Eu não planejava fazer nenhuma postagem até o ano que vem, mas o Vinícius me enviou este vídeo e me senti obrigado a falar mais uma vez sobre a necessidade vital de ter malícia no trânsito.
Reportagem sobre o acidente: http://www.tribunapr.com.br/noticias/curitiba-regiao/moto-acerta-uno-em-cheio-no-uberaba-tres-feridos/
Que grande дромадер!!!!
Sujeitos desatentos e irresponsáveis como esse é que дрель com a vida dos motociclistas.
Você motociclista precisa ter a malícia de prever as intenções de motoristas fazendo coisas estranhas:
Um carro parado à direita pode ser um cara que só percebeu a chance de fazer um retorno em cima da hora e está esperando para fazer a ежевика желе de atravessar na sua frente...
É aquela coisa, o cara dá uma olhada rápida esperando ver um carro, ônibus ou caminhão, ele nunca espera ver uma moto.
E mesmo que espere, motos são pequenas e desaparecem facilmente contra a imagem de fundo, aí o cérebro responde da maneira esperada.
O cérebro não viu carro, não viu caminhão, não viu ônibus — manda o motorista acelerar.
Moto preta, asfalto preto, motociclista de preto e não dá para ter certeza, mas tenho a impressão de que o farol da moto estava apagado.
Se estava aceso, estava pouco visível na lanterna ou no farol baixo — nenhum dos dois chama a atenção durante o dia.
Mesmo o farol alto aceso durante o dia, que sempre recomendo, não é garantia nenhuma de que a moto será vista no meio do trânsito.
Então além de rodar sempre com o farol alto aceso durante o dia, fique atento para ver de longe possíveis armadilhas como essas:
Um cara parado na faixa oposta de um retorno ou um local que "permita" retorno, mesmo sendo proibido, pode estar esperando uma oportunidade para atravessar a rua e muito possivelmente não verá a moto se aproximando.
Nessa situação, você é a única pessoa que poderá evitar o acidente.
Piscar farol ou buzinar preventivamente não são garantia nenhuma — ninguém vê farol piscando se não estiver olhando na sua direção, e você não sabe se o motorista é surdo ou se está ouvindo música a todo volume.
Também não tem garantia nenhuma de que a buzina irá funcionar — aqueles interruptores de brinquedo que eles colocam nas motos porque são mais baratos vivem nos sacaneando.
Além disso, depois de muito tempo sem uso eles criam oxidação e não dão bom contato, a buzina periga soar fraquinha ou nem soar, não adianta contar com a buzina numa situação como essa. Aerossol anticorrosivo nos contatos uma vez por mês previne isso. Ou não, nunca se sabe.
Então sua melhor defesa é antever a situação e já prever uma rota alternativa antes que a encrenca comece.
Se o cara cruzar na sua frente, não dará tempo de frear a moto — muito provavelmente você irá perder o controle e cairá.
A melhor opção é tentar passar por trás do carro.
Pela frente nunca dará tempo, a menos que o carro estanque logo no começo da travessia.
Mas uma colisão de raspão na frente do carro poderá te jogar contra a ilha central, algum poste ou o trânsito na pista oposta com grande chance de ser atropelado.
Passar por trás também tem seus riscos, o cara pode te ver e frear sem deixar espaço para passar por trás...
Em compensação, existe uma distância maior para a calçada, postes e muros.
Tentar passar pela frente do carro é o que a intuição manda fazer porque o caminho aparentemente está livre e automaticamente levamos a moto para onde estamos olhando, mas é uma cilada, Bino...
Isso te levará exatamente para onde o carro está indo:
Imagem: Meu irmãozinho imaginário de 5 anos usando paint.
É contra-intuitivo, mas tentar passar por trás do carro aumenta sua chance de escapar da situação com menos riscos.
O ideal é ver a situação à distância, maneirar a velocidade e mudar a trajetória da moto em direção à condição mais segura para aquele momento.
O deslocamento do farol para outra faixa da pista chama mais atenção do que um farol fixo se aproximando em linha reta.
Estar ciente de que a situação poderá acontecer é meio caminho andado para não passar por essa situação terrível do vídeo.
Eu não ia postar nada durante as férias de fim de ano, mas pensar na possibilidade de que algum leitor passe por uma situação parecida nesse meio tempo me deixou incomodado.
Tenha juízo e tenha cuidado porque tem muita gente com carta nova rodando no final do ano.
Pronto, disse o que precisava, agora só volto no ano que vem.
