terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Uma conversa muito bizarra

Outro dia o leitor Patrick Lemos se envolveu em uma discussão na internet com um defensor de fazer o contrário do que o manual manda, o qual citava que se deve fazer o que o manual manda, mas faz errado, e ainda por cima manda ver o vídeo onde ele faz errado.

Bizarro? 

Já estou acostumado com gente assim. 

Simplesmente não percebem a contradição entre o que dizem e o que praticam. 

Aliás isso vem de muito tempo, procure pela frase "têm olhos para ver e não veem, tem olhos para ouvir e não ouvem". Só acho que não se referia a manuais de proprietário...

Segue a conversa. Originalmente entre o Patrick e o Jдиот, os meus pitacos foram acrescentados posteriormente para esta publicação:

Patrick Todo e qualquer motor para ter uma vida útil decente precisa estar com o óleo no máximo (seguindo as recomendações do manual) que no caso é trocar óleo e filtro, colocar 1100ml, ligar a moto uns 2 minutos, desligar a moto por 2 a 3 minutos (isso varia de manual pra manual), olhar o visor de inspeção e completar até o nível atingir a marca F

Jдиот Certeza? Eu acho que vC não sabe o que tá falando. Fale isso ao um mecânico industrial para vC ver se ele concorda contigo.


Jeff Sou técnico em Mecânica Industrial e concordo plenamente com o que o Patrick disse. O Patrick sabe o que está falando porque é o que está escrito no manual do proprietário, são as instruções do fabricante do motor. Qualquer informação discordante é no mínimo suspeita.

Patrick Cara, acha que eu to errado? vai ler o manual.


Jдиот Ou faz melhor. Tantos vídeo no youtube de canais conhecidos que passam informações corretas


Jeff Hahahahaha.... esse cara deve ser humorista. Só pode ser comediante para falar uma dessas...

O próprio vídeo dele tem erros e ele recomenda esses vídeos feitos por pessoas sem formação técnica que não conseguem interpretar corretamente o que está escrito no manual do proprietário como uma opção melhor do que o o próprio manual... 

Seria cômico, se não fosse ridículo. Ou seja, é bisonho. 

Patrick Incorretas, pois não dizem e não fazem a parte de ligar, desligar e completar o óleo.


Jдиот Tenho 10 anos no mundo da moto além de área mecânica. Sei muito bem do que falo. Se fosse bom nível máximo ao por 1.100 na yes ou 1000 na GSR iria da nível máximo ou bem próximo. Mas só da meio nível. PQ?


Patrick Pq vc não completa o óleo que falta.


Jeff Lógica irrepreensível do Patrick. E eu tenho 40 anos no mundo dos motores de carros e de motos, de usuário pesado (de veículos, de veículos) como viajante no meu trabalho de vendas e agora no meu lazer com a motocicleta. 

Jдиот Digo por último. O próprio motor reclama. Motor calado demais eh sinal de problema. Alta pressão. Todo motor tem barulho. Quando se passa ou deixa o óleo no máximo o motor quase não faz barulho. Somente das válvulas


Jeff Eu falei, o cara é humorista. Ou mecânico cara de pau querendo aumentar a clientela. 

Patrick Mas tu anda no que?, num fusca velho?, onde já se viu que motor tem que fazer barulho, o motor tem que trabalhar sereno e sem nenhum tipo de bateção, pq isso é sinal de motor sem cuidado...


Jeff Hahahaha... essa do fusca velho foi muito boa!
Dizer que motor tem que ser barulhento e se achar entendido em mecânica... hahahaha....

Patrick Alta pressão não sei onde, se o bloco motor é aberto pro ambiente, ou acha que aquela mangueira que sai do bloco é enfeite?, pressão no cabeçote também não existe pq o óleo sobe pela rede mandado pela bomba e escorre pelo buraco onde passa a corrente do comando.


Jдиот Assista ao vídeo do meu canal https://m.youtube.com/watch?v=PlJGibGij-I&gl=BR&hl=pt...

Realizando a troca de oleo da GSR150i
youtube.com

Jeff É um dos poucos vídeos que mostra corretamente que se deve ligar o motor antes da medição.

No entanto, ele joga isso fora quando se preocupa em colocar apenas a quantidade de 100 ml. 

O certo é colocar óleo até atingir o nível superior, e medir e completar novamente com o motor frio (a troca geralmente é feita com o motor quente e essa leitura a quente é enganosa). 

