A única finalidade do marketing é vender mais produtos, então tudo que é cor de rosa azul da cor do céu é amplamente divulgado em revistas, tv, cartazes e periquito de realejo.
Já as coisas que não são boas de se falar... Ha!
Você provavelmente já viu essa propaganda:
Mas ninguém nunca viu um anúncio de página inteira da honda com a mensagem Fourtrax: Troque a suspensão que ela não aguenta!
Você não viu e nem vai ver.
Fabricante nenhum faria alarde para um recall por problema gravíssimo nos braços da suspensão.
Pois é, a suspensão pode se quebrar e o cidadão felizaço da foto pode se desbarrancar e se quebrar inteiraço, pescoço incluso, e muito pouco se fala disso.
Propaganda dá lucro, recall pega mal e dá prejuízo.
O máximo que você verá é um anunciozinho sem brilho, daqueles que passam despercebidos num pé de página.
Que nem esse aqui, ó:
Você algum dia soube que a yamaha convocou o recall de todas as Fazer 250 fabricadas até aquela data para troca dos componentes da suspensão traseira, que pode se quebrar e causar a perda de controle da moto?
Leia as letrinhas miúdas do anúncio, eles fizeram isso não foi uma vez só não. Foram duas.
Com tanto destaque e divulgação que você nunca ouviu falar.
Nem você e nem um monte de proprietários que deixaram de comparecer e estão correndo risco até hoje.
Ou venderam a moto e alguém herdou a encrenca na maior inocência.
Ah, vá. Fazer tem poucas.
Então você ficou sabendo do recall de todas as honda Biz 125 anos 2006 e 2007 por um problema de solda que pode exigir a troca gratuita do chassi inteiro?
Nem ficou sabendo, né?
Mas esta propaganda você viu:
Bonita a foto, né?
Custava ter o mesmo empenho para comunicar que se o quadro das motos com problema na solda não for substituído, elas podem se partir ao meio?
Era só incluir o aviso e a tabelinha:
Biz 125 ano 2006
KS (chassi 9C2JA04106R000039 a
9C2JA04106R849955)
ES (chassi 9C2JA04206R000055 a
9C2JA04206R888744)
MAIS (chassi 9C2JA04306R000020 a 9C2JA04306R809884)
Biz 125 ano 2007
KS (chassi 9C2JA04107R000001 a 9C2JA04107R034076)
ES (chassi 9C2JA04207R000001 a
9C2JA04207R062422)
MAIS (chassi 9C2JA04307R000001 a
9C2JA04307R011533)
849.917 + 888.690 + 809.865 + 34.076 + 62.422 + 11.533 = 2.656.503
Dois milhões, seiscentas e cinquenta e seis mil e quinhentas e três motos que deveriam ter passado pelo recall.
Nem todas apresentam o problema, mas você só descobre isso levando a moto à concessionária para verificar se o reparo é necessário ou não.
Consegue imaginar quantas motos com o problema não foram reparadas porque o proprietário nem ficou sabendo que está correndo risco de um acidente gravíssimo e até morte?
Todas as empresas estão sujeitas a convocar recall, problemas de produção acontecem pra todo mundo.
Dois milhões, seiscentas e cinquenta e seis mil e quinhentas e três motos que deveriam ter passado pelo recall.
Nem todas apresentam o problema, mas você só descobre isso levando a moto à concessionária para verificar se o reparo é necessário ou não.
Consegue imaginar quantas motos com o problema não foram reparadas porque o proprietário nem ficou sabendo que está correndo risco de um acidente gravíssimo e até morte?
Todas as empresas estão sujeitas a convocar recall, problemas de produção acontecem pra todo mundo.
Empresas sérias fazem recall até quando o risco não é tão grande assim para os usuários.
A suzuki convocou recall das Burgman 125 por vazamento da tampa de combustível e de praticamente toda a linha de motos grandes por problemas no retificador de voltagem.
Por que isso não é noticiado com o devido destaque?
Porque para os fabricantes os comunicados de recall servem apenas para cumprir a legislação.
O primeiro comprador até pode ser procurado para o reparo pela concessionária, mas o segundo, terceiro proprietário... eles vão precisar contar com a sorte.
Ao comprar uma moto, seja nova ou usada, fique atento a eventuais chamados de recall. Um recall permanece válido, mesmo que tenha sido convocado há anos.
Se o antigo dono da sua moto deixou de fazer, você tem todo o direito de receber os serviços e peças sem custos, porque é vício oculto, o fabricante é responsável por sanar o erro, e não você.
Eles não podem te cobrar por isso.
A melhor maneira de ficar sabendo se a sua moto tem um recall é visitando o site da empresa, costuma ter um link meio escondido para informar sobre motos sendo convocadas para substituição gratuita de peças.
A menos que seja uma dafra.
E para encerrar:
Você viu por aí alguma notícia do recall das Falcon 2013 para troca da transmissão?
Eles não falam se é o câmbio ou a relação, só dizem que a roda traseira pode travar e causar sua queda.
Mas isso é só um detalhezinho sem importância, né?
Um abraço,
Jeff
ATENÇÃO:
Conferir o óleo apenas tirando a vareta é errado e está destruindo seu motor! Os fabricantes divulgam informações contraditórias e o prejudicado é você. Veja a denúncia neste link.
Obrigado por acompanhar o blog, Fabio! Também não lembrava, aí pesquisei e encontrei esta matéria com os casos mais escabrosos de recall dos últimos tempos. O Fox decepador de dedos por culpa dos proprietários está lá, vale a pena ler: http://caranddriverbrasil.uol.com.br/noticias/mercado/os-recalls-mais-escabrosos-dos-ultimos-tempos/1185
ResponderExcluir