tag:blogger.com,1999:blog-5224473862077800719.post6998969928877608544..comments2023-12-11T10:49:17.309-03:00Comments on Minha Primeira Moto: O que é descarbonização e flush do motor?Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/00148338132423926216noreply@blogger.comBlogger19125tag:blogger.com,1999:blog-5224473862077800719.post-11960938192791143172016-12-11T17:19:42.474-02:002016-12-11T17:19:42.474-02:00Olá, Dan!
E o pessoal está "solucionando"...Olá, Dan!<br />E o pessoal está "solucionando" o problema de trica de cabeçote da CB / XRE 300 destaxando o danado... pioram uma coisa para piorar ainda mais outra... triste.<br />Um abraço,<br />Jeff<br /><br />Olá, Péricles! <br />Recomendar gasolina aditivada em um país como o Brasil onde a gasolina é batizada na refinaria seria obrigação de todo e qualquer fabricante, não tem desculpa para isso.<br />Um abraço,<br />JeffJeffhttps://www.blogger.com/profile/15504013375821893552noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5224473862077800719.post-2389212036285463132016-12-11T17:14:23.471-02:002016-12-11T17:14:23.471-02:00Olá, Péricles!
Pois é, várias redes de postos acab...Olá, Péricles!<br />Pois é, várias redes de postos acabam nas mãos de quadrilhas eleitas ou não. Quando o posto, o próprio combustível e até a eficiência da fiscalização é colocada em dúvida, a coisa vira um Deus nos sacuda.<br />Um abraço,<br />JeffJeffhttps://www.blogger.com/profile/15504013375821893552noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5224473862077800719.post-86092179385168216132016-12-11T07:36:42.137-02:002016-12-11T07:36:42.137-02:00Jeff, troquei de posto e de gasolina depois de uma...Jeff, troquei de posto e de gasolina depois de uma má experiência com essa Grid ultramegapowerfodona da Petrobrás. Quando comecei a abastecer nesse posto, a moto começou a engasgar e falhar, coisa que nunca havia acontecido. Troquei de posto e de gasolina (BR Aditivada, sem a marca Grid), e tudo voltou ao normal.<br />Penso que pode ser algum problema com o posto, conheci uma pessoa que passou pela mesma experiência por lá...Péricleshttps://www.blogger.com/profile/11754935630495799427noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5224473862077800719.post-74510101138921576682016-12-11T07:30:32.400-02:002016-12-11T07:30:32.400-02:00No manual da Suzuki também a recomendação é de sem...No manual da Suzuki também a recomendação é de sempre usar gasolina aditivada.Péricleshttps://www.blogger.com/profile/11754935630495799427noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5224473862077800719.post-88055250064842508382016-12-09T01:10:02.799-02:002016-12-09T01:10:02.799-02:00Ah, tá. Quem fala isso é a petrobras, né? A tal ga...Ah, tá. Quem fala isso é a petrobras, né? A tal gasolina grid. Experimentei uma vez e não notei nada de excepcional conforme propagandeado. Me pareceu mais marketing para enfrentar a shell V-Power que ainda é minha preferida. Por sinal, a V-Power era bem melhor antes do álcool a 27,5%. Brasil, sil, sil.<br />Um abraço,<br />JeffJeffhttps://www.blogger.com/profile/15504013375821893552noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5224473862077800719.post-52159402679859122922016-12-09T01:01:58.370-02:002016-12-09T01:01:58.370-02:00Olá, Pedra!