Patrick Ele sobe pela rede e desce pelo buraco da correia de comando.

Jeff... Só corrigindo... carros usam correia, mas no caso da moto é corrente de comando. Ou varetas, nas motos de motor mais antigo.

Um engano que não se compara ao erro de mostrar o nível do óleo baixo e dizer que se deve acrescentar apenas uma quantidade e não necessariamente atingir a marca de nível superior do visor de óleo.

Olha lá o nível quase no mínimo pedindo complementação até a marca máxima. 

Se a moto estiver bem nivelada, por essa indicação está faltando uma boa quantidade de óleo, já que está praticamente na marca de nível mínimo, e não apenas 100 ml como ele diz.

Se fosse um motor pequeno como o da Kansas, faltariam 150 ml de óleo. Num motor de carcaça grande como o da GSR150i, falta muito mais.

Por que eu sei que não são apenas 100 ml? 

Porque temos uma denúncia aqui no blog do proprietário de uma GSR150i que tirou 1,5 litro de óleo de uma moto zero km ainda antes da primeira revisão...

A culpa desse engano é a informação ambígua, contraditória e intencionalmente causadora de confusão que os fabricantes divulgam em seus manuais. 

Jдиот Oh. Sabe tanto e não sabe nada Kkkkkkkk se fosse assim não existiria reténtores internos já que não tem pressão. A bomba de óleo está de enfeite lá. E a mangueira que tem no bloco não eh pra saída de óleo e sim para não ficar os gases que cria no bloco. Já ouviu em pressão positiva do bloco? Se não recomendo ver no youtube

Jeff Sabe tanto e não sabe nada hahaha digo eu. 

A única função dos retentores é impedir a passagem de óleo do lado interno para o lado externo do motor via câmara de combustão e escapamento (caso dos retentores de válvulas) ou eixos de saída, partida e câmbio. 

Retentores não estão lá para segurar pressão alguma gerada pela bomba de óleo — não há retentores no caminho do óleo sob pressão. 

Uma das funções da bomba de óleo é enviar lubrificante sob pressão para os mancais mais importantes do motor — depois de lubrificar esses mancais, o óleo retorna por gravidade para o cárter, sem pressão. 

A outra é enviar uma grande quantidade de óleo para o pistão e partes altas do motor para ajudar a resfriar os componentes submetidos às temperaturas mais elevadas.

O único trecho onde o óleo está sob alta pressão é no trajeto da bomba até os mancais do virabrequim e comando, que restringem sua passagem e por isso causam pressão. Um fluxo livre não forma pressão, a menos que encontre um obstáculo. 

No caminho para a tampa do cabeçote o óleo é impulsionado pela bomba, então há uma pressão mínima na galeria de óleo causada pela resistência das paredes do duto à passagem do óleo.

Mas assim que o óleo é despejado no cabeçote a pressão deixa de existir — não há pressão dentro do cabeçote, exceto a causada pelo peso próprio do óleo... não há pressão dentro do cárter, exceto a causada pelo peso próprio do óleo...

O peso próprio causar uma pressão de apenas algumas gramas por centímetro quadrado, absolutamente desprezível por qualquer critério.

Então falar que a bomba cria pressão que chega aos retentores e que eles estão lá para lidar com isso é demonstrar um profundo, abissal, grotesco, monumental desconhecimento de como funciona um motor ou mesmo um componente simples como uma bomba de óleo. 

Outra coisa:

Somente ocorreria excesso de pressão se o pistão descendo chegasse a se chocar diretamente contra o nível excessivamente alto de óleo (calço hidráulico) ou se não houvesse espaço de ar livre suficiente acima do nível do óleo na área inferior da camisa, dificultando que o ar escapasse e dessa forma gerando um bolsão de ar comprimido sobre o óleo.

O golpe desse ar contra a superfície do óleo criaria uma onda de choque que se propagaria pelo óleo, e nesse caso poderia deslocar os retentores dos eixos do pinhão, câmbio e partida para fora de seus alojamentos.

Mas isso nunca ocorrerá se você seguir as instruções do manual do proprietário — aquelas que mandam colocar óleo até atingir a marca de nível superior.

O nível máximo de óleo recomendado pelo fabricante já prevê uma margem para que essa situação não aconteça, e é por isso que ele manda colocar óleo até essa marca sem ultrapassá-la — é a condição normal prevista em projeto.

