tag:blogger.com,1999:blog-5224473862077800719.post1277740764475085620..comments2023-12-11T10:49:17.309-03:00Comments on Minha Primeira Moto: Para entender de vez esse negócio de viscosidade do óleoAnonymoushttp://www.blogger.com/profile/00148338132423926216noreply@blogger.comBlogger16125tag:blogger.com,1999:blog-5224473862077800719.post-38404542591339211702017-05-13T17:41:01.539-03:002017-05-13T17:41:01.539-03:00Esqueci de novo o link!!! putzzz!!
https://www.you...Esqueci de novo o link!!! putzzz!!<br />https://www.youtube.com/watch?v=TorOvM-WcCEPedra Velozhttps://www.blogger.com/profile/12344819053747002822noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5224473862077800719.post-38678434718363967522017-05-13T17:40:14.023-03:002017-05-13T17:40:14.023-03:00Alo,Joel,se me permite me meter na conversa,veja a...Alo,Joel,se me permite me meter na conversa,veja ai´ uma 160 com oleo Yamalube 20w50 mineral,onde voce pode ver o quanto a moto fica mais "amarrada" e o quanto ela fica com barulho diferente.Veja ate´ o final mesmo,porque ele mostra o motor funcionando em casa.Aquele abraço e bem vindo ao blog,aqui todo mundo se ajuda!Pedra Velozhttps://www.blogger.com/profile/12344819053747002822noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5224473862077800719.post-44832326652909752702017-05-13T15:41:46.068-03:002017-05-13T15:41:46.068-03:00Outro!
Fico no aguardo!
Tudo de bom,
JeffOutro!<br />Fico no aguardo!<br />Tudo de bom,<br />JeffJeffhttps://www.blogger.com/profile/15504013375821893552noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5224473862077800719.post-28708969500694145192017-05-13T10:58:52.232-03:002017-05-13T10:58:52.232-03:00Valeu pela resposta.
Vou ver se encontro um 15W50 ...Valeu pela resposta.<br />Vou ver se encontro um 15W50 na API SL SM ou SN.<br />Caso não encontre, vou por o 20W50 direto e após alguns dias volto pra compartilhar quais diferenças e resultados eu tive.<br />Grande abraço!Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/00105938469165530748noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5224473862077800719.post-73061916218698505032017-05-12T22:56:55.493-03:002017-05-12T22:56:55.493-03:00Hahahaha!!!!
Muito bem observado, Victor!
É a mais...Hahahaha!!!!<br />Muito bem observado, Victor!<br />É a mais pura verdade. Os motores sempre trabalharam muito bem e foram bem protegidos pelo 20W-50, aí as motos perderam rendimento por causa do catalisador, e para compensar enfiaram goela abaixo de todo mundo o 10W-30.<br />Aí a moçada ficou mal acostumada com um óleo ruim, mas que dá a sensação de que a moto anda mais. <br />Só reclamam na hora que chega a conta da retífica...<br />Um abraço,<br />JeffJeffhttps://www.blogger.com/profile/15504013375821893552noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5224473862077800719.post-39448692105427163432017-05-12T22:31:40.558-03:002017-05-12T22:31:40.558-03:00Não é o 20W50 que deixa amarrado, eh o 10W30 que d...Não é o 20W50 que deixa amarrado, eh o 10W30 que deixa soltinho, vamos inverter esse ponto de vista aí...<br /><br />Victor Garcia da Silvahttps://www.blogger.com/profile/12052705525639069836noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5224473862077800719.post-65286744736516226962017-05-12T21:03:38.551-03:002017-05-12T21:03:38.551-03:00Olá, Pato!
Hahahaha!!!!
Óleo 20W-50 ferrando com o...Olá, Pato!<br />Hahahaha!!!!<br />Óleo 20W-50 ferrando com o câmbio?<br />Esse mecânico sabe tudo.<br />Se o que ele disse fosse verdade, o pessoal usava óleo 10W-30 e não óleo 90 no câmbio dos carros...<br />Ia ser lindo de ver o resultado do óleo 10W-30 numa caixa de câmbio.<br />Um abraço,<br />JeffJeffhttps://www.blogger.com/profile/15504013375821893552noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5224473862077800719.post-86112469519429754812017-05-12T19:07:34.726-03:002017-05-12T19:07:34.726-03:00Essas questões são complicadas mesmo.
