A primeira coisa que vem na cabeça é o conserto mais caro possível, o que pode ser muito ruim se não analisarmos as alternativas menos assustadoras e de custo muito menor...
Isso aconteceu hoje, saí com Jezebel e ela tossiu, engasgou e desmaiou a 100 metros de casa.
Nesses engasgos, ela deu uns estouros feios, e o primeiro pensamento que me veio na cabeça foi a queima do módulo de ignição — faísca fora de hora provoca explosões da gasolina não queimada no escapamento.
O módulo é uma peça mais ou menos cara, mais o trabalho de investigar se era isso mesmo, ir comprar outra igual e trocar, calcante da extremidade inferior da perna no receptáculo flexível de tecido, plástico, papel ou pele animal... algo bastante desanimador.
Como ela se negou a funcionar e eu estava perto de casa,
Passados alguns minutos, antes de começar a testar e desmontar eu tentei a partida novamente, e ela pegou fácil.
E o motor ficou firme, não chegou a morrer nenhuma vez, deu só uma tossidinha.
Conclusão:
Não era módulo de ignição coisa nenhuma.
Na véspera nós tomamos chuva e um pouquinho de água certamente entrou no tanque de combustível.
Como a água é mais pesada que a gasolina, algumas gotas se acumularam no fundo do tanque e na primeira partida foram todas juntas direto para o carburador.
Água não pega fogo (dããã...), e ao encharcar a vela ela mata a faísca, a gasolina não queimada vai para o escapamento e explode por causa do calor, daí os pipocos.
Foi só aquelas poucas gotas de água sumirem da cuba do carburador e a vela secar, Jezebel voltou a ficar 100% como sempre.
Eu iria descobrir isso antes de começar a desmontar qualquer coisa, porque faria testes para ver se havia faísca na vela e confirmar que não era água no combustível.
Mas muita gente sem saber dessas particularidades já providenciaria uma visita ao mecânico preparado para gastar uma graninha...
Absolutamente sem necessidade, porque é um problema resolvível com custo zero e no máximo uma chave de fenda como explico abaixo.
Jezebel e eu já tomamos muita chuva juntos e isso nunca aconteceu, porque hoje foi diferente?
Porque a junta de borracha da tampa do tanque de combustível com o tempo se deteriora, racha, endurece, envelhece, apodrece, encolhe... a vedação não é mais tão eficiente quanto era sete anos atrás.
Então fica a dica, o primeiro pensamento apavorante que nos vem à cabeça geralmente está errado.
E essa mania de sempre pensar o pior é uma herança dos nossos tatatatatatatatatatatatataravós que viviam nas savanas sonhando em se mudar para uma caverna. Eles se apavoravam por qualquer coisa...
Imagem: Os Croods, Dreamworks. No meu outro blog, Histórias da Pré-História.
Ao escutar um barulho em uma moita, ao avistar um movimento nas proximidades, o primeiro pensamento era que fosse uma Panthera onca pronta para esfolar um Homo sapiens (ou Mulher sapiens, como disse nossa ex-governanta).
Imagem: Wikipedia |
Essa reação de pensar primeiro no pior era positiva:
Gerava uma descarga de adrenalina muito útil para sair correndo antes de ser esfolado pela onça faminta.
Num tempo em que só os mais espertos sobreviviam, essa descarga de adrenalina podia ser a diferença entre a vida ou a morte. Hummm... não mudou muita coisa.
Então, nos dias atuais, em uma situação como essa...
Imagem: Wikipedia |
Esgote as possibilidades e a cuba do carburador para eliminar a água ali contida antes de ser esfolado por um mecânico amigo da onça, no caso esta aqui:
É só soltar aquele parafuso que fica na base da cuba do carburador junto da mangueirinha do ladrão:
Imagem: Carburador de Fan 125 |
Esse é um recurso que toda moto carburada tem, mas nenhum fabricante explica a função daquele parafuso de drenagem nos seus manuais de proprietário.
Ora, por que deixar o cliente resolver um problema tão comum após uma chuva, se ele poderá recorrer à rede de concessionárias para um "reparo" não programado?