Patrick 1º erro motor tem que ser morno,

2º erro é ter que usar o alicate para tirar a tampa ,
3º depois da troca até onde tu liga o motor tá certo o procedimento
4º pior dos erros foi ter dito que era só 1100 ou 1150ml, sendo que vc deveria ter completado até a marca F do visor.

Jeff Certíssimo o Patrick. E digo mais: vendo o vídeo, o cara retira 750 ml de óleo do motor, o que prova definitivamente que a moto dele rodou com óleo abaixo do mínimo durante um bom tempo — o sabidão é do tipo que troca o óleo e nunca se preocupa em repor o óleo consumido, não faz o que manda o manual... 

Ele fica dizendo que tem que fazer o que o manual manda e não faz, e ainda se gaba de ser técnico industrial.

Ele mostra em seu vídeo para todo mundo ver que não sabe conservar o próprio motor e posa de autoridade no assunto.

No lugar dele, sinceramente, eu parava de dizer ser técnico industrial para a escola dele parar de passar vergonha.

Jдиот Morno ou frio. Me diz aí o pq o motivo do morno. Quero saber se sabe mesmo


Patrick Pq o óleo se esgota melhor do cárter e além disso não precisa fazer força pra tirar o parafuso do bujão.


Jдиот 2 eu iria abrir a tampa com o que? Os dentes?


3 quantidade recomendada pelo manual.


Patrick Usando os dedos, não precisa apertar até não conseguir abrir mais, aliás, se a suzuki quisesse que vc usasse uma ferramenta para tirar a tampa tinha feito ela sextavada como todos os outros parafusos.


E essa tampa é feita para abrir com os dedos justamente pq não tem hora nem lugar certo para verificar e repor o nível do óleo.


Mas tem gente que aperta de propósito, sabe pq?, pq fica difícil de abrir e a pessoa deixa para outra hora e vai deixando deixando e quando se lembra de novo a moto estava andando com menos do que o mínimo, e é aí que as oficinas ganham em cima, pq motor que não estraga não dá lucro.


Jeff O cara ter tirado apenas 750 ml de óleo de dentro do motor é a prova de que essa tática de adiar a conferência funciona muito bem

A moto rodou com óleo abaixo do nível mínimo nas últimas centenas de quilômetros.

O motor desse cara vai fazer retífica com uns 50 ou 60 mil km, e ele que pensa que sabe tudo vai achar normal.

Esse cara nunca conheceu donos de motos das antigas que atingiram 180 mil km sem fazer retífica — perguntem para o frentista da troca de óleo do posto Angeloni no km 207 da marginal da BR-101 depois do Mundo Car Shopping... ou então 300 mil km, pergunte para o Pantera, super conhecido nos motoclubes de Campo Grande, MS.

Jдиот Agora. Se o motor está frio o óleo está todo no cárter certo? Então me diz o motivo de deixar morno? Morno no caso de ter rodado e parado a moto. O frio ainda eh recomendado para cair para 100% de não se queimar.

Jeff A questão em si não é exatamente ficar morno. É ficar com a bomba, filtro e galerias cheias de óleo.

Ficar morno ou quente realmente ajuda a escorrer todas as impurezas do motor na hora da troca.

Um técnico industrial que não sabe que o óleo frio deixa a sujeira assentar e que o óleo quente arrasta a contaminação para fora do motor... é pra acabar.

A medição deve ser feita a frio na manhã seguinte, depois de ligar o motor por 2 ou 3 minutos — o que pode ser interpretado por morno, já que o aquecimento de verdade leva mais de 5 minutos, aquecimento que não deve ser feito com a moto parada por tempo tão prolongado, a menos durante um inverno rigoroso.

Uma medição após a troca de óleo com o motor quente é enganosa. É no dia seguinte pela manhã que você realmente se assusta de ver como o nível está baixo.

Jдиот Se trabalha ou trabalhou na indústria ou lugar que tenha máquinas veja que preferencialmente se troca todos os lubrificantes e fluidos antes de voltar o turno ou espera ao menos ficar morno. Até pq boa parte dos extratores são feito de ferro ou alumínio. Que dilata com a mínima variação de temperatura. O frio não espana pq é o tamanho original de quando foi fabricado o furo no caso temperatura ambiente a não ser que use força em demasia


Jeff Fiz estágio em manutenção de máquinas em uma montadora de caminhões pesados. Fiz o curso de lubrificação industrial. Lubrificação era a alma do departamento de Manutenção. O único motivo de trocar o óleo fora do horário do turno é não atrapalhar a produção — na indústria não tem essa de se ver a conveniência de trocar o óleo a quente ou a frio. O fundamental é o tempo produtivo da máquina. Se a troca puder ser programada com o óleo ainda quente, melhor. 

