pode ser um sintoma de problema (fio interrompido) na própria bobina de ignição, aí só trocando. Não é muito cara.

      Boa sorte com sua moto,
      Jeff

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    2. Só agora atentei para a informação "o motor de partida não girava".

      Uma causa elétrica para isso é um problema no relé de partida ou em seus contatos.

      Também pode ser uma causa mecânica, a embreagem de partida pode parar em uma posição que o motor de partida não tem força para desencavalar e começar a girar.

      Se for isso, um pequeno tranco tipo tentar mover a moto com uma marcha engatada faz a embreagem mudar de posição e tudo volta ao normal sem consequências.

      São aquelas pegadinhas que as motos adoram dar em seus proprietários, é a sua moto de bom humor querendo brincar contigo.

      Um abraço,
      Jeff

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    3. A propósito, eu vi a moto na concessionária, é linda e encorpada, tem o porte de uma 500.

      Tem tudo para ser uma ótima moto, se não sacanearem com a intenção de arrancar dinheiro dos proprietários.

      Se o dono cuidar direito, não acredito que venha a ser uma bomba não.

      Maior problema é que atrairá a atenção de quem não deve, mas isso só é problema nas capitais.

      A moto foi desenvolvida na Índia pela tvs, a mesma fábrica da dafra Apache, e a Apache é uma ótima moto com a quantidade de óleo certa.

      Abração,
      Jeff

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  7. Bom dia Jeff.
    Esse comentário não precisa publicar, porque pode parecer propaganda.
    Certa vez, estava esperando a devolução da minha moto após a troca das pastilhas de freio, na concessionária Honda. Nesse momento chegou um cara com uma Shadow, que na época custava uns 27.000. Comentei com o mecânico que estava me atendendo, que se era pra ter uma custom, por aquele preço, daria pra comprar uma Harley, que a "custom" original. O mecânico ficou brabo e me perguntou se eu sabia a diferença de custos de peças e mão de obra entre as duas marcas. Ele tinha razão.
    Agora vejo a chegada dessa BMW, que é uma marca com a qual sempre sonhei (até ver todos casos com as bengalas da GS 1200 e outro caso com a 800), com 30 cv, monocilíndrica, por praticamente o mesmo preço da CB 500F, bicilíndrica (menos vibração), 50 cv, 4,5 Kgf/m, custo de manutenção "não BMW", rs, por praticamente o mesmo preço de aquisição. É claro que tem sempre o fator emocional e de status. O ser humano antes de ser um animal racional, é um animal emocional.
    Só pra falar o que penso.

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    1. Olá, Eduardo!
      O triste é isso, sonhamos com motos, e quem vende não compartilha da paixão, mas está interessado apenas no lucro.

      Parece que entre os proprietários e comerciantes de harley há mais amor pelo produto, mas está evaporando rápido com os novos lançamentos voltados para jovens e "traindo" os amantes da marca.

      Vamos ver o rumo que as coisas tomam

      Um abraço,
      Jeff

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  8. Boa noite Jeff!
    Queria saber qual o segredo pra aquele cara que você comentou em outro post alcançar 300 mil km sem retífica, é possivel isso?
    usar Um bom óleo mineral dar conta do recado?

    Abraço!

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    1. Olá, Maicon!
      Esse dono de CG que chegou a 300 mil km colocava um pouco a mais de óleo por intuição. Ele não sabia do macete, mas achava que colocar um pouco a mais seria bom para o motor (o que pode não ser, se ele já estiver com o nível correto).

      Além disso, ele trocava o óleo antes de completar 1.000 km.

      Outro proprietário que chegou a 180 mil km sem retífica não colocava óleo a mais, mas trocava o óleo a cada 600 km.

      Sem saber, ele trocava o óleo antes que o nível abaixasse significativamente.

      E claro, nenhum dos dois saía por aí fazendo zerinhos, wheelies ou cortando giro.

      Um abraço,
      Jeff

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    2. Saúde & Paz.
      Tenho um CG 87/88 esta Comigo desde 2006.
      O velocimetro parou em 59.000 (só mostra a velocidade) os kilometros não medem.
      Porem ando nela em média 150 kms semanais entre estrada de terra e asfalto - 600 kms mesais - em 11 anos ja andei 54.000 kms + 59.000 kms é igual a 113.000 kms. Troca de oleo a cada 45 dias....oleo 20w50 MINERAL. Até o momento ela esta muito bem. Espero que ela aguente mais outros 10 anos no minimo.
      Abraços.
      Ninja - Lobo Solitário Moto Grupo
      Desde 28/10/2001.

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  9. No you tube e na internet vejo várias pessoas falando mal do óleo mineral, que é um óleo utrapassado, que causa borra, e blá blá blá...
    Só acho que se trocado no periodo certo, o óleo mineral mesmo com sua base inferior comparado ao sintético, dará sim uma otima proteção para o motor, de carro ou moto. Tem gente que defende óleo sintético e semissintético como se fosse a última maravilha do mundo...
    Também só observo os vídeos de ensinamento para medir o nível do óleo, totalmente errado, e eles ainda falam como se fosse expert no assunto. Nessa hora eu penso:"será que o Jeff já viu isso?"hehehe...

    Abração e boa noite cara!

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    1. Olá, Maicon... está correto, o óleo mineral dá conta do recado se for trocado no período certo, que não passa de 1.000 km em motos esfriadas a ar e 1.500 km em motos esfriadas a água.

      E o mágico óleo semissintético não passa de um óleo mineral com uma alta carga de aditivos e uma pequena parcela de óleo sintético, um "óleo Maria" comparado a um óleo de soja.

