Minha rua é longa e fica alinhada com o pôr do sol, então era impossível ver qualquer coisa pelo retrovisor esquerdo...
Ao entrar, pude ver um carro se aproximando, e como eu estava esquentando a moto (tema de futura postagem), sem pressa, me mantive à direita e sinalizei para que ele passasse.
Quando fui voltar para o meio da rua, não pude olhar para o espelho, mas graças ao sol baixo, percebi a sombra de uma bicicleta... me ultrapassando.
PS: Alterei a imagem original, aparentemente o autor não a quis ver sendo reproduzida neste blog. Uma pena, porque ele tinha boas fotos que mereciam ser vistas. Então agora a foto é desse outro blog, que fala sobre segurança de bicicletas, tudo a ver com o nosso tema.
Impensável, né?
O rapaz acho que estava apostando corrida com o carro (sei lá). Devia estar a mais de 40 km/h, pedalando tudo que podia.
Como a bicicleta é silenciosa, eu teria entrado na frente dela se não fosse a sombra alongada.
Então fica a dica, em horários de sol baixo, ficar atento às sombras pode ser muito útil para visualizar o trânsito em situações complicadas.
Por exemplo, numa fila, elas servem para avaliar se há outros veículos à frente daquele que pretendemos ultrapassar.
Esta imagem foi obtida instantes antes de a moto e o veículo colidirem:
Imagem: Vídeo do youtube https://www.youtube.com/watch?v=BwIieaqPlRY começando aos 2:25 minutos.
Se o motociclista estivesse atento ao seu espelho, à sombra no chão e à demarcação de faixas do asfalto, perceberia a proximidade do carro e evitaria o acidente.
Vi essa dica no site Dicas de Pilotagem e nunca mais esqueci.
Já usei algumas vezes na estrada, arriscar uma ultrapassagem sem saber se há espaço para se encaixar lá na frente pode te colocar numa situação arriscada.
Taí um recurso legal e que pode evitar grandes encrencas.
Um abraço,
Jeff