Acho que você falou uma vez, mas não t...Olá, Pedra!<br />Acho que você falou uma vez, mas não tive oportunidade de testar. Ainda não posso falar nada a respeito.<br />Um abraço,<br />JeffJeffhttps://www.blogger.com/profile/15504013375821893552noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5224473862077800719.post-88465586713268431262016-12-09T00:11:57.598-02:002016-12-09T00:11:57.598-02:00Ao.Jeff,já ouviu falar do Alfa-X redutor de atrito...Ao.Jeff,já ouviu falar do Alfa-X redutor de atrito?<br />Funciona igual ao Militec,porém é mais barato,usa-se menos quantidade e vai com qualquer óleo e não afeta a embreagem.<br />E também é brasileiro.tem até anúncio nas lojas americanas,veja na net.<br />Grande abraço,man!Pedra Velozhttps://www.blogger.com/profile/12344819053747002822noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5224473862077800719.post-59339995713353417112016-12-08T22:46:24.009-02:002016-12-08T22:46:24.009-02:00O leitor Anderson Marcelo Bica comentou no faceboo...O leitor Anderson Marcelo Bica comentou no facebook:<br /><br />Ótimo post!<br />Tenho uma carburada e uso sempre gasolina Comum, como faço pra passar a por aditivada? Posso colocar meio a meio? Ouvi dizer que quando se usa comum e coloca Aditivada pode entopir o carburador, pois a sujeira do tanque solta... <br />As vezes o orçamento atrapalha e não da pra abastecer sempre com aditivada...<br /><br />Olá, Vanderson!<br />Não tenho experiência para falar a respeito, eu nunca passei por isso porque sempre usei 100% aditivada desde o primeiro tanque.<br />Acredito que o tanque precisa estar em uma condição bem precária para chegar a causar problema, mas sugiro pesquisar o assunto na internet, sempr aparece o depoimento de alguém que passou pela situação ou que confirmou que não dá problema.<br />Se tiver receio, comece misturando meio a meio para não soltar algo que esteja preso no tanque de uma vez e vá aumentando aos poucos. <br />Um abraço,<br />JeffJeffhttps://www.blogger.com/profile/15504013375821893552noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5224473862077800719.post-60095164313731692622016-12-08T21:40:26.248-02:002016-12-08T21:40:26.248-02:00Olá Jeff, erro meu por não deixar claro a pergunt...Olá Jeff, erro meu por não deixar claro a pergunta; O aditivo que me refiro são os que é exixtente na gasolina aditivada Shell e também na gasolina aditivada da Petrobrás, por exemplo, que dizem reduzir atrito nos componentes internos do motor.<br />Vanderson Pereirahttps://www.blogger.com/profile/12019572685406329869noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5224473862077800719.post-27165406891021650792016-12-08T20:28:15.643-02:002016-12-08T20:28:15.643-02:00Olá, Vanderson!
Tem muito marketing, mas funciona ...Olá, Vanderson!<br />Tem muito marketing, mas funciona sim.<br />Só tem que tomar cuidado com o tipo dos aditivos redutores de atrito porque podem ser prejudiciais aos motores das motos. <br />A embreagem das motos trabalha em banho de óleo e se você colocar um redutor de atrito tipo bissulfeto de molibdênio como o Molykote o motor irá girar mais livre, mas em compensação a embreagem irá começar a patinar porque ela depende do atrito correto para transmitir a força do motor. Usei Militec e gostei do resultado. Na primeira moto lá se vão 40 anos mal me lembro. Tenho quase certeza que cheguei a usar Bardhal B12 em proporções minúsculas e parece que o resultado foi bom, mas vendi aquela moto em pouco tempo, não pude avaliar a longo prazo.<br />Um abraço,<br />Jeff Jeffhttps://www.blogger.com/profile/15504013375821893552noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5224473862077800719.post-60648620842593554592016-12-08T15:03:56.651-02:002016-12-08T15:03:56.651-02:00E esse aditivo redutor de atrito existente em algu...E esse aditivo redutor de atrito existente em algumas marcas será que funciona mesmo e traz algum benefício ao motor em relação ao desgaste? As vezes acho que é só marketing para poder vender mais.<br />E qual marca você usa e recomendada? <br />Vanderson Pereirahttps://www.blogger.com/profile/12019572685406329869noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5224473862077800719.post-46529159073579646212016-12-08T12:29:47.944-02:002016-12-08T12:29:47.944-02:00Obrigado pelo depoimento, José Carlos!
