Nada foi como antes depois que os jovens em seus cavalos de
Imagem e história da draisiana na wikipedia em alemão: https://de.wikipedia.org/wiki/Draisine_(Laufmaschine)
Radical, hein? Nada mudou...
12 de junho de 1817 é a data de nascimento de uma máquina significativa para a história da motocicleta, a draisiana:
Imagem e história da draisiana na wikipedia em alemão: https://de.wikipedia.org/wiki/Draisine_(Laufmaschine) - Ilustração da patente
Pela primeira vez a humanidade usava para seu transporte e principalmente diversão um mecanismo complexo de propriedade individual. Barcos não contam. Nem canoas.
A primeira magrela foi também a primeira máquina pilotada que permitia atingir altas velocidades sem depender de um animal — a não ser o próprio proprietário. Patins e esquis não contam.
A invenção do barão alemão Karl von Drais batizada de
Em um mundo devagar quase parando, corridas eram disputadas para ver quem chegava primeiro para um café:
Imagem e história da draisiana na wikipedia em alemão: https://de.wikipedia.org/wiki/Draisine_(Laufmaschine) — A cena mostra aquele que foi o avô da MotoGP...
Foram as primeiras café racers.
Notou o registro do primeiro acidente em duas rodas lá no fundo? Pois é...
E como a moçada entusiasmada como sempre logo aderiu à novidade, a draisiana foi apelidada pelos ingleses de dandy horse — algo hoje como "cavalo de playboy".
Como as motos atuais, a revolucionária draisiana logo acabou sendo adotada também como veículo de trabalho.
Esta era usada na França pelo serviço de inspeção de estradas:
Imagem e história da draisiana na wikipedia em francês: https://fr.wikipedia.org/wiki/Draisienne
Foi portanto a primeira estradeira custom.
Em pouco tempo a draisiana recebeu pedais diretamente acoplados à roda dianteira, e nasceu o velocípede. Se bem que o nome já fosse usado para a draisiana sem pedais... mas prefiro manter a distinção para evitar confusão.
Não demorou muito para que alguém tivesse a ideia de instalar um motor para poupar o trabalho de dar impulso com os pés:
Imagem e história da draisiana na wikipedia em alemão: https://de.wikipedia.org/wiki/Draisine_(Laufmaschine)
Era só uma ideia impossível para a tecnologia da época... ficção científica.
Mas 50 anos depois, lá estava ele:
Imagem e história do velocípede a vapor em inglês: https://en.wikipedia.org/wiki/Michaux-Perreaux_steam_velocipede
O velocípede a vapor de Michaux-Perreaux. (Pronuncia-se michô perrô.)
Apesar de rodar com um motor, o velocípede a vapor foi uma ideia que não vingou, não consigo imaginar o motivo, e por isso não é considerado o ancestral da motocicleta.
Não que a ideia tenha sido totalmente abandonada...
Então aquela que é considerada a primeira motocicleta com motor a gasolina é a invenção do também inventor do primeiro automóvel.
Não por coincidência, Gotlieb Daimler, um dos fundadores da Mercedes-Benz, junto com o fundador da Maybach, criou o Reitwagen — o "carro de cavalgar":
Imagem e história da primeira motocicleta na wikipedia em português: https://pt.wikipedia.org/wiki/Daimler_Reitwagen
Mas Daimler achou o invento muito perigoso, apesar das rodinhas auxiliares, e não o desenvolveu — a Mercedes nunca fabricou motocicletas.
Coisinha: Hoje na Segunda Guerra Mundial |
Já Maybach partiu para a fabricação de automóveis e outras coisinhas com rodinhas.
Note que a primeira motocicleta não tinha pedais.
Então fica a questão, a motocicleta é filha da bicicleta ou da draisiana?
Por usar um chassi robusto para a instalação do motor, e não usar pedais, a draisiana é realmente a verdadeira mãe da motocicleta.
Ou avó, para quem considera o velocípede.
Hummm... definitivamente não, o velocípede não conta.