Patrick (foto do procedimento do manual onde diz para completar o óleo até a marca F) Manual Intruder / Yes 125 página 36 bem no topo.


Jдиот Eu aperto e recomendo por 1 e simples motivo. Alguém sacanear o motor. Se deixar apertado só com os dedos fica bem mais fácil alguém abrir e jogar areia ou açúcar como já aconteceu com amigos. Já alicate ou outra ferramenta não eh todo mundo que anda pra cima e pra baixo com ela


Jeff Sobre este assunto, vale a pena ler a postagem 
Mais um golpe "inocente" contra sua motocicleta — postagem pela qual fui acusado de ser maníaco da conspiração... pois é.

Patrick Essas coisas de indústria não sei pq não sou metalúrgico, sou um motociclista que sabe como o motor da moto se comporta e sabe ler o manual da moto, e outra, se alguém quiser te sacanear desse jeito, no primeiro dia não vão conseguir, mas depois vão vir com uma ferramenta para abrir a tampa, e outra, se vc anda com uma gente desse nível que joga açúcar no motor dos outros, então vc tem um dedo podre pra amizades.

Jeff Dedo podre para amizades me parece uma boa definição...

O que realmente assusta é essa incapacidade de perceber os próprios erros desse cara que pensa que entende alguma coisa de motos e motores.

E ele não está sozinho, ainda esta semana meu amigo Daniel teve uma conversa muito parecida com um conhecido dele que fez curso de mecânica só para tirar diploma e não para absorver conhecimento e usar aquilo que deveria ter aprendido.

Se o cara é técnico e não tem capacidade de interpretar meia dúzia de instruções óbvias, já pensou se fosse engenheiro nuclear?

Imagem: http://extra.globo.com/noticias/mundo/alemanha-austria-suica-querem-suspender-episodios-dos-simpsons-que-exibam-acidentes-nucleares-apos-incidente-em-fukushima-1444186.html — a reportagem é mais bizarra que a imagem.

Patrick Desculpe o texto gigante, mas após ver isso eu precisava conversar / contar para alguém

Jeff Entendo sua agonia em ler essas coisas, Patrick.. bem vindo ao meu mundo... hehehe

Muito obrigado por compartilhar essas informações que mostram como o pessoal se ilude por aí e tem prazer em continuar iludido e, mesmo sem querer, iludindo outras pessoas com um procedimento incorreto que sabe-se lá por que motivo se tornou a "regra" no mercado.

Se há interesses por trás dessa disseminação e perpetuação de informações incorretas é algo que não tenho como investigar e provar.

Mas que isso é muito conveniente para um monte de gente que ganha a vida no mercado de reposição e serviços, eu não tenho dúvida.

Faça como o Patrick, não seja trouxa.

Siga o manual do proprietário que é a coisa certa a ser feita.

Um abraço,

Jeff

15 comentários:

  1. Kkkkkkkkkkkkkkk muito bom.
    Uma discussão saudável.
    Obrigado pela dica Jeff, vou seguir o manual da minha.

    Imagina minha primeira revisão aos 1000km com uns 800 ml de óleo que foi o que veio nela.

    Sei não, dou valor em tudo q sai do meu bolso.

    ResponderExcluir
  2. Oi Jeff, desde sempre me interesso pela mecânica de motores em geral, também sabendo da importância de uma máquina bem lubrificada, sendo que sua durabilidade é diretamente proporcional à eficiência da lubrificação. Os lubrificantes da atualidade são mais eficientes que os de 50 anos atrás, então qual a razão do motor durar menos, muito menos?
    Tem um ditado que diz "Os cães ladram, a caravana passa.", independente dos cães, a caravana do bem segue pelo caminho.
    Abraços a você e a todos os seus leitores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sausahsuahuhsa exatamente, lembrando que os motores de antigamente ainda nem utilizavam todas essa gama de óleos "para moto" usauashusa e duravam mais.

      Excluir
  3. salve Jeff

    Pode se misturar óleo de fabricantes diferentes mas de mesma especificação técnica?

    ResponderExcluir
  4. Boa questão Louis. Ontem mesmo completei o óleo com um diferente, mas com as mesmas características. Será que fiz caça?

