terça-feira, 1 de dezembro de 2015

As mentiras das concessionárias desonestas: os golpes do "óleo escondido" e do "você está medindo errado"

Comentário do leitor Luiz Henrique na postagem de ontem:

Ae Jeff, blz? 


Cara, recentemente adquiri uma Kawasaki Z300. Antes de pegar ela já acompanhava seu blog, pois como é minha primeira moto busco saber dicas para cuidar dela. 


Li sua série a respeito da quantidade de óleo, verifiquei na minha antes e depois da primeira revisão e sempre estava marcando um pouco acima do mínimo, um óleo preto. 


O cara da oficina me disse que é assim mesmo, que o óleo fica escondido etc. Mas eu não confio. 


Não sei se vou esperar a garantia acabar pra levar em um mecânico, com tantos relatos não consigo confiar em concessionária.


Resposta do leitor Patrick Lemos, eu não teria respondido melhor:


Óleo escondido nada, é falta de óleo mesmo. 


Essa semana abri o motor da minha moto de trilha e o óleo "escondido" (óleo residual) era de 50 ml com muita boa vontade.

Resposta do meu amigo Daniel no facebook:

Obrigado por acompanhar o blog Luiz Henrique! 

Óleo escondido, onde?

Quero abrir um motor na frente de um mecânico desses e pedir para ele me mostrar onde que o óleo se esconde!

Não há lugar dentro do motor para o "óleo se esconder"

Um abraço!

Dan

Olá, Luiz Henrique e Patrick, obrigado por acompanharem o blog, fico contente que tenha sido útil e agradeço seus depoimentos!

O Daniel sabe muito bem o que fala, já desmontou e montou vários motores, inclusive o da dafra Speed dele e da minha Kansas Jezebel quando precisei trocar as engrenagens do câmbio — elas não aguentaram o excesso de peso de alguém mais a garupa.

Mas a parte do motor (cabeçote, cilindro, pistão, anéis, biela, virabrequim, comando) continua original aos 80 mil km e farei a próxima viagem de 830 km com ela agora em janeiro. Estou preparando uma postagem para contar porque não irei com Edith. 


Essa mentira do óleo ficar "escondido" é digna de mandar o vendedor / mecânico ir trabalhar em um estábulo para ele descobrir o que é que fica escondido de verdade, ele merece.

Eu também já tive a oportunidade de acompanhar a abertura do motor de uma moto para redigir o manual de oficina, e faço minhas as palavras do Patrick e do Daniel — 50 ml de óleo presos lá dentro depois da drenagem do óleo do motor já é uma estimativa generosa.


E de qualquer forma, o manual manda colocar óleo até a marca de nível superior e não fala em "óleo escondido" — só quem fala em óleo escondido é vendedor ignorante ou safado. E mecânico que fala isso é apenas safado, porque sabe que não é verdade.


Digo isso porque as informações oficiais do fabricante estão na concessionária, são acessíveis e supostamente o treinamento é obrigatório para todos os novos funcionários.

O único critério válido é o do óleo visível na vareta medidora ou no visor do nível de óleo — o resto é mentira.


Nunca deixe de completar o óleo até atingir a marca de nível superior do visor de óleo, exatamente como o manual do proprietário manda fazer, senão seu motor será danificado irremediavelmente! 

Ele precisará de retífica com baixíssima quilometragem, e se você exigir o máximo dele com pouco óleo, poderá travar ou estourar na sua mão, como mostrado em diversas postagens do blog.


Os danos feitos por falta de óleo não são reversíveis. Desgastou, já era, não tem volta.

Ninguém compra uma esportiva para rodar pianinho, você ficará tentado a querer descobrir quanto é a final dessa moto... e é nesse momento em que o motor é solicitado no seu limite que ele mais precisa estar bem lubrificado.


Essa estratégia (porque não é coincidência tanta gente "se enganar" quanto a uma questão fundamental da manutenção do motor) é criminosa.