Feliz Natal, Ano Novo, Férias, um abração e muita atenção às armadilhas do trânsito, e a gente se vê no ano que vem,
Jeff
Vi esse video ontem no face numa pagina chamada tudo sobre motos... o transito é cheio de armadilhas kkkkk ontem msm quase que acontecia algo parecido cmg. um carro fiat uno seguia na minha frente e cometi o erro de mim distrair e olhar p lado, quando mim deparei com o carro quase parado na minha frente a uns 10 metros (carro foi passar por um buraco no qual eu sabia que tinha ali,mais que em outras oporunidades naquele mesmo local nenhum carro na minha frente tinha quase parado para passar por ele, e na vdd nao precisa passar tao devagar, pq é um buriquinho de nd kkk). Por sorte as dicas do jeff e seu blog mim servirao de lição principalmente por que estava com garupa. manti a calma de nao travar os freios (principalmente dianteiro) e desviar da traseira do carro no qual eu teria que pagar se eu tivesse colidido kkkkkkkkk era uma mulher na direção, sei que existe mulheres que dirigem muito bem, melhor que eu por sinal kkkkkk mais tem outras que fazem cada bestiras, da mesma forma os homens kkkk abraço jeff e boas festas.
ResponderExcluirObrigado, Jorge! Boas festas para você e sua família!
ExcluirQue bom que vocês escaparam de uma situação chata, não estragou o fim de ano! Fico contente pelo crédito, mas o mérito é todo seu por ter evitado o acidente!
Final de ano, tem muita gente com carta nova e carro novo (mesmo que usado), então esses cuidados excessivos na hora de passar por um buraco são mais fáceis de encontrar. Fique de olho nas proximidades de lombadas de asfalto e lombadas eletrônicas, muita gente de carta nova não sabe passar por elas e reduz demais. Ou então não reduzem e deixam a surpresa para quem vem atrás.
Um abração,
Jeff
e estava aceso o farol da harley sim, nessas fx não tem como desligar. e pelo que vi num grupo de harleyros, só amassou a frente da moto, o chassi continuou alinhado.
ResponderExcluiro piloto teve só um chifre quebrado, de resto tá bem.
Olá, Patrick!
ExcluirRealmente nas motos mais novas o farol se acende quando você dá partida, mas isso não é garantia que a lâmpada não queime. Mencionei isso para destacar a importância do farol alto aceso durante o dia.
Também fiquei surpreso com a integridade da moto depois da pancada, ela aparece na foto na reportagem do link.
Vale lembrar que o cara só escapou dessa com vida porque estava em uma moto pesada e resistente. Ao transferir a energia do impacto para o Uno, ela diminuiu a pancada dele contra o carro. Se fosse uma motinho mais leve, o piloto teria sido jogado com toda a força contra um carro que não estaria capotando.
Um abração, e boas festas,
Jeff
um abraço meu amigo, boas festas e muitos km pela frente.
ResponderExcluirO mesmo para você, Patrick!
ExcluirÓtima comemoração em família, boas férias e um abração,
Jeff
O motociclista parece estar muito acima da velocidade se comparado com os outros veículos, isso porque no vídeo só foi visto o momento da frenagem, devia estar muito mais rápido antes de visualizar o carro, nesse caso acho que o motociclista leva maior parte da culpa. Quem nunca foi surpreendido em uma rodovia por uma moto em alta velocidade? Até mesmo nós motociclistas.
ResponderExcluirOlá, Ed!
ExcluirVou discordar em parte. É verdade que motociclistas surpreendem os motoristas, e por isso é fundamental termos consciência disso.
Pelo que vejo nas imagens, a velocidade da moto era maior que a dos dois primeiros carros, mas não era diferente daquela do terceiro. Tenho a impressão de que os dois primeiros é que estavam bem abaixo da velocidade da pista, que pelas características parece ser uma via de 60 km/h. Não acredito que ele tenha tido suficiente para frear a ponto de reduzir a velocidade significativamente antes de aparecer na imagem.
Além disso, se uma colisão de cabeça como essa não foi fatal, é porque a velocidade no momento do impacto não pode ter sido superior muito superior a 50 km/h, qualquer coisa acima disso o cérebro explode ao bater contra o interior do crânio.
Então concordo contigo que na imensa maioria das vezes o motociclista é o próprio responsável por se atirar na boca do lobo, mas neste caso ele foi surpreendido por algo que, se tivesse antecipado, poderia ter escapado com uma manobra evasiva de emergência.
Um abraço,
Jeff
mesmo estando supostamente acima da velocidade da via, o errado foi o cara da lata de sardinha, pq onde diabos ele tinha na cabeça em fazer um retorno em local proibido?
ExcluirOlá, Patrick!
ExcluirPrimeiro comentário do ano!
Concordo contigo, mas sardinheiros sempre existirão. E há um motivo para eles estarem cometendo cada vez mais barbaridades como essa no trânsito, será tema de uma postagem exclusiva.
Um abraço, e feliz Ano Novo,
Jeff
Olá Jeff, eu coloquei na minha moto o oleo havoline premium, já ouvir dizer que é o mesmo Yamalube e só muda a cor da embalagem. Isso é verdade? Você já usou é um bom óleo?
ResponderExcluirAbraço.
Olá, Vanderson!