    ResponderExcluir
  5. Boa questão Louis. Ontem mesmo completei o óleo com um diferente, mas com as mesmas características. Será que fiz caça?

    ResponderExcluir
  6. boa noite! Demorei mas achei esse blog novamente! é o melhor blog de moto que já vi.. lembrei dele esses dias mas nao lembrava o nome.. enf consegui achar :D


    Salve Jeff! Tu me anudou um tempo atras :) a escolher a moto hehe enfim peguei uma fazer 250 ja tem uns 8 meses .. hoje ja ta com 6 mil km.

    Maa entao.. apeoveitando o gancho do oleo e funcionamemto do motor, (nao sabia se podia levantar essa questao em um post mais recente nada a ver com o assunto),, tenho uma grande duvida e acho que fiz uma cagada com a minha fazer :(
    seguinte: o assunto é Gasolina Podium.
    Minha fazer estava la de boa pegando 148.. 150 na pista (com muito esforço ma descida, mas tava ok). Só abastedo com adtivada e só ando em rodovia. Eis que fui inventar de por a podium, completei meio tanque. No começo ela respondeu bem, subia a velocidade rapidamnete, fixou show, apesar de um som do motor diferente.. dai teeminando esse tanque meio a meio, fui la enchi tudo de podium.. continuou bem rapida! mas o som do motor foo fica do mais diferente ai fiquei preocupado, entao voltei pra aditivada... agora, apos encher o tamque de aditivada, a moto nao passa de 135... com muito esforco chega a 140... e as vezes ainda paeece que da umas enroscada tipo gasolina suja.... muito estranho, sempre coloco aditica Petiebras em mesmo posto..

    queeia saber da galera ai, Pode por podium na fazer? causa estrago? tem salvação? valeu!

    Ah! se puder faz um post sobre o assunto :)
    muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marcelo! Muito obrigado!
      Gasolina podium não estraga o motor. A única diferença é que ela resiste melhor a altas taxas de compressão sem detonar antes que ocorra a faísca. Então ela somente mostra todo o seu potencial em motores com alta taxa de compressão, que não é o caso das nossas motos. Só motores esportivos feitos para fornecer o máximo desempenho é que se beneficiam dessa elevada octanagem da podium.
      O que pode ter acontecido é que a injeção eletrônica sempre se adapta ao combustível que está em uso, mudando o momento da faísca para obter o funcionamento mais suave do motor. Esse processo de adaptação leva algum tempo, então ficar mudando o tipo aumenta o tempo de aprendizado de sua moto, o que pode levar a pensar que houve algum problema. Com o tempo, tudo volta ao normal, a menos que existam problemas de qualidade batizada da gasolina, ou coincidência com desgaste da vela, necessidade de regulagem de válvulas, etc.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  7. hmm entendi, deve ser isso mesmo entao. Vou seguir com mais tanques de aditivada e sem acelerar muito, ir aumentamdo aos poucos pra injecao ir fazendo a leitura.

    Ai se nao ficar bom levo na concessionaria, ta com 6 mil.. recentemente fizeram a regulagem de valvulas na revisao de 5 mil.. ai levo la pra regular de novo.


    Valeu Jeff. Fiquei preocupado com essa questao de taxa de compressao e detonaçao antes ou depois... achei que podia literalmente detonar o cilindro pistão cabeçote hehe

    valeu abraço.

    ResponderExcluir
  8. kkkkkk vamos la! primeiro o Jдиот esta claramente mostrado que sou eu, essa conversa foi retirada do Grupo SUZUKI MOTOS 125/150cc (INTRUDER, YES, GSR 125/150, GS 120, BURGMAN 125) do FB.

    Vamos la, vamos por algumas contradiçoes contra o dono do site

    primeiro, engraçado, o mecanico que me passou as dicas justamente e chefe de mecanica industrial. ele nunca recomendou encher ate o nivel maximo. pq sera? sera que ele ta errado? kkkkk

    conhece nivel minimo e maximo? pois bem, para um tecnico de maquinas industriais ta para piadista tbm, ou sera que o "senhor" para a maquina funcionar direito tem q por os Fuidos ate nivel maximo?

    conhece mesmo motores? pois bem vou encher os motor da KTM 390 Duke e completar pq nao deixa oleo no carter! sera que a KTM ta errada que o motor o fluxo de oleo nao deixa 1 ml de oleo parado no carter?