Só Deus sabe quantos acidentes fatais atribuídos ao excesso de velocidade foram causados basicamente pela falta de óleo em uma moto projetada para atingir tais velocidades...


Mas a única testemunha que poderia dizer o que realmente aconteceu já era, um acidente de moto por motor travado/estourado a quase 200 km/h é uma das coisas mais horríveis de se ver.


Seja prudente quanto à manutenção e quanto à pilotagem, e tenha muitas felicidades com sua moto!


PS: 
Esqueci de falar: óleo preto pode ser sintoma de embreagem mal regulada. Os discos ficam atritando entre si e se queimam, deixando o óleo preto. Causa superaquecimento do motor, diminui a vida útil da embreagem e acelera a deterioração do óleo, melhor corrigir o quanto antes.

Um abraço!


Veja também o comentário do leitor Henrique Faria sobre o mesmo assunto:


Jeff, minha mãe tirou uma Bros 160 no dia 6 de novembro e como sou habilitado eu fui buscá-la. 


Medi o óleo conforme você e o manual recomendam e só a pontinha da vareta estava melada de óleo. 


Daí eu falei que a moto está com pouco óleo e um funcionário disse que eu não medi corretamente, e o mecânico mediu de uma forma parecida, mas não a correta e dessa forma também não melou a vareta. 


E aquele funcionário lá insistindo que eu medi errado, então questionei-o se ele lê o manual e o mesmo disse que lê já que trabalha todos os dias com isso. 


Então falei que ele deveria saber como medir e que fiz a medição conforme o manual.


Então ele mandou levar a moto para a oficina e completar o motor, e ficou com uma cara de frustrado e irritado com a situação já que passou vergonha com os clientes.



Estou num consórcio de uma Fazer 250, será que acontece a mesma coisa na Yamaha? Veremos...

Olá, Luiz Henrique! O blog ter contribuído para desmascarar essa fraude é motivo de muita satisfação.


A cara de pau desses vendedores de concessionárias incompetentes ou desonestas é revoltante.


Eles insistirem que você está fazendo a medição do modo errado quando segue o manual é prova da intencionalidade da ação lesiva ao cliente, ou de profunda ignorância.


Em todas as situações o responsável final é o fabricante que permite que as concessionárias contratem pessoas sem qualificação para lidar diretamente com os clientes, ou que se associa a e permite essa prática lesiva por concessionárias desonestas com o objetivo de lesar os clientes.


É responsabilidade dos fabricantes de motos garantir que as motos sejam entregues em perfeitas condições aos clientes tanto na entrega inicial quanto nas revisões.


No entanto, o que mais vemos é essa prática desonesta, lesiva e possivelmente causadora de acidentes extremamente graves, sem que os fabricantes tomem qualquer atitude para coibi-las.


É vergonhoso que marcas tão queridas e idolatradas pelos consumidores sejam jogadas na lama em nome do lucro fácil vindo dos danos a produtos novos que poderiam durar vários anos sem problemas, como esperado pelos clientes, e que muitas vezes em menos de um ano são fonte de dor de cabeça para seus proprietários.


A prática de tratar as motos intencionalmente com pouco óleo, além de induzir os clientes ao erro, pode ser definida como sabotagem.


E sabotagem é crime. 


Ao não tomarem atitude alguma para coibir a ganância desenfreada de concessionárias desonestas, os fabricantes estão sendo coniventes com crimes contra a economia popular.


Não recomendo ficar discutindo com esses ignorantes ou malandros com crachá.

Da mesma forma que sabotam sua moto com pouco óleo, são capazes de sabotá-la de outra maneira para que você continue a pensar que o nível de óleo correto é aquele que eles mentem ser o correto e não o que o fabricante afirma em seu manual de proprietário e manuais de oficina.

Nunca confie em quem já te enganou uma vez.

Tomara que algum bom advogado lesado por essa prática enfie processos gigantescos contra aqueles que são omissos e trapaceiros, e os culpados recebam a devida punição.


