quarta-feira, 20 de maio de 2015

O que devo cuidar ao preparar o motor da moto?

O que devo cuidar para preparar o motor para dar uma envenenada?

Olha, sinceramente, já vi motores preparados estourados e não aconselho para ninguém.


Todos os fabricantes dimensionam os motores para extrair o máximo de potência que eles podem fornecer, minimizando o risco de que os motores estourem quando forem muito exigidos.

Motorezinhos fraquinhos como o das 125 / 150 / 225 / 250 / 300 então, esses já estão no limite do que dá para extrair dos componentes mecânicos. Não tem mais nada de onde tirar sem ficar perigosamente no limite de alguma peça estourar em alta rotação do motor ou alta velocidade da moto.


Preparar um motor colocando cilindro/pistão maiores ou cabeçote rebaixado só serve para o motor não conseguir retirar o calor das partes quentes na mesma velocidade que o novo motor estará produzindo, o que aumenta a possibilidade de quebra catastrófica do motor.




Uma biela quebrada em alguns casos pode travar o câmbio e a roda traseira, fazendo você cair no meio de uma rodovia em alta velocidade.




O ronco do motor dessa moto que estourou de noite e derrubou o piloto no meio da pista é o de um motor totalmente sem óleo...


Essas coisas matam, então não recomendo mesmo.


É preferível usar esse dinheiro para investir em uma moto de maior cilindrada, que dará maior desempenho dentro dos limites de projeto do motor original — ou seja, atingindo velocidades mais altas com menor risco de travamento do motor.


O que devo cuidar ao preparar o motor da moto para voltar a funcionar depois de uma retífica?


O processo de retífica e substituição de componentes depois que o motor fundiu exige alguns cuidados que nem sempre são do conhecimento do proprietário da primeira moto.

A quantidade de óleo necessária para o motor funcionar bem (e não fundir de novo) NÃO É apenas a quantidade recomendada no manual do proprietário.

Existe uma quantidade chamada de primeiro enchimento ou primeiro abastecimento, que é ainda maior do que a quantidade normal.


Essa tabela é de um motor 750 de determinado modelo de um determinado fabricante. Você precisa descobrir qual é a quantidade certa para o motor de sua moto.

Como o motor estará completamente seco, uma parte do óleo que você colocar irá embeber os discos da embreagem e preencher as pocinhas de óleo das pistas dos rolamentos dentro do motor. 

Esse óleo preso nos componentes internos não sai de lá de dentro nas trocas, faz parte da condição normal de trabalho do motor. 

Para ter ideia, um motor que recomenda 1 litro também recomenda 1,2 litro para o primeiro abastecimento.

É por isso que o procedimento de medição sempre diz: coloque a quantidade recomendada, ligue o motor por alguns minutos (para o óleo atingir todas as peças), desligue e meça novamente, se necessário complete até chegar na marca de nível máximo da vareta medidora/visor do nível de óleo.

Surpresa: 

Mesmo colocando 1,2 litro no primeiro abastecimento de sua moto 125/150, você precisa medir e completar, se necessário... não é só colocar a quantidade recomendada... (onde eu já vi isso antes?)

Colocando óleo até chegar no nível máximo da vareta verificado com o procedimento correto também permite descobrir a quantidade certa para seu motor.

Na verdade, é a maneira onde não tem como se enganar. Mas tem que saber medir corretamente, senão...

Então somente depois de abastecer corretamente seu motor com óleo e de ter certeza que o óleo está no nível máximo da vareta/visor é que você poderá voltar a usar sua moto, mas não como antes:

Você terá de fazer novamente o amaciamento do motor, ou seja, não poderá exigir o máximo desempenho antes que a moto atinja pelo menos 5 mil quilômetros rodados.

Isso acontece porque as peças novas precisam se assentar umas com as outras e com a parede do(s) cilindro(s) retificado(s).

Durante a fase de amaciamento, tome os mesmos cuidados que você deveria tomar com uma moto zero km: 

Verifique o nível de óleo do motor diariamente (do jeito certo) e reponha a quantidade consumida antes que o nível chegue na marca de mínimo.

Preferencialmente a partir da metade da vareta, que é quando cabem mais 100 ml de óleo em um motor 125/150.

Parece nada, mas é 10% da capacidade, seu motor agradece esse pequeno cuidado com uma vida útil mais longa.

Esperar chegar até o mínimo faz o motor se aquecer um pouquinho a mais, o que implica em óleo menos viscoso (mais fino) e pior lubrificação, o que acelera o consumo do óleo.

Um abraço,


Jeff

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