Um óleo mais...Essas questões são complicadas mesmo.<br />Um óleo mais fino faz o motor trabalhar com menos esforço, por isso é bom somente para aumentar o desempenho.<br />No aspecto proteção do motor, continuo fiel ao óleo 20W-50, no mínimo 15W-40 porque o arrefecimento líquido não deixa a temperatura subir demais.<br />O motivo das montadoras estarem usando óleo cada vez mais fino (menos viscoso) é o compromisso de atender metas governamentais de redução de consumo de combustível e redução de emissões.<br />Só que essas metas estão sendo atingidas à custa da redução de vida útil dos motores.<br />140 mil km ainda é uma quilometragem baixa para um carro. No tempo dos Chevettes e Opalas era possível chegar a 400 mil km antes de fazer a primeira retífica sem problemas.<br />As montadoras estão continuamente reduzindo a viscosidade com a desculpa de que os novos motores trabalham com folgas menores.<br />Este ano a honda está lançando lá fora um óleo "genuíno" de viscosidade 0W-8.<br />Não errei a digitação, é oito mesmo.<br />Praticamente água oleosa. <br />Certamente vão querer usar essa mesma viscosidade aqui no Brasil sem levar em conta as temperaturas muito mais quentes daqui.<br />Não vai dar certo do mesmo jeito que o 10W-30 não deu certo nas motos e pelo mesmo motivo.<br />Prevejo o mesmo nível de problemas de carros da honda usando esse óleo aqui no Brasil que a honda está tendo hoje com as motos.<br />O tempo dirá se estou certo ou não.<br />Um abraço,<br />JeffJeffhttps://www.blogger.com/profile/15504013375821893552noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5224473862077800719.post-76315699523476658512017-05-12T18:48:29.857-03:002017-05-12T18:48:29.857-03:00Mas se você mora no litoral ou regiões Norte, Nord...Mas se você mora no litoral ou regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste, partiria direto para o 20W-50 porque o calor exige isso. Jeffhttps://www.blogger.com/profile/15504013375821893552noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5224473862077800719.post-72942651374598473452017-05-12T18:47:00.183-03:002017-05-12T18:47:00.183-03:00Olá, Joel!
Um 10W-40 vai melhorar a situação e um ...Olá, Joel!<br />Um 10W-40 vai melhorar a situação e um 20W-50 na minha opinião é a solução definitiva.<br />Mas acho interessante você experimentar primeiro o 10W-40 e depois contar o resultado aqui para todo mundo.<br />O 20W-50 realmente vai deixar o motor um pouco mais amarrado porque os proprietários já estão acostumados com o desempenho com 10W-30.<br />O aumento da viscosidade causa o aumento do arrasto hidrodinâmico do óleo.<br />De repente o 10W-40 pode ser uma solução que agrade a gregos e troianos, principalmente o pessoal que tem receio de partir direto para um 20W-50.<br />Não tenho registro da quantidade necessária para os motores 160 chegarem ao nível correto. Nas 150 eu sei que é 1,2 litro porque muita gente confirmou. Mas na 160 somente um proprietário poderá medir e me dizer. <br />Acredito que não será muito diferente desses 200 ml.<br />Um abraço, e obrigado por acompanhar e gostar do blog,<br />JeffJeffhttps://www.blogger.com/profile/15504013375821893552noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5224473862077800719.post-81891311540292347552017-05-12T16:36:50.574-03:002017-05-12T16:36:50.574-03:00Fiquei encucado agora com essa questão de óleo par...Fiquei encucado agora com essa questão de óleo para motores de carro.<br />Lembro que em alguma postagem do Jeff, ele comentou que um óleo mais fino é melhor para o motor e pior para as engrenagens e um óleo grosso é bom para as engrenagens mas pior para o motor.<br />No caso do carro, como a caixa de marcha é separada do motor, é possível utilizar um óleo mais fino.<br />Um amigo meu do trabalho me questionou o motivo das montadoras de carro estarem utilizando óleos cada vez mais finos e eu expliquei conforme venho aprendendo por aqui que é basicamente o seguinte: motores de carro trabalham em condições mais tranquilas que de moto. Rotação menor e temperatura de trabalho menor também. Esses fatores permitem que vc utilize um óleo mais fino.<br /><br />Bem, agora é que a pulga fica atrás da orelha... Será que as montadoras de carro são mais sérias em relação a utilização do óleo e realmente projetam os carros para trabalhar com óleos mais finos? Ou será que futuramente veremos carros dando problema por viscosidade incorreta.<br />Meu amigo do trabalho tem um ford fiesta de muitos anos. Atualmente está com 140mil KM e ele sempre usou 5W30. Será que estaria melhor se estivesse usando um 5W40 ou até um 10W50?<br /><br />Não sei se fui claro, to com sono por causa do remédio hahahaha<br />Abraços!Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/13499352492903379124noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5224473862077800719.post-30410835439859661582017-05-12T16:09:01.472-03:002017-05-12T16:09:01.472-03:00Eu tenho uma Cg160 Start 2016.