ExcluirAté onde sei, é o mesmo óleo. A yamaha não tem refinarias, não fabrica óleo. Quem tem e fabrica é a chevron, divisão que foi vendida da antiga texaco. Verifique na embalagem se o nome da chevron está mencionado nas letras miúdas. Já usei e considero um óleo muito bom. Lubrax e shell também são, assim como o Motul 3000.
Um abraço,
Jeff
Alô Jeff, como ainda não saiu uma nova postagem,mas voce já respondeu alguns comentários,espero que veja este também.
ResponderExcluirDepois que voce falou da sua saúde fiquei pensando o quê dizer para voce neste começo de ano.vai aí um vídeo que acho que voce vai gostar,porque não é só voce que está no barco:
https://www.youtube.com/watch?v=Rwn0R1PFUwU
Feliz ano novo!! hehe
Hahahaha!!!
ResponderExcluirObrigado pelo vídeo bem humorado! O velho Jethro mostra que não está "vivendo no passado"... hehehe
E tem até moto no clipe! E coisas que me deixaram com saudades.... bons tempos, bons tempos...
A saúde anda na mesma, nem boa nem ruim... inspiração é que anda faltando e essas letrinhas embaçadas na tela não ajudam... então só estou respondendo mensagens até aparecer algum ânimo de fazer uma postagem.
Quem sabe eu volte a escrever com o "fôlego de uma locomotiva"?
Na verdade tenho algumas postagens prontas que estou burilando. Mas no ritmo vagabundo em que vou, é capaz de o Vinícius postar antes de mim.
Obrigado pela força e um abraço,
Jeff
Jeff
Agora com eco... eco... eco...
Excluirhahahahaah!!só para voce saber,o renomado projetista da suzuki grs150i está tentando a todo custo arrancar uma resposta (inclusive deste blog)no canal dele.A última foi dizer que a embreagem dele e o kit relação quebraram porque alguém daqui(quem seria?) ou voce mesmo,fez "macumba" para ele!!!!!
ResponderExcluirPode isso Arnaldo??
Chega a ser hilário como faz alusões veladas,porque até os amigos dele já disseram que ele só fala nisso( o seu blog)!!
Sorte sua que ele não te viu pessoalmente;podia até se apaixonar por voce!!hahahaha
Sério isso?
ExcluirAinda bem que nem fico sabendo dessas coisas...
Um abraço, e feliz ano novo,
Jeff
Só outra coisa: eu gostaria que voce fizesse um post com sua opinião sobre o Alfa-x e sobre a graxa spray Alfa-x auto secante,para correntes.
ResponderExcluirE pode também adicionar na graxa de uso comum e usar nos rolamentos.
Mas claro,só se voce pudesse e assim mesmo quando pudesse.É só uma sugestão.
Aquele abraço!!
Olá, Pedra!
ExcluirNão tenho como fazer uma postagem sobre produtos que eu não uso... Não sei nada a respeito.
Um abraço,
Jeff
Feliz ano novo!!
ResponderExcluirJa voltei de ferias pode comecar a postar kkkk
Hahahahaha!
ExcluirObrigado por avisar!
Serei obrigado a recomeçar as postagens senão o pessoal não vai perdoar...
Feliz 2017!!!
Um abraço,
Jeff
E ai jeff, queria tirar uma duvida, é sobre minha Fan 150!
ResponderExcluirDe manhã ou quando fica muito tempo parada, na primeira partida ela solta um pouco de fumaça pelo escapamento, mais é bem pouquinha, só dar pra ver se olhar diretamente no orifício, e só com motor frio!
Será que isso é motivo pra abrir o motor pra retifica? Será que é os retentores de válvulas ou anéis do pistão?
Ela ta com 46 000 km rodados, quando eu comprei de 2 mão tava com 37 000. Acredito que o desgaste foi mais crítico com o antigo dono, que certamente usava apenas 1 litro de óleo.
Olá, Vanderson!
ExcluirNão fique preocupado não, pode não ser nada grave. A primeira coisa é passar a usar um bom óleo. Conto a história na postagem:
http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2015/06/por-que-o-motor-solta-fumaca-pela-manha.html
Um abraço,
Jeff
Vi essa postagem e fiquei mais informado, acho que você tem razão, não deixando faltar óleo não há muito com o que se preocupar. E sobre usar um bom óleo, estou usando Havoline, tou gostando muito dele.
ResponderExcluirAbraço. Muito obrigado!
Só não entendi direito quando você falou que um motor que fuma só é reprovado na hora da medição, poderia por favor me explicar melhor!?
ResponderExcluirObrigado mesmo, e desculpas pelo incômodo rsrs
Quis dizer que o proprietário não precisa se preocupar em ser reprovado nos testes de emissões das inspeções veiculares (que agora parece que ninguém mais está fazendo) por causa da fumaça matinal os testes de são feitos com motor já aquecido. Ou seja, somente será reprovado se fumar na hora da medição, e o óleo que passa através dos retentores durante a noite já terá sido queimado no trajeto até o local da inspeção.
ExcluirUm abraço,
Jeff