segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Um comentário que vale por uma postagem

Comentário enviado pelo leitor Rogério Kozima que vale por uma postagem inteira (obrigado, Rogério!).

Eu não poderia deixar de postar tal contribuição antes de entrar em hibernação.

Olá gostaria de contribuir com a minha opinião sobre o tópico do seu blog a postagem: 


Na minha opinião a honda simplesmente optou por um cabeçote mais simples e com manutenção mais fácil que o da CB 300. 

Assim como as antigas Twister e Tornado, a CB 300 possuía cabeçote com regulagem através de pastilhas, o que tornava sua manutenção muito complicada ou mesmo negligenciada pelas concessionárias. 

Quem tiver noção básica de mecânica ou mesmo conhecer algum mecânico de motos, pergunte qual moto é mais fácil de se realizar uma regulagem de válvulas: uma NX-4 Falcon ou uma CB300. 

Eu posso dizer com toda certeza que as válvulas da Falcon são muito mais fáceis de serem reguladas, afinal fazia esse serviço em casa com um pequeno número de ferramentas, e em um espaço curto de tempo, mesmo não sendo mecânico profissional. 

Embora a Honda nunca tenha admitido o problema de válvulas presas que muitas CB 300 apresentaram, é fato entre os proprietários, o grande número de motos com esse problema. 

Provavelmente se a manutenção de regulagem de válvulas fosse mais simples o número de motos CB300 com problema no cabeçote seria reduzido. Digo isto em razão da mudança no novo modelo Twister 2015 em oferecer um cabeçote com regulagem muito mais simples que o da cb 300. 

Sei que não devemos publicar material sem autorização, mas note que esses desenhos abaixo são encontrados na internet  e até mesmo no youtube. 

Vou colocar o link do desenho da CB Twister, agora o da XLR 250 é mais complicado. 

Achei interessante notar que motores com 4 válvulas e comando simples são mais antigos que podemos pensar. 

Ambas as figuras demonstram peças do cabeçote da antiga xlr 250 que foi fabricada pela honda no começo da década de 80. 

Essa moto oferecia desempenho bem semelhante à XR 250 tornado e possuía regulagem de válvulas por parafusos! Muito mais prático que as motos com duplo comando no cabeçote.

Coloquei essas imagens para mostrar que a honda está fabricando a nova Twister 250 com tecnologia semelhante.
Link para o balancim da XLR 250:



 Agora compare com essa imagem que pegamos no you tube:

Notamos que se trata de um cabeçote com comando simples roletado e que aciona dois balancins, estes por sua vez acionam duas válvulas cada. 

Cada balancim possui dois parafusos de regulagem para as válvulas tornando sua manutenção bem mais simples que o da cb 300. 

Notamos que é um sistema muito parecido com uma moto fabricada nos anos 80. Se por um lado podemos prever alguma vantagem, já que é um sistema mais simples e leve, ainda não sabemos como esse sistema vai se comportar com a utilização do óleo 10W-30 muito fino e que não permanece muito tempo no cabeçote, e também com a tendência de superaquecimento dos motores que estão sendo fabricados agora.


Enfim gostaria de salientar apenas que não existe nada de novo neste motor, mas se trata de algumas mudanças em um projeto bem antigo de motor. 


Embora não duvide da qualidade dos produtos Honda, me pergunto quando vão oferecer um produto moderno e que atenda os anseios do consumidor quando compra um produto Honda. 


Basta ver as motos que são oferecidas nos demais mercados internacionais e notar que essa fábrica deixa muito a desejar no mercado brasileiro. 

Esperamos que a líder mundial ofereça produtos que são vendidos nos mercados europeus e norte americanos, e não iluda o consumidor oferecendo produtos repaginados e com preço exorbitante.

Grato pela atenção, Rogério Paes Kozima.

Agradeço ao Rogério pela contribuição e espero que finalmente os problemas da honda sejam resolvidos — se bem que, em minha opinião, esses problemas somente serão resolvidos quando eles passarem a indicar a quantidade de óleo correta a ser colocada nos motores...

Mas isso não interessa a fabricante nenhum, né mesmo? 

As vendas de peças de reposição dão um lucro danado...

Um abraço,

Jeff

19 comentários:

  1. Jeff, eu gosto de assistir alguns canais de mecanica de automóveis no youtube e se você olhar os motores dos carros da Honda como o 1,8 do Civic tem esse mesmo sistema de regulagem de válvulas com parafusos que é um sistema simples e bem robusto, visto que como foi dito pelo Rogério deriva de um motor da década de 80, só foi atualizado utilizando balancins roletados agora. Quanto ao lubrificante pelo menos nos carros em que a Honda passou do 10w30 pro 0w20 vi alguns comentários de alto consumo de óleo. Nas motos tem o problema do pessoal não colocar a quantidade correta e ainda não verificar o nível e completar.

