Em todos estes anos do blog, sempre enfatizei o cuidado que a gente que anda de moto precisa ter nos cruzamentos.
Mas hoje percebi que há outro local onde precisamos ter muito cuidado e que eu não tinha comentado até agora (ou pelo menos, não lembro de ter comentado).
Pensei nisso ao ver esta notícia de um acidente grave em Urussanga, Santa Catarina:
Reportagem Com informações do TNSul: https://www.sulinfoco.com.br/colisao-entre-moto-e-carro-deixa-jovem-gravemente-ferido-em-urussanga/
Desconfiei que não era um cruzamento e, com um pequeno trabalho de detetive e a ajuda do Google Maps, encontrei o local na avenida Presidente Vargas, centro da cidade:
Imagem: Google Maps
Foi na saída de um estacionamento.
O carro saiu do estacionamento bem na frente da moto.
Mas antes que você fique com raiva da motorista, olhe bem para esta foto para entender a causa real do acidente.
Houve um motivo para a motorista não ver a motocicleta se aproximando, e ele está bem evidente na imagem, já é nosso velho conhecido de outros carnavais.
Sim, o poste:
Imagem: Google MapsO poste localizado logo na saída do estacionamento foi capaz de cobrir a visão da motocicleta que se aproximava.
Nenhum motorista foi ensinado que um poste pode encobrir uma motocicleta inteira, exceto os que aprenderam na prática.
A motoescola também não ensina isso para os motociclistas — só sabe disso quem fez um curso de segurança na pilotagem e os leitores deste blog. Se tiver oportunidade, faça um curso de pilotagem defensiva. As autoescolas, motoescolas e montadoras teriam o dever moral de dar um curso desses para cada motorista e motociclista, mas não o fazem.
Ao sair de um estacionamento, motoristas esperam ver automóveis, e automóveis não ficam encobertos. Então eles olham, não veem nada além do poste, e vão em frente.
Se você motociclista não estiver atento para essa possibilidade, antevendo o risco e pronto a frear ou desviar com segurança, poderá sofrer um acidente como este, que a princípio não parece sério, mas foi muito grave para o motociclista internado com traumatismo craniano.
Fique atento às saídas de estacionamentos, e não se descuide também das entradas:
Muita gente faz manobras impensadas quando percebe que está passando da entrada e acaba cortando a frente de nossas motocicletas.
Um abraço,
Jeff