Comentário enviado pelo leitor Rogério Kozima que vale por uma postagem inteira (obrigado, Rogério!).
Eu não poderia deixar de postar tal contribuição antes de entrar em hibernação.
Olá
gostaria de contribuir com a minha opinião sobre o tópico do seu blog a
postagem:
Na minha opinião a honda
simplesmente optou por um cabeçote mais simples e com manutenção mais fácil que
o da CB 300.
Assim como as antigas Twister e Tornado, a CB 300 possuía cabeçote
com regulagem através de pastilhas, o que tornava sua manutenção muito
complicada ou mesmo negligenciada pelas concessionárias.
Quem tiver noção
básica de mecânica ou mesmo conhecer algum mecânico de motos, pergunte qual
moto é mais fácil de se realizar uma regulagem de válvulas: uma NX-4 Falcon ou
uma CB300.
Eu posso dizer com toda certeza que as válvulas da Falcon são muito
mais fáceis de serem reguladas, afinal fazia esse serviço em casa com um
pequeno número de ferramentas, e em um espaço curto de tempo, mesmo não sendo
mecânico profissional.
Embora a Honda nunca tenha admitido o problema de
válvulas presas que muitas CB 300 apresentaram, é fato entre os proprietários,
o grande número de motos com esse problema.
Provavelmente se a manutenção de
regulagem de válvulas fosse mais simples o número de motos CB300 com problema
no cabeçote seria reduzido. Digo isto em razão da mudança no novo modelo Twister 2015 em oferecer um cabeçote com regulagem muito mais simples que o da
cb 300.
Sei que não devemos publicar material sem autorização, mas note que
esses desenhos abaixo são encontrados na internet e até mesmo no youtube.
Vou colocar o link do
desenho da CB Twister, agora o da XLR 250 é mais complicado.
Achei interessante
notar que motores com 4 válvulas e comando simples são mais antigos que podemos
pensar.
Ambas as figuras demonstram peças do cabeçote da antiga xlr 250 que foi
fabricada pela honda no começo da década de 80.
Essa moto oferecia desempenho
bem semelhante à XR 250 tornado e possuía regulagem de válvulas por parafusos!
Muito mais prático que as motos com duplo comando no cabeçote.
Coloquei essas
imagens para mostrar que a honda está fabricando a nova Twister 250 com
tecnologia semelhante.
Link
para o balancim da XLR 250:
Cada balancim possui dois
parafusos de regulagem para as válvulas tornando sua manutenção bem mais
simples que o da cb 300.
Notamos que é um sistema muito parecido com uma moto
fabricada nos anos 80. Se por um lado podemos prever alguma vantagem, já que é
um sistema mais simples e leve, ainda não sabemos como esse sistema vai se
comportar com a utilização do óleo 10W-30 muito fino e que não permanece muito
tempo no cabeçote, e também com a tendência de superaquecimento dos motores que
estão sendo fabricados agora.
Enfim gostaria de salientar apenas que não existe nada de
novo neste motor, mas se trata de algumas mudanças em um projeto bem antigo de
motor.
Embora não duvide da qualidade dos produtos Honda, me pergunto quando
vão oferecer um produto moderno e que atenda os anseios do consumidor quando
compra um produto Honda.
Basta ver as motos que são oferecidas nos demais
mercados internacionais e notar que essa fábrica deixa muito a desejar no
mercado brasileiro.
Esperamos que a líder mundial ofereça produtos que são
vendidos nos mercados europeus e norte americanos, e não iluda o consumidor
oferecendo produtos repaginados e com preço exorbitante.
Agradeço ao Rogério pela contribuição e espero que finalmente os problemas da honda sejam resolvidos — se bem que, em minha opinião, esses problemas somente serão resolvidos quando eles passarem a indicar a quantidade de óleo correta a ser colocada nos motores...
Mas isso não interessa a fabricante nenhum, né mesmo?
As vendas de peças de reposição dão um lucro danado...
Um abraço,
Jeff
Jeff, eu gosto de assistir alguns canais de mecanica de automóveis no youtube e se você olhar os motores dos carros da Honda como o 1,8 do Civic tem esse mesmo sistema de regulagem de válvulas com parafusos que é um sistema simples e bem robusto, visto que como foi dito pelo Rogério deriva de um motor da década de 80, só foi atualizado utilizando balancins roletados agora. Quanto ao lubrificante pelo menos nos carros em que a Honda passou do 10w30 pro 0w20 vi alguns comentários de alto consumo de óleo. Nas motos tem o problema do pessoal não colocar a quantidade correta e ainda não verificar o nível e completar.