Parece um motor de ...Eu tenho uma Cg160 Start 2016.<br />Parece um motor de caldo de cana.<br />Já tinha percebido que um motor que faz tanto barulho característico de falta de lubrificação não e normal.<br />E aí fui pesquisar tipos de óleos quantidade etc.. Nessas e outras pesquisas acabei conhecendo o blog e PQP este blog é sensacional. "Parabéns"<br />Bom.. Por aqui que descobri que a quantidade de óleo "1LT" não é o sulficiente pra uma boa lubrificação.<br />Agora imagine uma motor 160cc que tem o cilindro alongado, andando com óleo abaixo do nível e pra acabar de ferrar com a vida de nós escravos, com um óleo 10W30.<br />Com tudo isso me incomodando acabei em querer agora testar um oléo com uma viscosidade melhor. E já tinha ouvido falar no óleo Yamalube 10W40.<br />Quero fazer o teste com ele e se achar que ainda não tive o resultado esperado, tentar o 15W50.<br />Gostaria de saber uma opinião sobre isso e se todos esses conceitos que vimos falar no blog relacionado a tipos de óleos se tambem vale para o motor 160 cc.<br />Vi video de pessoas que já usaram o 20W50 nestes motores e relataram que o motor melhorou sim em questão de "barulho" mais porém ficou um pouco "presa". Então pra este assunto ficar encerrado de vez gostaria de saber sobre estes assuntos sobre eu pôr o 10W40 e qual o resultado que eu posso esperar, ou se já ponho um óleo 15W50.<br />Por ultimo. No manual pede para pôr 1LT de óleo porém percebo que o nivel de óleo com apenas 1LT não é o sulficiente para uma boa lubrificação.<br />Então ponho 1LT e mais 100ML ou qual quantidade é o recomendado?<br />Abradeço des de já<br />-Joel Neto 160ccAnonymoushttps://www.blogger.com/profile/00105938469165530748noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5224473862077800719.post-90059671616044464112017-05-12T09:33:20.591-03:002017-05-12T09:33:20.591-03:00Bem vindo ao deserto do real...
MorfeuBem vindo ao deserto do real...<br />MorfeuJeffhttps://www.blogger.com/profile/15504013375821893552noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5224473862077800719.post-65199725719499878252017-05-12T04:26:10.271-03:002017-05-12T04:26:10.271-03:00Minha neurose acaba de aumentar X_x
Minha neurose acaba de aumentar X_x<br />Felipe V.https://www.blogger.com/profile/02027048032738942646noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5224473862077800719.post-22208838863993546952017-05-12T01:32:21.299-03:002017-05-12T01:32:21.299-03:00Olá, Victor!
É isso aí.
Estamos bancando com no...Olá, Victor!<br /><br />É isso aí. <br /><br />Estamos bancando com nosso sacrifício financeiro os lucros dessas empresas e as gordas folhas de pagamento das diretorias e dividendos dos acionistas, os lucros de banqueiros e a máquina de desperdícios do governo, tudo "justificado" pelo marketing ecológico das emissões. <br /><br />Em nome da desculpa de diminuir o consumo e a poluição do ar, explora-se muito mais minério, água e energia para repor uma frota descartável cujas carcaças precoces contaminam o solo e o lençol freático nos milhões de pátios de desmanche em todo o planeta.<br /><br />O bolo é uma mentira.<br /><br />Um abraço,<br /><br />JeffJeffhttps://www.blogger.com/profile/15504013375821893552noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5224473862077800719.post-43873963334642083502017-05-12T01:07:31.030-03:002017-05-12T01:07:31.030-03:00Boto 20W50 até no meu carro que o fabricante manda...Boto 20W50 até no meu carro que o fabricante manda 5W30<br /><br />Andei pesquisando em tabelas de fabricantes de bronzinas e pistões, e as folgas de guias de válvulas, cilindros, mancais e pino de pistões não mudou nada nos últimos 20 anos, nada!<br /><br />Ah! Mas o mancal pode ter ficado mais largo! Ok, pegue como exemplo o motor família 1 da GM, que tá aí a anos, mesmo bloco, mesmos mancais, mesma potência, ou seja, mesma carga nos mancais, mesma rotação, mesma folga. Antigamente usava óleo 20W50, hoje 10W30.<br /><br />O acabamento das superfícies pode ter melhorado, assim tolerando uma menor espessura de filme hidrodinâmico, mas a qualidade veio melhorando constantemente nos últimos 100 anos e a viscosidade não caiu de forma abrupta como agora, mas as leis de petroff, que tem 100 anos, não mudaram e ainda hoje são a base de projeto da lubrificação hidrodinamica.<br /><br />O que mudaram foram as leis de emissoes...<br /><br />E o costume de tratar as coisas como descartáveis, inclusive uma máquina de dezenas ou centenas de fudendo reaisVictor Garcia da Silvahttps://www.blogger.com/profile/12052705525639069836noreply@blogger.com