Além disso, passar para os consumidores a ideia de que a moto pode estar sujeita à entrada de água no tanque de gasolina e parar de funcionar por essa causa — e por isso já conta com esse recurso para emergências — não é interessante de divulgar por aí porque pode atrapalhar as vendas.
Pois é... marketing tem dessas coisas.
A outra possibilidade de você resolver o problema sozinho sem usar a chave de fenda seria continuar insistindo na partida até a água ir embora e o motor funcionar.
Aí sua preguiça em usar uma ferramenta simples e superfácil de encontrar fará a bateria arriar completamente, o que não seria muito produtivo nem inteligente — você passaria a ter dois problemas e certamente teria de gastar uma grana.
E com esta postagem feliz pelo dindin economizado e cheia de esperança de não precisar comprar um módulo de ignição em curto prazo, aproveito para me despedir de 2016...
O fim do ano está aí, está todo mundo correndo atrás do bom velhinho, é hora de parar de pensar em motos e curtir ainda mais nossas famílias e aqueles momentos bons junto de quem gostamos.
As postagens prometidas não foram esquecidas não, elas estarão sendo pesquisadas e redigidas nesse meio tempo.
Só preciso obter mais algumas provas, mas se tudo correr como parece que está se encaminhando, abrirei o ano com uma matéria muito interessante...
E como resolução de Ano Novo, pretendo que no ano que vem eu me torne menos rabugento, menos depressivo, menos paranóico e menos chato do que fui este ano inteiro e os anteriores... Hummm.... será?
Um Natal maravilhoso a todos os leitores do blog!
Boas Festas, boas Férias, bom Carnaval! (porque a gente sabe que o ano só começa em março...)
Forte abraço natalino e anonovino a todos,
Jeff
Nem da pra acreditar que o ano já está indo embora, agradecendo sempre pelo conhecimento adquirido e orgulhoso pelo conhecimento compartilhado, obrigado por tudo Jeff.
ResponderExcluirAgora é repor as energias, reunir com a família e seguir em frente.
Abraços meu amigo
Obrigado, Cássio!
ExcluirPara o blog este ano foi extremamente curto... começou no final de maio e está acabando no meio de dezembro...
Vamos torcer para que 2017 seja infinitamente melhor!
Um abraço,
Jeff
Boas festas Jeff!
ResponderExcluirObrigado, Wesker!
ExcluirPlanejo festejar pesquisando melhor alguns fatos que me foram recentemente relatados!
Entusiasmado com a possibilidade!
Um abraço,
Jeff
Ah! E igualmente, claro!
ExcluirAbração,
Jeff
Há muitos anos atrás, eu tinha uma moto que, após alguns quilômetros rodados, ela engasgava, perdia potência, até que morria...
ResponderExcluirEu aguardava alguns minutos, e quando dava a partida, ela pegava de novo...
Isso irritava, até que fiz uma limpeza de carburador que não resolveu, vela nova (a moto era 2 tempos) por receio de poder estar encharcando a vela, e filtro de ar novo... Não resolveu...
Já estava pensando no CDI, numa bobina nova, pois não tinha mais no que mexer... E preparando o bolso tbm...
Num belo dia, depois de uma voltinha rápida pelo bairro, parei a moto na garagem, e quando fui abrir o tanque de gasolina pra colocar um pouco de oleo 2 tempos (não confiava no autolub), eis que acho o problema...
Quando tirei a tampa, tinha um "vácuo" dentro do tanque, que fez com que todas as perguntas fossem respondidas...
O respiro do tanque estava obstruído, logo quando o ar dentro do tanque acabava, a gasolina parava de fluir pro carburador, fazendo a moto morrer... Essa espera minha, fazia entrar um pouco de ar no tanque, fazendo a gasolina descer pro carburador...
Depois que descobri isso, andando com a moto msm, e ela começava a falhar, eu abria rapidinho o bocal do tanque (que era de rosca e sem chave, pois era uma moto antiga), a moto voltava ao normal...
Fiquei tempo assim, até que vendi a moto com esse problema pra um cara que dizia que iria restaurar a moto toda (uma Suzuki GT 125... Dizem que essa moto é rara... Se eu soubesse, não tinha vendido na época)...