Eu não usav...Obrigado pelo depoimento, José Carlos!<br />Eu não usava gasolina comum nem na primeira moto nos anos 70/80. Me lembro de ter desmontado o carburador uma única vez porque era recomendado fazer isso nas revisões pelo fabricante (que recomendava gasolina comum) e também encontrei tudo limpo. Só mandei limpar o carburador da Jezebel preventivamente umas duas vezes antes de viagens longas como a ida a Foz e a ida a Floripa, mas a chance de ter problemas com os mecânicos era maior do que manter tudo funcionando como estava, parei de fazer isso. Recentemente meus amigos desmontaram o carburador porque ela ficou parada alguns meses, aí sim é caso que justifica. <br />Um abraço,<br />JeffJeffhttps://www.blogger.com/profile/15504013375821893552noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5224473862077800719.post-83844863376153227922016-12-08T09:15:53.492-02:002016-12-08T09:15:53.492-02:00Sou testemunha viva da importância do uso da gasol...Sou testemunha viva da importância do uso da gasolina aditivada, tive um fusca, mexi muito nele, a cada ano e meio eu desmontava o carburador devido aos entupimentos com substância gelatinosa amarela. Quando a gasolina aditivada surgiu, passei a usar no fusca, sendo que não tive mais problemas com o carburador. Então, uns dois anos e meio se passaram e fiquei curioso com o carburador, visto que não deu mais problemas, qual não foi minha surpresa quando desmontei o dito cujo e encontrei tudo limpo, sem a geleia amarela. Tem mais benefícios que a gasolina aditivada traz aos motores, mas fica um pouco longo explicar aqui.<br />Usem sempre gasolina aditivada em suas motos e sejam felizes.<br />Abração.José Carlos Aireshttps://www.blogger.com/profile/08391570835611186555noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5224473862077800719.post-22292593413352472922016-12-07T20:59:15.518-02:002016-12-07T20:59:15.518-02:00O ideal seria subir um pouco a taxa de compressão ...O ideal seria subir um pouco a taxa de compressão para compensar essa quantidade de álcool, porém precisaria acertar ponto de ignição e afinar a mistura para o motor ficar redondinho.<br /><br />Um abraço!<br /><br />DanDaniel de Vargashttps://www.blogger.com/profile/11823703900217878337noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5224473862077800719.post-7649039798671250072016-12-07T20:43:10.846-02:002016-12-07T20:43:10.846-02:00E. vou te dizer, sempre usei apenas aditivada, e a...E. vou te dizer, sempre usei apenas aditivada, e a queda de rendimento do motor foi notável depois da mudança para 27,5% de álcool. E é certeza que o problema foi na gasolina, porque quem perdeu rendimento não foi a Jezebel de motor cansado, foi a Edith que o motor estava apenas com 8 mil km.<br />Eu de novo,<br />JeffJeffhttps://www.blogger.com/profile/15504013375821893552noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5224473862077800719.post-64444105103551538742016-12-07T20:41:30.386-02:002016-12-07T20:41:30.386-02:00Pelo menos nesse aspecto os engenheiros da yamaha ...Pelo menos nesse aspecto os engenheiros da yamaha fizeram direitinho o dever de casa. Já quanto ao intervalo de troca do óleo... 5.000 km com óleo mineral ninguém merece. O Yamalube / Havoline é muito bom mesmo, mas nenhum óleo mineral aguenta tudo isso não. É muita contaminação, não tem jeito.<br />Um abraço,<br />JeffJeffhttps://www.blogger.com/profile/15504013375821893552noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5224473862077800719.post-4182025866645288082016-12-07T19:47:57.179-02:002016-12-07T19:47:57.179-02:00No manual da Yamaha é o contrário,recomendam gasol...No manual da Yamaha é o contrário,recomendam gasolina aditivada de boa qualidade e não comum,menos mal pelo menos nesse ponto né,apesar que nossa gasolina é ruim de qualquer jeito,seria menos pior usar a aditivada.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/16278704419630706274noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5224473862077800719.post-81148414620624292812016-12-07T18:48:52.187-02:002016-12-07T18:48:52.187-02:00Obrigado, Marcelo!
Vou dar uma conferida!
Tenho a ...Obrigado, Marcelo!<br />Vou dar uma conferida!<br />Tenho a preocupação de não me aprofundar demais em alguns assuntos para não tornar a leitura mais chata do que já é...<br />De qualquer forma, esse é um assunto que não tenho muito mais o que dizer. Não gosto da solução de usar produtos químicos para descarbonização porque dependendo da maneira como for feita, poderá trazer outros problemas. A única vez que descarbonizei o motor da moto foi feita com o motor desmontado e não com o uso de solventes... não sei o que eu poderia acrescentar ao que foi dito na postagem.<br />Um abraço,<br />JeffJeffhttps://www.blogger.com/profile/15504013375821893552noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5224473862077800719.post-22948959229349384412016-12-07T18:40:08.833-02:002016-12-07T18:40:08.833-02:00Mais um post show !!! Já encaminhei para meu mecân...Mais um post show !!! Já encaminhei para meu mecânico de confiança, e venho percebendo que ele está abrindo os olhos para essas "realidades" do mercado. Bom para mim, para minha motoca, e para outros clientes dele.<br /><br />Eu acredito que outro post, mais aprofundado sobre esse assunto de descarbonização e flush, será bem interessante. Posso lhe indicar um canal de vídeos de uma oficina mecânica de automóveis em BH: HighTorque do ADG. Apesar de ser sobre mecânica de automóveis, a teoria e prática de manutenção em motores a combustão, e a maioria dos produtos utilizados para limpeza, servem para motocicletas também.Marcelo M. Santoshttps://www.blogger.com/profile/10930122870702165684noreply@blogger.com