O legal é que mesmo depois de 200 anos, os dias da draisiana não estão acabados.
Ela continua muito popular entre a faixa mais jovem dos fãs de duas rodas...
Imagem: Busca no google por safety balance
É uma boa opção para quem não quer depender das concessionárias autorizadas e mecânicos em sua região...
Imagem: https://www.wired.com/2008/06/gallery-of-wood/
E 200 anos depois, a draisiana ensaia sua volta às ruas das grandes cidades em versão motorizada:
Imagem e reportagem: https://www.sciencedaily.com/releases/2017/06/170607085734.htm
Os motores elétricos e baterias se tornaram tão pequenos que conseguem ser ocultados dentro do chassi de uma draisiana de madeira...
É muito possível que além das bicicletas elétricas, patinetes elétricos e skates flutuantes, você ainda acabe vendo uma vetusta draisiana agora elétrica, eletrônica e computadorizada rodando por aí.
Devemos ser gratos a esses ancestrais
Para aqueles pioneiros que tiveram essa ideia maluca, nós vivemos em um mundo de tecnologia alienígena.
Desfrute com moderação.
Um abraço,
Jeff
Bom dia Jeff.
ResponderExcluirMuito boa essa postagem, parabéns. Conhecimento e cultura nunca é demais. Eu confesso que desconhecia totalmente a Draisiana. Os alemães são admiráveis, muitas invenções sensacionais que nos ajudam até hoje. É uma grande pena eles serem mentores das duas grandes guerras na Europa (mundiais), o que prejudicou muito o desenvolvimento deste povo e do nosso planeta.
Abração, tenha um Domingo abençoado e em Paz.
Obrigado, José Carlos!
ExcluirTemos muita sorte de viver em um período pós-segunda guerra (que nada mais foi que a consequência da primeira, que foi consequência da guerra de 1870, quer foi consequência das guerras napoleônicas... História é um barato.
Um abraço, e o mesmo para você e sua família, e todos os leitores,
Jeff
Essa moto a vapor é invocada, hein?!... Curioso pra saber quantos BTUs por quilometro ela faz.
ResponderExcluirCaso sua curiosidade seja sobre a velocidade máxima, ela faz 10 km/h...
ExcluirNeste link tem um vídeo dela andando, o som é da hora...
https://www.youtube.com/watch?v=Ee9DP3M5Vtg
Um abraço,
Jeff
Esta outra aqui andava mais rápido em 1896:
Excluirhttps://www.youtube.com/watch?v=t93QlgBu4Is
Um abraço,
Jeff
É como pilotar uma locomotiva no asfalto! kkkkk
ExcluirMas Eu fiquei mesmo foi imaginando o quão cedo Eu teria que acordar pra ligar essa segunda máquina! Minha esposa já briga quando Eu resolvo medir o óleo de manhã... Imagina se ainda tivesse que colocar água e carvão, acender, esperar esquentar... kkkkkk
Pois é, Max!
ExcluirSeria um pequeno inconveniente... daria para contornar mantendo a caldeira acesa a noite toda, era só ir lá colocar mais carvão de hora em hora...
Hummm... pensando bem... melhor dormir a noite toda e dar partida logo cedo... hehehe
Um abraço,
Jeff
Não sei onde estava com a cabeça quando escrevi BTUs no comentario acima... Segundona braba...
ResponderExcluirOlá, McGyver!
ExcluirSendo BTU uma unidade de potência de máquinas térmicas, não vejo incoerência.
Ela certamente gerava (ou consumia,depende do referencial) várias e várias milhares de BTU a cada km rodado...
Um abraço,
Jeff
Tinha lhe perguntado sua opinião sobre motores com 3 cilindros. Achei esse video que corrobora que motores 3 cilindros dariam ótimos motores pra motos.
ResponderExcluirhttps://youtu.be/skh6u9CK-kI
Olá, Adriano!
ExcluirPena que essas brincadeiras custem tão caro!
Um abraço,
Jeff