    ta bom, vou por 2 litros de oleo para lubrificar pq o site www.minhaprimeiramoto.blogspot.com.br disse que o nivel tem que esta acima que o manual original (diga-se o chines) n fala e (que tradutores dizem) dizem encher ate o maximo.

    kkkkkk como disse, vamos encher o motor de oleo. ja que quanto mais oleo melhor e mais lubrificado.

    ta bom,nao tem pressao interna no carter, ta certo kkkkkkkk eh piada pronta? entao ja que nao tem pressao para que a ventilação positiva, me explica ai com algo de engenharia? enfeite? agora tocou no assunto de calco hidraulico! lembrou de algo bom q acontece quando o nivel passa do maximo. legal. ate q em fim algo util no post!

    reponho o oleo consumido! quando digo, pessoas comentam sem saber o que passa da vida dos outros. aconselho acompanhar meu canal e ver que sim, completo. mas nunca no nivel maximo. por motivo explicado e ja ocorrido comigo.

    retentor so serve para impedir agentes externos???
    cara? para com isso! ta feio ja!

    Momento algum disse que eu era tecnico industrial

    Sabe quanto equivale 750 ml no motor da GSR???? um pouco acima do minimo.

    motor nao vai aguentar 60 mil km kkkkkkkkkk legal. pelo ao menos sua boca n funcionou, fiz recall da minha moto com 55 mil. e sabe o estado do motor? com desgastes normais! pq sera? pq nao seguir receita do patrick ou do Sr Jeff???
    hoje ta com 65 mil e o motor como novo e acredito q faca pelo ao menos o dobro

    so oleo quente tira as impurezas??? kkkkk menos amigo, pode ser que os fluidos que vc trabalha realmente precise criar pressao para tirar sujeiras alojadas, agora oleo de motor???? pera amigo, menos

    ALELUIA ate que em fim algo coerente entre nos, as almas bondozas que temos pelo mundo, deixo marcado um amigo que presenciou uma situação que vai fazer o Patrick repensar com a partes "intima do motor" ne Bruno?

    agora vamos la, tenho treinamentos comprovados da epoca q fui funcionario honda, onde recebi varias instruçoes, correcoes sobre manual, consultorias tecnicas com engenheiros, alem de juntar conhecimento em preparaçao de motores desde meus 13 anos. sempre lendo materiais de cujo tecnicos, ate mesmo traduzido para aperfeiçoar meu conhecimento.

    ou seja, nao sou criancinha como praticamente o senhor me caracteriza

    do mais eh isso, vou compartilhar esse link com amigos que sao engenheiros mecanicos para a gente bater um papo e dar varias risadas.

    do mais e isto!

    grato por minha sessão risada de hoje.

    um ditado que e valido e sempre ouvi

    na internet sempre tem alguem querendo saber mais que todo mundo! e eu acho que seu blog se encaixa perfeitamente nisso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jaislan!
      Sua resposta está programada para amanhã às 18 horas.
      Ela não entra no ar hoje porque é feriado e não quero atrapalhar a visitação da postagem de ontem à noite.
      Um abraço, e aproveite para curtir suas risadas,
      Jeff

      Excluir
  9. A Culpa é minha,Jeff! Eu é que visitei o ĺtimo vídeo dele,onde lança ironias contra troca de 1.000 em mil km,etc,etc.
    Ao vê-lo ensinar um jovem com sua primeira moto a fazer as loucuras dele,não me contive e entrei nos comentários.
    Rendeu umas 46 respostas entre eu e ele com muitas citações deste seu blog; inclusive fui eu que coloquei esta postagem para o jovem ver.
    Pelas respostas dele ficou evidente o despreparo técnico e a falta de compromisso com a verdade,visto que ele inventa coisas e nega o que ele mesmo afirma.
    O cara é um caso perdido!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não esquenta, Pedra!
      Na postagem de amanhã eu rebato os argumentos dele um a um, fica feio para ele e não para mim.
      Esse tipo de debate é útil porque ajudará a esclarecer vários pontos que podem estar confusos por conta da argumentação dele.
      O triste é que a galerinha se amarra em ver vídeos e ouvir os caras falando, e eu não faço isso. Paciência.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    2. Ta bom, aguardando por mais risadas.

      Excluir
  10. Agora deu pra entender melhor, eu ate gosto dessas tretas com o perfil meio técnico, eu passo horas lendo e relendo consultando realmente é um aprendizado.

    ResponderExcluir