Mais fica o aprendizado... Fiz várias coisas nela sem necessidade... E hoje em dia, sempre que alguma moto minha apresenta algum problema, eu investigo primeiro antes de sair arrumando ou trocando peças... E se ela morrer do nada, a primeira coisa que faço, eh abrir e fechar o bocal do tanque pra ver se ela pega novamente...
Mais fica aí a dica pro pessoal... Pra nao se desesperarem, pois como a própria postagem diz, pode ser coisa simples e fácil de ser resolvida...
Paz para todos, boas festas e feliz ano novo...
Albert...
Obrigado pelo depoimento, Allt!
ExcluirO vácuo no tanque é uma armadilha que pega muita gente.
As tampas de tanque do tipo aeronáutico que estão na moda são ótimas para isso (no pior dos sentidos).
Pena que você vendeu sua GT 125... hoje em dia não quase se vê mais motores 2 tempos, poucos têm a oportunidade de curtir a leveza, agilidade e potência daquelas motos.
Um abraço,
Jeff
E feliz Natal e Ano Novo para você também!
ExcluirAbração,
Jeff
Tenho aqui três motores 2T que retirei de pequenos geradores, todos com 63cc e 2hp de força, motores realmente parrudos para o tamanho deles, pretendo utilizar em alguns projetos. E feliz Natal Jeff, bom final de ano, que esse descanso renda muito mais postagens paranoicas.
ExcluirObrigado, Ed!
ExcluirEstou precisando mesmo de um descanso, este ano foi pesado...
Um abraço, e boas festas também,
Jeff
Olá Jeff.
ResponderExcluirDevido aos dias, semanas com a moto parada, sempre utilizo a drenagem do carburador como recurso para evitar entupimentos nos giclês do mesmo. Quando comprei a moto, sofria com esse problema, então passei a usar gasolina aditivada e também (por meio deste parafuso na base do carburador) a drenar. Nunca mais tive problemas com isso, já indo para mais de 2 anos. Aquele parafuso é importantíssimo e ninguém presta atenção nele.
Jeff, que você, toda a sua família, os seus leitores, tenham um abençoado Natal, Ano Novo próspero e em Paz. Oremos uns pelos outros e a caminhada será produtiva. As Orações não podem parar, nunca.
Obrigado, José Carlos! O mesmo para você e sua família!
ExcluirSobre a drenagem da cuba, muita gente recomenda esse procedimento, inclusive os fabricantes.
Mas sou partidário de mantê-la sempre cheia de gasolina aditivada. Nunca fecho o registro, apenas tomo o cuidado de usar um filtrinho na mangueira e sempre estacionar com a moto sobre o cavalete central.
Com isso evito o emperramento da boia e o acúmulo de goma / laca no carburador e também a oxidação dos componentes internos por evitar o contato com o ar. E nunca tive problemas de entupimento de giclês.
É um procedimento que alguns consideram arriscado, mas estou bem com ele. Sempre confiro se a moto pode estar vazando combustível antes de me afastar.
Um abração, boas festas e boas férias,
Jeff
Grande chefe Jeff Montado!(sentado não,né? hoje em dia é meio arriscado),felicidades a voce e sua família pelo exemplo de cidadania e consideração com o próximo!Não é todo mundo que resolve ajudar outros sem remuneração e ainda sofrer ofensas,como voce já sofreu.
ResponderExcluirObrigado,cara,muita saúde e paz,e que voce veja seus filhos serem felizes!
Obrigado, Pedra!
ExcluirA família é pequena, é só a filhota mesmo mais meu pai, meu irmão e a Jezebel. Amigos somente os que fiz depois do fim do casamento, todos eles graças à minha moto, por isso que ela faz parte da família.
Não fosse por ela, não teria sobrevivido ao tsunami e avc de 2010. Nem teria iniciado o blog, onde continuo fazendo amigos!
Minha remuneração é a consciência tranquila de estar fazendo a coisa certa ao alertar sobre as causas de acidentes, fornecer dicas de como evitá-los e denunciar as mazelas que a gente descobre por aí.
Um abração, e tudo isso que você me desejou em mais que o dobro para você e sua família,
Jeff