ResponderExcluirSemana passada levei a moto da minha namorada, uma YBR, pra trocar o óleo e chegou tbm um cara numa Honda Bros 150 que como de praxe só colocou 1 litro, tentei alertar ele e o trocador de óleo que deveria ser verificado o nível de óleo e completado, pois com 1 litro a moto já sai com nível insuficiente de lubrificante, mas ambos não acreditaram e eu deixei pra lá. Inclusive o trocador de óleo ficou surpreso quando eu pedi para que colocasse 1100 ml na YBR que pela minha experiencia equivale ao nível máximo o que foi comprovado após verificação.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir20:26
ResponderExcluirEu coloco quase 1,700 litro no cárter da minha cb300r - 2014.
Agora, minha dúvida: colocar óleo 20w30 numa cb300-2014 pode gerar algum dano ao motor? Digo isso porque não sei se o motor, pra trabalhar com o 10w30, teve uma preparação diferente para o óleo citado. Será que os espaços internos, para a passagem do óleo, são iguais mesmo sendo um motor com indicação do 10w30?
ResponderExcluirNão, pode usar tranquila, e é o 20w50, antes a honda usava ele ai fez um acordo e do nada mudaram pra o 10w30 só por causa de um acordo comercial, os motores não mudaram
ExcluirVou comprar minha primeira moto, gosto muito do estilo custom e estava de olho na Dafra Horizon 150,vi alguns vídeos de proprietários falando muito bem dela, mas todas com no máximo 2000km, tendo em vista que ela foi lançada recentemente. No entanto depois de ler esse blog e ver alguns comentários de proprietários de motos Dafra de minha cidade (Maceió - AL) estou quase desistindo da Horizon e partindo para uma Yamaha Factor 150 (apesar de não ser custom) que me parece mais confiável e com maior disponibilidade de peças. Minha pergunta é a seguinte...Jeff, você tem algum comentário a fazer sobre a Horizon 150 ?
ResponderExcluirAh, obrigado por qualquer retorno e pelas informações prestadas a respeito do nível de óleo, pois mesmo acontece com os carros, tenho uma TR4 que o motor já teria ido para espaço se eu não fosse cuidadoso e seguisse o manual, a autorizada e os milagrosos 10.000 km que a embalagem de óleo quer fazer vc acreditar que dura. Troco o óleo a cada 3000 km e completo o nível quase toda semana.
ResponderExcluirSaudade do blog :(
ResponderExcluirSaudade do blog :(
ResponderExcluirO mesmo digo eu, Robson.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOi pessoal!
ResponderExcluirO Jeff está hospitalizado por isso faz tempo que ele não posta material, estou preparando uma série de tutoriais sobre manutenção, assim que der para executá-lo postarei.
Um abraço!
Daniel de vargas
O Jeff já vinha dando pistas no blog sobre seus problemas de saúde, porém de uma maneira tão descontraída que era impossível ter noção do problema. Torcendo pela sua recuperação.
ExcluirE aguardando suas postagens, Daniel.
Abraços.
Daniel, nos mantenha informados sobre a saúde do Jeff, como ele está? Nós que acompanhamos diariamente o blog nos solidarizamos com sua situação e desejamos que se recupere plenamente! Um grande abraço e fiquem com Deus!
ResponderExcluirDaniel, nos mantenha informados sobre a saúde do Jeff, como ele está? Nós que acompanhamos diariamente o blog nos solidarizamos com sua situação e desejamos que se recupere plenamente! Um grande abraço e fiquem com Deus!
ResponderExcluirA tempos acompanho as postagens do Jeff, sempre ótimas postagens, com bom humor e percebo no Jeff um carinho grande com seus leitores pois ele sempre (dentro do possível) responde os comentários.
ResponderExcluirConfio em Deus e sei que Jeff vai superar estes momentos de "baixos". Sim, pois a vida é assim, cheia de " altos e baixos".
Estou em oração pela sua recuperação.
Entro no blog pelo menos uma vez por semana pra ter novidades. Esperamos que tudo esteja bem com o Jeff. Graças à esse blog muitas vidas e motos com certeza foram salvas então que tudo dê certo pra continuar com o trabalho, um abraço.
ResponderExcluirJeff, Deus te abençõe e ilumine o seu caminho. Este trabalho de esclarecimento que você faz é muito importante. Aguardo o seu retorno.
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