      Ou a um óleo de oliva, no caso do sintético puro.

      Mas todos são óleos, nenhum faz mágicas.

      Eu evito ver esses vídeos para não passar raiva.

      Já vi vários desses vídeos, já até questionei alguns autores, e eles nunca se redimiram.

      Alguns vídeos são feitos com motos zero km com toda a cara de que foram entregues pela concessionárias especialmente para o cara fazer o vídeo...

      Tem um que até compara uma moto de um fabricante vendendo muito no nordeste e desmerecendo a moto por detalhes, e ao fundo aparece uma XRE 300 novinha e a pessoa aponta para ela e fala "isso é que é moto".

      Cara, o pessoal faz qualquer coisa para doutrinar as pessoas a comprar mais peças mais rápido...

      Mesmo que eu fizesse um vídeo mostrando o procedimento correto, teria alguns poucos milhares de visualizações... enquanto isso, há dezenas e dezenas de vídeos de gente por aí mostrando o procedimento errado que interessa para as fabricantes.

      Está acima da minha capacidade lutar contra o mundo, quem descobrir a verdade lendo o blog, sorte deles... quem preferir ser enganado pela máquina de propaganda movida pelas montadoras e realimentada por um monte de curiosos que acreditam que estão fazendo a coisa certa, azar deles...

      Não posso carregar o mundo nas costas.

      Um abraço,
      Jeff

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    2. Corrigindo erro de digitação:

      o óleo mineral dá conta do recado se for trocado no período certo, que não passa de 1.000 km em motos esfriadas a ar e 2.500 km em motos esfriadas a água.

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    3. Jeff,se me permite; tem este video de uma fazer 250 que rodou 365.000 km sem abrir motor,usando oleo mineral 20w50! Veja:
      https://www.youtube.com/watch?v=AR79mkBAduA

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  10. Só tenho à agradecer, pelas suas dicas e ensinamentos importantes para nossas motocas...
    Se não fosse por você acho que eu estaria usando apenas a quantidade de óleo recomenda pelo fabricante até hoje. Em nenhum outro lugar tem tantas informações importantes quanto esse blog...
    parabéns, e obrigado!

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  11. Quer dizer, tantas informações detalhadas, e não igual o manual que complica as coisas para o proprietário ter mais chances de errar o procedimento...
    abraço!

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    1. Agora a honda está detalhando muito bem o procedimento de medição e o procedimento de troca.

      Mas a imensa maioria dos novos proprietários quando quer fazer a troca de óleo acha mais fácil assistir um vídeo no youtube...

      O curioso é que todos os vídeos mostram o procedimento errado, até hoje só encontrei um único fabricante ensinando a fazer a troca de óleo corretamente e foi a Indian, a moto menos vendida do país. E o vídeo foi feito lá na terra deles, porque aqui aposto contigo que as concessionárias dafra (sim, é a dafra que representa a Indian no Brasil) continuam colocando apenas a quantidade mencionada no manual, como é prática deles há quase 10 anos.

      Isso nos manuais em que eles não podam o procedimento de ligar e desligar o motor, como fizeram com a Kansas e com a Horizon 150.

      Um abraço,
      Jeff

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  12. Bom dia Jeff!
    Fiz retífica no cilindro da minha moto, até agora está tudo ok... mais tenho a impressão de que o motor tá um pouco mais quente do que o normal, isso é normal após a retifica?

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    1. Olá, Maicon, bom dia!

      É normal sim, seu motor está sendo amaciado de novo.

      Você verificou que óleo botaram e quanto óleo botaram?

      Porque se você deixou na mão dos mecânicos, é bem capaz de terem colocado apenas 1 litro de óleo 10W-30, afinal é a quantidade e o tipo recomendado pela honda...

      Na montagem é fundamental começar com a quantidade de 1,2 litro, mas não é todo mecânico que vai abrir uma segunda embalagem de óleo só para colocar um pouco a mais, ainda mais quando querem ter os fregueses por perto...

      Durante o amaciamento, seu motor irá girar mais preso e você precisará usar mão leve no acelerador pelos primeiros 5 mil km.

      E não deixe de trocar o óleo nos primeiros 1.000 km e principalmente limpar o filtro de tela para eliminar qualquer sujeira que tenha entrado no motor, mais o material desgastado nessa fase inicial do amaciamento.

      Felicidades com o motor novo!
      Um abraço,
      Jeff

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    2. E inspecione o nível com frequência nesses primeiros 5 mil km, o consumo é maior por causa do motor mais quente, depois ele se estabiliza em níveis normais.

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  13. Eu mesmo levei o óleo pra por no motor. Acompanhei o serviço do começo ao fim,. Sinto que a moto ficou com mais compressão e também o motor tá mais silencioso...
    O mecânico perguntou qual óleo que eu usava porque o cabeçote tava espelhando de limpo. Hehehe.
    e olha que só uso óleo mineral...

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    1. Hahaha... o pessoal está acostumado a ver o cabeçote coberto de crostas de óleo queimado... quando vê uma moto com nível e troca de óleo em dia, estranham... depois a honda quer vir com a conversa de que o óleo e o intervalo de troca recomendado por ela é o melhor que os engenheiros têm para oferecer... tá serto.
      Um abraço,
      Jeff

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  14. Jeff, mais uma sobre a BMW G310. Segue o link: https://www.youtube.com/watch?v=oh0n7dGdX7M

    Achei estranho a informação que eles passaram, de que o freio traseiro é o menos utilizado, se é o que mais ensinam nas auto-escolas é a utilizar somente o traseiro, e jamais o dianteiro.

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