Os engenheiros da volkswagen que trapacearam com os níveis de emissões dos motores a diesel também pensaram que nunca seriam descobertos.


Um abraço,


Jeff

5 comentários:

  1. Relatos atrás de relatos, engraçado é que não é uma marca somente é sim todas.

    Infelizmente os que confiam nas concessionárias e não correm atrás de informações vão ser os mais afetados.

    Que vergonha...

    ResponderExcluir
  2. Jeff acredito que também dependa do produto, a Horizon 250 fala para ligar o motor e deixar por um tempo pronlogado e depois medir, todas as vezes que fiz deu a mesma medida com ela totalmente fria, o manual pede para colocar 1300ml sem filtro e 1350 com a troca do filtro.

    Como sou eu que faço a troca sempre e deixo escoar bem o máximo que consegui colocar de óleo foi 1400ml, não sei se as outras motos tem, mas nela tem um dispositivo de pressão de óleo logo acima do filtro de combustível que quando colocado a mais ele começa a jogar o óleo para fora até que chegue no máximo.

    Da primeira vez que ocorreu fiquei assustado e tudo mais, achando que era a borracha de vedação do filtro, apenas assim descobri isso. O consumo de óleo depende muito da viscosidade do óleo alem da temperatura de trabalho, na minha um 10w40 consome quase o dobro que um 15w50, que por sua vez gasta uns 80ml a cada 3000km, com quase 40000km ainda não percebi o aumento do consumo pelo desgaste do motor. Na horizon o intervalo de medição do máximo ao minimo é de uns 150ml, logo se não repor chega na hora da troca com a metade do nivel. o Uso é de 70% com garupa e 70% cidade, pode ser que na estrada consuma mais.

    ResponderExcluir
  3. Ficou um pouco confuso, a medição é ligue depois deixa ela desligada por um tempo prolongado (eu espero uns 2 minutos (máximo) antes de medir, acho que a medição é com ela fria mesmo. como nas americanas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ygor
      As motos americanas da harley e indian pedem para medir o óleo com o motor totalmente quente. A Horizon 250 recomendar uma quantidade de óleo correta é mérito da verdadeira fabricante, a sul coreana Daelim. A dafra apenas a monta e comercializa por aqui.
      É por isso que nunca recomendo ir colocando de cara mais óleo no motor, mas sempre fazer o procedimento do manual do proprietário. Nem todo fabricante usa esse estratagema esperto de fornecer informações dúbias para os clientes.
      Um abraço, e obrigado por compartilhar sua experiência aqui no blog.
      Jeff

      Excluir
  4. Respondendo ao leitor Maurício Nestor no facebook:
    Olá, Maurício! O Daniel já respondeu quanto a essa questão do medidor de temperatura, agora eu queria chamar a atenção para o aquecimento anormal do seu motor...
    Há dois fatores principais que causam aquecimento anormal em um motor em boas condições: uma regulagem muito pobre da carburação ou uma embreagem mal regulada.
    O ajuste incorreto da embreagem causa patinagem e atrito permanente entre os discos, gerando calor. Um indicativo do problema é o óleo ficar preto rapidamente.
    Já a regulagem muito pobre do motor torna a moto econômica, mas faz o motor trabalhar mais quente porque pouca gasolina é aspirada para a câmara de combustão. Por paradoxal que seja, mais gasolina ajuda a esfriar o motor porque ela rouba calor da câmara de combustão quando evapora.
    É importante corrigir esses problemas, porque podem dar prejuízo em curto prazo.
    A outra possibilidade é o seu motor estar anormal, ou seja, desgastado excessivamente com grandes atritos internos. Se ele estiver muito rodado, experimente usar um óleo 25W-60, mais viscoso, para compensar as folgas internas. Jezebel usa esse óleo desde os 50 mil km, mais ou menos. Militec também ajuda muito.
    Um abraço,
    Jeff

    ResponderExcluir