Bom, na verdade ela precisa de uma ajudinha do dono...
Não é só caindo que sua amada pode virar cinzas.
Sabe o que acontece quando você prende a mochila na moto de qualquer jeito em cima do banco?
Uma alça da mochila fica esfregando no pneu, ou então encosta no escapamento quente, e adivinha?
Sua mochila pega fogo, seu banco pega fogo e você fica de... ahn... cabeça quente numa situação bem complicada...
O piloto poderia ter se acidentado ao perceber o fogo atingindo suas nád... ahn... costas.
Por uma bobagem dessas, a moto inteira podia ter sido destruída em minutos.
Outra besteira capaz de botar fogo em uma moto é um problema no freio traseiro.
Por falta de ajuste ou por um problema de travamento das sapatas do freio, as lonas ficam se atritando contra o tambor e causam um superaquecimento capaz de fazer o pneu traseiro e todo o resto pegar fogo.
Algo que pode ser evitado se o piloto tiver noção de que a dificuldade da moto em ganhar velocidade pode estar sendo causada por isso.
Forçar a moto sem identificar e eliminar a causa do problema pode resultar nesta cena triste:
Mas a maneira mais fácil de uma moto pegar fogo é por vazamento de gasolina diretamente sobre o motor.
Sabe aquele vazamento bobinho na fixação da torneirinha, que você resolveria apenas apertando a porca de fixação com uma ferramenta, mas que você fica com preguiça e deixa para o dia seguinte?
Pois é...
Avance até os 2:00 minutos ou fique contemplando aquelas lindas máquinas até começar a fogueira...
Que dó...
É de partir o coração... uma máquina tão linda dessas...
Motos exigem mais cuidado que um carro.
Tudo em uma moto está muito perto do limite.
Coisas simples como prender uma carga de maneira descuidada ou negligenciar uma pequena manutenção podem fazer você passar o maior sufoco.
Se você gosta de sua moto, não vacile.
Não deixe que um pequeno vazamento acabe com seu sonho... — Já estou levando o grifo, Jezebel!
PS: E é claro, também tem a forma clássica do churrasco de moto.
Não é bem pegar fogo sozinha, mas o vídeo enviado pelo Deivisson Nobre é bom demais para deixar de publicar... Obrigado, Deivisson!
Um abraço,
Jeff
Uma vez um bendito mexanico falou com um amigo meu que as sapatas do freio traseiro da YBR era iguais a da Intruder 250 do meu amigo e instalou essas sapatas, sorte que na viagem que fizemos a gente sentiu o cheiro de queimado e advertimos meu amigo que parou a moto e o tambor de freio estava super aquecido e com a tinta quase toda preta, ele falou que a moto tava fraca nas subidas, tivemos que abrir o tambor e retirar as sapatas, sorte que na cidade seguinte conseguimos encontrar as sapatas certas e foi resolvido o problema e de não ter danificado mais nada.
ResponderExcluirTem outro modo de uma moto pegar fogo, mas não é sozinha, precisa de um imbecil acelerando... https://www.youtube.com/watch?v=CaLFhD4gNfw
Esse problema de colocar peças parecidas pode se tornar muito grave em pouco tempo. Ainda bem que o pessoal percebeu o problema antes de complicar.
ExcluirObrigado pelo vídeo, Deivisson! Já foi incorporado à postagem.
Um abraço,
Jeff
Aí está a frase que diz tudo e tanto nos encantam (nós os motociclistas) ...
ResponderExcluir"Tudo em uma moto está muito perto do limite."
Anote aí pois é isso mesmo.
Obrigado, José!
ExcluirEspero continuar correspondendo às expectativas dos leitores!
Um abraço,
Jeff
OLá, leitores do facebook Vinícius e Eduardo!
ResponderExcluirPô, Vinícius, uma coisa dessa acontece com tua moto e só fico sabendo pelo blog? Precisamos nos comunicar mais... hehehe
Eduardo, a caixa de direção é ajustável, você não precisa necessariamente trocá-la apenas por isso. Basta soltar a contraporca e apertar a porca de ajuste, depois reapertar a contraporca. Substituição somente se as pistas estiverem marcadas, e aí a opção por rolamento de esferas ou de roletes cônicos é função do custo. Particularmente, considero roletes cônicos uma opção técnica melhor, mas é mais cara.
Um abraço,
Jeff
Legenda do último vídeo poderia ser: "Motoqueiro Fantasma".. Huehuehueee
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