Hoje pela manhã eu
Sucede que acabei saindo, e à tarde fui à padoca quando, no meio do caminho, Edith me aplicou um 171 — pediu reserva com apenas 171 km rodados.
Como sei que a reserva é pequena, fui ao posto e, quando me preparava para sair, chegou uma garota empurrando uma Biz.
Meu troco demorou, deu tempo de a garota abastecer, mas ela não conseguia ligar a moto, falou sobre a coitadinha algo que não vou citar aqui, e pediu ajuda do frentista porque não sabia a posição normal do afogador.
O frentista se abaixou e mostrou que sabia menos ainda, aí lá fui eu dar meu pitaco.
Sucede que aquilo que todo mundo estava chamando de afogador na verdade era o registro, a torneirinha de combustível...
O problema todo é que demora um minutinho até o carburador se encher de gasolina depois que você abre o registro, e na afobação, ela acabou fechando pensando que estava abrindo.
Mas afinal, qual a diferença entre afogador e registro, e porque tanta gente confunde um com o outro? (Ela não foi a primeira pessoa que eu vi chamando a torneirinha de afogador...)
Vamos lá:
Na Biz carburada, o registro de combustível fica neste local:
A nova Biz com injeção eletrônica não usa registro de combustível nem afogador, porque a bomba de combustível e a programação da injeção fazem todo o trabalho.
Como saber se a reserva da Biz / Neo / Pop / motoneta em geral está aberta?
Ao contrário das motos, o registro da Biz carburada e outras motonetas do tipo só tem duas posições, aberto (alavanca vertical para cima) e fechado (alavanca deitada na horizontal).
Esse tipo de motoneta não tem reserva e já socorri vários donos empurrando moto na BR porque pensavam que poderiam abrir a reserva... Você tem que manter o tanque sempre abastecido com base na quilometragem rodada.
Aí você fala ah, eu sempre pensei que essa grande alavanca era o afogador... então onde fica o afogador?
O afogador fica aqui, ó:
Ué, mas o afogador não fica no carburador?
Sim, o atuador do afogador fica no carburador, mas o botão de acionamento fica no guidão. Um cabo de arame faz a ligação entre eles.
Nas manhãs frias você usa o polegar para afastar o botão do guidão e, depois que o motor esquenta, você o retorna para a posição normal, essa que aparece na foto.
O carburador da Biz é este aqui, e é por isso que existe essa confusão entre afogador e torneirinha:
O atuador do afogador fica bem perto do registro, mas eles fazem coisas bem diferentes — o afogador restringe o fluxo de ar que vai para o motor, facilitando partidas em dias frios, enquanto o registro bloqueia ou libera a entrada de combustível para o carburador.
E com isso está explicado o mistério de uma Biz que eu parei para socorrer e não consegui identificar o problema relatado pelo proprietário:
Cada vez que ele abria o "afogador", começava a vazar gasolina da moto.
Como ele disse que havia desmontado o carburador antes de aparecer o problema, imaginei que ele tivesse cometido um erro grave de montagem e não pude ajudá-lo sem ferramentas. E também não pude conferir o que ele fazia por causa da dor nas costas.
Na verdade, ele estava abrindo o registro, o problema era simplesmente a boia da cuba encantada.
Umas pancadinhas leves na parte reforçada da cuba talvez resolvessem o problema...
Conhecer sua moto para saber dar o nome certo aos componentes pode fazer a diferença entre sair rodando feliz da vida ou ficar esperando uma picape para o resgate.
Ou empurrar a moto xingando por 10 km.
Um abraço,
Jeff
Muito bacana o tópico!!!!
ResponderExcluirMuito bacana o tópico!!!!
ResponderExcluirLegal obrigado pelas informações.
ResponderExcluire quando a biz nao tem esse botal ai que vc mostrou na foto? so as da seta buzina... como que faz????
ResponderExcluirOlá, Daiane!
ExcluirSe a moto não tem o botão do afogador, então ela é de injeção eletrônica e você não precisa se preocupar com isso porque o procedimento é feito automaticamente pela central eletrônica.
Tudo de bom,
Jeff
E quando esse botão que fica no guidão está quebrado, o que fazer ?
ResponderExcluirOlá, Elielson!
ExcluirO botão no guidão transmite o movimento por meio de um cabo para uma outra alavanca no carburador. Dependendo da moto, é possível acionar diretamente essa segunda alavanca diretamente no carburador.
Boa sorte,
Jeff
Muito boa as informações
ResponderExcluirTop essa era uma duvida q eu tinha faz tempo mas agora sei pta q serve
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