quarta-feira, 27 de maio de 2015

Não basta acelerar, tem que saber fazer curvas

Não pense que moto é igual bicicleta, que você compra e sai pedalando da loja.

Motocicleta é algo que você precisa saber dominar.

Se não souber, poderá acontecer isto aqui contigo:


Desgarrar em uma curva com a moto é uma das maiores causas de mortes de motociclistas.

E sabe por quê?

Porque o pessoal não aprende a fazer curvas em estrada na motoescola.

Naquela velocidade ridícula em que você aprende a pilotar, a moto é o veículo mais doce e obediente do mundo, não tem segredos.

Até um cara bêbado faz o circuito da motoescola na boa.

Mas na vida real você estará em velocidades bem superiores às de uma bicicleta, no meio do trânsito, e se você não souber algumas coisas básicas, você morrerá e/ou matará alguém.

Na hora em que você pegar uma estrada em velocidade real de estrada (80 km/h para mais), você corre o risco de chegar em uma curva e não saber o que fazer.

Não sabe se a moto conseguirá fazer a curva naquela velocidade, não sabe o quanto pode inclinar a moto, não tem ideia da trajetória ideal e acaba se esparramando na curva, invadindo a pista oposta ou sobrando para o acostamento.

E pior, no pânico você vê a curva fechando na sua frente, tem a reação instintiva de virar o guidão para o lado que você quer ir, e descobre que as motos funcionam com contra-esterço, elas vão para o lado contrário daquele que você vira o guidão...

Então aqui vão algumas dicas para você não se apavorar na hora em que encontrar uma curva nervosa pela frente:

1) As motos conseguem fazer as curvas na mesma velocidade que os carros — desde que os carros estejam dentro dos limites de velocidade para a estrada

Nessa condição, se a estrada permite e um carro consegue fazer uma curva a 80 km/h, a moto também conseguirá — se você não travar de medo, se você conhecer o macete do contra-esterço, e se você incliná-la o necessário para que ela faça a curva.

Se você estiver dentro dos limites de velocidade indicados pela sinalização, será fácil fazer qualquer curva — se você não encontrar um obstáculo no meio da curva, por isso que sempre é necessário contar com margens de segurança

2) A moto é menos limitada do que você. 

Já viu um pião girando? Notou que quando ele perde velocidade ele se inclina e levanta de novo, ameaça cair várias vezes e volta a ficar de pé, leva um bom tempo até cair de verdade?

Isso se chama efeito giroscópico, um objeto girando em volta de um eixo tende a permanecer girando. E a motocicleta tem dois grandes giroscópios chamados rodas — quanto mais rápido elas giram, maior a tendência da moto para ficar na vertical, mas também mais difícil será mudar sua direção.

Sim, é mais fácil se desequilibrar com a moto em baixa velocidade do que em alta velocidade. Desde que não excessivamente alta...

3) Conheça e saiba praticar a melhor técnica para não se esparramar em uma curva: a tangência correta.

Fazer a tangência quer dizer começar a curva pelo lado externo, fechar para passar pelo lado interno no ápice da curva e sair dela sem invadir a contramão.   

Se você fizer a tangência apenas olhando para a curva, você fará a tomada de curva (iniciará a curva) muito cedo, tangenciará cedo demais e abrirá demais na hora que a curva realmente ficar complicada. 

Melhor do que falar é mostrar:

Fazendo a tangência no momento certo, você terá um controle muito melhor sobre sua moto e passará a uma distância segura dos carros em sentido oposto. 

4) A moto vai para o lugar onde você olha... (pode assistir, o cara sobreviveu inteiro)


Ao chegar na curva, não fixe o olhar no lugar onde você NÃO quer ir. 

Desvie o olhar permanentemente para o ponto futuro além da curva onde você quer chegar. A moto faz o resto. Acredite, funciona.


Ficando de olho no que você vai encontrar lá na frente e não na paisagem, você conseguirá corrigir a trajetória para desviar de um obstáculo no meio da curva.
Imagem: http://www.motonline.com.br/noticia/como-o-motor-de-sua-moto-ajuda-voce-a-se-manter-nas-curvas/


5) Esteja atento o tempo todo; o piloto acima passou acenando pelo autor das imagens e, quando viu, tinha um Corvette na frente dele. Assustou e foi pra cima. 

A cabeça dele não estava na curva. Um segundo de desatenção e deu no que deu.

Para ver o acidente acima na íntegra e conhecer a maravilhosa Dragon's Tail ("Rabo do Dragão", assista o vídeo You Go Where You Look ("Você vai para onde olha") neste link do youtube.

6) Treine, pratique, pesquise.

Quanto mais informação você tiver, e quanto melhor souber usá-la, menores serão suas chances de cair (literalmente) nas armadilhas do trânsito.

O acidente do vídeo lá de cima foi causado pelo excesso de velocidade em uma curva. O efeito giroscópico das rodas tornou difícil a correção da trajetória da moto. 

Ao se manter muito perto da borda externa da curva, e ao adiar demais a ida para a parte interna da curva, ele acabou desgarrando para o canteiro central e foi parar lá do outro lado — quase do outro lado mesmo... 

7) Invista em você, invista em sua segurança: aprenda a pilotar de verdade, faça um curso de pilotagem defensiva.

Pilotar não é só sair acelerando não.

Um abraço,

Jeff

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