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  2. Semana passada levei a moto da minha namorada, uma YBR, pra trocar o óleo e chegou tbm um cara numa Honda Bros 150 que como de praxe só colocou 1 litro, tentei alertar ele e o trocador de óleo que deveria ser verificado o nível de óleo e completado, pois com 1 litro a moto já sai com nível insuficiente de lubrificante, mas ambos não acreditaram e eu deixei pra lá. Inclusive o trocador de óleo ficou surpreso quando eu pedi para que colocasse 1100 ml na YBR que pela minha experiencia equivale ao nível máximo o que foi comprovado após verificação.

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  3. Este comentário foi removido pelo autor.

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  4. 20:26
    Eu coloco quase 1,700 litro no cárter da minha cb300r - 2014.

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  5. Agora, minha dúvida: colocar óleo 20w30 numa cb300-2014 pode gerar algum dano ao motor? Digo isso porque não sei se o motor, pra trabalhar com o 10w30, teve uma preparação diferente para o óleo citado. Será que os espaços internos, para a passagem do óleo, são iguais mesmo sendo um motor com indicação do 10w30?

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    1. Não, pode usar tranquila, e é o 20w50, antes a honda usava ele ai fez um acordo e do nada mudaram pra o 10w30 só por causa de um acordo comercial, os motores não mudaram

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  6. Vou comprar minha primeira moto, gosto muito do estilo custom e estava de olho na Dafra Horizon 150,vi alguns vídeos de proprietários falando muito bem dela, mas todas com no máximo 2000km, tendo em vista que ela foi lançada recentemente. No entanto depois de ler esse blog e ver alguns comentários de proprietários de motos Dafra de minha cidade (Maceió - AL) estou quase desistindo da Horizon e partindo para uma Yamaha Factor 150 (apesar de não ser custom) que me parece mais confiável e com maior disponibilidade de peças. Minha pergunta é a seguinte...Jeff, você tem algum comentário a fazer sobre a Horizon 150 ?

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  7. Ah, obrigado por qualquer retorno e pelas informações prestadas a respeito do nível de óleo, pois mesmo acontece com os carros, tenho uma TR4 que o motor já teria ido para espaço se eu não fosse cuidadoso e seguisse o manual, a autorizada e os milagrosos 10.000 km que a embalagem de óleo quer fazer vc acreditar que dura. Troco o óleo a cada 3000 km e completo o nível quase toda semana.

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  8. Oi pessoal!
    O Jeff está hospitalizado por isso faz tempo que ele não posta material, estou preparando uma série de tutoriais sobre manutenção, assim que der para executá-lo postarei.

    Um abraço!

    Daniel de vargas

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    1. O Jeff já vinha dando pistas no blog sobre seus problemas de saúde, porém de uma maneira tão descontraída que era impossível ter noção do problema. Torcendo pela sua recuperação.

      E aguardando suas postagens, Daniel.

      Abraços.

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  9. Daniel, nos mantenha informados sobre a saúde do Jeff, como ele está? Nós que acompanhamos diariamente o blog nos solidarizamos com sua situação e desejamos que se recupere plenamente! Um grande abraço e fiquem com Deus!

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  10. Daniel, nos mantenha informados sobre a saúde do Jeff, como ele está? Nós que acompanhamos diariamente o blog nos solidarizamos com sua situação e desejamos que se recupere plenamente! Um grande abraço e fiquem com Deus!

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  11. A tempos acompanho as postagens do Jeff, sempre ótimas postagens, com bom humor e percebo no Jeff um carinho grande com seus leitores pois ele sempre (dentro do possível) responde os comentários.
    Confio em Deus e sei que Jeff vai superar estes momentos de "baixos". Sim, pois a vida é assim, cheia de " altos e baixos".
    Estou em oração pela sua recuperação.

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  12. Entro no blog pelo menos uma vez por semana pra ter novidades. Esperamos que tudo esteja bem com o Jeff. Graças à esse blog muitas vidas e motos com certeza foram salvas então que tudo dê certo pra continuar com o trabalho, um abraço.

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  13. Jeff, Deus te abençõe e ilumine o seu caminho. Este trabalho de esclarecimento que você faz é muito importante. Aguardo o seu retorno.

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